Dia das Crianças - Personagens crianças marcantes

Hoje é Dia das Crianças e, mesmo que muitos de nós já tenhamos passado dessa fase da vida, não podia deixar essa data passar em branco aqui no blog. Pensando nisso, preparei um post especial falando sobre personagens crianças que todo mundo deveria conhecer. São personagens muito especiais, que cativam o leitor seja pelo carisma ou por seu modo simples e puro de ver a vida, e que fazem com que nosso lado criança se identifique com eles facilmente.
Na literatura, podemos encontrar vários exemplos de crianças que se destacaram em seus livros e obviamente não dava para colocar todos nesse post. Por esse motivo, escolhi seis que foram muito marcantes para mim, cada um à sua maneira, tanto quando eu era criança quanto depois de adulta. Então, sem mais enrolação, vamos às minhas escolhas:

Harry Potter
Eu sei que na cabeça de muitas pessoas ficou a imagem do Harry adolescente, principalmente por causa dos filmes, mas é impossível não lembrar dele criança ainda nos primeiros livros. Em A Pedra Filosofal, Harry é apenas um menino de 11 anos, que sofre com os maus tratos dos tios e do primo, mas que vê sua vida se transformar quando descobre que é um bruxo. Como esquecer o fascínio e a inocência do menino descobrindo aquele universo mágico? E como não se identificar com ele? Afinal, tenho certeza que muitos de vocês sentiram o mesmo ao ler essa história pela primeira vez.

Early, do livro Em algum lugar nas estrelas
Esse livro conta como protagonistas dois garotinhos de 13 anos, Jack e Early, ambos muito cativantes. Mas o Early é, provavelmente, um dos melhores personagens que já li na minha vida. A maneira sensível e pura que ele tem de enxergar a vida faz o leitor refletir sobre como nós, adultos, muitas vezes complicamos muito coisas que deveriam ser simples. Além disso, é um personagem surpreendentemente complexo, considerando sua pouca idade, que demonstra uma força e uma determinação impressionantes, mas também é frágil e desperta no leitor a vontade de colocá-lo no colo e não deixar que nada ruim aconteça a ele.

Sara, de A Princesinha
Eu só li esse livro quando já era adulta, mas o filme de 1994 ao qual ele deu origem marcou a minha infância. Afinal, quem foi criança na década de 1990 e nunca assistiu a princesinha na Sessão da Tarde? E o destaque, tanto no livro quanto no filme, é a protagonista: Sara Crewe. Ela é uma menina gentil e generosa, mas também é forte e com uma grande capacidade de sonhar. É impressionante ver como, mesmo passando pelas maiores adversidades, Sara não deixa de acreditar nos seus sonhos e tentar enfrentar seus problemas com criatividade, dignidade e esperança.

Liesel, de A menina que roubava livros
Esse é um dos meus livros favoritos da vida e, claro, que um dos motivos para isso é sua protagonista, a Liesel. Apesar de tão novinha, apenas 11 anos no começo do livro, ela é uma personagem tão forte e inteligente, que é impossível não ser cativado pela sua personalidade e pela força com que ela passa por situações difíceis como a perda do irmão, o afastamento da mãe e a necessidade de se adaptar a uma nova família. Além disso, como não querer abraça-la ao entender os horrores da guerra e da Alemanha nazista através da perspectiva sensível da menina? Trata-se de uma criança, mas muitos adultos poderiam aprender com as suas reflexões.

Kitty, de Para todos os garotos que já amei.
Nesse caso, a criança não é a personagem central da história, mas ela definitivamente rouba a cena. Kitty é a irmã caçula de Lara Jean, a protagonista da trilogia Para todos os garotos que já amei, mas rapidamente se tornou a minha personagem favorita. Ela tem um jeito para lá de sincero e, ao contrário da irmã que é bem dramática, encara a vida com uma praticidade que só as crianças conseguem. É uma personagem muito perspicaz, que apronta bastante na história e acaba conquistando o leitor com sua espontaneidade e seu jeito franco de dizer as coisas. 

Nemecsek, de Os meninos da rua Paulo
Esse é um livro que vocês raramente vão me ver falando sobre ele aqui no blog, porque eu chorei tanto quando li que nunca mais tive coragem de ler de novo (não que ele não seja bom, porque é um dos livros mais bonitos que já li na vida). No entanto, não podia deixar o Nemecsek de fora desse post, porque ele é um personagens extremamente carismático e apaixonante. Todos os meninos dessa história são especiais e cada um conquista o coração do leitor à sua maneira, mas você precisa ter uma pedra no lugar do coração para não se encantar com o Nemecsek. Ele é um personagem meigo, inocente e, principalmente, muito integro, e é impossível não ser sensibilizado pelo carisma e pelo caráter desse menininho.

Não preciso nem dizer que todos os livros nos quais esses personagens citados aparecem são mais do que recomendado. Todos eles foram leituras que me marcaram de alguma forma e garantiram um lugar especial no meu coração. Espero que vocês também possam se encantar e aprender com as crianças desses livros.
Desejo um feliz Dia das Crianças para todos vocês, afinal, mesmo depois de adultos, sempre mantemos um lado criança, não é mesmo? E quero saber quais personagens infantis vocês acham que todo mundo deve conhecer, me contem aí nos comentários.
E, se vocês quiserem presentear alguém com esses livros ou comprar para vocês mesmos, vou deixar o link de compra de todos eles aqui embaixo:

Harry Potter: Aqui
Em algum lugar nas estrelas: Aqui
A princesinha: Aqui
A little princess (inglês): Aqui
A menina que roubava livros: Aqui
Para todos os garotos que já amei (box): Aqui
Para todos os garotos que já amei (livro): Aqui
P.S: Ainda amo você: Aqui
Agora e para sempre, Lara Jean: Aqui

Os meninos da rua Paulo: Aqui

21 comentários:

  1. Liesel com toda certeza foi uma leitura maravilhosa e HP foi a minha infância definitivamente, ótimo post e fiquei fascinada!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem?

    Nossa, nem lembrava mais dos Meninos da Rua Paulo! Li esse livro há uns 20 anos, e realmente é uma história muito marcante! O pequeno Nemecsek é muito cativante, não tem como não "adotar" ele!

    Abraço!
    Marcelo Brinker
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oii, tudo bem?
    Você citou personagens infantis que amo: Harry Potter, Liesel, Early... esses personagens me marcaram bastante, ou por ter crescido junto com eles ou pela determinação que está expressa neles para alcançar os objetivos que possuem. Sou louca para ler Os Meninos da Rua Paulo e espero me emocionar tanto quanto você se emocionou!
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Adorei o post.
    O único que li foi A menina que roubava livros, que é um dos meus favoritos da vida.Quero muito ler Em algum lugar nas estrelas e, claro, Harry Potter.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Oi.
    Eu praticamente cresci com o Harry.
    Li o primeiro livro da série quando tinha 11 anos, o segundo quando tinha 12 e assim respectivamente...
    Nem preciso dizer que sou apaixonada pela série e pelo personagem.
    Adorei sua lista, alguns eu ainda não li, mas pretendo.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Em termos de livros, acho que internacionalmente nada bate o bruxinho Harry Potter. Aqui no Brasil já destacaria o Menino Maluquinho, a turma da MÔnica e as crianças do Sítio do Pica Pau Amarelo.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  7. Oie
    nossa, belo post com belos destaques. Preciso ler Em algum lugar das estrelas e Para todos os garotos que ja amei, amei você ter citado e eu poder saber mais sobre os personagens, quero para ontem

    beijos
    http://www.prismaliterario.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oiiie

    Adorei o post. Cheguei a fazer um semelhante a esse no meu blog. Nem lembrei de Harry Potter e A menina que roubava livros. Ambos os livros me marcaram bastante. :)

    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Dai eu só conheço a Liesel e o povo de HP, mas adorei o post! Já até anotei as dicas e espero poder ler logo!

    ResponderExcluir
  10. Eu gosto muito do Early, acho essa história uma graça. E sim, o Harry a gente conheceu saindo da infância, né?
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  11. Oieee
    A princesinha, me lembro muito do filme, não li o livro. A Liese é minha queridinha, comecei a ler HP mas a leitura não fluiu muito e Em algum lugar nas estrelas está na pilha para ser lido em breve, Beijooos

    ResponderExcluir
  12. Malu, que publicação mais linda é essa??? <3 <3 <3
    Apesar de já ter passado o Dia das crianças, amei ler a sua postagem e fiz uma viagem no tempo... preciso dizer o quanto sou apaixonada por "Sara, a princesinha". Nunca li o livro, mas consegui me lembrar perfeitamente do meu encantamento ao ver o filme pela primeira vez. :) Amooo!
    Parabéns pelo post e que tenhamos sempre muitos personagens infantis para inspirar e encantar a gente!

    BJs

    ResponderExcluir
  13. Oi Malu,
    Adorei o post. Ia sugerir Extraordinário que foi o último livro com criança que li.
    Dos que você citou, só li A Menina que Roubava Livros. Sim, eu não li Harry Potter... Kkkk. Amo os filmes e tenho que tomar vergonha na cara para ler logo os livros.
    Beijos,
    André | Garotos Perdidos

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    Da sua incrível lista, que concordo muito, preciso ainda conhecer Early, do livro Em algum lugar nas estrelas... sinto que vou amar esse livro.
    Adorei a postagem
    Nizete
    Cia do Leitor

    ResponderExcluir
  15. Oi, tudo bom?

    Parabéns pela postagem temática! Confesso que da sua lista, só li mesmo Harry Potter. Mas tenho interesse em ler os outros. Parabéns pela postagem!

    Beijos, Rob
    www.estantedarob.com.br

    ResponderExcluir
  16. Oii
    Muito legal esse post, criança sempre encanta, e Todas as crianças em Harry Potter são sensacionais!
    Quero muito ler Em algum lugar nas estrelas, A princesinha, Para todos os garotos que já amei e Os meninos da rua Paulo.

    Bjus

    ResponderExcluir
  17. Oi!
    Adorei seu post, dos personagens que citou o que me marcou mais foi Harry Potter, até hoje sou completamente viciada, rs

    Bjs!

    ResponderExcluir
  18. Não conhecia todos os personagens citados mas alguns.
    Muito legal seu post e acabei pegando algumas dicas de leitura.
    Não tenho nenhuma criança em especial que tenha me marcado.
    Parabéns novamente pelo post.


    Beijinhos!

    #Ana Souza
    https://literakaos.wordpress.com

    ResponderExcluir
  19. Harry Potter faz parte da minha infância, adolescência e agora vida adulta kkk, a história dele me marca e me faz parte do que sou <3

    ResponderExcluir
  20. Oie
    quero total ler Em algum lugar nas estrelas e Para todos os garotos que já amei. Amo A menina que roubava livros e adorei a dica no geral, bela dica lista

    beijos
    http://www.prismaliterario.com.br/

    ResponderExcluir
  21. querida, que postagem graciosa, temos sempre uma criança viva em nós, que às vezes, desperta para nos lembrar que o mundo pode ser bom. Os livros, dos que li, trazem também essa ideia, mesmo em A Menina que roubava livros, consegui sentir isso.

    ResponderExcluir

Apaixonada por literatura desde pequena, nunca consegui ficar muito tempo sem um livro na mão. Assim, o Dicas de Malu é o espaço onde compartilho um pouco desse meu amor pelo mundo literário.




Facebook

Ofertas na Amazon

Instagram

Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Mais lidos

Twitter

Newsletter

Arquivos

Editoras parceiras