[Dica da Malu] O sol também é uma estrela

Sinopse: Natasha: Sou uma garota que acredita na ciência e nos fatos. Não acredito na sorte. Nem no destino. Muito menos em sonhos que nunca se tornarão realidade. Não sou o tipo de garota que se apaixona perdidamente por um garoto bonito que encontra numa rua movimentada de Nova York. Não quando minha família está a 12 horas de ser deportada para a Jamaica. Apaixonar-me por ele não pode ser a minha história. Daniel: Sou um bom filho e um bom aluno. Sempre estive à altura das grandes expectativas dos meus pais. Nunca me permiti ser o poeta. Nem o sonhador. Mas, quando a vi, esqueci de tudo isso. Há alguma coisa em Natasha que me faz pensar que o destino tem algo extraordinário reservado para nós dois. O universo: Cada momento de nossas vidas nos trouxe a este instante único. Há um milhão de futuros diante de nós. Qual deles se tornará nossa realidade?”
Autora: Nicola Yoon / Editora: Arqueiro /         Páginas: 288 / Comprar: Amazon

Para começar bem a semana, escolhi trazer a resenha de um livro que foi a minha melhor leitura do ano, até agora: O sol também é uma estrela, da Nicola Yoon. Eu já tinha sido surpreendida pela escrita da autora quando li “Tudo e todas as coisas”, romance de estreia dela (resenha aqui). No entanto, não poderia imaginar que este novo lançamento da autora poderia me deixar tão encantada. Eu terminei a leitura apaixonada pelos personagens, pela história e, principalmente, pelas mensagens que a Nicola transmitiu ao longo do livro.
Em “O sol também é uma estrela”, o leitor é apresentado a dois personagens completamente diferentes: Natasha, uma adolescente jamaicana que vive ilegalmente nos Estados Unidos com a família desde que tinha oito anos, e Daniel, um garoto que nasceu e cresceu nos Estados Unidos, mas é filho de pais coreanos. Ela é pragmática e de personalidade forte, já ele é romântico e sonhador. Em um dia decisivo, eles se conhecem e esse encontro inesperado pode mudar a vida deles.
A Natasha é uma jovem prática, que não acreditava em coisas como destino ou amor à primeira vista. Para ela, só faz sentido o que pode ser explicado e comprovado cientificamente. Por este motivo, ela já tinha planejado toda a sua vida de maneira prática e racional, sem pensar em sonhos ou idealizações. O problema é que, devido à um ato imprudente de seu pai, ela e sua família foram descobertos pela imigração e devem deixar os EUA. No último dia em solo americano, ela vai fazer mais uma tentativa desesperada de permanecer no país onde cresceu, podendo até começar a acreditar em milagres.

“Fato Observável: a gente nunca deveria tentar uma possibilidade remota. Melhor estudar as chances e tentar a possibilidade provável. Mas, se a remota é a única, é preciso tentar.”

Já o Daniel é romântico e idealista. Ele acredita no amor e sonha em ser escritor. O problema é que seu pai já tem todo o seu futuro planejado, e não envolve nada ligado às artes. Ele quer que o filho estude medicina na universidade de Yale, construa um brilhante futuro profissional e depois se case com uma garota coreana. Então, no dia de sua entrevista para a universidade, a vida dele será traçada.
O primeiro aspecto que destaco é o quanto esses personagens foram bem construídos. Ambos são cativantes em suas particularidades e o encontro entre duas pessoas tão diferentes provoca ótimos diálogos, que conquistam ainda mais o leitor. Além disso, é interessante ver como o ambiente em que cresceram influenciou a vida deles e moldou suas personalidades.
Muito do carisma se deve ao fato de que as situações vividas por eles são muito reais, tornando fácil para o leitor se identificar com eles ou, pelo menos, sentir empatia. Natasha é jamaicana, mas não tem nenhum vínculo emocional com seu país de origem. Ela cresceu nos Estados Unidos e todas as suas referências (amigos, escola, cultura, planos para o futuro, etc) estão ligados a este país. A Jamaica é uma lembrança distante para ela, com a qual ela não sente a menor identificação. É compreensível, então, o desejo desesperado que ela tem de impedir a deportação.
E como não simpatizar com um menino tão cheio de sonhos, mas que precisa sacrificá-los para atender aos planos que os pais têm para ele? Daniel tem uma personalidade doce e se vê dividido entre às expectativas dos pais e ao que ele realmente quer fazer da vida. Por mais que não deseje ser médico, ele entende os motivos que levaram o pai a planejar essa carreira para ele e tem medo desapontá-lo.
Aliás, um outro ponto que gostei muito deste livro foi justamente que, através das histórias da Natasha e Daniel, a autora trabalhou um tema extremamente importante e atual. Ela fala sobre a imigração, o sentimento de pertencimento e a dificuldade para os filhos de imigrante de definirem sua identidade cultural. Natasha é jamaicana, mas se sente americana e está sendo forçada a deixar os Estados Unidos, o lar que ela reconhece, para voltar à Jamaica, lugar com o qual ela não tem nenhuma identificação cultural. Já o Daniel é americano, mas seus pais insistem que ele seja educado como coreano. Assim, os americanos o consideram “muito coreano”, mas os pais acham que ele se desviou muito dos valores coreanos, o que significa que ele se sente deslocado tanto no país onde nasceu, quanto dentro de sua própria família.

“Por fim, escolheu as duas coisas. Coreano e americano. Americano e coreano.Para que eles soubessem de onde vinham.Para que soubessem para onde iam.”

No entanto, o que me fez amar esse livro mesmo foi a forma como a Nicola mostra o quanto as pessoas estão conectadas e influenciam as vidas umas das outras. Assim, apesar de focar na história do casal principal, ela também deu voz aos personagens secundários e àqueles que são praticamente invisíveis na maior parte do tempo. Sabe aquele desconhecido que você esbarra sem querer na rua? O funcionário que te atende no caixa da loja? A recepcionista no consultório médico? Enfim, todas aquelas pessoas que você não conhece, mas que encontra em algum momento da vida? A Nicola nos mostra a história de algumas dessas pessoas que cruzam o caminho da Natasha e do Daniel, e isso tornou o livro muito mais especial.
Claro que, falando de um Young Adult, não podia faltar romance também. E esse foi outro aspecto que me surpreendeu. A história toda se passa em um dia e, como vocês já devem ter me visto falando diversas vezes, eu detesto romances apressados. No entanto, a interação entre eles foi tão bem construída pela autora que se tornou totalmente crível. Mais do que isso, é impossível ler e não torcer pelos dois. É aquele típico romance adolescente, intenso, meio dramático, mas totalmente cativante. E quem foi adolescente e falar que nunca se apaixonou por alguém que acabou de conhecer, não viveu essa fase da vida direito.
Com relação a escrita da Nicola Yoon, só posso dizer que ela conseguiu superar todas as minhas expectativas, mais uma vez. A leitura é fluida e faz com que o leitor se envolva completamente. Além disso, através de uma história simples e personagens muito reais, a autora trouxe reflexões muito interessantes. Em especial, ela nos faz pensar sobre como estamos conectados e o quanto podemos influenciar, com os mais simples gestos, na vida uns dos outros, mesmo daqueles que não conhecemos.
A edição está maravilhosa e faz justiça à beleza do livro. A editora manteve a capa original (ótima decisão), e as páginas são amareladas. A fonte e o espaçamento estão de um tamanho adequado para leitura, sem letras pequenas demais que dificultam a leitura.
Assim, se ainda tiver alguma dúvida, esta é uma leitura que eu indico muito. Adorei a construção dos personagens, a forma como a história foi conduzida e as reflexões que o livro trouxe. Além de me apaixonar pela história de um casal encantador, ele me fez pensar sobre a vida e a forma como, às vezes, nossas escolhas e ações podem repercutir até em quem sequer imaginávamos. Só me resta dizer que, quando concluí a leitura, eu estava assim:


Então, agora quero saber de quem já leu “O sol também é uma estrela” o que acharam e se o livro correspondeu às expectativas de vocês. E, quem ainda leu, ficou interessado? Me contem aí nos comentários.
E, para quem quiser adquirir o livro, deixo o link de compra na Amazon. Comprando por ele, vocês ajudam o Dicas de Malu a continuar crescendo. Comprar: aqui.

53 comentários:

  1. Eu não li nada da Nicola ainda, recentemente conheci um pouco de "Tudo e Todas as Coisas", por uns igs literários, me interessei bem. E agora lendo sua resenha, vejo que esse também me parece muito bom!

    Não posso deixar de dizer que adorei essa resenha grandona, porque as minhas também ficam bem grandes e eu fico meio insegura com isso. Ou seja, além de conhecer o livro um pouco mais, eu também obtenho um pouco de segurança com o que faço! rs

    Então obrigada duas vezes! <3
    Super beijos!
    Luar de Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rê, tudo bem?
      Eu já li os dois e, como você viu na resenha, fiquei apaixonada pela escrita da autora. Eu recomendaria ler "Tudo e Todas as Coisas" primeiro, porque achei "O sol também é uma estrela" ainda melhor.
      Ah eu também me sinto insegura às vezes, mas não consigo escrever resenhas pequenas haha. Mas acho que é porque eu também não gosto de ler resenhas superficiais e resumidas demais, aí acabou refletindo no jeito que escrevo.
      Mas fico feliz de saber que você gostou da indicação e que também te ajudou a ter mais confiança nas suas resenhas.
      Beijos!

      Excluir
  2. Olá
    Eu estou muito animada para fazer essa leitura, está com certeza na minha lista de desejados. Ja li ótimas impressões, assim como em sua resenha que me deixou ainda mais empolgada (em especial por você comentou que até o momento se tornou sua melhor leitura do ano). Quero muito conhecer a escrita de Nicola Yoon.
    Beijos, F

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem?
      Que bom que está animada para conhecer a escrita da Nicola. Esse livro realmente me conquistou.
      Mas, se puder te dar uma sugestão, eu indico começar a conhecer a escrita da Nicola com o livro "Tudo e todas as coisas", que é bom mas não tão bom quanto esse. Digo isso porque, se você começa com o melhor, pode se decepcionar com o outro haha.
      De qualquer forma, indico os dois livros e espero que você goste de ambos.
      Beijos!

      Excluir
  3. Olá,
    Eu não tive nenhum contato com a escrita da autora ainda, mas já vi tantos elogios sobre suas duas obras que fico com expectativas lá em cima e muito ansiosa para fazer a leitura delas.
    Saber que você ficou encantada e que a construção dos personagens foi muito bem feita me deixa muito feliz.

    LEITURA DESCONTROLADA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Michele, tudo bem?
      Eu já li os dois livros dela e faço parte do time que se apaixonou pela escrita da autora hehe. Gostei de ambos os livros, embora tenha uma preferência por "O sol também é uma estrela".
      Espero que você leia e goste também.
      Beijos!

      Excluir
  4. Adorei o tema abordado pelo livro. Super atual nessa era Trump rsrsrs. E gostei bastante da autora trabalhar na personalidade dos personagens e meio que desmistificar essa da menina ser sempre doce e apaixonada, enquanto o menino sempre durão e cético. Adorei a resenha, achei alguém que também faça resenhas grandes e sem medo. rs. Bj!
    http://nomundodalet.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Letícia, tudo bem?
      Enquanto eu lia o livro, ficava pensando justamente no quanto esse tema é atual (infelizmente), e achei que a autora foi bem realista na abordagem.
      Fico feliz que você tenha gostado da resenha e espero que goste do livro também.
      Beijos!

      Excluir
  5. Oie! Tudo bem?

    EU AMEI DEMAIS ESSE LIVRO! Cada página, cada capitulo, a história, o romance, os personagens e principalmente a escrita da Nicola, supriu minhas expectativas! E agora não vejo a hora de realizar a leitura do Tudo e Todas as Coisas, que tenho certeza que será tão perfeito quanto!

    BJss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nay, tudo bom?
      Ah não tem como não amar a escrita da Nicola, né?
      Eu gostei mais de "O sol também é uma estrela", mas não que "Tudo e Todas as Coisas" seja ruim. Pelo contrário, ele foi uma das minhas melhores leituras do ano passado. Mas é que esse é muito especial mesmo, difícil de concorrer haha.
      De qualquer forma, espero que você goste do outro livro também, porque é uma história linda também.
      Beijos!

      Excluir
  6. Oi, Maria!
    Esse livro... <3
    Amei demais a Tash e o Dan. Estava com um frio na barriga me perguntando se eles iam ficar juntos no final. rsrs... Terminei o livro assim como você: palmas!!! <3
    Esse foi o primeiro livro da Nicola que li e já me tornei fã. Vou ler o outro que vai ser lançado o filme. <3 Ansiosa!!
    Beijão!
    http://www.lagarota.com.br/
    http://www.asmeninasqueleemlivros.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Crilane, tudo bem?
      Ah que bom saber que você também curtiu o livro. É impossível não se apaixonar né?
      Eu já tinha lido "Tudo e todas as coisas" antes e adorei a leitura também, foi um dos meus preferidos do ano passado.
      Beijos!

      Excluir
  7. Oi!
    eu amei esse livro, achei ele tão fofo e improvável que a cada página me apaixonava mais por esses personagens.
    Adorei isso de a autora colocar vários pontos de vista na história, deixando tudo mais interessante e completo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sabrina, tudo bem?
      Ah que bom saber que você também gostou do livro. É apaixonante né?
      Pois é, esses diversos pontos de vista foram o que me deixaram ainda mais encantada com o livro.
      Beijos!

      Excluir
  8. OIe,
    EU li o livro e simplesmente amei!! Quem me conhece sabe que eu fujo de romances, detesto. Não sei porque sismei de ler este livro e amei completamente! Acho que os temas abordados são muito válidos, como você disse: A identidade cultural, a imigração, os problemas familiares e também o racismo e o preconceito.
    Beijos
    Blog Relicário de Papel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jéssica, tudo bem?
      Acho que esse livro agradou até quem não gosta de romances, como você, porque ele traz temas muito importantes e não foca só no casal principal. Além disso, ajuda muito os personagens serem tão cativantes, né?
      Beijos!

      Excluir
  9. Olá! Tenho visto comentários positivos sobre esse livro e estou super curiosa para ler, já está na minha lista de desejados. Ficou ótima sua resenha, parabéns, bjooo

    ResponderExcluir
  10. Oi, sempre que vejo tantos elogios para esse livro penso que deve furar a fila para ler logo, mas fico com o pé atrás por tudo se passar em tão pouco tempo mas preciso saber se vão ficar juntos. Pretendo ler em breve. Bjs

    ResponderExcluir
  11. Oi Malu! Semore que leio que a leitura foi a melhor do ano bate um desespero para ler naquele momento.rs Amei a resenha. Estou com outro dessa autora para ler, mas em breve quero ler esse também.
    Beijinhos
    Resenhando por Marina

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Já li tantas resenhas boas desse livro que coloquei ele na lista das minhas leituras.
    O que mais gostei nas resenhas, é da personagem Natasha, que me pareceu ser bem centrada, bem pé no chão.
    E o Daniel é meio sonhador, foi a qualidade que mais gostei dele.
    Fiquei curiosa para saber o desfecho desse romance com "mistura de raças". Espero poder ler em breve.

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Ainda não li esse livro e estou sedenta de vontade. Pois, segundo resenhas alheias,inclusive a sua, sei que ele é emocionante e bem escrito. Sem falar que teremos o filme e não posso ficar pra trás. Quero conhecer esse casal que mexeu com o coração de todos.
    Adorei sua resenha
    Abs
    nizete
    Cia do Leitor

    ResponderExcluir
  14. Oie
    Ainda não li esse livro mas a cada resenha que leio fico doida!!! Gente, ainda não li nenhum comentário negativo e eu já quero muito ler.
    Essa questão da imigração é realmente um enredo bem rico e pelo jeito a autora o desenvolveu bem.
    Adorei ler suas impressões e a sua resenha tá ótima. Parabéns!
    Bjo

    ResponderExcluir
  15. Oii, tudo bem?
    Então, ainda não li o livro, mas tenho muitaaaaa vontade de ler! A história parece ser incrível, sem falar que só ouço elogios aos personagens, enredo, escrita, enfim... tudo!
    Espero poder ler em breve. *-*

    ResponderExcluir
  16. Olá, tudo bem? Já não tinha dúvidas tem um tempo em realizar a leitura, agora mais do que nunca terei que lê-lo. Adorei demais os pontos que a autora traz, que é a "minoria" ouvida pelo mundo e isso é um ótimo diferencial. Dica mais que anotada!
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Oie amore,

    Recebi o Ebook dessa belezinha de uma amiga e estou até agora in love por aqui!
    Ainda não tive a oportunidade de ler, mas tenho visto tantos comentários positivos que estou bem curiosa.
    E vendo sua resenha fiquei ainda mais empolgada pra ler... Sua resenha é de animar qualquer um, parabéns!

    Beijoka!

    ResponderExcluir
  18. Oi, tudo bom?
    Vi uma outra resenha sobre esse livro e fiquei bastante interessado. Começando pelo fato de que essa capa é linda demais. Só com a resenha já me identifiquei bastante com os personagens e já estou gostando deles. O Universo narrar também é algo que me chamou bastante atenção. Quero ler esse livro logo. Adorei seu post.
    Até mais o/

    ResponderExcluir
  19. Oi Malu,
    Estou doido para ler este e o primeiro livro da autora Nicola Yoon. Os dois são muito bem recomendados. Basta sobrar uma grana pra comprar.
    Beijos,
    André || Garotos Perdidos

    ResponderExcluir
  20. Hey, tudo bem?
    Estou doida para ler esse livro, já ouvi várias críticas positivas sobre o mesmo!
    Adorei sua resenha. Beijos literários!
    www.blogparadaliteraria.com.br

    ResponderExcluir
  21. Olá,
    Já li algumas resenhas desse livro e gostei bastante, mas posso dizer que a sua demonstra claramente sua paixão e encantamento por ele. Ainda não o li e espero ler num futuro próximo. Gostei bastante da parte que você ressaltou ao falar dos personagens secundários, isso é bem legal mesmo.

    ResponderExcluir
  22. Olá.
    Essa é minha leitura atual, e estou adorando.
    A narrativa é muito envolvente, e as reflexões que nos remete são ótimas. Sem contar que cada personagem foi magnificamente bem construído.
    Ainda não terminei a leitura então não sei se, como você, vou considerá-lo minha melhor.

    Até mais!!
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  23. Preciso desse livro pra ontem, é puro amor! Fiquei curiosa não só pela questão da representatividade, mas sim porque a autora insere tanta coisa em uma passagem de tempo tão curta, isso é fantástico.

    ResponderExcluir
  24. Gente desde o lançamento eu me apaixonei por essa capa, e a história então nem se fala, quando li a sinopse confesso que de primeira fiquei um tanto receosa, mas fui lendo uma resenha aqui e aculá e acabei me encantando, e lendo aqui a suas impressões me deixou mais apaixonada ainda. AMEI.

    Beijos

    ResponderExcluir
  25. Oie, tudo bem? Ameei sua resenha! Eu comecei a leitura cheia de expectativa, pois já tinha lido uma obra da Nicola e simplesmente adorado. Esse livro superou todas, e fiquei muito feliz com todas as abordagens na trama, os personagens maravilhosos e o romance encantador. A autora sempre aborda temas bem delicados, e isso é maravilhoso. Fico feliz que você tenha gostado tanto também. E como não bater palmas para essa autora incrível?

    Beijos!

    ResponderExcluir
  26. Eu amei muito esse livro! Já tinha me apaixonado por Tudo e Todas as Coisas, então estava com altas expectativas. E Nicola me surpreendeu! Ela entrou para a minha lista de autores favoritos. Amei a Natasha, o Daniel e a sutileza da história, que é poética, metafórica e muito bela! Espero poder ler outro livro dela em breve. <3

    ResponderExcluir
  27. Com tantas resenhas encantadoras por essa obra, é impossível não se apaixonar cada vez mais pela obra. O livro já está na minha lista e espero conferir em breve. Espero me surpreender com a história é me envolver com os temas abordados na história. Não vejo a hora de conhecer Daniel e Natasha.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
  28. Oi Malu, como está?
    Adoro a premissa desse livro e cada resenha que leio dele me deixa com mais vontade de comprar e ler! Juro que faria isso se eu não estivesse com meu orçamento comprometido pelos próximos dois meses por razões variadas. Isso sem contar a imensa lista de livros que tenho para ler, o que inclui vários que larguei pela metade. Insano, não?
    Abraços e beijos da Lady Trotsky...
    http://rillismo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  29. Oie tudo bem? Ainda não li, mas fiquei muito curiosa com a sua resenha, o livro parece ser ótimo. Já conheço a escrita da autora e gosto muito: é simples e envolvente

    ResponderExcluir
  30. Olá,

    Ainda não tive a oportunidade de ler esse livro e nem o outro da autora, quero muito lê-los, pois as críticas são as melhores, até hoje não li uma resenha negativa desse livro. A premissa é muito intrigante, pois a história se passa em um dia e normalmente histórias rápidas não agradam tanto, porém foi o contrário com esse livro. Estou bem curiosa e ansiosa, espero ler muito em breve.

    ResponderExcluir
  31. A Nicola tem uma escrita muito leve que me faz querer chorar. Eu amo como ela constrói e trabalha os personagens dela ao longo do livro. Eu ainda não tive a chance de ler esse lançamento dela, mas espero conseguir isso em breve.

    http://laoliphant.com.br

    ResponderExcluir
  32. Olá Malu,
    Trata-se de uma boa aposta, hein? Esse livro ganhou meu coração nas primeiras páginas e foi me conquistando a cada página virada. A construção dos personagens, a forma como eles pensam diferente, como, ao final, buscam as mesmas coisas. A falta de esperança, a esperança que guardamos em nosso âmago, enfim, é um dos livros mais completos que já li na vida e que indico para todo mundo.
    Beijos

    ResponderExcluir
  33. Olá, tudo bom?
    Eu li esse livro sem expectativa nenhuma e gostei muito do enredo e de tudo que o livro abordou. Não chegou a ser a melhor leitura do ano até agora, como foi para você, mas a leitura me conquistou em cheio e também gostei muito da abordagem relacionada a imigração. Adorei sua resenha!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  34. Eu tô maluquinha pra ler esse livro, tá todo mundo comentando, afora que a sinopse deixa qualquer uma curiosa. Espero muito não ser decepcionada, não fazer um alarde por nada. Por enquanto, vou esperar mais um pouquinho, mas vou adquiri-lo já. Beijos

    ResponderExcluir
  35. Oii
    Estou bem interessada neste livro, não li nenhuma resenha negativa sobre ele ainda, o que eu acho que é ótimo. hehe
    Adorei saber que a escrita é fluida e que apesar de rápido o romance não é forçado (também não sou fã disto).
    Já esta na minha lista, aguardando uma brecha.

    Vícios e Literatura

    ResponderExcluir
  36. Queria comprar o livro so pelo titulo e capa. Essa é a primeira resenha spoiler que leio! E agora quero esse livro mais que tudo <3

    beijos
    www.omundodatutty.com

    ResponderExcluir
  37. Oiii!!!
    Eu achei a capa desse livro lindo desde a primeira vez que eu vi. A história é bem atual e a única coisa que me deixou com raiva é o pai da Natasha ter dado uma brecha dessas. Imagine, vc viver a vida toda em um país e ser obrigada a ir embora, por que na verdade, você não tem autorização para estar ali. É um tema polêmico, mas que chama bastante a minha atenção.
    Beijos

    ResponderExcluir
  38. Olá.
    Eu terminei este livro me sentindo maravilhada.tash e dan me deixaram em uma agonia tremenda qrendo saber se eles terminariam juntou ou não.rsrs o tema dele é surpreendentemente atual com relação aos imigrantes.nem me imagino passando por isto.em muitos casos a pessoa nasceu naqle estado vivei a vida inteira lá e é expulsa com isso não fosse nada

    ResponderExcluir
  39. Oiee ^^
    Como eu tinha gostado bastante de "Tudo e todas as coisas" as minhas expectativas em relação a "O sol também é uma estrela" estavam bem altas, e a autora ainda assim me surpreendeu. É bem difícil encontrar personagens negros e coreanos nas histórias, e mais ainda encontrá-los protagonizando uma, né? Foi uma das coisas que mais gostei no livro ♥
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
  40. Oii
    Mas que baita resenha hem! hahahaha!
    Já li Tudo e todas as coisas, da autora, e também adorei a escrita dela. To bem ansiosa para fazer essa leitura, realmente parece ser um livro muito bom!
    Bjus

    ResponderExcluir
  41. Oii! Menina, adorei sua resenha, me fez refletir sobre alguns pontos que eu não tinha questionado.
    Eu gostei da leitura, mas talvez por ter lido no formato digital eu tive uma maior dificuldade para me entender nos saltos que os capítulos davam, sabe?
    Eu não tinha me ligado muito nisso de identidade cultural, essa "briga" interna dos dois protagonistas - obrigada por ter citado isso na resenha!
    A escrita da autora é mesmo fluida e fiquei bem curiosa para conferir Tudo e todas as coisas :D
    Beijos

    ResponderExcluir
  42. Oiii Malu tudo bem linda? Eu tenho tanta vontade de ler esse livro que você nem imagina, e agora vocÊ trazendo a resenha fico mais interessada, eu quero ler em formato físico mesmo e essa briga interna só me deixou mais interessada e curiiosa.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  43. Adorei sua resenha, ela está ótima e esse gif de glee deu um toque mais do que maravilhoso <3
    quero ler esse livro, só que quero ler o primeiro livro da autora antes dele, ela parece escrever livros com histórias bem diferenciadas e eu gosto disso, adorei seu blog <3

    ResponderExcluir
  44. Adoro livros que a gente shippa assim! ♥
    Nunca li nada dela, todas falam super bem que me da vontade, quem sabe mais pra frente.

    ResponderExcluir
  45. oi, bacana ver que essa história te cativou e tocou tanto. Que bom que você também se incomoda com histórias rápidas demais, mas que essa acabou sendo diferente. E gosto muito quando os livros trazem esse toque muito real, naquele estilo que nos sentimos próximos dos personagens

    ResponderExcluir

Apaixonada por literatura desde pequena, nunca consegui ficar muito tempo sem um livro na mão. Assim, o Dicas de Malu é o espaço onde compartilho um pouco desse meu amor pelo mundo literário.




Facebook

Ofertas na Amazon

Instagram

Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Mais lidos

Twitter

Newsletter

Arquivos

Editoras parceiras