[Dica da Malu] Minha Vida Mora ao Lado

Sinopse: “Minha mãe nunca ficou sabendo de uma coisa, algo que ela reprovaria radicalmente: eu observava os Garrett. O tempo todo.” Os Garrett são tudo que os Reed não são. Barulhentos, caóticos e afetuosos. São de verdade. E, todos os dias, de seu cantinho no telhado, Samantha sonha ser uma deles, ser da família. Até que, numa noite de verão, Jase Garrett vai até lá e... Quanto mais os adolescentes se aproximam, mais real esse amor genuíno vai se tornando. Contudo, precisam aprender a lidar com as estranhezas e maravilhas do primeiro amor. A família de Jase acolhe Samantha, apesar dela ter que esconder o namorado da própria mãe. Até que algo terrível acontece, o mundo de Samantha desmorona e ela é repentinamente forçada a tomar uma decisão quase impossível, porém definitiva. A qual família recorrer? Ou, quem sabe, Sam já é madura o bastante para assumir suas próprias escolhas? Será que está pronta para abraçar a vida e encarar desafios? Quem você estaria disposto a sacrificar pela coisa certa a se fazer? O que você estaria disposto a sacrificar pela verdade?
Autora: Huntley Fitzpatrick / Editora: Valentina / Páginas: 320 / Comprar: aqui.

Em Minha vida mora ao lado, romance de estreia da autora Huntley Fitzpatrick, conhecemos a jovem Samantha Reed, uma adolescente que tem tudo, mas sonha com a vida da família que vive na casa vizinha à sua. Porém, o livro vai além de um romance adolescente, abordando temas importantes como a família, o amadurecimento, a honestidade e a importância das escolhas que fazemos.

“Minha mãe nunca ficou sabendo de uma coisa, algo que ela reprovaria radicalmente: eu observava os Garrett. O tempo todo.”

Samantha é uma adolescente de 17 anos que mora com a mãe e a irmã mais velha e tem uma vida totalmente controlada. A mãe, Grace, é uma mulher metódica e organizada, que tenta passar essa disciplina para a vida das filhas, enquanto se dedica a carreira política. Tracy, a mais velha, era a mais rebelde e conseguiu escapar do controle materno. Sam, por outro lado, via toda sua vida sendo cuidadosamente planejada pela mãe, sem nunca a contestar.
Contrastando com a rigidez de Grace, a família que vivia na casa ao lado era desorganizada e barulhenta. Os Garretts tinham muitos filhos, mais do que seria aconselhável, segundo Grace, e viviam de um modo que ela desaprovada completamente. Tanto, que proibiu as duas filhas de terem qualquer contato com eles. No entanto, Sam passou anos observando-os de seu esconderijo e imaginando como seria a vida deles, que, apesar de bagunçada, parecia ser feliz e cheia de amor.

“Mesmo antes da família se mudar, era ali que me sentava, pensava e refletia. Mas, depois, era onde sonhava. [...] Era como assistir a um filme mudo, um filme muito diferente da minha vida.”

Tudo muda quando Sam conhece Jase, um dos filhos dos Garrett. A maneira simples e franca do garoto faz com que ela rapidamente se sinta à vontade com ele. Os dois acabam se aproximando e, com isso, ela passa a conviver com toda a família dele. O contraste com a sua própria vida é imediato. A condição financeira da sua mãe faz com que Samantha tenha uma vida muito confortável, enquanto que os Garrett precisam se esforçar para criar os oito filhos. No entanto, o que falta em luxo e conforto na casa deles, sobra em união, amor e carinho. Tudo que falta na vida de Samantha.

“Nossa casa tem todas as novidades, tudo é high tech e incrivelmente limpo. E abriga três pessoas que preferiam estar em qualquer outro lugar”.

A medida que se aproxima dos vizinhos, a menina precisa lidar com o distanciamento cada vez maior da mãe. Grace começa a namorar Clay, um homem ambicioso que está ajudando em sua campanha para reeleição como deputada. Envolvida com o novo relacionamento e com a campanha, Grace participa cada dia menos da vida da filha. Assim, sem o controle constante da mãe, Sam passa a ter liberdade para fazer suas próprias escolhas, que a levam cada vez para mais perto dos Garrett.
Um dos pontos que me encantaram nesse livro foi o desenvolvimento dos personagens, especialmente do casal principal. A autora consegue trazer personagens com qualidades e defeitos, o que contribui para torná-los mais humanos e reais. Isso contribui para torna-los complexos e interessantes, fazendo com que o leitor compreenda seus medos, suas dúvidas e suas escolhas. Em especial, é impossível não sentir empatia pela Sam e entender as razões que a fazem se sentir tão fascinada por aquela família.
O modo como a autora constrói os dois núcleos principais da trama também é muito interessante. A família da Sam é fria, formal e desunida. Mas isso não significa que não exista um vínculo de amor entre ela, a mãe e a irmã. É um relacionamento complexo, permeado por mágoas, medos e cobranças. Já a família Garrett tem uma convivência cheia de amor e união, onde todos têm liberdade para expressar suas opiniões e participar das decisões importantes. No entanto, a vida deles também não é perfeita. O grande número de filhos acaba sacrificando bastante os mais velhos, além de fazer com que a família precise conviver com problemas financeiros.
A história é bastante simples, mas me surpreendeu com a sensibilidade que assuntos importantes foram tratados. O romance entre Samantha e Jase se desenvolve de uma maneira muito cativante, mas está longe de ser o ponto principal desse livro. As reflexões sobre família, amizade e a importância de fazer o que é certo são, para mim, o aspecto mais interessante dessa história, que é ainda beneficiada por personagens cativantes, momentos divertidos e uma trama bem amarrada.
Gostei muito da escrita de Huntley Fitzpatrick. Achei que a autora soube dar um bom ritmo para a história, fazendo com que a leitura seja fluida e gostosa. Além disso, ela conseguiu dosar com competência o clima de romance com os momentos mais sérios e dramáticos.
Com relação à edição, não posso falar muito, porque li em ebook. No entanto, gostei da tradução e não encontrei nenhum erro de revisão durante a leitura. Além disso, acho a capa muito linda e totalmente condizente com a história.

Deste modo, o livro foi o romance leve e divertido que eu imaginava, mas me surpreendeu pelas reflexões que trouxe. Os personagens realmente me cativaram e fiquei feliz em ver o modo como eles amadurecem ao longo da trama. Recomendo Minha vida mora ao lado por ser uma leitura simples, mas também encantadora. 

60 comentários:

  1. Olá, tudo bem?
    Eu tenho visto esse livro no catalogo da Valentina a um tempo e estou muito curiosa sobre essa leitura. Curto livros bem escritos e que trazem reflexão. Sendo um romance então nem se fala. Amei a sua dica, sua resenha me ajudou a decidir sobre a compra da obra.
    Obrigada!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Faby! Tudo bem?
      Que bom que você se interessou pelo livro. Ele é um amor e realmente traz uma reflexão muito legal sobre família e valores. Vale a pena ler sim.
      Espero que você leia e goste também.
      Beijos!

      Excluir
  2. Olá!
    Que bacana que o livro vá bem mais além de um simples romance, que traz reflexões ao mesmo tempo que dá prazer.
    Ótima dica, obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcia, tudo bem?
      Que bom que se interessou pelo livro. Ele realmente vai além do romance e é uma leitura maravilhosa. Espero que você goste.
      Beijos!

      Excluir
  3. Oii,

    A história é bem interessante. Já tinha visto a capa desse livro rolando no meu feed, mas não sabia sobre sua história. Mas gostei e já coloquei em minha lista.

    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, tudo bem?
      Que bom que se interessou pelo livro. Espero que leia e goste também.
      Bjos

      Excluir
  4. Oiii Malu tudo bem?
    Esse livro parece ser mesmo de tirar o fôlego e emocionante, acho linda essa capa e leria com toda certeza, estou precisando de um romance que me abale e até mesmo um draminha, ótima resenha.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Morgs, tudo bem?
      Que bom que você se interessou pelo livro. A capa é mesmo linda né?
      Olha, se você está querendo um romance que vá mexer com você, eu acho que esse livro pode te agradar muito. Se você ler mesmo, me conta depois o que achou.
      Beijos!

      Excluir
  5. Olá, tudo bem?
    Uma amiga minha leu e amou, eu acho a capa muito linda e sempre tive vontade de realizar a leitura, espero fazer em breve.
    Amei a sua resenha, um beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rayanni. Tudo bem, e você?
      Obrigada, que bom que gostou da resenha.
      Espero que você leia o livro e goste também.
      Beijos!

      Excluir
  6. Olá!
    Muito interessante esse livro, acontece com várias pessoas, embora tenha tudo parece que sempre há aqueles que queremos ser, amo romance e não vejo a hora de ter oportunidade de ler esse.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem?
      Que bom que se interessou pelo livro. Espero que leia mesmo e também goste.
      Beijos!

      Excluir
  7. Olá, já achava a capa bonita e a sinopse interessante, mas especialmente após ler sua resenha, fiquei com vontade de realizar a leitura desse livro. Gosto muito de histórias que falem sobre famílias, especialmente famílias grandes (como é a minha), deve ser bem interessante observar o contraste entre as duas famílias da trama, especialmente para a protagonista.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem?
      A capa é muito linda né? Que bom que a resenha te deixou ainda com mais vontade de ler o livro. Espero que você leia mesmo e goste também.
      Beijos!

      Excluir
  8. Eu queria muito ter gostado desse livro, mas foi meio que uma decepção. Eu gostei da ideia a história, mas os personagens era um pouco chatos e o romance me pareceu muito forçado.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Débora, tudo bem?
      Que pena que o livro te decepcionou. Eu me apaixonei pelos personagens e achei o romance fofo, mas a leitura funciona de um jeito diferente para cada um né?
      Beijos!

      Excluir
  9. Olá
    Também já fiz essa leitura e gostei bastante, sem contar que sou apaixonada por essa capa e achei o desenvolvimento muito bem feito. É um romance bem marcante né?! Sem contar que traz reflexões bem interessantes..
    Beijos, F

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem?
      Eu também amo essa capa, acho muito linda. Que bom saber que você também gostou do livro.
      Beijos!

      Excluir
  10. OIe,
    Não sou muito fã de romances e de dramas familiares. Gostei do fato de você demonstrar que o livro é bem mais do que um romance, mesmo assim fiquei abalada e em dúvida se leio ou não. rsrs
    Beijos
    Blog Relicário de Papel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jéssica, tudo bem?
      Olha, os dramas familiares são explorados de uma maneira tão sensível no livro, que acho que vale a pena conferir.
      Se você resolver ler, depois me conta o que achou.
      Beijos!

      Excluir
  11. Oi. :)
    Comprei esse livro num evento da Editora, que foi apresentado como lançamento. Fiquei apaixonada pela sinopse, tanto que assim que cheguei em casa fui direto pro notebook comprar rs.
    Acho a capa um encanto e sua resenha só despertou ainda mais a minha curiosidade. Pretendo ler logo, assim que estiver melhor.
    As Meninas Que Leem Livros - Lauri Brandão
    Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lauri, tudo bem?
      Ah que bom que você se interessou pelo livro e que a gente te deixou com mais vontade de ler. Espero que você melhore logo e também goste do livro. Depois que ler, me conta o que achou.
      Beijos!

      Excluir
  12. Acho essa uma leitura que eu faria de maneira bem rápida. Parece ser um livro gostoso de ler, mesmo que o drama pareça forte.
    Beijos
    Mari
    www.pequenosretalhos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mari, tudo bem?
      É uma leitura bem rápida mesmo. Espero que você leia e também goste.
      Beijos!

      Excluir
  13. Bom saber que você gostou bastante do livro, e que há um incrível desenvolvimentos dos personagens.
    Já vi a capa por aí, mas não sabia exatamente do que se tratava, mas agora fiquei bem curiosa pra conferir essa história.
    Obrigada pela dica!

    Virando Amor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Caro, tudo bem?
      Que bom que se interessou pelo livro. Foi uma leitura que eu gostei bastante. Espero que você leia e goste também.
      Beijos!

      Excluir
  14. Olá!

    Eu já conheço esse livro há um tempão, mas ainda não tive a oportunidade de lê-lo, infelizmente. Adoro essa premissa e morro de curiosidade para conhecer a família dos Garret, com ênfase no Jese, e para ver como se dá o envolvimento da Sam com eles. Outra coisa que me deixa bem curiosa também é saber qual é o grande clímax do livro, já que se trata de um romance leve. Bem, pretendo lê-lo um dia! Obrigada pela dica!

    Ingrid Cristina
    Plataforma 9 3/4

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ingrid, tudo bem?
      Espero que você leia mesmo. Foi uma leitura que eu gostei muito mais do que esperava. Depois que ler, me conta o que achou.
      Beijos!

      Excluir
  15. Oi.
    É muito raro eu gostar de um livro da Editora Valentina e esse está no grande grupo que não gosto, é visivelmente uma obra adolescente, acredito que deve agradar muito o público alvo, mas não é algo que compraria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lilian, tudo bem?
      Que pena que você não se interessou pelo livro. Por se tratar de uma obra que fala muito sobre família e valores, acho que é uma leitura adequada para todos os públicos, não ficando restrita aos adolescentes.
      Beijos!

      Excluir
  16. Oi,
    Até hoje só li elogios a respeito desse livro, é tomando como base tudo que já li na sua e em outras resenhas acabei ficando muito interessada pela história, que como você mesma disse é simples mas cheia de encantos. Espero poder ler em breve, apesar de ter que por umas leituras em dias antes de parar para congitar qualquer outra leitura.

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Delmara, tudo bem?
      Que bom que se interessou pelo livro. Quando você tiver um tempo, é uma leitura que vale a pena.
      Beijos!

      Excluir
  17. Oie! Tudo bem?

    Amo demais esse livro, foi um dos melhores romances que li na época que recebi ele, agora estou contando os minutos para realizar a leitura do outro livro da autora, que tenho certeza que será tão perfeito quanto esse!

    BJss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nay. Tudo bem, e você?
      Que bom saber que você também gostou do livro. Também quero ler o outro livro da autora, mas confesso que não tenho expectativas muito altas porque já ouvi falar que não é tão bom. De qualquer forma, espero ler e me surpreender positivamente.
      Beijos!

      Excluir
  18. Este é um livro que provavelmente eu não leria se levasse em consideração a capa e a sinopse. Mas lendo tua resenha se eu tivesse a oportunidade de ler talvez eu daria uma chance.

    Blog Profano Feminino

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem?
      Que bom que a resenha te levou a considerar ler o livro. É uma leitura que eu recomendo muito. Espero que você leia e goste também.
      Beijos

      Excluir
  19. Olá!
    Então, a algum tempo eu comecei a ler esse livro mas parei, acredito que nem cheguei na metade dele. Acho que eu esperava gostar mais, não me prendeu. O livro não é ruim e a escrita da autora é boa, mas simplesmente não foi para mim. Mas fico feliz que o livro te surpreendeu e definitivamente ele é uma leitura simples. Enfim, a resenha está maravilhosa, de verdade ♥
    Um beijo

    ResponderExcluir
  20. Olá
    Li esse livro em inglês tempos atrás e foi uma escolha totalmente diferente do que eu estou acostumada a ler. Eu simplesmente amei e adorei os temas abordados, a justiça, o fazer a coisa certa e as consequências que uma atitude pode acarretar aos outros.
    Adorei quando foi lançado pela Valentina, é uma editora ousada e sempre escolhe bem os livros a trazer para o país.
    abraços

    http://livrosagogo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  21. Olá, tudo bem? Ainda não li o livro, e aliás conhecia ele de capa mas nunca tinha me interessado tanto pela história dele. Sua resenha me deu outras visões e adorei o que eu li. Com certeza dica anotada <3
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  22. Oie, tudo bem?
    Eu amei a capa desse livro assim que a vi, e agora lendo a resenha já quero ler esse livro pra ontem! Amei a narrativa, bem diferente e instigante. Família disfuncional é uma abertura para VÁRIOS cenários prováveis. Obrigada pela dica!

    ResponderExcluir
  23. Você definiu bem: a história parece simples e encantadora! A trama é bastante interessante, e realmente parece bem amarrada. De ler a sua resenha deu pra imaginar o clima e o estilo de vida da protagonista, assim como os perrengues pelos quais seus vizinhos provavelmente passam. Tem tudo pra ser um livro muito bom!
    Sentimentaligrafia

    ResponderExcluir
  24. Olá!
    Tenho muita vontade de ler esse livro, mas não sabia ao certo o que esperar, pois imaginava que o livro era mais denso do que você demonstrou ser e isso me agradou. É muito bacana que o livro seja leve e, ainda assim, traga inúmeras reflexões.
    Vou me valer da dica.
    Beijos

    ResponderExcluir
  25. Oi Manu,
    Tenho muita vontade de ler Minha Vida Mora ao Lado. Gostei muito da sua resenha.
    Assim que ler venho dizer o que achei.
    Beijos,
    André || Garotos Perdidos

    ResponderExcluir
  26. Oi, Maria

    Eu tenho esse livro no Kindle, mas nunca li. Eu acho essa trama bem Romeu e Julieta em alguns aspectos. Achei legal o romance não ser o foco principal, tem muita coisa boa para ser explorada. Vamos ver se leio qualquer dia desses.

    Beijos

    ResponderExcluir
  27. Oie MAria!!! Td bem?
    Esse livro está há muito tempo em minha lista mesmo que não tenha lido nada sobre ele, mas ainda não peguei ele para ler... Depois de ler a resenha achei bem mais interessante e gostei de saber que ele tem reflexões...

    Bjus

    ResponderExcluir
  28. Olá!
    Uma obra ganha muitos pontos comigo quando consegue fazer um desenvolvimento muito bom dos personagens, tanto que fica visível a nossos olhos, então posso dizer que esse foi um ponto positivo da obra para mim. Adorei poder conferir a sua resenha,e com certeza vou deixar essa dica anotada.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  29. Adoro quando os romances são mais do que esperamos e deixam no leitor um sentimento de cumplicidade com a obra.
    É muito bom saber que a história é bem desenvolvida e que faz a gente pensar em várias coisas ao final da narrativa.
    Espero poder ler ele um dia

    ResponderExcluir
  30. Oie!
    Eu ainda não li nenhum livro da autora, mas já recebi várias indicações sobre o mesmo, onde as pessoas me disseram que a trama é ótima.
    Espero ler em breve, pois gostei muito da sua resenha, e fiquei bem empolgada para a leitura.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  31. Ai que resenha linda, eu já vi muito a capa desse livro pelas livrarias mas nunca me atentei a sua história, e sua resenha me deu vontade de ler o livro imediatamente, eu adorei. Irei por na lista.

    Beijos

    ResponderExcluir
  32. Achei bem interessante o contraste da família, e bem real, pois podemos ver vários exemplos do tipo sendo contados algumas vezes. A narrativa pela sua resenha, transparece essa sensibilidade, o que realmente me fez apreciar ainda mais a possibilidade da leitura desse livro.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
  33. Esse foi um dos livros queridinhos de 2016 e adoro quando leio uma resenha como a sua, completinha e que instiga a leitura. A questão familiar e a originalidade desta trama me ganharam fácil!
    Beijos

    ResponderExcluir
  34. Oie
    eu vi muitos elogios do livro quando lançou então estou muito curiosa para ler e espero poder em breve, já o tenho na estante e a edição é lindissima, adorei sua resenha

    beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  35. Olá tudo bem?
    Eu já conhecia o livro mas sempre passava batido por ele, tanto que é a primeira resenha que leio até hoje e fiquei apaixonada. Não sabia que o livro falava abordava temas adolescentes e agora estou super curiosa para saber o que vai acontecer e o que o Clay vai fazer.

    beijinhos!

    ResponderExcluir
  36. Olá!
    Tudo bem?

    Já li algumas resenhas positivas sobre esse livro e quando achei ele em promoção, comprei logo! ainda não tive oportunidade de ler, mas a sua resenha me deixou bem curiosa e me lembrou os motivos de tê-lo comprado.

    O que mais gosto numa história é quando os personagens tem defeitos e agem como pessoas normais, isso torna muito mais real como você falou e mais fácil para imaginar a cena na minha cabeça.

    Adorei sua resenha!!

    Beijos
    Jess
    www.pintandoasletras.com.br

    ResponderExcluir
  37. Gostei da premissa, capa e sinopse, mas parece ser um clichê romântico e ultimamente estou evitando, além disso não curto personagens muito novas, ainda assim a história parece agradável. Não sei se leria, mas pela sua resenha a história parece bem legal, quem sabe eu dê uma chance futuramente né. Escreveu muito bem, ótima resenha!

    ResponderExcluir
  38. Oi, preciso dizer que sempre que eu vejo sobre esse livro é com comentários positivos, o que só me deixa ainda mais animada. Amo romances e sabendo que é mais do que um simples romance adolescente me deixa ainda mais animada. Gosto quando os personagens são reais, tem falhas, porque realmente dá para se envolver mais na história e até de imaginar a cena, os personagens e se colocar no lugar deles. É uma obra que eu estou bem curiosa e sua resenha só me deixou com ainda mais vontade de ler! Espero poder fazer isso em breve.
    Um beijo
    www.brookebells.com

    ResponderExcluir
  39. Oiee Maria ^^
    Eu já tinha lido algumas resenhas bem positivas a respeito deste livro, mas imaginava que era só fofo e romântico...hehe'
    Fico feliz em saber que você foi surpreendida com as reflexões da história, espero gostar bastante dos personagens e da história em si também.
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
  40. Oi, tudo bem?
    Eu já vi esse livro por ai e acho a capa bem bonita, mas nunca tinha parado para ler uma resenha sobre. Agora lendo a sua fiquei animada, pois eu gosto de romances leves e divertidos. Mas além disso, essa parece ser uma história bem bacana que causa bastante reflexão mesmo. Também gostei de saber que os personagens amadurecem e que a autora tratou tudo com muita sensibilidade. Enfim, gostei bastante da sua resenha, vou marcar a dica e espero ler em breve.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  41. Olá,

    Já li esse livro no ano passado e gostei muito da história, confesso que a mãe dela me irritou demais, mas o casal em si é lindo e esse é um romance leve e divertido.

    Abraços,
    Cá Entre Nós

    ResponderExcluir
  42. Esse é o tipo de livro que a capa não chama minha atenção, mas a sinopse é do tipo que deixa a gente interessada no livro. Fiquie curiosa em conhecer a história e descobrir as decisões que a personagem vai tomar. Dica anotada, beijos e sucesso no blog.

    ResponderExcluir

Apaixonada por literatura desde pequena, nunca consegui ficar muito tempo sem um livro na mão. Assim, o Dicas de Malu é o espaço onde compartilho um pouco desse meu amor pelo mundo literário.




Facebook

Ofertas na Amazon

Instagram

Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Mais lidos

Twitter

Newsletter

Arquivos

Editoras parceiras