Sete livros para volta às aulas

Para vários estudantes, as férias acabaram e as aulas retornaram essa semana. Sei que muitos acham isso péssimo e queriam que as férias fossem mais longas. No entanto, o início de um novo ano letivo também representa conhecer novos colegas, reencontrar com os amigos, as novidades, a volta de uma rotina mais agitada e muitas descobertas.
Então, aproveitando esse clima de volta às aulas, resolvi fazer uma lista com alguns livros que se passam durante o período da escola ou da faculdade. São histórias que mostram como essa época pode ser divertida, servindo como incentivo para quem está vivendo essa fase e trazendo uma sensação de nostalgia para quem já passou por ela.

1 – Fazendo meu filme, da Paula Pimenta.                                     É claro que eu não poderia começar essa lista com outro livro que não fosse Fazendo meu filme. Eu li a primeira vez quando tinha dezesseis anos e a identificação foi imediata. A Paula sabe retratar a adolescência com uma naturalidade e verdade que poucos autores conseguem. Além disso, ela consegue recriar com habilidade toda a rotina vivida por qualquer estudante no período da escola: as amizades (e inimizades), os bilhetinhos compartilhados, as conversas no intervalo, a tensão com as provas e os medos com relação ao futuro. Tudo isso aparece na história e traz para o leitor a sensação de estar vivendo tudo aquilo junto com a protagonista.

2 – As vantagens de ser invisível, de Stephen Chbosky.            Outro livro que não podia faltar nessa lista é “As vantagens de ser invisível”. Narrado a partir de cartas do protagonista Charlie, acompanhamos as descobertas, os dramas e o amadurecimento deste jovem adolescente. Vemos sua dificuldade em se adaptar na escola, a descoberta do primeiro amor, as amizades que surgem, os dramas de sua família e os traumas do seu passado. Trata-se de uma trama simples, mas que aborda com muita sensibilidade temas difíceis e traz nas entrelinhas reflexões interessantes.


3 – Ana e o beijo francês, da Stephenie Perkins.            Um livro simplesmente encantador e que traz um ambiente escolar que faz o leitor realmente desejar estudar naquela escola. Na trama, a protagonista Ana é enviada pelo pai para estudar um ano em um colégio interno na França. A menina vai contrariada, pois estava sendo afastada dos amigos, da família e de tudo que conhecia para viver um ano em um lugar novo, onde não conhecia ninguém e não sabia o idioma local. Mas, ao contrário do que ela esperava, Ana faz novas amizades, aprende francês e, claro, acaba se apaixonando. Além disso, o ambiente da escola é tão legal e diferente daquele que conhecemos e estamos acostumados a ver nos livros, que acaba sendo  mais um atrativo do livro.

4 – O acordo, da Elle Kennedy            Este livro foi a minha primeira leitura de 2017 e não poderia ficar de fora dessa lista. Afinal, além de um romance muito fofo, a autora soube recriar muito bem o ambiente universitário. Apesar de muita coisa não ter a ver com as nossas universidades (o livro se passa nos EUA), há vários aspectos que são comuns em qualquer universidade: os grupos de amigos, a tensão com as provas, o romance, as festas e as dúvidas sobre o futuro depois da faculdade. Não vou dar muitos detalhes, porque a resenha dele já saiu aqui no blog (confira), mas é uma leitura muito gostosa e a universidade é um pano de fundo que ajuda a tornar a trama mais interessante.

5 – Para todos os garotos que já amei, da Jenny Ham.            Ambientado no ensino médio, “Para todos os garotos que já amei”, consegue ilustrar muito bem essa fase da vida. Ao longo da trama, vemos Lara Jean se envolvendo em confusões, fazendo novas amizades, se apaixonando e amadurecendo. A escola é o pano de fundo em que tudo isso se desenrola e qualquer um que esteja vivendo essa fase ou já tenha passado por ela, vai se identificar com algumas situações que a protagonista vivencia lá.



6 – Sábado à noite, da Babi Dewet.            Como não colocar esse livro na lista? A Babi retratou maravilhosamente o período da escola, mais especificamente o ensino médio. Tanto que a leitura me trouxe uma sensação de nostalgia enorme, me deixando com vontade de voltar no tempo, para essa fase da minha vida. O ambiente da escola, os grupinhos de amigos, os dramas da adolescência, o romance, as festas... tudo é natural e faz o leitor se identificar com pelo menos alguma das situações que aparecem. Mesmo que não por uma lembrança que tenha vivido, mas por se lembrar de alguém que conheceu e passou por aquilo, ou por ver um personagem e lembrar de alguma amiga ou conhecido.

7 – Harry Potter e a Pedra Filosofal, da J. K. Rowling.            Quem nunca sonhou em receber sua carta de Hogwarts e pegar o trem na plataforma 9 ¾ no dia 1º de setembro, não é mesmo? Por isso, não me julguem por incluir Harry Potter nessa lista. Apesar de se tratar de um ambiente mágico e totalmente incomum, Hogwarts não deixa de ser uma escola. Por esse motivo, encontramos em Harry Potter e a Pedra Filosofal situações vividas por qualquer estudante. Neste livro, estão presentes as aulas (mesmo que não as convencionais), os professores que adoramos e os que detestamos, as provas, os amigos, as brigas, os passeios, as competições... enfim, tudo que compõe o período escolar. Só que com muita magia e aventuras.

            Todos esses livros citados, com certeza, me lembram muito a escola e a universidade, e combinam muito com o clima de volta às aulas. Agora, quero saber de vocês quem já  se despediu das férias e começou outro ano letivo. Me contem também outros livros que se passam na escola/faculdade e que não estão nesta lista.


79 comentários:

  1. Oieee, bela lista! estou começando HP, o acordo e Ana e o beijo francês eu já li e são muito legais, espero poder conhecer os demais da lista! obrigada pelas divas!

    bjs

    www.leituraentreamigas.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Janiele. Tudo bem?
      Primeiramente, que invejinha (boa) de você por estar lendo HP pela primeira vez. Muito amor por essa série <3
      Tenho um xodó com Ana e o beijo francês e O Acordo, mas sou apaixonada por todos da lista. Espero que você goste também!
      Beijos!

      Excluir
  2. Olá Malu, muito legal o post com as dicas, dos livros que vc citou eu li O acordo e gostei muito da escrita de Elle Kennedy, li várias vezes o livro do Harry, simplesmente adoro. Agora que tenho vontade de ler é o Para todos os garotos que já amei e Sábado a noite de Babi ela é muito simpática e sempre ouço elogios sobre a escrita. Bjkas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Danielle, que bom que gostou do post.
      Também li HP várias vezes, é minha série favorita da vida.
      Nossa, sou suspeita porque amo todos os livros da lista, mas "Para todos os garotos que já amei" e "Sábado à noite" são muito fofos. Espero que você goste da leitura.
      Beijos!

      Excluir
  3. Meu Deus, só li 3 dessa lista! Estou péssima :( Mas Harry Potter eu li cada um umas mil vezes hahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não está péssima nada, você ainda vai ler.
      E só de já ter lido HP várias vezes, já arrasou <3
      Beijos!

      Excluir
  4. Olá
    Da sua lista eu não li nenhumas das obras citada. Mas já conheço a escrita da Paula Pimenta, pois estou acompanhando a série de princesas dela e estou amando de mais. Quero muito ler Stephenie Perkins pois a nova capa para Anna e o Beijo Francês ficou muito linda. Até mais ver
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Manoel, tudo bem?
      Eu sou muito apaixonada pelos livros da Paula Pimenta. Se você gosta da série das princesas, tem tudo para curtir Fazendo meu filme.
      Também achei linda a capa de Ana e o beijo francês, combina muito com o livro. Espero que você leia e goste também!
      Beijos!

      Excluir
  5. Estou ansiosa esperando o terceiro livro da série Para todos os garotos que já amei. Apesar do livro ter me decepcionado um pouco quanto a minha expectativa (pelo título eu imaginava outra coisa) a história é envolvente e a continuação bem bacana.

    Bjos
    www.causoseprosas.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luiza, tudo bem?
      Comigo foi o contrário, amei "Para todos os garotos que já amei", mas me decepcionei um pouco com a continuação. De qualquer forma, também estou ansiosa para o terceiro.
      Beijos!

      Excluir
  6. Ah, gostei das indicações. O único livro que não conheço é "O acordo", mas me interessei bastante. Mais um para a lista! ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, tudo bem? Que bom que gostou das indicações. Espero que leia "O Acordo" e também goste :)
      Beijos!

      Excluir
  7. Oi, Maria Luíza! Adorei o post! Sou suspeita, na verdade, porque adoro listas. Dos sete livros, não li o 1, o 4 e o 6. "Anna e o beijo francês" e "Para todos os garotos que já amei" são duas fofuras!

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carla, tudo bem?
      Fiquei feliz que gostou do post. Sou suspeita para falar, porque amo os livros da Paula Pimenta, mas Fazendo meu filme é o amor em forma de livr. Recomendo muito, principalmente se você gostou de "Para todos os garotos que já amei" e "Ana e o beijo francês". Espero que leia os outros livros também! Depois me conta o que achou ;)
      Beijos!

      Excluir
  8. Olá, como vai?
    Ótimas sugestões em?
    Vou ser sincera menina, nem tive férias acredita.
    Minha faculdade esteve de greve, enquanto estava de greve estava fazendo PIBID e dando estágio e quando acabou a greve tivemos recesso e depois voltamos dia 07 de janeiro (isso mesmo, sábado )
    Mas tá bom né?!
    Adorei seu post é bom ler livros que trazem esse ar de escola né?! Escola era tão bom, faculdade acaba com a gente hahaha
    Beijo
    https://qadulta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Poliana! Tudo bem, e você?
      Acredito totalmente, também não tive férias haha. A greve na faculdade não me afetou, mas tive estágio.
      Fico feliz que tenha gostado do post! Adoro livros que trazem essa nostalgia dos tempos da escola.
      Beijos!

      Excluir
  9. Olá.... tudo bem? Bom, de todos os livros que vc listou, o único que li foi o do Harry Potter, que é simplesmente fantastico, e de todos que restam da lista, tenho muito interesse em ler sábado a noite. :) quem sabe num futuro próximo? abraços literários!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fabi! Tudo bem, e você?
      Ai, Harry Potter é a melhor série da vida <3
      Então, sou apaixonada por toda a trilogia "Sábado à noite", espero que você leia e goste também.
      Depois me conta o que achou :)
      Beijos!

      Excluir
  10. Olá, tudo bem?

    Ai, ai, deu até saudades da escola, momento nostalgia. XD

    Tenho vontade de ler As vantagens de ser invisível, parece ser legal. Boas dicas pra galera.

    Beijo!
    Ana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, tudo bem, e você?
      Impossível não lembrar da escola com esses livros né?hahaha
      Ah recomendo muito esse livro, é um amorzinho. Espero que você leia e goste também!
      Beijos!

      Excluir
  11. Olá, tudo bem Maria?

    Não li nenhuma das suas indicações, alguns livros só conheço a capa. Das suas sete indicações eu ultimamente estou com vontade de ler os livros do HP!
    Bjuss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Tudo bem e com você?
      Nossa, Harry Potter é minha série favorita. Recomendo muito, para todo mundo. Espero que você leia e também se encante com o universo criado pela J. K. Rowling! E aproveita que nada se compara à sensação de ler HP pela primeira vez.
      Beijos!

      Excluir
  12. Oi!
    Volta as aulas. Saudade desse tempo. *.*
    "Ana e o beijo francês" é muito fofo!!!!
    Ainda não li "Para todos os garotos que já amei" e "O Acordo", mas quero muito.
    Minha lista para você: "Apenas Um garoto", "Três Coisas Sobre Você" e a série A Mediadora.
    Beijão!
    http://www.lagarota.com.br/
    http://www.asmeninasqueleemlivros.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Crislane, tudo bem?
      Melhor fase da vida é essa da escola né?
      Adorei suas dicas, inclusive já tenho "Três coisas sobre você". Estou bastante curiosa para ler. Mas já anotei as outras dicas também. Obrigada!
      Beijos!

      Excluir
  13. Não li nenhum dos livros da lista. Só vi o filme a adaptação de As Vantagens de Ser Invisível, que achei bacana. O período escolar é uma fase maravilhosa, mas gostei mais da universidade.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nilda, tudo bem?
      Se você gostou do filme "As vantagens de ser invisível", pode ler o livro tranquila, pois é ainda melhor.
      Não sei dizer se gostei mais da fase da escola ou da faculdade. Acho que ambas são especiais <3
      Beijos!

      Excluir
  14. Ainda não li nenhum desses livros mas já conheço todos e alguns deles eu quero ler faz tempo. O que eu mais quero ler, dessa lista, é O Acordo porque eu li o segundo volume e adorei, agora eu quero ler o primeiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Beatriz, tudo bem? Olha, se você gostou de "O Erro" pode ir correndo ler "O Acordo" hahaha. Tenho certeza que você vai gostar.
      Beijos!

      Excluir
  15. Oie, tudo bom? Adorei a seleção de livros! Realmente a volta às aulas é um período que amedronta alguns e anima outros, e nada melhor do que um livro na mochila para fazer companhia. Desses eu já li As Vantagens (que é um dos meus favoritos da vida) e HP, e super combinam mesmo com esse clima escolar.
    Beijos!
    umaleitoravoraz.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gabrielly! Tudo bem, e com você?
      Fico feliz que tenha gostado da lista. Procurei aqueles que me lembrassem dos tempos de escola/faculdade e me trouxessem uma sensação boa haha.
      Beijos!

      Excluir
  16. Adorei o post e amo as suas escolhas, mas nunca tinha parado pra pensar que realmente, a volta as ulas, é comum nestes enredos. HP sempre lembrado e o que mais amo da sua seleção é Para Todos os Garotos que Já Amei.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ivi, tudo bem?
      Que bom que curtiu a lista :)
      Também amo "Para todos os garotos que já amei", mas confesso que não sei dizer qual é o meu preferido da lista haha.
      Beijos

      Excluir
  17. Não li nenhum livro desta sua lista de dicas. O Acordo é um que eu gostaria de ler, aliás, ele está na minha lista de leitura.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, tudo bem?
      Espero que você leia "O Acordo" e goste! Achei uma leitura bem levee e divertida.
      Depois me conta o que achou.
      Beijos!

      Excluir
  18. Quanto livro amorzinho em um post só!
    FMF foi a descoberta do ano passado para mim <3
    Para todos os garotos que já amei é um romance mais lindo que existe, amo tudo nele <3
    Anna e o Beijo Francês eu indico para todo mundo mesmo!
    E o acordo está na minha lista!

    Vícios e Literatura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carolina, tudo bem?
      Acredita que acompanho FMF desde que foi publicado? (Sim, estou ficando velha hahaha).
      Sobre "O Acordo", é uma leitura que recomendo muito para quem gosta de new adult. Espero que você goste também!
      Beijos!

      Excluir
  19. Oie tudo bem?
    Gostei pakas do post! Cara eu nunca li fazendo o meu filme, mas tô desesperada atrás dele haha
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kerolayne! Tudo bem , e você?
      Fico muito feliz que tenha gostado do post!!
      Ah "Fazendo meu filme" é o amor em forma de livro. Espero que você goste também!
      Beijos!

      Excluir
  20. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  21. Olá!

    Ver essa lista me bateu nostalgia do tempo da escola e da faculdade. Conheço a maioria dos livros da lista, mas Paula Pimenta consegue agradar qualquer público (na minha opinião) hahha! Ótimas dicas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nathalia, tudo bem?
      Que bom que curtiu as dicas!
      Também acho que os livros da Paula agradam qualquer público. Acho impossível não se apaixonar pela escrita dela.
      Beijos!

      Excluir
  22. Adoreeeeeei sua lista!
    Os livros super combinam com volta as aulas. Conheço a maioria, mas o que mais tô querendo ler é O Acordo, pois já li o segundo volume e simplesmente amei. Espero que eu ame tanto quanto o segundo, né?
    Ótimo post <3

    Virando Amor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol, tudo bem?
      Ah que bom que gostou da lista!!
      Olha, se você gostou de "O Erro", acho que vai gostar do primeiro sim. Para dizer a verdade, gostei bem mais de "O Acordo" do que do segundo. Espero que aconteça o mesmo com você!
      Beijos!

      Excluir
  23. Oie...
    Dos livros que você mencionou apenas li ANNA E O BEIJO FRANCÊS, O ACORDO e PARA TODOS GAROTOS QUE JÁ AMEI e ambas são leituras maravilhosas e que super combina com essa época de volta as aulas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Diane, tudo bem?
      Que bom que você já leu esses livros e gostou. Sou apaixonada por todos eles.
      Beijos!

      Excluir
  24. Olá,

    Pelo incrível que pareça eu nunca li Harry Potter e não gosto do livro nem do filme de As Vantagens de ser Invisível. Adorei as dicas, irei pular as que citei que não gosto e procurar melhor sobre as outras!

    http://desencaixados.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, tudo bem?
      Ah que pena que não gostou de "As vantagens de ser invisível". HP é uma leitura que recomendo para todo mundo, se um dia você tiver interesse.
      Todos os outros livros da lista já tem resenha aqui no blog (menos Ana e o beijo francês), se você quiser conferir.
      Beijos!

      Excluir
  25. Não sei dizer quais livros realmente me lembram meu período na escola\faculdade, mas posts assim me lembram o quanto eu era isolado disso tudo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah que pena que se sente assim em relação ao período da escola/faculdade.
      Mas são leituras legais, se quiser conferir.
      Bjs

      Excluir
  26. Oi, tudo bem?

    Que postagem mais amorzinha! *-*
    Ontem, oficialmente, entrei de férias (agora tô da faculdade e do estágio), então, tô bem feliz hehe.
    Fazendo meu filme é muito bom, pena que a personagem é mimada e imatura. Prefiro muito mais a Priscila, de MVFS. As vantagens é um dos meus queridinhos <33
    Nossa, Anna é um dos YA's de romance que mais amo no mundo inteiro! O St. Clair é um queridinho e maravilhoso <333 Outro da Stephanie que amei foi Isla *-*
    Já li Sábado à noite, mas achei muito mal construído, sempre dando voltas pro mesmo lugar. Mas tô a fim de ler Sonata em punk rock, da mesma autora.
    Acho que Harry Potter é o único que eu realmente li na escola haha. Saí da escola há quase 10 anos hehe.

    Love, Nina.
    http://ninaeuma.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nina, tudo bem?
      Que bom que entrou de férias!! Dá para aproveitar e ler bastante né?
      Nossa, minha impressão é exatamente o contrário da sua. Acho a Priscilla meio fútil e muito egoísta, mas adoro a Fani.
      Eu amo toda a trilogia Sábado à noite, mas ainda não li Sonata em Punk Rock.
      Ah também tem tempo que saí da escola hahaha. Mas, além de HP, li FMF quando estava no ensino médio ainda, logo que foi lançado. Os outros eu li mais recentemente.
      Beijos!

      Excluir
  27. Oi Maria Luiza!

    Tudo bem? Uma coincidência muito grande: estou justamente lendo O Acordo! E para ser bem honesta estou adorando co desenvolvimento da história, mesmo estando bem no comecinho! Essa série parece mesmo ser bem legal.

    Da lista que você fez também já li Harry Potter (claaaaaaro!) e Anna e o Beijo Frances (que é um amorzinho!) e tenho muito interesse em conhecer a história de Para Todos os Garotos Que Já Amei porque uma amiga minha leu (e nosso gosto literário é bem parecido!) e disse que é ótimo, então tenho uma certa curiosidade sobre ele.

    Beijinhos
    Jessie
    www.paraisoliterario.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jessie! Tudo bem, e você?
      Que legal que você está lendo "O Acordo", depois me conta o que achou.
      Espero que leia "Para todos os garotos que já amei" também. É um amorzinho <3
      Beijos!

      Excluir
  28. Adorei demaaaaais suas dicas. Desses eu li As Vantagens de Ser Invisível e amei, e Harry Potter é minha vida, não tenho nem o que falar kkk E tenho Fazendo Meu Filme, mas é aquele Volume Único, ou seja, gigante e complicado de levar por ai pra ler kkkk

    MEMÓRIAS DE UMA LEITORA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Suzane, tudo bem?
      Nossa, eu acho maravilhosa essa edição de FMF, mas deve ser pouco prática para ler mesmo. Mas, olha, vale a pena viu? É um dos meus queridinhos da vida.
      Beijos!

      Excluir
  29. haha Adorei ver Harry Potter ai <3 Tem como dica também Gossip Girl, Academia de Vampiros (apesar do nome já dizer que é sobrenatural), Belo Desastre, ah tem um monte. Algumas dicas suas anotei e espero ainda ler.
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Carol, tudo bem?
      Nossa, acho que não consigo fazer uma lista sem incluir HP hahaha
      Não li nenhum desses livros que você falou, mas vou anotar as dicas. Obrigada!
      Beijos!

      Excluir
  30. Olá amore,
    Que delícia essa postagem.
    Já ouvi muitos comentários bons em relação da série Fazendo Meu filme, mas ainda não li.
    As vantagens de ser invisível, amei a leitura.
    Para todos os garotos que já amei, li mais não foi uma leitura top pra mim não.
    HP é o TOP dos TOP´s né... já reli muitas e muitas vezes.

    Os outros que não mencionei, alguns anotei a dica.
    Beijokas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Grazi, tudo bem?
      Fico muito feliz que tenha gostado da postagem.
      Se você tiver interesse em ler, acho que vale muito a pena dar uma chance pra Fazendo meu filme. É um amorzinho.
      Ah Harry Potter não tem nem o que falar. É a melhor série da vida <3
      Quem bom que se interessou por alguns livros, espero que goste!
      Beijos!

      Excluir
  31. Oi Maria Luíza, dos livros que você listou li apenas Harry Potter e O Acordo (que gostei muito!!). Já estive com o livro da Babi nas mãos, mas acabei optando por outros. Vou procurar saber mais sobre ele! Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Heloísa, tudo bem?
      Se tiver a oportunidade de novo, não deixe de ler "Sábado à noite". É um livro que estou sempre indicando, gostei muito mesmo. Espero que você goste também!
      Beijos!

      Excluir
  32. Maria, que lista boa!
    "Fazendo meu filme" e "As vantagens de ser invisível" foram as melhores indicações da lista na minha opinião.
    O primeiro por ser leve e trazer ao estudante uma identificação com essa fase deliciosa que não pode deixar de ser aproveitada por nada.
    O segundo por, apesar da densidade, ser uma leitura necessária para a vida, não somente para quem está voltando às aulas.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jéssica, tudo bem?
      Sendo sincera, não sei te falar qual dessa lista eu gosto mais. Acho que cada um é especial para mim por um motivo.
      Mas concordo com tudo que você falou sobre "Fazendo meu filme" e "As vantagens de ser invisível". Estou sempre recomendando os dois pra todo mundo.
      Beijos!

      Excluir
  33. Adorei as indicações.
    Li três dos que estão aí, As vantagens de ser invisível, Anna e o beijo francês e Harry Potter e a pedra filosofal.
    Sou louca para ler Sábado à noite.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Déborah, tudo bem?
      Que bom que gostou das indicações.
      Espero que você leia "Sábado à noite" e também goste. Sou apaixonada por esse livro.
      Beijos!

      Excluir
  34. Eu não consigo pensar em nenhum livro que se encaixe nessa descrição, além de O Erro, mas não indicaria porque não gostei hahaha.
    Anna e o Beijo Francês eu já li, mas também não deu certo pra mim.
    As Vantagens de Ser Invisível eu li e gostei, mas não lembro muita coisa da história hahaha.





    ourbravenewblog.weebly.com
    Participe do nosso TOP COMENTARISTA valendo um livro JANTAR SECRETO, do autor Raphael Montes :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol,
      acredita que apesar de ter gostado de "O Acordo", eu também não gostei de "O Erro"? Estou torcendo para o terceiro livro ser melhor.
      Ah As vantagens de ser invisível é um dos melhores YA que eu já li, tem uma história bem mais profunda que a maioria.
      Beijos!

      Excluir
  35. Olá!!! Achei ótimas as indicações. Com certeza, vale super a pena conferir. Estou com muita vontade ler As vantagens de ser invisível e continuar com a leitura do box de Harry Potter. bjoooooo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lorena, tudo bem?
      Fico feliz que você tenha gostado das indicações. Espero que você leia "As vantagens de ser invisível" e também goste.
      Quanto a Harry Potter, é a minha série favorita da vida, então, acho que vale muito a pena continuar com a leitura. Espero que você esteja gostando de ler.
      Beijos!

      Excluir
  36. Olá, como vai?
    Toda vez que lembro de voltas as aulas e vem aquela nostalgia, de conhecer novas pessoas e rever meus queridos amigos. E como não lembrar de Harry Potter? Toda a vez que um livro começava, começava um ano letivo em Hogwarts e isso enchia os nossos olhos com as surpresas que estavam reservadas para Harry e seus amigos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, tudo bem?
      Também tenho essa sensação de nostalgia toda vez que vem o período da volta às aulas. Mesmo tendo aula na faculdade, nunca vai ser a mesma coisa que na época do colégio.
      Ah Hogwarts ainda é a escola dos meus sonhos. Espero a minha carta até hoje hahaha.
      Beijos!

      Excluir
  37. Olá!

    Suas dicas foram ótimas! Já conheço a maior parte dos livros que você citou e de fato todos eles combinam muito com o momento de volta às aulas. E isso me dá um gostinho de nostalgia, da época que estudava.
    Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Taisa, tudo bem?
      Fico feliz que tenha gostado das dicas. Esses livros realmente trazem uma nostalgia gostosa da época do colégio hehe.
      Beijos!

      Excluir
  38. Anna e o beijo francês é tipo AMO MUITO SIM. Quero ler os livros de Sábado a noite porque o fato da babi sempre inserir música no que escreve me atrai.
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ana. Tudo bem?
      Ana e o beijo francês é um dos meus favoritos <3
      Os livros da Babi são maravilhosos e sempre tem muita música boa envolvida. Espero que você goste.
      Beijos!

      Excluir
  39. Que ótima dica de post! Saudade dos meus tempos de escolas em que minhas horas livres eram muitas, haha!

    Para todos os garotos que já ame, ô livrinho amoroso e cativante!!! Li e amo a escrita de Jenny Han, quero logo o terceiro livro!!!

    Gostei muito de suas indicações, embora não me atraia muito por alguns dos selecionados. Tenho Isla e o final feliz, que é meio que uma continuação de Anna e o beijo francês que quero ler muito também!

    Abraços!
    www.asmeninasqueleemlivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Priscila, tudo bem?
      Que bom que gostou das indicações e do post.
      Eu ainda não li Isla e o final feliz e nem Lola e o garoto da casa ao lado, mas pretendo ler em breve.
      Beijos!

      Excluir
  40. Oi, Maria ^^
    É sempre bom ter esses momentos nostálgicos pois nos faz repensar e refletir nas escolhas que fizemos mas que no ensino médio abominávamos ou nem pensávamos a respeito.
    Dos livros selecionados eu só li As Vantagens de Ser Invisível.
    Tenho uma pequena dificuldade com esses livros juvenis que focam no que acontece nas escolas pois acabo achando bobinho as situações e quando paro para refletir vejo o quanto também fui nessa época. kkk
    Parabéns pela seleção!
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruno, tudo bem?
      Acho que todos mundo é bem bobinho quando é adolescente. Mas o que eu gosto nesses livros juvenis é a sensação de nostalgia e me lembrar daquela época vendo o tanto que mudei nesse tempo. Não penso muito no que fiz de errado na época, mas no quanto amadureci de lá para cá.
      Mas que bom que gostou da seleção.
      Beijos!

      Excluir

Apaixonada por literatura desde pequena, nunca consegui ficar muito tempo sem um livro na mão. Assim, o Dicas de Malu é o espaço onde compartilho um pouco desse meu amor pelo mundo literário.




Facebook

Ofertas na Amazon

Instagram

Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Mais lidos

Twitter

Newsletter

Arquivos

Editoras parceiras