[Dica da Malu] Os quatro cavaleiros (Riders #1)

Sinopse: “O que você faria se descobrisse que se tornou um dos Cavaleiros do Apocalipse? Da mesma autora da Trilogia Never Sky. Nada além da morte pode impedir Gideon Blake de conquistar seu objetivo de se tornar um soldado americano. Bem, o problema é que ele morreu. Por algum tempo. Enquanto se recupera do acidente que deveria ter sido fatal, Gideon nota que seus ferimentos estão cicatrizando muito rapidamente. É um milagre. Se você considerar um milagre o fato de se tornar um dos quatro cavaleiros do Apocalipse. Gideon é Guerra. E ele precisa se unir aos outros cavaleiros, Fome, Morte e Peste, para, juntos, proteger uma chave que a Ordem quer ter em mãos para abrir as portas de um reino infernal na Terra, ameaçando escravizar todos os humanos.”Autora: Veronica Rossi / Editora: Galera Record / Páginas: 350 / Comprar: Amazon – Exemplar recebido em parceria com a editora.

Quando li a sinopse de “Os quatro cavaleiros”, da autora Veronica Rossi, fiquei imediatamente interessada. Apesar de nunca ter lido nada da autora, achei a premissa muito boa e diferente de tudo que já li. Afinal, não é todo dia que encontramos um livro em que o protagonista morre, mas acorda vivo e descobre que se tornou um dos Quatro Cavaleiros do Apocalipse.
Após sofrer um acidente fatal, Gideon Blacke acorda no hispital, vivo e, surpreendentemente, bem. Sua recuperação é extremamente rápida e ele não apresenta nenhuma das sequelas que os médicos esperariam. De fato, as únicas mudanças no corpo de Gideon são a capacidade de recuperação muito acelerada e um bracelete que surgiu no seu braço direito e ele não faz ideia de como remover.

O livro começa já mais adiantado na história, quando Gideon e os outros três cavaleiros falharam em sua missão e ele se encontra amarrado e sendo interrogado. Desesperado para se libertar e descobrir onde estão seus amigos, ele começa a relatar tudo o que aconteceu desde seu acidente, como descobriu ser um dos Cavaleiros do Apocalipse, mais precisamente Guerra, quando encontrou os outros três (Fome, Peste e Morte) e qual era a missão deles.
Assim, presente e passado vão se intercalando de modo que o leitor vai descobrindo, aos poucos, o que aconteceu e como Gideon foi parar naquele lugar.  E esse talvez seja o maior mérito do livro: conseguir manter o mistério sobre a missão em que Guerra, Fome, Peste e Morte falharam. Isso acaba instigando a curiosidade do leitor e tornando a leitura mais fluida.
No entanto, Os quatro cavaleiros também tem alguns problemas. O maior deles, para mim, é o protagonista. No começo, eu estava adorando o Gideon e seu jeito descontraído e um pouco irônico de narrar os acontecimentos. No entanto, ele começa a ter um comportamento irritante com seus amigos e age como um idiota, despejando sua raiva e suas frustrações nos seus amigos em cima dele. Apesar de isso fazer sentido, afinal ele é um adolescente e descobriu que é a Guerra, acabou me irritando bastante.

“Acho que é isso que define o conceito de boa pessoa. Não os erros, mas a capacidade de reconhece-los. De sentir remorso. De querer corrigi-los e ser alguém melhor.”

Outro aspecto que não gostei é o romance que surge entre Gideon e Daryn, uma jovem que tem a responsabilidade de unir os quatro cavaleiros e guiá-los em sua missão. Apesar de Daryn ser uma personagem incrível e o romance não tirar o foco do livro, ele acabou me incomodando por não ter sido convincente. Além disso, Gideon começa a ficar mais irritante quando se apaixona por ela. Ele se torna tão obsessivo com relação a Daryn que chega a ser inconveniente, ainda mais considerando a importância da missão em que estavam envolvidos.
Felizmente, Daryn é bem mais responsável que Gideon. Apesar de também gostar dele (não me perguntem o porquê), ela sabe o que precisam fazer e não deixa que o romance tire o foco da missão. Assim, o centro da história permanece sendo o que os quatro cavaleiros precisam fazer, o que eu considero uma decisão muito acertada da autora.
Com relação aos personagens secundários, eu amei os outros três cavaleiros. Sebastian, que é a Fome, foi o meu favorito no livro. Ele é carismático, engraçado e muito leal, além de ser, junto com Daryn, o ponto de equilíbrio do grupo. Já o Marcus, que é a Morte, é um personagem misterioso, mas que acabou sendo bem construído e conquistando minha simpatia e admiração. O Jode, também conhecido como Peste, é o que foi menos explorado dos quatro, mas, ainda assim, é um personagem cativante.
Além disso, achei muito legal o modo como eles evoluíram gradualmente de um grupo de pessoas que não se conheciam e tinham vários desentendimentos até formarem um laço real de amizade. Adorei ver o quanto cada um deles, até o Gideon, amadureceu ao longo do livro e como eles conseguiram se tornar verdadeiramente amigos.

“Eu ainda tinha aquela sensação de estar em gravidade zero, como se todas as âncoras da minha vida tivessem sido arrancadas. Era mais como se o espaço houvesse se aberto. Percebi que antes eu sequer tivera a capacidade de compreender tudo isso. E, naquela noite, com toda aquela estrada, tudo o que senti, vi e senti de novo foi um potencial infinito.”

A trama teve seus altos e baixos, muito por causa da personalidade irritante de Gideon. No entanto, a escrita da autora é muito leve e envolvente, e ela soube conduzir a história de um modo que eu me mantive curiosa e envolvida na leitura. Além disso, o desfecho é muito bom e traz um ótimo gancho para o próximo livro.
Com relação à edição, eu adorei a capa. Achei bonita e totalmente condizente com o livro. Além disso, as páginas são amareladas e achei a fonte com um bom tamanho para leitura.
Deste modo, apesar de não ter sido tudo que eu esperava, Os quatro cavaleiros ainda foi uma ótima leitura. É um livro que conta com uma premissa muito original, personagens interessantes e muita ação e mistério. Sem dúvida, foi um ótimo começo para a série e me deixou muito curiosa para ler a continuação.
Para quem ficou interessado em ler, Os quatro cavaleiros está disponível para compra em versão física e em e-book no site da Amazon e, comprando por este link, vocês ajudam muito o Dicas de Malu.

28 comentários:

  1. ola td bem? não sou muito chegada em livros desse genero mas confesso que achei bem interessante a história do personagem morrer e acordar vivo depois. achei a ediçao bem linda

    ResponderExcluir
  2. Oi tudo bem?
    Não sou muito fã desse gênero mas a sua resenha me deixou bem curiosa para fazer essa leitura afinal como você disse não se é todos os dias que se morre e acorda depois haha. É uma pena que o romance não tenha sido convincente ( a louca dos romances falando haha)

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Eita... já quero ler, realmente não é sempre que vejo protagonista morrendo logo de cara.
    Uma série que já de cara é leve e ao mesmo tempo envolvente, tem tudo para ser um sucesso. Adorei a dica.
    Beijos.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/2017/09/voce-quer-um-balao.html

    ResponderExcluir
  4. Oi! eu adoro essa autora, não sabia desse livro e sua resenha super me chamou a atenção para ler. Vou anotar a dica! bjs

    ResponderExcluir
  5. Oi Malu,
    Tudo? Te encontrei pelo face e vim visitar seu blog gostei bastante daqui e já estou te seguindo caso queira retribuir o favor. Curti muito mesmo sua resenha principalmente porque eu não tinha ouvido falar desse livro e ele me chamou bastante atenção. Fiquei imaginando porque cada um virou cada cavalheiro, por exemplo porque ele é o Guerra e não a Fome, isso explica no livro? Além disso, fiquei interessada em saber que tem uma continuação será que vai ser cada um com um protagonista diferente? É uma pena quando eles tentam colocar romance nesse tipo de livro, não que eu não goste, sou apaixonada por livros de romance, mas acredito que tem histórias que não precisam disso, ponto para a autora de ela não ter perdido o foco como você comentou. Uma pena o protagonista ser meio irritante as vezes. Apesar de tudo gostei da dica e com certeza vou anotá-la.
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com.br/2017/09/cinekriativa-it-coisa.html

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Nunca li nada da autora e apesar das suas ressalvas preciso ler para opinar com propriedade.
    Parabéns pela resenha!
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Oi Malu tudo bem?
    Esse é um tipo de livro que realmente não tenho nenhum interesse em realizar a leitura, ultimamente não ando tão chegada em livros desse gênero. Mas, adorei ler a sua resenha e saber a sua opinião.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  8. Olá,

    Não conhecia o livro, mas achei a premissa fantástica.É muito bom saber que os personagens amadurecem ao longo da trama e isso com certeza me deixou bem encorajada a realizar essa leitura. Ótima resenha!

    Abraços,
    Cá Entre Nós

    ResponderExcluir
  9. Que bom que apesar dos percalços, o livro valeu a pena, ainda mais pela mistura de ação e aventura. Boa dica esta.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  10. Oi!!
    Uau, eu não conhecia esse livro, mas pelo que você escreveu sobre ele parece ser bem interessante.
    Fiquei curiosa para saber o que acontecerá com o personagem, confesso que livros com essa dinamica de presente e passado muitas vezes me assustam, mas esse chamou muito a minha atenção.
    Beijão!

    ResponderExcluir
  11. Hey Malu, tudo bem?
    Estou louca de curiosidade para ler esse livro, primeiro porque esse gênero é um dos meus queridinhos e segundo porque Giedon parece ser um personagem incrível. Essa jogada de o livro começar adiantado em relação à história é muito interessante.
    Mesmo sendo um livro com altos e baixos é uma dica que, sem dúvidas, vale a pena.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  12. Oiee ^^
    EU TAMBÉM NÃO GOSTEI DO ROMANCE, BATE AI \0/
    Eu tô fissurada esperando a continuação desse livro. Sabe que eu até sonhei com os personagens? De verdade! Sebastian também foi o meu favorito, e eu também tinha adorado o Gideon no começo. Mas depois ele só ficava pensando na Daryn e descontando tudo nos outros (teve dedo de demônio nisso, mas ainda assim). Torcendo para que o próximo livro seja melhor ♥
    MilkMilks ♥
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Malu, nunca tinha ouvido falar do livro e fiquei totalmente encantada pela premissa.
    Muito bacana o protagonista não ser um cara normal, mas sim um cavaleiro do apocalipse.
    Já quero fazer essa leitura, pois acho que vou gostar muito.

    ResponderExcluir
  14. Então... Tudo que tem a ver com o Apocalipse muito me interessa, pois sou bem curiosa com o assunto.
    Quando vi esse livro blogosfera a dentro, fiquei logo ansiosa em ler.
    Entretanto, depois de sua resenha, já brochei um pouco. Eu to esperando demais e já vi que não vai ser tudo isso e sim apenas mais uma leitura agradável.
    Então, vou anotar a dica para uma futura leitura.
    Obrigado pela resenha sincera. Adorei!

    Beijinhos!

    #Ana Souza
    https://literakaos.wordpress.com

    ResponderExcluir
  15. Oie!

    Li a resenha dessa obra em um blog e gostei muito da proposta da obra! Adoro fantasia e ainda mais evolvendo os quatro cavaleiros, é com certeza uma obra indicada para mim, espero em breve conseguir realizar a leitura dele!

    Bjss, Vem participar do nosso Sorteio! Não perca a oportunidade de ser um dos 3 ganhadores! http://resenhasteen.blogspot.com.br/2017/08/sorteio-do-desapego-3-ganhadores.html

    ResponderExcluir
  16. Nunca li nada da autora, ainda que ela seja master popular entre os leitores. A premissa deste livro me deixou curiosa em função desta pegada de apocalipse. Quero ler.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Não pedi o livro porque não acho que eu iria aproveitar a leitura, não no momento pelo menos. Mas a capa é brm atrativa.
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
  18. Oii, tudo bem?
    Eu ainda não conhecia esse livro, mas confesso que a premissa me chamou muito a atenção, em contrapartida, eu tenho medo de não gosta do protagonista, essas ações que você descreveu não costumam a me cativar. Mas de qualquer maneira eu vou colocar o livro na minha listinha de desejados.

    ResponderExcluir
  19. Oie
    que capa mais bonita e o enredo está bem rico e instigante porém não sei se é o que procuro para o momento, ainda assim, bela resenha e dica

    beijos
    http://www.prismaliterario.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Olá!

    Essa será minha próxima leitura, gostei muito da sua resenha até para não ir com muita cede ao pote o que pode fazer minha experiencia mais produtiva. Acho a premisse muito interessante e estou morta de curiosidade para saber o que é essa bendita missão.

    Beijos

    ResponderExcluir
  21. Olá, eu não conhecia esse livro e ainda não tive a chance de ler nada da autora, pela sua resenha o enredo parece ser bem diferente e mesmo com os pontos que te incomodaram eu fiquei bem curiosa para lê-lo.

    ResponderExcluir
  22. Olá,

    Não conhecia o livro, amei a capa e a sinopse, um tema muito diferente e original. Vou procurar para ler. Amei ainda mais os personagens, você falou deles muito bem, acho que irei me apaixonar por mais um Sebastian (risos).

    Parabéns pelo post!

    ResponderExcluir
  23. Olá,
    Desde que soube do lançamento que fiquei interessada em fazer a leitura da obra! Também não tive nenhum contato com a escrita da Veronica mas tenho muita curiosidade por ouvir sempre muitos elogios.
    Adorei conhecer um pouco mais sobre a premissa e fiquei um tanto chateada pelo protagonista Gideon começar a agir feito idiota com os outros. Acho que isso me irritaria também.

    LEITURA DESCONTROLADA

    ResponderExcluir
  24. Vi esse livro muitas vezes na livraria, e acabei me interessando pela sinopse e até coloquei na lista de desejos, mas depois de ler sua resenha não sei se essa coisa do romance iria me agradar muito.
    Acho que vou reconsiderar a leitura.
    Beijos

    ResponderExcluir
  25. Olá...
    Que pena que a obra tenha sido um pouco decepcionante pra você... É tão ruim quando isso acontece :(
    Não solicitei esse livro, pois, desde a primeira vez "não fui muito com a cara dele", mas, ao ler sua resenha vejo que tive uma sábia decisão, porque iria me incomodar nos mesmos aspectos que você.
    Bjo

    ResponderExcluir
  26. Oie, tudo bom?
    A capa desse livro é muito boa, e a narrativa parece ser muito boa! Espero poder ler em breve, pois adoro essa temática e fiquei mega curiosa!

    ResponderExcluir
  27. Olá. Também nunca li nada da autora e o livro chamou minha atenção, a capa está linda. Pena que o personagem tenha te irritado um pouco. Espero não ter essa mesma impressão que você e que eu goste da leitura.

    ResponderExcluir
  28. Oi!
    Eu li esse livro recentemente e gostei muito, estou louca para ler outros dessa autora :)

    Bjs!

    ResponderExcluir

Apaixonada por literatura desde pequena, nunca consegui ficar muito tempo sem um livro na mão. Assim, o Dicas de Malu é o espaço onde compartilho um pouco desse meu amor pelo mundo literário.




Facebook

Ofertas na Amazon

Instagram

Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Mais lidos

Twitter

Newsletter

Arquivos

Editoras parceiras