[Resenha] Trono de Vidro

Sinopse: “Nas sombrias e sujas minas de sal de Endovier, uma jovem de 18 anos está cumprindo sua sentença. Celaena é uma assassina. E a melhor de Adarlan. Aprisionada e fraca, ela está quase perdendo as esperanças quando recebe uma proposta. Terá de volta sua liberdade se representar o príncipe de Adarlan em uma competição, lutando contra os mais habilidosos assassinos e larápios do reino. Endovier é uma sentença de morte, e cada duelo em Adarlan será para viver ou morrer. Mas se o preço é ser livre, ela está disposta a tudo.”
Autora: Sarah J. Maas / Editora: Galera Record /             Páginas: 392 / Comprar: Amazon

Se você acompanhou os lançamentos de abril que divulguei aqui no blog, está sabendo que a Galera Record publicou o segundo tomo de Império de Tempestades. Como eu já estava querendo começar essa série há algum tempo, aproveitei esse lançamento para entrar no clima e, finalmente, comecei a leitura.
Em abril eu li o primeiro volume e agora vou fazer uma mini maratona em  maio e junho para concluir os outros. Pretendo postar resenha de todos os livros já publicados, incluindo os dois tomos de Império de Tempestades, ao longo desses dois meses. E, quando eu concluir, faço um post especial sobre a série.
Então, sem mais delongas, vamos à resenha de Trono de Vidro.
Neste livro, o leitor é apresentado à Celaena Sardothien. Ela é a melhor e mais perigosa assassina de Adarlan, porém, depois de um ano trabalhando como prisioneira nas minas de sal de Endovier, está fraca e quase sem esperança de que algum dia será livre de novo. É quando recebe uma proposta inesperada: Dorian Havilliard, o príncipe de Adarlan, quer que ela o represente em uma competição, lutando contra os mais perigosos assassinos do reino. Se vencer, ela trabalhará para o rei por alguns anos e, depois, estará livre. Se falhar, ela pode morrer no torneio ou ser enviada de volta a Endovier.
Assim, acompanhamos a jornada de Celaena enquanto se prepara para a competição, o primeiro passo em sua busca pela liberdade. No entanto, ela irá descobrir que há perigos muito maiores que os outros competidores, e que as consequências para qualquer falha são maiores do que ela poderia supor a princípio.

“Mesmo se conquistasse a liberdade... mesmo se conseguisse viver em paz em algum lugar... as cicatrizes sempre a lembrariam do que suportara. E que embora fosse livre, outros não eram.”

Para falar sobre esse livro, o primeiro aspecto que preciso destacar é justamente a Celaena. Que personagem incrível! Ela é forte, determinada e extremamente inteligente. E isso é percebido não apenas pelo fato de ela ser uma assassina conhecia em todo o reino, mas por tudo que já teve que superar na vida. Apesar do passado de Celaena ser um mistério, é visível que ela carrega muitas cicatrizes, e não apenas as físicas.
Apesar de sua “profissão” e de sua força, Celaena não é uma personagem fria ou desumana. Ao contrário, ela tem medos, inseguranças, mágoas e culpas que a tornam uma personagem muito humana. Além disso, ela demonstra uma grande capacidade de se importar com outras pessoas, mesmo quando não pode fazer nada por isso. E o simples fato de ainda conseguir sentir empatia, mesmo tendo passado por coisas que poderiam tê-la tornado egoísta ou indiferente, já diz muito sobre o caráter dessa personagem.
Outros dois personagens que conquistaram minha admiração durante a leitura foram o príncipe Dorian e Chaol, o chefe da guarda e melhor amigo do príncipe. Eu imaginava que Dorian seria um príncipe mimado e inconsequente, mas é justamente o contrário. Ele tem opinião própria e não fecha os olhos para os erros de seu pai. É um personagem generoso, atencioso e muito íntegro, que, na medida do possível, tenta sempre fazer o que é certo, chegando a desafiar o rei em alguns momentos.
Já o Chaol eu estou sentindo que será um novo crush literário. Apesar de muito sério e certinho, ele é um personagem justo e extremamente leal, principalmente ao príncipe. Além disso, a medida que o conhecemos melhor, dá para ver que ele é inteligente, corajoso e dono de um senso de humor mordaz. Aliás, os diálogos entre ele e Celaena são ótimos, justamente por se tratarem de dois personagens perspicazes e com a língua muito afiada.
Os demais personagens do livro não aparecem tanto, mas acho que isso foi algo proposital. Há muitos mistérios na trama e acredito que outros personagens crescerão mais nos próximos livros, à medida que as revelações forem surgindo. De qualquer forma, eles aparecem o suficiente para movimentar a história e despertar o interesse dos leitores. O rei, em especial, é um personagem que já deu para perceber que ainda vai aparecer muito. Mas, longe de ser daqueles vilões que amamos odiar, acho que o único sentimento que ele vai despertar é ódio mesmo.
Com relação ao enredo, achei que a autora soube conduzir muito bem a trama. Logo no início, já somos envolvidos por diversos mistérios que nos prendem na leitura e despertam a curiosidade. Além disso, a autora apresentou o suficiente sobre o universo em que a história se passa para que o leitor perceba o quão extenso e rico ele é, mas deixando dúvidas que mantêm o desejo de ler cada vez mais. Sabe-se que houve magia naquele reino, mas não qual o tipo de magia, por quê ela foi proibida e nem como funcionava aquela sociedade antes do domínio do rei de Adarlan.
Esse foi meu primeiro contato com a escrita da Sarah J. Maas e só posso dizer que ela atendeu muito bem às minhas expectativas. Além disso, ela escreve de um modo envolvente, apresenta um universo rico e soube construir personagens muito cativantes. Trata-se, então, de uma leitura fluida e rápida, que deixa o leitor realmente curioso para saber o que acontecerá a seguir e entender os mistérios que cercam a trama.
Com relação à edição, não vou poder comentar, pois tenho os dois primeiros volumes da série apenas no kindle. No entanto, já vi a capa de perto e é, realmente, muito linda. Além disso, a revisão do texto é impecável.
Em resumo, eu tinha uma expectativa alta para esta série e o começo já foi um ótimo indicativo. Eu realmente me envolvi com a leitura e terminei o livro me importando com os personagens e com o rumo que a trama irá tomar nos próximos livros. Quero muito descobrir mais sobre aquele universo e concluí a leitura ainda mais animada para os próximos livros. Então, para quem está procurando um livro de fantasia, bem construído e com personagens fortes, este é um livro que eu indico tranquilamente.
Agora, deixo o convite para vocês me acompanharem nesse projeto de leitura da série Trono de Vidro, pois com certeza vou querer falar dos outros livros aqui, em breve. Para quem já leu, me contem aí nos comentários o que acharam (só peço que evitem spoilers, pois eu ainda estou no segundo livro e há outros leitores que nem começaram a leitura). E, quem quiser começar a ler, vou deixar o link de compra para todos os livros no site da Amazon aqui embaixo.

Lembrando que comprando por este link, vocês ajudam o Dicas de Malu a crescer:
Trono de Vidro 1: http://amzn.to/2paoNmw
Trono de Vidro 2 – Coroa da meia-noite: http://amzn.to/2pahknl
Trono de Vidro 3 – Herdeira do fogo: http://amzn.to/2pJxJlY
Trono de Vidro 4 – Rainha das sombras: http://amzn.to/2q0gldy
Trono de Vidro 5 – Império de Tempestades – Tomo 1: http://amzn.to/2q0cwoF
Trono de Vidro 5 – Império de Tempestades – Tomo 2: http://amzn.to/2q0dgKj

39 comentários:

  1. Que resenha maravilhosa! Amei demais.
    E, sobre o livro, eu tenho grandes expectativas também, e acho que a autora vai superá-las, pois ouvi criticas realmente positivas, incluindo a sua. E acho que preciso ler um livro de ação para mudar um pouco a minha rotina de livros de romance e chick-lit obs: Blog Por Vários Lugares♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, tudo bem?
      Ah que bom que se interessou pelo livro e que curtiu a resenha!
      Se você está procurando um livro de ação, pode ler esse tranquila. Trono de Vidro tem ação o tempo todo haha
      Beijos!

      Excluir
  2. Olá!
    Adorei a resenha!
    Estava esperando a série ficar completa para poder ler porque a ansiedade de esperar os lançamentos é de doer. Agora que está completa, posso dar início e mergulhar nesse mundo, que promete. Sua resenha despertou muito mais meu interesse e quero ler o mais breve possível.
    Bjs e até mais!

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jéssica, tudo bem?
      Que bom que você tem interesse em ler a série. Na verdade, ainda não está completa, porque ainda terá mais um livro ano que vem.
      Mas como são muitos, acho que vale a pena já começar ;)
      Beijos!

      Excluir
  3. Olá
    Amo esse livro/série/autora, e as capas também são lindas demais. Fico feliz que tenha atendido as suas expectativas. Quanto a mim, estou bem ansiosa para finalizar o quinto volume, tomo 1 e 2, grandes expectativas.
    Beijos, F

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem?
      Eu estou terminando o segundo volume e já ansiosa para o terceiro.
      Espero que os dois últimos tomos atendam às suas expectativas.
      Beijos!

      Excluir
  4. Olá adorei sua resenha, já vi outros blog literários falando sobre trono vidro mais sempre nunca me despertou interesse, acho que me enganei em não conferir a premissa desse livro, beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem?
      Que bom que desta vez você se interessou pelo livro. Espero que leia e goste também!
      Beijos!

      Excluir
  5. Olá Malu, tudo bem?
    Minha amiga está falando na minha cabeça sobre esse livro a meses, e implorando para que eu leia, mas não sei sempre fico com um pé atrás não sei porq.

    ResponderExcluir
  6. Adorei a resenha.
    Fiquei realmente curiosa quando a leitura.
    Grande beijo

    ResponderExcluir
  7. Adorei a resenha,todo mundo fala muito bem dessa série mais tenho um pouquinho de medo por ser grande... quem sabe em breve não animo a ler graças a sua resenha ^^

    ResponderExcluir
  8. Olá, eu gosto de história de protagonistas fortes e que se destacam na história, mas também gostaria de ter visto o desenvolvimento de mais personagens. A história parece bem legal, cheia de aventuras, apesar de me parecer bem adolescente. Bjs

    ResponderExcluir
  9. Olá,

    Que ótimo que a leitura atendeu suas expectativas. Infelizmente, não gosto do gênero, mas me agrada bastante o fato de Celaena ser uma personagem forte e com boas características e que bom que a autora soube conduzir de forma boa a trama. Adorei a resenha!

    www.virandoamor.com

    ResponderExcluir
  10. Oiiii malu tudo bem?
    Infelizmente dessa vez a obra não despertou meu interesse, porque não sou muito chegada em obras assim e nem nesse livro por mais que já tentei lê-lo, ótima resenha e espero que muita gente leia.
    Abraços

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Este é o tipo de livro que com certeza me agrada, tanto pela premissa quanto pela protagonista que é forte e inteligente, duas características que geralmente tornam protagonistas intensas e incríveis.
    Pretendo ler a série em breve.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  12. Oi Malu,
    Ao contrario de você não gostei desse primeiro livro. kkkkkkk
    Eu achei que faltou muita coisa para Celaena realmente ser tudo aquilo que dizem sobre ela. Em alguns momentos foi até estranho porque a autora enrolou enrolou e em outro deu um salto no tempo, que me deixou confusa. rsrsrsrs
    Porém no segundo livro já foi outra história e passei a amar a série e Celeana evoluiu bastante.

    Bjs,
    Garotas de Papel

    ResponderExcluir
  13. Oii, como vai? Gostei muito da sua resenha! Tenho muuuita curiosidade com essa série, principalmente por falarem tão bem da protagonista e sua personalidade. Mas confesso que tenho medo da quantidade de livros, pois não sei se terei $$ vs Tempo para comprar/ler todos.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Eu queria muito ler esse livro, ou melhor a série toda, pois acho a premissa bem legal, mas como são muitos livros para mim é inviável por enquanto, mas assim que tiver mais tempo disponível irei ler sim. Essas capas são muito lindas! Bjs

    ResponderExcluir
  15. Eu li o primeiro e segundo volumes desta série, e estou adorando. Este volume eu li para o clube do livro que participo e que bela surpresa eu tive. Adorei os personagens e o enredo construído. Chaol virou o meu xodó.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  16. Sua resenha me deixou com muita vontade de comprar o livro imediatamente. São mutos elogios para com a escrita e para o universo, mas a sua resenha me deixou de boca aberta.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Olá!! :)

    Eu já li este livro e adorei!! :) E muito bom mesmo..! Não avancei porque ate agora so o segundo livro esta publicado (e foi muito recentemente).

    Sei que vai demorar, mas adorei conhecer Cealena e os mistérios que envolvem o reino! :)

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  18. Olá Malu,
    Que projeto de leitura bacana! A autora escreve muito bem e a história é ótima mesmo. Já li o primeiro livro e me encantei por tudo, preciso apenas continuar a leitura rs.
    Fico contente que você tenha gostado e que a autora tenha atendido suas expectativas.
    Beijos

    ResponderExcluir
  19. Olá ! eu nunca tinha visto falar sobre este livro. Infelizmente não me identifiquei, com o gênero. Desta vez vou deixar a dica passar.

    abraço

    ResponderExcluir
  20. Olá!

    Da autora só li a série Corte de Espinhos e Rosas e amei! Adoro o gênero fantasia e a escrita da Sarah.

    Sobre Trono de Vidro não tenho muita vontade pois são muitos livros, mas a sua resenha me chamou muito atenção,talvez um dia eu leia!

    Beijos
    Jess
    www.pintandoasletras.com.br

    ResponderExcluir
  21. Oie...
    Adorei sua resenha ;)
    Acho legal você fazer essa maratona da série, com certeza irá agradar muito os fãs da obra ;)
    Fico feliz que tenha gostado da leitura, mas, infelizmente não é uma leitura que realizaria no momento, pois, não curto muito o gênero.
    Beijos

    ResponderExcluir
  22. Oi.
    Eu tenho todos os livros da série. Eles estão aqui na minha estante, aguardando na fila pacientemente (ou não... rs).
    Vejo muitos comentário acerca da série, nem todos positivos, mas estou ansiosa pela leitura. Espero gostar tanto quanto você. Já adianto que adorei a ideia de a protagonista ser uma assassina.
    Pretendo ler em breve e depois venho contar o que achei.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  23. Olá Malu, tudo bem?
    Amei sua resenha. Gostaria muito de seguir a serie completa, mas ter todos os livros , creio que irá custar muito.
    Eu estou vendo muitos comentários positivos sobre a série.

    ResponderExcluir
  24. Oie amore,

    Não conhecia o livro nem a série até então, mas pra ser sincera não sei se é um gênero que eu curta muito não... então dessa vez passo a dica.
    Parabéns pela resenha!

    Beijoka!

    ResponderExcluir
  25. Oii, tudo bem?
    Conhecia a série, mas não sabia exatamente sobre o que era. Tenho vontade de ler pq só ouço elogios, mas confesso que o gênero não é muito meu estilo. Gostei de saber que os personagens são bem desenvolvidos, o que me deixa ainda com mais vontade de ler. Infelizmente não sei se leria agora devido ao fato de ser uma série e tenho fugido de livros com continuações, então, vou passar a dica dessa vez.

    ResponderExcluir
  26. Oie! Tudo bem?

    Desde que laçou o primeiro volume dessa série, venho desejado realizar a leitura dele como uma louca, e depois da sua resenha minha vontade aumentou mais ainda! Só irie esperar ou confirmar minhas dúvidas sobre a quantidade de livros lançados para começar a ler!

    Bjss

    ResponderExcluir
  27. Oi, tudo bem?
    Li esse livro em janeiro e só recentemente consegui adquirir o segundo volume da série, e claro que ele vai ser uma das minhas próximas leituras do mês. Eu amei a Celaena e achei que a autora a construiu e desenvolveu super bem. Gostei mais do Chaol do que do Dorian, não sei explicar bem o porquê.. Fico feliz em saber que você também gostou do livro. Vamos torcer para o resto da série continuar bom assim, né?

    Beijos! ♥

    ResponderExcluir
  28. Tem várias meses que fiz a leitura deste livro é achei incrível realmente
    Todo desdobramento dele foi muito bom
    Celaena é uma mocinha super de boas.nao é do tipo que fica chorando pelos cantos e estas capas são maravilhosas de todos os livros desta série!
    Tua resenha ficou espetacular
    Vale muito a pena ler esta obra

    ResponderExcluir
  29. Oi, tudo bem? Eu sou completamente apaixonada nessa série e como recentemente teve o Mochilão aqui em Bsb e eu pude ganhar a série completa, finalmente poderei ler todos e ficar ainda mais apaixonada. Eu amo muito como a autora desenvolve a trama, o jeito como mesmo com tantas coisas acontecendo não é nada confuso... E tenho que confessar que gosto mais do Chaol e shippo muito ele com ela, mais do que do Dorian, apesar de também gostar dele. Mal posso esperar para acompanhar essa trama e sua resenha me fez relembrar a leitura e bater aquela saudade e vontade de largar tudo e ler agora mesmo todos! Pena que não dá, espero que suas leituras sejam prazerosas, mas duvido muito que corra o risco disso não acontecer, afinal é Trono de Vidro.
    Um beijo
    www.brookebells.com

    ResponderExcluir
  30. Adquiri recentemente os três primeiros livros dessa série, mas ainda não consegui incuí-la na minha lista de leitura. Para evitar spoilers, não me aprofundei muito em sua resenha

    Que bom que suas expectativas foram supridas e que conseguiu se envolver com a leitura1 Espero que o mesmo aconteça comigo!

    Abraços!
    www.asmeninasqueleemlivros.com

    ResponderExcluir
  31. Já quis muito ler esse livro, mas aí o tempo foi passando, mais livros da série saíram e o buzz dininuiu um pouco e eu acabei deixando pra lá. Mas eu vejo muitos comentários positivos sobre esses livros, vou tentar ler eles durante esse ano haha
    Www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
  32. Oie
    não é uma série que tenho vontade de ler, fujo muito de séries ainda mais fantasiosas e espero poder indicar a alguns amigos pois o pessoal ama esse gênero

    beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  33. Oieee, tudo bem???

    Fantasia geralmente NÃO está entre as leituras que eu gostaria de fazer, infelizmente. Fui ao evento de divulgação dos lançamentos da Record esse ano e ouvi sobre a série mas ainda assim não conseguiu chamar minha atenção. Embora eu tenha achado o máximo o fato da protagonista ser uma assassina vou passar essa dica, mas que bom que você tá curtindo a série! Bjosssss

    ww.porredelivros.com

    ResponderExcluir
  34. Oi oi querida,
    ainda não li nenhum livro da série, mas quer mudar isso, esse ano.

    Beijoss, Enjoy Books

    ResponderExcluir
  35. Oi oi querida,
    ainda não li nenhum livro da série, mas quer mudar isso, esse ano. Pois já tenho o primeiro livro no Kindle, e estou doida pra iniciar a leitura. Amei a resenha, e queria muito ter visto as suas fotos. Fico muito feliz que você tenha gostado do livro.
    Esse cenário que a autora criou foi ótimo, porque estamos tão acostumados com livros de mocinhas indefesas e príncipes encantados, que quando aparece um livro que quebra todos os esteriótipos a gente ama.

    Beijoss, Enjoy Books

    ResponderExcluir

Apaixonada por literatura desde pequena, nunca consegui ficar muito tempo sem um livro na mão. Assim, o Dicas de Malu é o espaço onde compartilho um pouco desse meu amor pelo mundo literário.




Facebook

Ofertas na Amazon

Instagram

Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Mais lidos

Twitter

Newsletter

Arquivos

Editoras parceiras