[Resenha] A mulher na janela


Olá, pessoal! Depois de muito tempo sem ler thrillers, li dois só no mês passado. Sobre Uma estranha em casa, da Shari Lapena, saiu resenha semana passada aqui. Então, hoje vim comentar sobre o que achei da leitura de A mulher na janela, do A. J. Finn.
Esse livro é um best-seller mundial e foi lançado no primeiro semestre aqui no Brasil pela Editora Arqueiro. Foram tantos elogios que, até eu que não leio muito o gênero, fiquei curiosa. Confesso que demorei um pouco para vir contar o que achei, porque concluí a leitura com várias considerações. No entanto, não pensem que isso foi algo ruim. De um modo geral, gostei bastante do livro.

Autor: A. J. Finn
Editora: Arqueiro
Tradutor: Marcelo Mendes
Páginas: 352
Skoob
Onde comprar: Amazon
Sinopse: “Anna Fox mora sozinha na bela casa que um dia abrigou sua família feliz. Separada do marido e da filha e sofrendo de uma fobia que a mantém reclusa, ela passa os dias bebendo (muito) vinho, assistindo a filmes antigos, conversando com estranhos na internet e... espionando os vizinhos. Quando os Russells – pai, mãe e o filho adolescente – se mudam para a casa do outro lado do parque, Anna fica obcecada por aquela família perfeita. Até que certa noite, bisbilhotando através de sua câmera, ela vê na casa deles algo que a deixa aterrorizada e faz seu mundo – e seus segredos chocantes – começar a ruir. Mas será que o que testemunhou aconteceu mesmo? O que é realidade? O que é imaginação? Existe realmente alguém em perigo? E quem está no controle? Neste thriller diabolicamente viciante, ninguém – e nada – é o que parece. A mulher na janela é um suspense psicológico engenhoso e comovente que remete ao melhor de Hitchcock.”

Em A mulher na janela, conhecemos uma protagonista complexa e carismática, que faz com que o leitor se interesse imediatamente em conhecer sua história. Vivendo separada do marido e da filha, e sem sair de casa há mais de um ano por causa de uma fobia de lugares abertos, a psicóloga Anna Fox passa os dias assistindo filmes clássicos de suspense, bebendo, ajudando pessoas em um fórum online e, principalmente, fotografando a vida dos vizinhos.
Como médica, digo que o paciente precisa estar num ambiente que ele seja capaz de controlar. Essa é a minha avaliação clínica. Como paciente, digo que a agorafobia não veio para destruir a minha vida: ela agora é a minha vida.”

Quando uma nova família se muda para a casa do outro lado do parque, Anna fica imediatamente obcecada com eles, especialmente com a mulher, Jane, e o filho, Ethan. No entanto, durante suas observações, ela começa a perceber que há algo de errado naquela família e no modo como o marido, Alistair, tratava Jane. As coisas se tornam ainda mais sérias quando, através das lentes de sua câmera, Anna vê um crime acontecer naquela casa. Porém, estando frequentemente misturando medicação fortíssima com vinho, será que Anna realmente presenciou um crime ou estava alucinando? Ninguém acredita nela, mas e se for verdade?


O ponto que achei mais interessante em A mulher na janela, foi a excelente construção que o autor fez de sua protagonista. Como o livro é narrado pela própria Anna, temos a oportunidade de conhecer melhor seus pensamentos e tentar entender seu estado. Assim, ao mesmo tempo que nos apegamos a ela, por seu carisma, também percebemos claramente o quão perturbada ela está. Vivendo uma vida muito solitária, ela tem uma rotina desregrada, ingerindo uma enorme quantidade de álcool, misturando remédios fortíssimos e ainda adotando um comportamento completamente obsessivo em relação aos vizinhos. Com isso, por mais que o leitor passe a se importar com Anna, também tem dificuldade em identificar o quanto do que ela narra é real ou resultado de sua percepção confusa.
E ainda assim cá estou eu, literalmente encarcerada na minha própria casa, trancando portas e fechando janelas, fugindo da luz enquanto uma mulher é esfaqueada do outro lado do parque e ninguém percebe, ninguém sabe. Exceto eu...”
Isso me leva a outro acerto do autor: apresentar bem a personagem para, depois, trazer o mistério. Quando o suposto crime acontece, já é possível conhecer Anna o suficiente para desconfiar de sua capacidade de julgar o que viu. Isso contribuiu muito para aumentar o suspense, pois não apenas desconfiamos dos demais personagens e de quem poderia ter cometido um ato tão bárbaro, como questionamos a própria Anna. Ou seja, acaba sendo aquele tipo de livro que o leitor desconfia de tudo e de todos, criando várias teorias e duvidando da própria narradora da história.

Os personagens secundários não são tão aprofundados, mas isso é proposital e funciona muito bem na trama. O leitor fica apenas com a visão que Anna tem de cada um deles e sempre se questiona se as impressões dela estão corretas ou não. Deste modo, por mais que não se crie um laço com esses personagens, é inegável a importância deles para o desenvolvimento do enredo. No entanto, faço uma ressalva para o detetive Little, responsável pela investigação do suposto crime. Apesar de não aparecer tanto, eu o achei um personagem muito carismático e gostei muito da forma atenciosa e delicada com a qual tratou Anna, mesmo duvidando das acusações dela.



Com relação à trama, preciso confessar que no início, ela é um pouco mais lenta. Ela só vai ganhar um ritmo mais intenso da metade para o fim, porém, quando isso acontece, é impossível querer largar o livro. Além disso, o começo mais morno não foi algo que me incomodou, pois achei a Anna uma personagem tão interessante de acompanhar, que fiquei presa à leitura querendo entende-la melhor e os motivos que a levaram a ficar naquele estado.
Você pode ouvir as confidências de uma pessoa, os medos dela, as carências, mas não se esqueça de uma coisa: tudo existe em meio aos medos e segredos de outra pessoa, as que dividem o mesmo teto que ela.
No entanto, se tratando de um thriller, é claro que o que vocês querem saber é se eu achei o livro surpreendente. Porém, esse foi o ponto que me deixou mais indecisa em relação à leitura. Confesso que muitas coisas são previsíveis e outras o autor deixou pistas que consegui adivinhar antes do final. Ainda assim, fiquei muito surpresa com o desfecho. O motivo disso é que o autor criou uma história tão complexa que, por mais que eu tenha adivinhado muitas partes, não consegui ligar os pontos e entender completamente o que tinha acontecido realmente.
Acredito que, por tudo que falei ao longo da resenha, é desnecessário dizer que gostei muito da escrita do autor. A. J. Finn trouxe, em seu romance de estreia, uma trama inteligente, envolvente e com uma protagonista interessante e complexa. Ele criou um thriller daqueles que prendem o leitor e, por mais que eu tenha percebido algumas pistas deixadas, fui surpreendida ao entender toda a história criada por ele.
Assim, acredito que A mulher na janela seja uma ótima leitura para tanto para os que adoram um bom suspense quanto para aqueles que querem começar a se aventurar no gênero. Mesmo se tratando do primeiro livro de A. J. Finn, o autor já demonstrou um excelente potencial e estou ansiosa para conferir outras obras dele. E, para quem não ficou completamente convencido sobre ler ou não, ainda tenho outro incentivo para oferecer: A. J. Finn está confirmado na Bienal do Livro de São Paulo no dia 05 de agosto. Ou seja, para quem for, ainda dá tempo de ler e tentar pegar um autógrafo na Bienal.
Então, o que vocês acharam? Me contem aí nos comentários se já leram ou ficaram curiosos para ler A mulher na janela. E, caso tenham se interessado, vou deixar o link de compra na Amazon aqui.

37 comentários:

  1. Oi Malu,
    Sou a louca do suspense e estou sempre lendo livros do gênero, mas tenho dicado preocupada com a previsibilidade deles para mim. Confesso, entretanto, que tenho muita vontade de ler esse livro por dois motivos: primeiro, a construção da protagonista, parece ser muito complexa e interessante. O segundo motivo é o fato de ela não ser confiável. Eu acho que isso me faria suspeitar de tudo e todos, sabe?
    Vou anotar a dica, mesmo que eu achei ele previsível, como você, acho que deve ser uma boa leitura.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi Malu, tudo bem?

    Ainda não li este livro, mas está na minha listinha a muito tempo, pois é o tipo de narrativa, que sempre consegue me conquistar e despertar minha atenção. Gostei do fato do autor focar na personagem principal, para depois trazer o mistério. E saber que vamos descobrindo pistas, mas que o final surpreende, me deixa mais animada. Creio que adoraria a leitura e não vejo a hora de realizá-la. Parabéns pela resenha!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Parece ser um ótimo livro do gênero, até eu que não sou muito chegada fiquei com vontade de ler a história.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  4. Eu quero tanto ler esse livro, por já ter visto muitos comentários positivos e por estar curiosíssima para desvendar os segredos dessa história. Amo quando a gente consegue desvendar algumas partes, mas o autor ainda nos surpreende em outras.

    ResponderExcluir
  5. Ola, tudo bem?
    Adorei a resenha! Ja li esse livro e amei, e não, não consegui desobrir as coisas, sou péssima nisso kkkkk!
    Beijus

    ResponderExcluir
  6. Oi Malu!
    Amei demais sua resenha :)
    Eu li o livro e gostei bastante, queria muito ir na bienal para pegar um autógrafo do autor.

    Bjs!

    ResponderExcluir
  7. Olá! Adorei sua foto do livro!
    Também gostei de verdade da sua forma de usar as palavras para construir a resenha.
    Mas o livro infelizmente nunca me interessou muito.
    De qualquer forma, parabéns pelo talento, dedicação e capricho!

    Elziane Dias

    ResponderExcluir
  8. Oiii Malu

    Há muito thriller no mercado com premissas bem parecidas, acho que por isso essa dificuldade que a gente sente em ser totalmente surpreendida com essas tramas, a gente vai se habituando a ler sempre e começa a intuir com antecedência todos os conflitos, mesmo assim valeu a pena pois o final resultou inesperado pra ti e ja conta muito por isso. Apesar de demorar pra ganhar ritmo, acho que quem curte o gênero e busca no momento histórias assim vai gostar de conferir.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  9. Olá Malu, tudo bem? Sempre que leio alguma resenha desse livro fico pensando se a historia não vai ser monótona mas lendo a sua fiquei até empolgada pela leitura.. gostei de saber que mesmo não sendo seu genero favorito vc ousou e gostou da escrita do autor.. Uma pena ele estar no domingo que não poderei ir na bienal... i.i
    Gostei muito da resenha e das fotos, com certeza é uma dica que irei anotar!

    Beijos,

    ResponderExcluir
  10. Olá, tudo bem?
    Sabe esse lance de desconfiar de tudo e de todos? Eu adoro! Amo um suspense onde o protagonista é de caráter duvidoso ou então tem sua mente conturbada a ponto de fazer com que o leitor suspeite do que ele diz, deixa tudo ainda mais interessante. Vou ler com certeza!
    Abraços

    ResponderExcluir
  11. Oii!!

    Eu não li esse livro ainda, na verdade eu não tava tão interessada até ler sua resenha. Gostei de saber que a protagonista é bem trabalhada e que e um enredo que engana o leitor! Ótimo trabalho do autor.
    Dica anotada.

    Bjs

    ResponderExcluir
  12. Esse livro foi digno de virar filme ano que vem. Se seguirem o enredo direitinho, seu final será surpreendente. Estou super ansioso para chegar outubro de 2019 para poder assistir.

    Gustavo
    http://www.leituraenigmatica.com

    ResponderExcluir
  13. Se não me engano, esse foi o ultimo livro que li no mês passado, muito bom, eu adorei, devorei ele. no começo do livro eu JAMAIS imaginaria que a história tomaria o rumo que tomou e que eu ficaria meio paranoica com qualquer coisa depois de ler kkkk

    parabéns!!

    ResponderExcluir
  14. Eu ganhei esse livro assim que lançado e confesso que não, não funcionou para mim, tanto que nem consegui concluir a leitura, simplesmente passei para frente, mas faz parte não é mesmo? O importante é que você gostou isso sim é que importa. Parabéns pela resenha e pelas fotos.

    Bjs

    ResponderExcluir
  15. Oi, Malu. Então, esse é o meu gênero preferido e estou bem curiosa com essa leitura. Eu gostei bastante da tua sinceridade na resenha e de ver os pontos que você destacou. Eu acredito que vou gostar muito do livro quando eu comprar e finalmente puder ler.

    ResponderExcluir
  16. Olá Malu, tudo bem? Eu amo os livros desse gênero! Estou participando de um grupo de leitura conjunta que está lendo ele esse mês, as discussões estão bombando sobre a história: muitos amaram e muitos odiaram. Em fim, sua resenha me deixou ainda mais curiosa para saber qual será a minha opinião dele, principalmente por causa da lentidão inicial que você afirmou ter a história, isso me irrita muito...kkk
    Ótima resenha, espero conseguir ler o livro ainda esse ano.

    Beijos e Abraços Vivi
    Resenhas da Viviane

    ResponderExcluir
  17. Malu, adoro thrillers e estou bem curiosa para ler esse, se possível antes da Bienal pra autografar e poder conversar com o autor. Fico feliz por apesar de você ter descoberto algumas coisas, ainda ter se surpreendido com a história no final. Ja comprei meu exemplar e estou esperando chegar, aí só preciso arrumar tempo pra ler urgente, acredito que vou gostar bastante.

    ResponderExcluir
  18. Ai Malu, será que consigo ler este livro ainda este ano? hahhaha Já vi tantas resenhas e fotos (antes mesmo dele ser lançado), mas ainda não consegui comprar e nem chegar perto hauhauhauhauhuhau Eu amo suspense e gostei da premissa da história logo de cara... vi que as pessoas ficaram divididas e muitas não curtiram tanto..
    Mas ainda quero *_* adorei sua resenha

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  19. Oie
    que legal que o autor demonstrou um potencial tão bom logo no primeiro livro, jaz faz um tempo que estou de olho e que gostaria sim de ler, então com certeza lerei em algum momento, adorei sua resenha

    beijos
    http://www.prismaliterario.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Eu li esse livro e claro que amei e acho que tudo se deva aos pequenos mistérios que vemos na vida de Anna e assim como você, gostei bastante do detetive, o que não se aplicou a parceira dela, que odiei. Realmente é uma trama inteligente e muito envolvente, espero ler mais obras do estreante.

    Abraços.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  21. Oi, tudo bem?

    Já faz um tempo que este livro está na minha lista de desejados, mas até hoje não peguei para ler. Mas seus comentários me deixaram muito empolgada, ultimamente estou lendo muitos livros de suspense, e com certeza vou ler esse muito em breve.

    Beijinhos!!

    ResponderExcluir
  22. Olá,
    Gosto de livros complexo, mas claro eles tem que fazerem sentido, senão foi tudo em vão né hehehehe. Já li algumas resenhas deste livro, mas ainda não sei, parece ser o tipo de livro que agrade muito ou desagrade geral, enfim dica anotada.

    Debyh
    Eu Insisto

    ResponderExcluir
  23. Como eu amo suspenses, esse livro já está na minha lista de leitura e sempre que leio uma resenha minha vontade só cresce em ler, mas como ainda não terminei uma das séries que comecei a ler não consegui pegar ainda! Mas creio que irei adiantar o início!

    ResponderExcluir
  24. Olá, tudo bem?

    Eu adoro livros de suspense e essa leitura me surpreendeu, gostei muito do livro "Mulher na janela", foi a minha primeira experiência com a escrita do autor. Parabéns pela resenha, ficou legal!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  25. Olá! Esse livro esteve muito falado no mundo literário nos últimos meses. Eu como fã de thriller e suspense que sou, não vejo a hora de poder ler! Quero muito saber o que acontece nessa história! No começo da resenha, eu pensei, bom tá todo mundo falando, e comecei a perceber alguns clichês, mas parece que o autor pega os clichês e reinventa! A história da personagem parece ser intrigante, me deixou curiosa o que aconteceu com ela pra viver assim, em isolamento, e depois chega essa família que parece ser perfeita, mas que com um pouco de observação, começa a transparecer seus defeitos e segredos. Fiquei maluca! Quero ler pra ontem!

    Bjoxx - http://www.stalker-literaria.com/

    ResponderExcluir
  26. Oi, Malu.
    Eu adorei esse livro. Tenho uma quedinha por histórias com protagonistas problemáticas e a Anna me ganhou! O mistério da vida dela foi previsível para mim, mas o autor me pegou de jeito com aquele final!!! Nem poderia imaginar!!! Rs...
    Já garanti minha senha para a sessão de autógrafos!
    beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  27. Oi, Malu!
    Uma coisa que gosto muito no estilo de escrita do Finn é justamente essa escolha em nos apresentar de forma bem completa os personagens da trama antes de inserir o componente de suspense - isso funciona muuuuuito no quesito "ganhar o leitor pela inteligência". Achei essa narrativa muito amarradinha e mesmo nos pontos previsíveis tudo fez muito sentido no final.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  28. Oi, tudo bem?
    Eu não costumo ler livros desse gênero, mas quando vi esse fiquei bem animada e fui muito conquistada pela leitura. Bom, eu concordo com muitos dos seus comentários, realmente é complicado saber se o que a protagonista está falando é verdade ou não mesmo a gente gostando dela. Enfim, esse livro me surpreendeu bastante e eu gostei bastante da protagonista.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  29. Olá!
    Eu adorei essa trama. Achei bem inteligente. O autor soube conduzir os personagens e os mistérios foram aparecendo na medida certa. Além de conseguir incluir ótimas referências dentro de capítulos curtinhos. Estou ansiosa pela adaptação cinematográfica.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  30. Oii Malu, tudo bem? Que resenha maravilhosa. E as fotos ficaram lindas! Amei saber sua opinião sobre a obra. Sou apaixonada no gênero, então quero demaiss realizar a leitura; porém, estou um pouco receosa, e justamente por estar lendo muitos suspenses que caem na obviedade ;/ Espero não me decepcionar com esse também.

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  31. Oi, Malu, me identifico muito com sua opinião, e ao mesmo tempo que gostei do livro, não me surpreendi tanto assim com o desfecho como ocorreu com algumas pessoas. Também não me incomodei com o início mais lento, e acho ue contribuiu muito para a obra ser tão boa. Tomara que o autor traga bons livros no futuro

    ResponderExcluir
  32. Tenho que confessar que estelivro me arrebatou de um jeito que eu deixei de sair de casa para ler, de tão curiosa pra saber como seria o final. Estou muito interessada em como ficará a adaptação para o cinema e espero que o nível se mantenha.
    Beijos

    ResponderExcluir
  33. Esse livro é engraçado, dividiu bastante opiniões tem gente que curtiu e tem gente que achou ele arrastado, um porre. Confesso que as resenhas negativas que vi sobre ele me fizeram perder o interesse na leitura. Mas com sua resenha fiquei curiosa, ainda maias para saber o final.
    Beijuh

    ResponderExcluir
  34. Eu sou adoro este gênero e estou doida pelo livro. Que bom que em seu livro de estreia ele tenha se saído tão bem.
    Bjs Rose

    ResponderExcluir
  35. Oi Malu!

    Tudo bem? Eu já li trocentas resenhas e posts no Instagram sobre esse livro é confesso que mesmo todo mundo do elogiando eu tenho intzero nele. Toda vez que um livro ganha muito os holofotes isso acontece comigo.

    Fixo feliz que o começo morno não tenha te desanimado e que a falta de aprofundamento nos personagens secundários também não. São dois pontoapbem negativos para mim. Vou passar a dica desta vez.

    Beijinhos - Jessie
    www.paraisoliterario.com

    ResponderExcluir
  36. Olá Malu!!!
    Estou vendo tanta gente falar desse livro que cheguei a e convencer de que tenho que lê-lo, pois é muita curiosidade para saber o que realmente acontece nessa obra.
    Mulher então tu é boa em desvendar coisas, podia se tornar detetive rsrssrs
    Brinks!!!
    Adorei que tenha gostado e se for pra Bienal pegue o autógrafo com o autor ;)

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  37. Olá,
    Sempre defendi que este livro deve virar um filme ou uma série. Afinal a historia dele é tão arrebatadora que a autora consegue levar o leitor para dentro do enredo, com uma personagem bem marcante e mistérios de tirar o fôlego.

    ResponderExcluir

Apaixonada por literatura desde pequena, nunca consegui ficar muito tempo sem um livro na mão. Assim, o Dicas de Malu é o espaço onde compartilho um pouco desse meu amor pelo mundo literário.




Facebook

Ofertas na Amazon

Instagram

Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Mais lidos

Twitter

Newsletter

Arquivos

Editoras parceiras