[Dica da Malu] Confissões on-line

Sinopse: “Prudência é uma característica que só consta no sobrenome de Mariana Prudente. A menina viu sua vida mudar de cabeça para baixo em poucos meses: perdeu a popularidade, o namorado, a melhor amiga e o grande sonho de fazer um intercâmbio. Mariana vê seu nome rabiscado nas cabines do banheiro da escola e escuta fofocas sobre ela pelos corredores do colégio e fica sem rumo. O vestibular se aproxima, sua irmã está enlouquecida por causa do casamento marcado, e tudo que ela quer é não pirar enquanto suporta os últimos meses no ensino médio. Sem lugar para desabafar, Mari vê no ambiente virtual uma chance de descarregar todas as angústias do mundo off-line, criando o blog Marinando. Com sua banda preferida como trilha sonora, ela conta com a ajuda de Arthur e Carina para mergulhar no mundo virtual e esquecer os problemas do mundo real. Com uma câmera na mão e alguns vídeos na internet, Mariana Prudente vê sua vida mudar mais uma vez, pois chegou a hora de sair dos bastidores e ser protagonista novamente.”Autora: Iris Figueiredo / Editora: Évora (selo Generale) / Páginas: 240 / Comprar: Amazon / Site da editora Exemplar cedido pela editora.

Já imaginou ter sua vida completamente transformada pela internet? É isso que acontece com Mariana Prudente, uma adolescente de 17 anos, protagonista do livro “Confissões on-line: Os bastidores da minha vida virtual”, da autora brasileira Iris Figueiredo. Sua vida estava cheia de problemas e, sem ter com quem desabafar, ela resolve criar um canal no YouTube e contar um pouco sobre a sua vida. O que Mariana não esperava é que, de uma hora para outra, esse canal ia conquistar muitos seguidores e virar sua vida de cabeça para baixo, mais uma vez.

“Foi uma fofoca que colocou minha vida de cabeça para baixo de um dia para o outro. Sem chances de explicação, fui deixada na mão. Em uma semana, eu tinha tudo: amigos, namorado e uma reputação; na outra, eu só tinha a certeza de que não era culpada de nada do que me acusaram.”

Confesso que, quando comecei a ler, achava que os problemas que desestabilizaram a vida de Mariana tinham uma boa dose de drama adolescente. No entanto, à medida que fui lendo, percebi que eram motivos consistentes e que poderiam acontecer com qualquer adolescente. Uma fofoca fez com que Mariana ficasse isolada na escola e se tornasse alvo da hostilidade dos colegas. Além disso, de uma vez só, ela perdeu o namorado e praticamente todos os amigos. E, para completar, o intercâmbio que ela faria para o Canadá foi adiado, pois a irmã mais velha dela, Melissa, ficou noiva e seus pais não tinham dinheiro para pagar a viagem e o casamento. Assim, Mariana teve que adiar seu sonho e a chance de se livrar de todos os problemas no colégio.
O segredo sobre o que realmente aconteceu com Mariana e qual era a fofoca que havia sido inventada sobre ela não é revelado; a autora vai dando pequenos indícios durante o livro, mas a extensão e gravidade do que aconteceu só é descoberto mais para o final. Claro que eu não vou contar aqui o que é, mas é um assunto sério e, infelizmente, muito atual.
Aliás, um dos pontos positivos que encontrei nesse livro é que, ao contrário do que eu imaginei a princípio, a autora aborda vários temas importantes. E, apesar de ser tudo discutido de uma maneira leve, bem adequada ao público adolescente, ela não tira a seriedade das questões discutidas. Assim, entre os diversos assuntos que são abordados, estão o bullying, a fofoca, transtornos alimentares, os riscos da exposição na internet, entre outros.

“Foi um olhar dividido na mesa daquela pizzaria que me fez ter certeza do que ela estava passando, um olhar cheio de dúvida, medo e tristeza. E agora tudo que eu queria era ajudá-la, mas não sabia como.”

Com relação aos personagens, eu gostei bastante de como foram construídos. Eles não são infantilizados, mas também não parecem adultos em corpos de adolescentes. São jovens normais, com problemas, um pouco de drama, sonhos e inseguranças. Aliás, muitas das situações vividas são comuns à qualquer um que foi ou é adolescente: a preocupação com o vestibular, o medo do futuro, a necessidade de ser aceito, a empolgação de assistir ao show da banda favorita, a insegurança com o próprio corpo e, claro, os conflitos amorosos e nas amizades.
Assim, a Mariana é uma protagonista cativante, mas também muito humana. Qualquer um que já foi adolescente vai se identificar com ela ou, pelo menos, sentir empatia. Ela é inteligente, carismática, tem personalidade e um senso de humor afiado, mas também tem dúvidas, inseguranças e enfrenta problemas que são críveis. Lógico que há algumas situações um tanto exageradas, mas, considerando o contexto e o fato de ser um livro jovem adulto, dá para relevar. Mas o que mais me chamou a atenção nessa personagem é que ela comete muitos erros ao longo do livro (quem nunca, não é mesmo?), mas também amadurece com eles.
Os demais personagens da trama são bem construídos e conquistam a simpatia do leitor, pelo menos, a maioria deles. Há um grupinho que inferniza a vida de Mariana e que são realmente destetáveis, mas, infelizmente, não deixam de ser críveis, pois há muitos jovens que agem exatamente como eles. Por outro lado, Carina, a melhor amiga dela, Bernardo e Arthur se destacaram ao longo do livro e agregaram bastante à história.



Não poderia deixar de mencionar também que o romance na história é fofo e bem construído. No começo, tive um certo receio de que seria mais um caso de amor à primeira vista, o que normalmente me irrita muito, mas isso não acontece. O interesse de Mariana fica claro desde o começo, mas a aproximação entre eles é natural e o romance foi construído aos poucos.
Com relação à escrita de Iris Figueiredo, achei natural e envolvente. Ela soube retratar problemas reais da adolescência de uma maneira condizente com a realidade, mas sem tornar a história pesada ou excessivamente dramática. Além disso, a trama foi conduzida de uma maneira dinâmica e envolvente, com diálogos divertidos e, ocasionalmente, algumas mensagens trocadas por celular, e-mail ou Facebook.
A edição do livro está linda e com detalhes que ajudam a compor a história. Além da capa que tem tudo a ver com a trama, o livro conta também com as ilustrações das mensagens trocadas entre os personagens, bem como de páginas de revistas. Não encontrei nenhum erro de revisão e, apesar de achar que a fonte do livro poderia ser um pouco maior, não é nada que chegue a atrapalhar a leitura, ainda mais com as páginas amareladas que facilitam bastante.
De modo geral, gostei bastante do livro e indico bastante para quem está na adolescência. A autora trabalhou temas muito apropriados para esse público de uma maneira leve, mas que deixa claro a seriedade deles. No entanto, não é uma leitura que fica limitada ao público alvo. Qualquer um que já passou por essa fase vai se identificar com pelo menos alguma das situações retratadas e se divertir com as confusões em que Mariana se envolve. Gostei deste livro muito mais do que esperava e já li o segundo, cuja resenha deve sair aqui no blog ainda essa semana.

Gostaram da resenha? Quero muito saber a opinião de vocês, então, me contem aí nos comentários se vocês já leram ou querem ler esse livro. 

34 comentários:

  1. Respostas
    1. Oi Iris, eu amei o livro e fico muito feliz que tenha gostado da resenha <3

      Excluir
  2. Olá!

    Não gostei muito da capa, mas o conteúdo do livro em si me conquistou. Irei coloca-lo na lista, espero gostar dele como você gostou ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Nicoli, tudo bem?
      Que bom que se interessou pelo livro. Espero que leia mesmo e que goste tanto quanto eu.
      Beijos!

      Excluir
  3. Oie!
    Eu gosto de histórias jovens, ainda mais aquelas que me envolvem. Dica mais que anotada para conferir futuramente, com certeza será uma leitura que vou gostar muito.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carla, tudo bem?
      Se você gosta de histórias jovens, acho que poderá gostar desse livro também. Se você ler, depois me conta o que achou.
      Beijos!

      Excluir
  4. Nao conhecia a obra nem a autora, a capa não me chamou muito a atenção mas saber que autora tratou sobre temas tão sérios, me deixou curiosa, espero poder tirar minhas conclusoes em breve. Autores nacionais tem me surpreendido cada vez mais e fico imensamente feliz com isso, quanto mais visibilidade, melhor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dayhara, tudo bem?
      Fico feliz que tenha se interessado em ler para tirar suas conclusões e espero que goste tanto quanto eu.
      Beijos!

      Excluir
  5. Oiee!!
    Acho bem legais esses livros que têm sido lançados para o público adolescentes conseguirem abordar tantos temas pertinentes à essa época da vida.
    Acredito que esse tipo de leitura pode ajudar a passar por essa fase, principalmente quando os personagens são bem construídos como você relatou!
    Um beijo

    www.asmeninasqueleemlivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Amanda, tudo bem?
      Concordo com você. A adolescência já é uma época tão complicada da vida, né? É bom ver livros que abordem essas conflitos que estão sempre presentes nessa fase.
      Beijos!

      Excluir
  6. Oi Malu,
    Já conhecia esse livro, mas nunca surgiu a oportunidade de fazer a leitura, principalmente porque não tive vontade. Esse livro parece ser bom, bacana, mas dramático demais, então, sinto que não devo me arriscar.
    Sua resenha está impecável, adorei.
    Beijos,
    http://www.umoceanodehistorias.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruna, tudo bem?
      Que pena que você não se interessou pelo livro. Ele é um pouco dramático sim, mas é bastante divertido. Se um dia mudar de ideia e resolver ler, me conta o que achou.
      Beijos!

      Excluir
  7. Oi Malu, que demais essa postagem menina, parece ser um ótimo livro de infantojuvenil e gostaria muito de me envolver nessa história e saber tantas reviravoltas, apesar de ser dramático não descartaria essa oportunidade.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  8. Olá, Maria Luíza.
    Eu já tinha visto a capa por aí e achado muito fofa.
    Gosto de livros levinhos, mas que também pareça real.
    Esse parece ser assim já que os adolescentes parecem ser adolescentes.
    Fiquei curiosa.

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Eu lembro de que quando era adolescente adorava livros como esse! Hoje, não sei se teria paciência de lê-lo, mas, com certeza, vou recomendar para as minhas alunas, porque ele parece tratar de assuntos muito atuais e que agora estão fazendo parte de nosso cotidiano, precisamos nos adaptar e entender esses novos dilemas! =)
    Parabéns pela resenha!!

    ResponderExcluir
  10. Oii! Amei a sua resenha, está bem completa! Ultimamente tenho lido muitos livros do gênero fantasia, o que vem com uma grande carga de drama, romance e ação. Então acho que esse livro seria uma ótima pedida para me divertir e curar aquela ressaca literária haha. Obrigada pela dica, bjss!

    ResponderExcluir
  11. Que delícia de resenha!
    Eu li esse livro há algum tempo e gostei muito da leitura, achei a trama super fofa e os assuntos abordados pela autora são importantes e ela fala sobre eles de uma maneira que não fica nada forçado. Eu amei também o segundo volume!!

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Não conhecia essa história, mas acho super válido essa construção de leituras dentro do ambiente adolescente e com uma linguagem fácil, sem deixar de ser reflexiva.
    Fiquei com vontade de realizar essa leitura.
    Realmente essa capa é muito fofa!
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  13. Tudo bom? Então, menina, passei por alguns blogs esses dias e fiquei contente em ver tantos livros nacionais sendo resenhados. Cheguei a conclusão de que não leio livros nacionais como deveria, preciso corrigir isso. Amei sua resenha. Já passei da fase adolescente, mas amo livros assim, pois me faz recordar essa época tão mágica da vida. Além disso, gosto que os escritores façam dos adolescentes público alvo, para incutir neles o hábito da leitura. Já que os assuntos abordam o mundinho deles. Oh fase boa... E difícil... Amei a ideia do livro. Amei conhecer um pouco dessa história. Mas e aí??? Que fofoca foi essa que virou a vida da protagonista de cabeça para baixo?? Preciso saber... Na verdade já tenho uma ideia. rs. Amei a dica e seu blog. Muito sucesso pra vc. Beijo.

    ResponderExcluir
  14. Olá, tudo bem?
    Adorei a sinopse e com sua resenha, me encantei.
    Eu mesma, quando comecei com o blog era por problemas pessoais, criei como um meio para desabafar.
    Já anotei a dica e com certeza irei ler.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  15. Ah, nada melhor do que um livro sobre uma blogueira para uma blogueira ler né!
    Eu não to na vibe YA, mas esse parece ser um daqueles que vale a pena dar uma olhada, parabéns!

    ResponderExcluir
  16. Oi,
    tenho visto muitas obras abordando a temática e acho isso super válido, afinal estamos vivendo a era da internet né? Tantos youtubers se tornando super famosos através de seus canais nos mostra que a trama desse livro é bem realista. Eu não sabia da existência desse livro até hoje quando vi umas publicações da autora no twitter, lá ela falava que iria participar da bienal e tals, mas não fiquei interessada nos livros hora, ler sua resenha mudou isso. Definitivamente fiquei com vontade de conhecer esses personagens.

    Abraços!
    Nosso Mundo Literário

    ResponderExcluir
  17. Olá!
    A premissa do livro é bem interessante, parece ser aquele tipo de obra que daria um bom filme. Mas enfim, eu não sou muito chegada nesse estilo, mas tenho certeza que arraiada muitas pessoas! Eu adorei a sua resenha e fico feliz que tenha gostado da obra ❤️
    Um beijo

    ResponderExcluir
  18. Olá, tudo bem? Já li o livro, e apesar de também achar bem drama adolescente, gostei. Não era o público alvo nem na época, por isso tive algumas ressalvas, mas no geral é bom. Suas fotos estão lindas e sua resenha bem sincera. Adorei <3
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Nossa, lendo sua resenha fiquei sensibilizada com a Mariana e como trabalho e gosto de trabalhar com adolescentes procuro ler obras que tratem de temas que de alguma forma interessa aos jovens ou temas que se passam com eles e que muito me ensinam. Não conhecia o livro e quero agradecer, pois para mim foi uma dica muito rica.
    Esse livro deve ser bem interessante, pois pelo que entendi a autora além de tratar de temas reais criou personagens reais, adolescentes reais.

    Bjo
    Tânia Bueno

    ResponderExcluir
  20. Olá! Fiquei super interessada em ler esse livro! Muitos dizem que drama adolescente é coisa boba, mas não é. E fico feliz quando vejo livros debatendo esses assuntos, parabéns pela resenha e dica anotada, beijos!
    Entre Livros e Pergaminhos

    ResponderExcluir
  21. Oiii!

    Eu conheço a autora e gosto muito dela mas não cheguei a ler!
    Achei beeeem legal a forma como ela tratou diversos temas de maneira leve, isso é bom!
    Gosto de livros nessa pegada mais teen para sair da ressaca e sou apaixonada por essa capa.

    Beijinhos,

    ResponderExcluir
  22. Olá!! :)

    Eu confesso que não conhecia etse livro ainda mas considerei o tema um pouco batido, mas ainda bem que gostaste!

    Enfim, acho ótimo que a protagonista seja cativante e os restantes personagens bem construídos!

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  23. Olá!

    Essa é uma ótima sugestão para sair da ressaca, conheci esse livro através da autora, lá na Flipop, espero poder ler logo!

    ResponderExcluir
  24. Olá!
    Eu já tinha ouvido falar dessa obra antes, mas nunca me chamou a atenção pois acredito não ser um livro direcionado para a minha faixa etária. Mas adorei saber que a autora trata de temas importantes ainda de maneira fácil e profunda, o que é muito importantes para livros desse gênero. Adorei poder conferir a sua resenha!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  25. Olá! Recentemente ouvi falar do livro, parece ser bem interessante e mostra que podemos tratar de assuntos importantes e sérios com algo mais leve do que o desespero.
    Mesmo não sendo mais uma época desse tipo de leitura arriscaria ler, ainda mais tu comentando que os personagens não são infantis como quase todos os livros fazem deles crianças chatas e birrentas.
    http://k-secretmagic.blogspot.com.br/
    Xoxo

    ResponderExcluir
  26. Oi,tudo bem?
    Ah, eu também tenho dessas de imaginar que o problema do adolescente é simplesmente frescura... na maioria da svezes é mesmo, rs. Mas esse livro parece ser delicioso de se ler pois eu adoro o gênero!

    ResponderExcluir
  27. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  28. Olá! Olha só, youtubers invadindo a ficção tbm! Legal que os adolescentes tenham essas opções de livros, que possam se identificar e se ver ali. Com certeza contribuirá para a afirmação de vários futuros leitores. O fato dos problemas da protagonista serem sérios (e não só drama adolescente) tbm é muito bom, já que pode ser justamente o que o leitor está passando.
    Parabéns pelo blog e por sempre estar indicando nacionais pra gente.
    Bj.

    ResponderExcluir

Apaixonada por literatura desde pequena, nunca consegui ficar muito tempo sem um livro na mão. Assim, o Dicas de Malu é o espaço onde compartilho um pouco desse meu amor pelo mundo literário.




Facebook

Ofertas na Amazon

Instagram

Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Mais lidos

Twitter

Newsletter

Arquivos

Editoras parceiras