[Dica da Malu] O garoto está de volta

Sinopse: “Um escândalo traz de volta à pequena cidade natal, à família e ao primeiro amor uma estrela do golfe. Reed Stewart pensou que todos os problemas de cidade pequena — incluindo um coração partido — haviam ficado para trás quando ele abandonou a microscópica Bloomville, Indiana, há dez anos para se tornar um rico e famoso profissional do golfe. Até um post na internet ter ressuscitado todas as suas inseguranças de adolescente. Becky Flowers investiu tempo e recursos para se tornar uma bem-sucedida profissional no ramo de realocação de idosos. Mas ela trabalhou ainda mais duro para esquecer que Reed Stewart sequer existia. Ela não tinha, absolutamente, a menor intenção de revê-lo, agora que ele voltou... até a família do garoto a contratar para ajudar na mudança dos pais.”  Autora: Meg Cabot  Editora: Galera Record  Páginas: 352  Skoob  Comprar: Amazon ◈ Exemplar recebido de parceria com a editora.

Quem me acompanha aqui no blog sabe que tenho uma relação um tanto complicada com os livros da Meg Cabot. Apesar de achar que ela tem uma escrita fluida e envolvente, normalmente a construção de personagens me incomoda. No entanto, resolvi fazer uma nova tentativa com uma obra da autora e solicitei o livro O garoto está de volta, lançamento de 2017 da Galera Record. Descobri que devo focar nos romances adultos da autora, pois este se mostrou uma leitura muito mais divertida do que os outros que já li dela.
Aliás, antes de tudo, preciso avisar que esse é o quarto volume da série e, pelo que pesquisei, há personagens secundários que aparecem nesse livro e que estiveram nos três primeiros volumes. No entanto, eu sinceramente não senti necessidade de ler os volumes anteriores, pois são tramas totalmente independentes. Assim, aviso dado, vamos ao que eu achei desse livro. 


Em O garoto está de volta conhecemos Becky Flowers e Reed Stewart. Os dois namoraram no tempo de escola, porém, acontecimentos no dia da formatura do Ensino Médio fizeram com que os dois se separassem. Reed foi embora da cidade e se tornou um famoso jogador profissional de golfe. Já Becky trabalhou duro nos 10 anos que se seguiram para ter sucesso com sua empresa de realocação de idosos.
No entanto, um escândalo envolvendo os pais de Reed faz com que ele retorne para a cidade Natal, a fim de ajudar seus irmãos a resolverem o problema. Claro que isso significará um reencontro entre ele e Becky, principalmente com a interferência da cunhada dele, Carly. A aproximação se torna inevitável quando Carly contrata a empresa de Becky para ajudar com a mudança dos pais de Reed para outra cidade. Será que os sentimentos que existiam entre eles realmente ficaram na adolescência ou eles ficarão balançados com esse encontro inesperado?

“Me apaixonar por ele foi o maior erro que cometi em toda minha vida. Às vezes ainda me odeio por isso.”

Um dos primeiros pontos que destaco sobre esse livro é a forma bem diferente que a história é contada. Não há uma narração linear, nem em primeira ou terceira pessoa. Vamos entendo os acontecimentos através de e-mails, mensagens no celular, anotações em diários e, até mesmo, reportagens. Isso contribui para que a leitura se torne extremamente rápida, pois não há muitas descrições, apenas diálogos e narrações mais resumidas nas reportagens e e-mails.
Preciso confessar que, no começo, tive dificuldade para me envolver com a leitura. Acho que, por não saber o que tinha acontecido no passado e por não ter uma descrição mais aprofundada dos personagens, com pensamentos e sentimentos, demorei um pouco a me conectar com a história. Além disso, o velho problema que tenho com a maneira como Meg Cabot escreve seus personagens, que quase sempre me parecem exagerados e forçados. No entanto, ao contrário do que aconteceu quando li outros livros da autora, especialmente, a série O diário da princesa, com o decorrer da leitura eles foram me conquistando e eu acabei me apegando a eles.


O Reed é um daqueles mocinhos que fazem a gente se perguntar onde encontrar um na vida real. Apesar das sérias divergências que ele teve com seu pai e dos erros que cometeu no passado, é um homem gentil, íntegro e carinhoso, além de um bom filho e sobrinho. Aliás, os e-mails dele para o tio são um dos aspectos que mais gostei no livro todo.
Já a Becky é uma protagonista que conquista o leitor aos poucos. Trata-se de uma personagem carismática, inteligente e divertida, mas sem ser exageradamente dramática ou atrapalhada. Ela trabalhou duro para manter a empresa da família e, claramente, ama o que faz e se sai muito bem nos negócios. Aliás, achei bem legal que a Meg Cabot fugiu dos padrões de chick-lits com mocinhas atrapalhadas e com dificuldades na vida profissional. Becky é forte, determinada e, apesar de não ter superado os sentimentos que tinha por Reed, seguiu muito bem com a sua vida sem ele.
Com relação aos personagens secundários, apesar de não terem muita profundidade, a maioria conquista pelo carisma e alguns aparecem quase tanto quanto o casal principal. O irmão e a cunhada de Reed, Marshal e Carly aparecem bastante e roubam a cena. Aliás, a Carly é a minha personagem preferida do livro todo, tendo uma personalidade forte e uma animação que contagiam o leitor. Além deles, gostei muito da irmã da Becky, a Nicole, e do tio do Reed.
Por outro lado, a irmã do Marshal e do Reed, Trimble, é uma das personagens mais desprezíveis que já tive a infelicidade de ler. Mimada, arrogante e egoísta, ela vive se fazendo de vítima e tem algumas atitudes totalmente reprováveis, principalmente em relação aos pais.


De um modo geral, não posso dizer que seja uma história original ou surpreendente, mas foi uma leitura muito divertida. É um romance leve e dinâmico, escrito de uma maneira que envolve e diverte o leitor. De todos os livros que já li da Meg, acho que esse foi o que ela dosou melhor os momentos engraçados, sem cometer (muitos exageros), e soube construir o envolvimento do casal principal de uma maneira mais convincente.
Não posso deixar de mencionar o quanto a edição está incrível. Toda a diagramação foi feita na forma de e-mails, mensagens de celular e, até mesmo, recortes de jornal. Há ainda uma árvore genealógica no começo do livro, que ajuda a entender melhor a relação dos personagens da família Stewart. Além de facilitar a leitura, esses detalhes demonstram o cuidado da editora e deixam o livro ainda mais especial.
Assim, O garoto está de volta não é uma leitura para quem procura personagens profundos ou uma trama surpreendente. Mas é o livro perfeito para quem ama chick-lits e deseja uma leitura leve e divertida, para se distrair e relaxar. Trata-se daqueles livros que a gente lê em uma tarde preguiçosa ou para curar uma ressaca literária. É um livro despretensioso, mas engraçado e com personagens cativantes, proporcionando bons momentos para o leitor. 

29 comentários:

  1. Olá
    Nunca li nada dela por ouvir os mesmos comentarios que você, acabei optando por deixar de lado . Mas sempre nos surpreendemos neh, gostei da sua resenha e vou adicionar esse livro para ler entre uma ou outra história mais difícil ou pesada.
    Bom Ano Novo
    Jis Rocha
    Blog Cá Entre Nós

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jis! Tudo bem?
      Pois é, esse livro me surpreendeu positivamente. Espero que aconteça o mesmo com você.
      Obrigada, feliz Ano Novo para você também.
      Beijos!

      Excluir
  2. Olá
    Nunca li nada dela por ouvir os mesmos comentarios que você, acabei optando por deixar de lado . Mas sempre nos surpreendemos neh, gostei da sua resenha e vou adicionar esse livro para ler entre uma ou outra história mais difícil ou pesada.
    Bom Ano Novo
    Jis Rocha
    Blog Cá Entre Nós

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Já li livros da Meg Cabot e, sobre os demais livros da série Garoto e Garota, ela sempre escreveu no formato de e-mails. Achei interessante que depois de uns 10 anos ela continue com esse formato - isso é bom, como identidade da série.
    Não sei se lerei esse livro, gosto da Meg, mas gostaria de ler os demais livros antes (na época eu não li porque os preços sempre foram muito salgados).
    Bjos
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lucy, tudo bem?
      Sim, é verdade, os demais livros da série também são e-mails. A autora apenas trouxe algumas coisas mais recentes, como conversas pelo celular e mensagens no facebook.
      Não precisa ler a série na ordem, mas se resolver seguir a sequência, espero que sejam todos ótimas leituras.
      Beijos!

      Excluir
  4. Olá, ótima resenha. Interessante isso de o livro não ter uma narração convencional, talvez me causasse certo estranhamento no início. Gosto de leituras mais leves e divertidas, e pelo que já vi dos livros da Meg e pelo seu post, acho que o livro é exatamente assim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem?
      Muito obrigada! Fico feliz de saber que você gostou da resenha e se interessou pelo livro. Espero que você goste da leitura também.
      Beijos!

      Excluir
  5. Own, eu gosto de livros assim, mas talvez me incomode o fato de não ter lido os anteriores, por mais que sejam independentes. Se tiver oportunidade com certeza lerei. Beijos

    Nara Dias
    www.viagensdepapel.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nara! Tudo bem?
      Eu normalmente prefiro ler na ordem, mas nesse caso realmente não é necessário. No entanto, se você quiser ler a série toda, espero que sejam todos ótimas leituras. Depois me conta o que achou.
      Beijos!

      Excluir
  6. Eu também acho que a construção dos personagens da Meg deixa um pouco a desejar, mas no geral, cumpre a proposta do livro, ao menos no que li da autora. O garoto está de volta não li e fiquei curiosa, me anima saber da profundidade dos personagens, espero consegui ler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lilian! Tudo bem?
      Pois é, acho que a autora tem uma certa dificuldade em desenvolver seus personagens. Nesse livro, apesar de ainda não terem tanta profundidade, acho que o carisma deles acabou compensando.
      Se você ler mesmo, depois me conta o que achou.
      Beijos!

      Excluir
  7. Ai que bom que vc gostou e pra quem gosta do gênero tenho certeza que vai amar sua dica! Bjs e feliz 2018!

    ResponderExcluir
  8. Eu ainda não conhecia o livro e nem li nada da autora ainda, mas até fiquei curiosa com a leitura. Me parece ter alguns clichês, nada que me atrapalharia, e espero poder ler para finalmente conhecer a escrita da autora. Adorei a sua resenha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Beatriz.
      A trama é um pouco clichê sim, mas é uma leitura bem leve e divertida. Espero que você goste também.
      Beijos!

      Excluir
  9. Olá, apesar de não ser o meu tipo preferido de leitura pelos seus comentários parece ter um enredo bem gostosinho *-* Vou deixar anotado para quando precisa de uma leitura bem leve *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jéssica!
      É um livro tão leve e gostosinho de ler, que vale a pena dar uma chance sim. Recomendo para quando quiser intercalar com alguma leitura mais pesada ou para curar uma ressaca literária haha.
      Beijos!

      Excluir
  10. Olá! São poucos os livros da Meg que eu li, mas sempre achei uma leitura bem leve e agradável, eu já li outras resenhas desse livro e me surpreendi ao saber que a história é contada de uma forma mais diferente. Fiquei bem curiosa, apesar de não ser um enredo tão diferente, espero ler algum dia! :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem?
      Os livros da Meg são sempre leituras bem leves mesmo. Normalmente, eu tenho problemas com os personagens dela, por isso não gosto muito. Mas esse livro foi delicioso de ler e acabei gostando dos personagens também. Espero que você leia e também goste bastante,
      Beijos!

      Excluir
  11. Olá, tudo bem? Também tenho uma relação de amor e ódio com a autora, até mesmo quando usa seus pseudônimos, pois alguns livros seus eu amo e outros, é difícil. Adorei a sua resenha e procurarei saber mais da série e do livro.
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ana! Tudo bem?
      Bom saber que não sou a única que tem problema com os livros dela haha. Mas esse me surpreendeu positivamente e gostei bastante. Espero que aconteça o mesmo com você.
      Beijos!

      Excluir
  12. Olá!
    Eu ainda não conheço essa história mas me parece ser de leitura bem fluida e um bom entretenimento. Como esse ano quero diversificar algumas leituras, vou colocar na minha lista.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Camila! Tudo bem?
      Fico feliz que tenha se interessado pelo livro. Espero que seja uma boa leitura para você como foi para mim. Se ler mesmo, me conta depois o que achou.
      Beijos!

      Excluir
  13. Oie, tudo bom?
    Eu ganhei uma promoção uma vez, com vários livros dela! Mas nunca li nenhum, pois nunca senti vontade, acredita? Lendo sua resenha fiquei com vontade de xeretar algum deles lá na estante pra ver qual é, haha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jéssica. Tudo bem, e você?
      Ah se você tem os livros, vale a pena dar uma chance. Já percebi que os livros dela são muito diferentes entre si, então, tem que achar o que mais combina com seu estilo. No meu caso, esse foi o que mais gostei. Espero que o livro que você escolher para começar a conhecer a autora seja uma ótima leitura.
      Beijos!

      Excluir
  14. Acho que esse livro não me agradaria pois não é de um gênero literário que eu curta muito. Deve ser interessante para quem gosta da temática. Boa sorte com o blog!

    Portal GATILHO
    https://portalgatilho.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alvaro. Tudo bem?
      Que pena que não se interessou pelo livro. Mas tem temas que realmente não combinam com a gente, né?
      Obrigada!
      Beijos!

      Excluir
  15. Amei o post ❤ Já ouvia falar sobre o livro mas nunca tive a oportunidade de o ler, gosto dessa temática. Com toda certeza esse ano lerei ^^ espero que teja um ótimo ano, adorei o post ❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, tudo bem?
      Muito obrigada! Fico feliz que tenha gostado da resenha e se interessado pelo livro. Espero que seja uma boa leitura para você como foi para mim. Bom 2018 para você também.
      Beijos!

      Excluir

Apaixonada por literatura desde pequena, nunca consegui ficar muito tempo sem um livro na mão. Assim, o Dicas de Malu é o espaço onde compartilho um pouco desse meu amor pelo mundo literário.




Facebook

Ofertas na Amazon

Instagram

Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Mais lidos

Twitter

Newsletter

Arquivos

Editoras parceiras