[Dica da Malu] Contos da Academia de Caçadores de Sombras

Sinopse: “Numa história contada em 10 contos que revisitam o passado dos Caçadores e aponta para uma nova direção, Cassandra Clare, Sarah Rees Brennan, Maureen Johnson e Robin Wasserman presenteiam os fãs da série com uma jornada de tirar o fôlego, cheia dos personagens que todos já amam. Simon não se lembra do seu passado, das aventuras que viveu ao lado dos amigos... Nem sequer sabe quem é, de fato. Então, quando a Academia de Caçadores de Sombras reabre, o rapaz mergulha nesse novo mundo, determinado a se reencontrar. Mesmo sem ter certeza de que quer voltar a ser aquele velho Simon de antes.  Mas o local é muito hostil e Simon acaba enxergando muitos problemas em sua nova escola. Como o fato de os alunos mundanos serem obrigados a viver no porão, ou sofrerem com as piadas e os preconceitos dos Nephilim. Numa jornada para se redescobrir, para voltar a se reconhecer entre os antigos amigos, como Clary Fairchild e sua amada Isabelle Lightwood (mesmo que ele não se lembre desse amor), Simon vai descobrir que pode ser mais do que antes. Que seu destino como Caçador de Sombras vai muito além de sua missão de voltar a ser quem era.” Autoras: Cassandra Clare, Sarah Rees Brennnan, Maureen Johnson, Robin Wasserman / Editora: Galera Record / Páginas: 504 / Skoob / Comprar: Amazon
Exemplar recebido em parceria com a editora

Atenção! Essa resenha não contém nenhum spoiler do livro, mas não recomendo sua leitura para quem não terminou de ler a série Os Instrumentos Mortais, pois narra acontecimentos posteriores ao final de Cidade do Fogo Celestial.

Eu já falei aqui no blog diversas vezes sobre o quanto eu gosto da escrita da Cassandra Clare e que a série Os Instrumentos Mortais está entre as minhas favoritas. Então, qualquer coisa que a Cassandra escrever dentro desse universo dos caçadores de sombras, sempre vai despertar minha curiosidade. E não foi diferente com Contos da Academia de Caçadores de Sombras, publicado esse ano, no Brasil, pela Galera Record.


Nesse livro, são reunidos 10 contos escritos por Cassandra Clare em parceria com Sarah Rees Brennan, Maureen Johnson e Robin Wasserman. Esses contos falam um pouco sobre as aventuras de Simon Lewis durante o período que ele passou na Academia de Caçadores de Sombras, mas também faz revelações sobre o universo dos Caçadores de Sombras, resgatando personagens de Os Instrumentos Mortais e da trilogia As Peças Infernais.
No primeiro conto, vemos Simon se despedindo de seus amigos e partindo para a Academia de Caçadores de Sombras, em Idris. Ele continua sem se lembrar de quase nada da sua vida e é doloroso para ele conviver com a expectativa de pessoas que o amavam e queriam muito que ele recuperasse suas memórias, especialmente Clary e Isabelle. 

Lembro que eu era uma pessoa, assim como sou agora. Virar um Caçador de Sombras não vai mudar isso, se um dia eu me tornar um Caçador de Sombras. Esqueci muitas coisas. Não vou me esquecer disso.”

Assim, ao longo dos contos, o leitor acompanha o conflito de Simon entre quem ele era e a pessoa que ele foi antes de suas lembranças serem alteradas. Além disso, ele tem um medo enorme de não ser aquele herói que as pessoas esperam e não se mostrar apto a ser um Caçador de Sombras. Mais do que tudo, Simon teme não ser quem Clary e Isabelle esperam.
Não vou falar sobre cada um dos contos especificamente, porque eles são interligados e seguem uma ordem cronológica, então, eu poderia revelar algum spoiler sem querer. Vou focar essa resenha, então, no que achei da leitura e do desenvolvimento dos personagens.


Como não poderia deixar de ser, vários personagens que já amava desde Os Instrumentos Mortais retornam: Clary, Jace, Isabelle, Alec, Magnus, Jem e, até mesmo, os Blackthorns. Isso para mim foi um dos pontos positivos do livro, pois me permitiu ver como eles seguiram a vida depois dos acontecimentos de Cidade do Fogo Celestial. Claro que eu já tinha uma noção depois de ler Dama da meia-noite (primeiro volume da trilogia Os Artifícios das Trevas), mas há uma diferença de cinco anos entre as duas séries e Contos da Academia de Caçadores de Sombras ajudou a preencher essa lacuna.
No entanto, o livro traz muitos personagens novos. Quando parte para a Academia, Simon acaba conhecendo várias pessoas novas; alguns, mundanos recrutados pela Academia e que pretendem Ascender, ou seja, se tornarem Caçadores de Sombras, ou nephilins que foram para lá receber treinamento.
Entre esses novos personagens, se destacaram George, Julie, Beatriz e o arrogante Jon. Confesso que, no começo, tive uma certa dificuldade para me acostumar com tantos nomes que ainda não conhecia. No entanto, ao longo do livro, fui conquistada por eles assim como o próprio Simon e, no final, fiquei surpresa ao ver o quanto tinha me apegado.

Com relação à escrita, alguns contos foram melhores do que outros. Como Cassandra Clare não escreveu esse livro sozinha, em alguns momentos tiveram diálogos que não pareciam coisas que os personagens dela diriam. Além disso, em alguns contos a leitura foi bastante arrastada e os acontecimentos maçantes, não parecendo algo escrito por ela.
No entanto, nem todos foram assim, e eu gostei de ler a maioria. O livro trouxe muitas informações interessantes sobre os Caçadores de Sombras do passado, como Jem Carstairs e Tessa Gray, além de falar mais sobre o período em que Valentim estava iniciando o Círculo. Além disso, foi muito legal acompanhar a jornada pessoal do Simon, apesar de algumas atitudes dele me incomodarem bastante.
Aliás, não posso deixar de mencionar o quanto o Simon evolui ao longo dos contos. Ele começa confuso e sem saber quem realmente é: o Simon que ele lembrava ou aquele herói que todos diziam que ele era. No entanto, é interessante ver como, em sua jornada para se tornar um Caçador de Sombras, ele amadurece e aprende a tomar decisões difíceis. O caminho que ele segue não é fácil, e ele fraqueja em vários momentos, mas sempre percebemos que aquele menino nerd que se tornou um herói em Os Instrumentos Mortais estava lá.

- É o que significa estar vivo, Simon. Todas as decisões que você toma, fazem de você o que você é. Nunca deixem que os outros escolham quem você vai ser.

De modo geral, mesmo tendo me irritado com alguns contos, gostei bastante da leitura. Acredito que, se fosse um livro totalmente escrito pela Cassandra Clare, alguns problemas teriam sido evitados. No entanto, isso não muda o fato de que foi delicioso matar a saudade daqueles personagens que eu aprendi a amar e conhecer mais sobre o universo dos Caçadores de Sombras. Só faço uma ressalva de que essa é uma leitura que eu recomendo para quem já leu duas outras séries da Cassandra Clare, Os Instrumentos Mortais e As Peças Infernais (especialmente a primeira). Afinal, trata-se de um spin-off, com acontecimentos e curiosidades que só farão sentido para quem já conhece o universo criado pela autora.

Agora, quero saber de vocês se já leram ou pretendem ler Contos da Academia de Caçadores de Sombras. Quem já leu, me conta aí nos comentários o que achou e qual seu conto favorito do livro.

27 comentários:

  1. Oie, que resenha completa, para um livro de contos você foi super além hehehehe
    Veja só, eu não gosto da escrita da autora, até tentei ler o primeiro livro da série e não rolou. Acredito que "Contos da Academia" é uma leitura para fãs mesmo dos personagens, o que é um presentão!
    Vou indicar para uma amiga que curte a leitura.

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  2. Olha, tem bastante tempo que li a série Os Instrumentos Mortais, mas lembro-me de ter gostado muito da história! Fiquei curiosa para saber sobre essa nova história do Simon, só que não me lembro mais porque ele perdeu a memória!! =O
    Acho que antes desse, terei de reler a série kkkkk

    ResponderExcluir
  3. Estava conversando sobre esta série no final de semana, e confesso que meu interesse por ela diminuiu um pouco diante de tanto livro e "arcos". Acho que este livro de contos deve agradar aos fãs da série.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  4. Nossa eu amava a série esse livro também deve ser ótimo.. Adorei seu conteúdo e estou seguindo para acompanhar as novidades ♥️ SUCESSO

    NOSSO BLOG |
    SERVIÇOS PARA BLOG |
    PROMOÇÃO IMPERDÍVEL|

    layoυт reѕponѕιvo | мídιa ĸιт edιтável | vιnнeтa | capaѕ | logoмarca

    ResponderExcluir
  5. Oiii linda tudo bem?
    Definitivamente essa não é uma série que me agrada muito, mas gostei muito de saber a sua opinião e sei que parece ser uma boa pedida para quem curte.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Oi, tudo bem?
    Já comecei a ler o primeiro livro dos Instrumentos Mortais, mas não terminei. Tenho bastante interesse em conhecer mais desse universo criado pela Cassandra. Legal a ideia desse livro, revisitar o passado através de contos e apresentar coisas novas também. Adorei a dica.
    Até mais o/

    ResponderExcluir
  7. Oi,
    Então só li o primeiro livro da primeira série da Cassandra depois assiste ao filme me desiludi e parei, rs, eles realmente ferraram a história. Porém, agora com sua resenha lembrei um pouco da leitura e pretendo sim continuar a série tenho os outros dois volumes aqui em casa mas essa série é muito grande rs. Então para eu chegar nesse livro que você resenhou acho que vai demorar um pouco, mesmo ele sendo um spin off.
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    https://leiturakriativa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Olá!! :)

    Eu confesso que não conhecia este livro ainda. No entanto, já li até ao quarto livro da coleção! :)

    Eu acho que não vou ler este livro porque o mais provável seria esses erros me irritariam muito também!

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  9. Olá, eu amo os instrumentos mortais, e eu amei a sua resenha e esse livro está na minha lista para Bf desse mês. E espero que seja tão bom quanto a série

    ResponderExcluir
  10. Oiiie

    Eu parei de ler Instrumentos Mortais no terceiro volume. Achei que poderia ter acabado ali e não senti vontade de ler mais nada do universo hahah

    Mas esse livro parece interessante

    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Oie amore,

    Que dica boa, capa linda hein!
    Adorei a resenha e essa foto, que espetáculo, parabéns!
    Fiquei curiosa pra ler essa belezura, dica anotada!

    Beijokas!
    Blog Faces de Uma Capa

    ResponderExcluir
  12. Olá Malu,
    Livros de contos tem essa coisa: alguns contos são melhores que outros.
    Eu não conclui a leitura de Os Instrumentos Mortais por motivos de: não gostei do caminho que a autora seguiu. Portanto, não vejo muito motivo para ler esse livro, mas fiquei feliz por você ter curtido ;)
    Beijos,
    http://www.umoceanodehistorias.com/

    ResponderExcluir
  13. Olá, eh só pude ler trechos da sua resenha,pois ainda não terminei de ler Os Instrumentos Mortais... oh eu sou um fiasco com essa série, mas adorei o spin-off, vou querer ler depois que concluir a saga. Bjs

    ResponderExcluir
  14. Oi Maria!
    Eu comecei a ler há muitos anos a série dos Instrumentos Mortais e apesar de ter gostado do que eu li, nunca terminei ela. E como ainda não acabei, não li a sua resenha toda. Mas do que eu li, me incomoda um pouco todos os contos não serem escritos pela Cassandra Clare...
    No momento, estou mais interessada com a série da Netflix do que os livros, rsrs.
    Bjss

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oi tudo bem?
    Totalmente diferente de você eu não curti tanto a série tanto que nem li cidade dos ossos inteiro parei na metade por esse motivo vou dispensar a dica.

    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Não li os livros da série, porque realmente não me agrada a escrita da Cassandra Clare ou seus personagens. Mas que bom que você curte a autora!
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  17. Eu fico meio ressabiada com esta questão de contos sabe, porque não sei o que esperar e ainda mais quando é de alguma história mais completa. Já não curto muito o que veio desta por ser mais fantasia. Leio mais contos completos.

    ResponderExcluir
  18. Olá, tudo bom?

    Eu confesso que ainda não li, mas pretendo ler. Apesar de alguns contos ter a leitura arrastada, como você descreveu, acho que mesmo assim gostarei. Como o Simon evolui ao longo dos contos, é um ponto positivo para me incentivar a começar essa leitura.
    Eu gosto da Cassadra Clare, mas já faz alguns anos que deixei de lado os seus livros. Apesar de ter Os Intrumentos Mortais e As Peças Infernais na coleção, não li todos, mas amei todos aqueles que li. Com cada vez mais lançamentos, preciso voltar a rever velhos personagens e conhecer alguns novos.

    Enfim, adorei a resenha, obrigada pela dica :)
    Abraços.

    https://instantesmemoraveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Confesso que nunca li nada da Cassandra,até tenho curiosidade,mas fico perdida com as ordens dos seus livros.
    Em relação a esse não posso opinar exatamente por não conhecer esse estilo de escrita.

    ResponderExcluir
  20. Oii, tudo bom? Que bom que gostou da leitura, apesar de ter se irritado em alguns pontos. Eu gosto da escrita da Cassandra. Li apenas 2 livros dela até agora, e ambos da série Instrumentos Mortais, mas pretendo ler outros futuramente! :D Esse livro de contos parece bacana!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  21. Olá ♥
    Se eu te contar que comecei a ler Instrumentos Mortais umas quatro vezes e nunca termino a série, mas quero dar outra chace, pois todo mundo fala que é muito boa e creio que talvez eu não esteja na vibe do livro, pois tinha um livro na minha estante que todo mundo falava que era bom, mas a leitura não fluía para mim, mas um dia eu peguei para ler e me perguntei " Por que eu não li isso antes, é muito bom" creio que será a mesma coisa com essa série. Fiquei meio alheia a algumas coisas que você citou ao longo da resenha, mas creio que quando ler a série irei entender melhor. É normal quando tem um livro de contos sempre temos o mais queridinho. Lendo sua resenha, me deu até aquela animada em querer começar novamente a leitura da série. Beijos!

    ResponderExcluir
  22. Ahhh, essas capas holográficas são um arraso né?
    Amei sua resenha, quero ler pra conhecer!
    Mesmo com as ressalvas, essa série é bem popular, então deve ser muito boa. Dica anotadinha <3

    ResponderExcluir
  23. Oie
    muito legal sua dica, infelizmente nunca li nada da autora mas ouço tanto que ate bate curiosidade apesar de não ser o que procuro no momento

    beijos
    http://www.prismaliterario.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Oi. Que livro interessante, adoro contos, mesmo não sendo escrito apenas pela Cassandra, acho bem válido para mim, certamente vou me aventurar nessa leitura.

    ResponderExcluir
  25. Olá tudo bem ?
    Eu não conhecia este livro, ainda não terminei a série, na verdade, fiquei interessada depois de ver a série, que acabou se perdendo , enfim. Embora sejam contos, fiquei interessada em ler. Adorei a resenha, muito completa e bem escrita. Dica anotada.
    Beijos

    ResponderExcluir
  26. Olá, tudo bom?
    Como ainda não terminei de ler a série, tive que ler a resenha beem por cima para não pegar spoilers. Curti saber um pouco sobre os contos e acho que é normal que uns sejam melhores que outros né? Mas adorei saber que é ótimo para matar as saudades dos nossos personagens amor e que através dele é possível conhecer um pouco mais sobre o universo dos Caçadores de Sombras. Anotei a sugestão! ♥

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  27. Olá!
    Gostei da resenha, eu tenho vontade de ler os livros da Cassandra Clare, mas confesso que já me perdi, são muitos, rs. Nem sei bem por onde começar, mas eles estão na minha lista :)

    Bjs!

    ResponderExcluir

Apaixonada por literatura desde pequena, nunca consegui ficar muito tempo sem um livro na mão. Assim, o Dicas de Malu é o espaço onde compartilho um pouco desse meu amor pelo mundo literário.




Facebook

Ofertas na Amazon

Instagram

Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Mais lidos

Twitter

Newsletter

Arquivos

Editoras parceiras