[Resenha] Um marido de faz de conta


Olá, pessoal! Recentemente, saiu resenha sobre um romance de época muito cativante que li no ano passado, Uma dama fora dos padrões, da Julia Quinn. Aquele livro foi o primeiro volume da nova série da autora, Os Rokesbys. Para alegria dos fãs, a continuação foi publicada agora em janeiro pela Editora Arqueiro e é claro que eu não perdi tempo para ler.

Um marido de faz de conta é o segundo livro da série e, mesmo já tendo lido muitos livros da autora, confesso que esse foi uma experiência diferente de todos os outros. Mas, não se preocupem que não digo isso de um jeito ruim. Ao contrário, é um romance que me surpreendeu muito e me emocionou de formas que eu não esperava, renovando minha admiração pela escrita da autora.
Mas, antes de continuar, um aviso: esta resenha não contém spoiler desse livro e nem do seu antecessor. As histórias são independentes, apesar de ser preferível ler na ordem, pois personagens do primeiro volume aparecem/são mencionados neste.

Autora: Julia Quinn
Editora: Arqueiro
Tradução: Thaís Paiva
Páginas: 304
Onde comprar: Amazon
Sinopse: “Enquanto você dormia… Depois de perder o pai e ficar sabendo que o irmão Thomas foi ferido durante uma batalha, Cecilia Harcourt tem duas opções: se mudar para a casa de uma tia ou se casar com um vigarista. Para fugir desses destinos, ela cruza o Atlântico, determinada a cuidar do irmão. Após uma semana sem conseguir localizá-lo, ela encontra o melhor amigo dele, Edward Rokesby, inconsciente e precisando desesperadamente de cuidados. Mas, para permanecer a seu lado, Cecilia precisa contar uma pequena mentira... Eu disse a todos que era sua esposa. Quando Edward recobra a consciência, não entende nada. A pancada na cabeça o fez esquecer tudo que aconteceu nos últimos três meses, mas ele certamente se lembraria de ter se casado. Apesar de saber que Cecilia é irmã de Thomas, eles nunca foram apresentados. Mas, já que todo mundo a trata como esposa dele, deve ser verdade. Quem dera fosse verdade…Cecilia coloca o próprio futuro em risco ao se entregar ao homem que ama. Mas, quando a verdade vem à tona, Edward também pode ter algumas surpresas guardadas para a nova Sra. Rokesby.”

Em Um marido de faz de conta, conhecemos Cecilia Harcourt, uma jovem que se encontrava prestes a perder tudo, desde a morte de seu pai. Thomas, o irmão dela e herdeiro da propriedade, estava lutando em nome da coroa inglesa na América, na guerra de independência dos EUA. Se algo acontecesse com ele, a propriedade iria para um primo deles, que não perde tempo em começar a assediar Cecilia.
Assim, quando ela recebe uma carta comunicando o desaparecimento de Thomas, não restam muitas possibilidades em seu lar e, em desespero, Cecilia acaba embarcando para a América disposta a procura-lo. Ao chegar lá, ela tem dificuldade em conseguir informações sobre o paradeiro do irmão, mas descobre que o melhor amigo dele, Edward Roskeby, estava desacordado no hospital.
Apesar de nunca ter conhecido Edward pessoalmente, Cecilia já tinha se comunicado com ele muitas vezes através das cartas que mandava para o irmão e, por isso, decidiu cuidar dele. Mas, para isso, teve que inventar uma pequena mentira: dizer que era esposa de Edward.
Quando ele acordou sem memória dos últimos meses de sua vida, não teve motivos para duvidar que ela fosse mesmo sua esposa. Afinal, Cecilia era irmã de seu melhor amigo e os dois já vinham trocando mensagens nas correspondências dela para o irmão. Cecilia, por sua vez, tinha toda intenção de revelar a verdade assim que ele acordasse, mas as coisas não saíram como ela esperava e contar seu segredo foi se tornando cada vez mais difícil.
“– Eu a conheço. E conhecia mesmo. Por mais que só tivessem se conhecido pessoalmente houvesse poucos dias, ele sentia que já fazia muito tempo que conhecia o coração dela. Não duvidava dela. Jamais duvidaria.”



Ah, gente, como falar sobre esse livro? Um marido de faz de conta traz diversos elementos que eu amo em romances de época, mas em uma trama que foge bastante do padrão que estamos acostumados a ver e com personagens cativantes e bem construídos. Confesso que me apaixonei desde a primeira página e, mesmo com alguns aspectos que não me agradaram tanto, eu terminei a leitura completamente encantada por essa história.
Começando pelos protagonistas, que com certeza já estão na minha lista de casais favoritos. Cecilia é uma mocinha forte, determinada e com um coração tão generoso que é impossível não torcer por ela. Mesmo nos momentos mais desesperadores, Cecilia se mostrou corajosa e decidida, enfrentando situações para as quais não estava preparada. Além disso, mesmo sem ter tentado tirar vantagem do Edward ou se aproveitar da amnésia dele para benefício próprio, ela se sente culpada por não contar a verdade e tenta fazer o máximo para ajudá-lo. Claro que ela não é perfeita e erra em alguns momentos, mas suas razões são compreensíveis e é palpável o quanto ela se responsabiliza por suas ações (até mais do que deveria).
Já o Edward, eu não tenho palavras para descrever. Sabe aquele mocinho que já aparece roubando nosso coração e a cada página nos apaixonamos mais? Pois é, o próprio Edward Rokesby. Ele é um homem íntegro, justo, gentil e muito responsável. Mas, além disso, ainda é carinhoso e dono de um senso de humor cativante, que rendeu ótimos diálogos com Cecília. Eu poderia ficar o resto da resenha falando sobre ele, mas ainda tenho muitos aspectos a destacar sobre esse livro e acho que já deu para vocês perceberem o quanto ele é maravilhoso né?
“Por baixo de sua aparência respeitável, Edward Rokesby era dono de um pronunciado senso de humor. Ela não deveria ter ficado tão surpresa com isso, considerando todos os indícios que vira nas cartas dele. Um pingo de alegria fora o suficiente para despertar todo o bom humor dele.”
E quanto ao romance, é impossível não torcer desde o começo. Não só os dois protagonistas são carismáticos, como eles têm uma ótima dinâmica juntos. Mesmo se conhecendo pessoalmente há pouco tempo, os dois já tinham uma conexão devido às correspondências que trocavam. Além disso, Cecília e Edward conseguiam se entender nos bons e nos maus momentos: ambos possuem um ótimo senso de humor e os seus diálogos eram sempre carregados de brincadeiras e alfinetadas; porém, eles também conseguiam entender as dores um do outro, se apoiando nas horas mais difíceis. Deste modo, a relação deles acabou se desenvolvendo de uma maneira leve e doce, baseada em muito carinho e compreensão.
“– Com Edward era tão fácil ser feliz, tão fácil ser ela mesma. Mas aquilo não era a vida dela. Ela não era a esposa dele. Aquele papel era emprestado e, no fim das contas, ela teria que devolvê-lo.”



Com relação aos personagens secundários, eles não ganham muito espaço, porém, a maioria tem um papel bem definido dentro da trama. No entanto, há uma exceção que precisa ser destacado: Thomas, o irmão de Cecilia. Julia Quinn conseguiu fazer com que eu me apegasse a esse personagem e me preocupasse com ele desde o início do livro, pelo amor que Cecilia e Edward tinham por ele. Além disso, todos os capítulos começam com trechos de cartas que Cecilia escreveu para o irmão e vice-versa, fazendo que o leitor já pudesse conhece-lo mesmo antes de saber se ele seria encontrado ou não.
Outro aspecto que não posso deixar de mencionar é a ambientação bem diferente da maioria dos romances de época que já li. Geralmente, os livros deste gênero são ambientados na Inglaterra, em meio aos bailes e reuniões da alta sociedade. Porém, nesse livro, Julia Quinn levou a história para os EUA em meio à guerra pela independência. E, por mais que isso não seja aprofundado, ainda temos no pano de fundo um pouco sobre como foi o conflito e como era a vida das pessoas ali, durante um período tão difícil.
“Esta carta é para vocês dois. Fico muito feliz que tenham a companhia um do outro. O mundo vira um lugar muito menos inclemente quando se tem alguém para dividir os fardos.”
Já quanto a trama, foi um dos melhores da Julia Quinn. Tem romance, humor, drama e até um toque de mistério, tudo na medida certa e desenvolvido de uma maneira que saiu do comum. Assim, fui envolvida desde o começo da leitura e não conseguia parar o livro. Minha única ressalva é que algumas coisas ficaram mal explicadas e alguns participações dentro da história ficaram esquecidas, sem um desfecho adequado. No entanto, confesso que nem essa ressalva foi o suficiente para diminuir meu amor pelo livro.
Com relação à edição, eu não posso deixar de parabenizar a editora Arqueiro. Para começar, considero essa capa uma das mais lindas que já vi em romances de época e combina perfeitamente com o livro. Além disso, as páginas são amareladas, a fonte tem um ótimo tamanho para a leitura e eu não encontrei nenhum erro de revisão enquanto lia. Ou seja, trabalho impecável da editora.
Assim, Um marido de faz de conta conseguiu superar todas as minhas expectativas e entrar para a minha lista de favoritos. Quem diz que o segundo volume de uma série é sempre inferior ao antecessor, é porque ainda não leu esse livro. O romance de Edward e Cecília é leve e encantador, com uma construção muito bonita de se acompanhar e ainda o humor característico da autora contrabalançando momentos de mais emoção. Fiquei realmente satisfeita com a forma como esse livro me surpreendeu e agora estou sofrendo com a ansiedade para ler a continuação.
E vocês, já leram Um marido de faz de conta? Me contem aí nos comentários se estão acompanhando a série Os Rokesbys ou se ainda querem ler.

23 comentários:

  1. Oiii, que livro mais lindo dessa capa. Fiquei apaixonada pela edição e o enredo, quero me aventurar nesse romance de época e desvendar os mistérios.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Oiii Malu

    Infelizmente eu e o gênero de livros históricos não somos muito íntimos...rsrs pra ser sincera esse é o gênero que menos leio e à exceção dos livros da Sarah MacLean, todos os outros me decepcionaram de alguma maneira. Acho que são livros especificos pra quem realmente curte ler romance ou gosta de conhecer mais das tradições e costumes daquela época, achei a capa linda e tenho certeza que a história deve ser maravilhosa e tem tudo pra ser sucesso entre os leitores do gênero.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  3. Ola Malu! Que resenha mais linda!

    Sou apaixonada pela escrita da Julia e essa série está se destacando demais, não vejo a elogiarem tanto desde os Bridgertons e a sua resenha me chamou atenção pelo fato de evidenciar que lhe surpreendeu de uma maneira positiva. Fiquei curiosa para saber o que há de novo nessa nova escrita da autora

    beijos

    ResponderExcluir
  4. Você no segundo livro da série e eu querendo ler o primeiro kkkk. A premissa desse livro é bem filme de Sessão da Tarde e eu amo, ainda mais por trazer elementos inovadores dentro do romance de época, nunca li nada no estilo que se passasse no EUA. Fiquei curiosa para saber como a autora colocou mistério dentro desse romance. Eu quero ler e espero que também supere as minhas expectativas quando a escrita dessa mulher.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Quando vejo romances de época eu imediatamente penso em você Maluzinha, é automático já hahaha fico feliz que tenha sido uma leitura tão gostosinha assim, é uma delicia quando uma autora que amamos constrói uma obra tão boa e envolvente, né? Anotei a sua dica e pretendo ler assim que possível!

    ResponderExcluir
  6. Eu também gostei da ambientação, que foi um cenário bem diferente. Mas eu ficava querendo gritar com a Cecília para que ela falasse as coisas logo! Eu ainda gostei mais do primeiro livro pelos personagens serem mais ariscos sabe?

    ResponderExcluir
  7. Olá

    Essa série já está em uma das mais desejadas porque parece ser bem distintas das outras e essas capas chamaram minha total atenção e essa ambientação já fora de Londres - que já estava cansada - e caindo nos conflitos históricos dos EUA me conquistaram muito e lerei no segundo semestre.

    Beijos e gostei muito de sua resenha.

    ResponderExcluir
  8. Oi Malu, amei conferir sua opinião sobre esse livro. Achei super legal isso de termos os Estados Unidos da época como pano de fundo, e o casal de protagonistas já me encantou pelo seu post, mesmo com essa mentira da mocinha.

    ResponderExcluir
  9. Eu nunquinha que li um livro da Julia. Não sou chegada a romances românticos e nem a histórias de época. Mas, eu conheço o grande sucesso que a autora alcança aqui no Clube do Livro BH. Suas séries são amadas, e o pessoal vive pedindo informações para a Arqueiro. Ou seja, quase sempre nota 10.
    Ah, suas fotos ficaram maravilhosas. Parabéns.

    ResponderExcluir
  10. Oi, Malu.
    Eu estou louca para ler os livros dessa série, acho as capas maravilhosas e as histórias me interessam bastante. Eu adorei a sua resenha sobre esse volume, com certeza eu vou me apaixonar assim que conseguir ler.

    ResponderExcluir
  11. Ola Malu lindona estou na metade deste livro e amando, a escrita da Julia é maravilhosa. Já estou apaixonada por Edward por suas atitudes e consideração, assim como a forma como protege Cecilia, gosto do pano de fundo desse livro. A capa é linda e já sei que irei amar assim como você. beijos

    Joyce
    Livros Encantos

    ResponderExcluir
  12. Oiiii,

    Eu estava com muitas ressalvas sobre está serie, porque ouvi falar bem mal do primeiro livro e fiquei com o pé atrás, mesmo tendo ficado curiosa. Agora sua resenha me deixou louca para conhecer estas histórias e para saber sobre este casamento de mentirinha que parece se tornar muito rela. Mas acho que vou fazer igual com os Bridgertons e esperar os outros volumes saírem para eu saber as opiniões sobre toda a serie e ai realmente dar uma chance para todos. De toda fora eu amei a dica e espero que nenhum dos volumes da serie decepcione.

    Beijinhos...
    http://www.paraisoliterario.com/

    ResponderExcluir
  13. Oi Malu,
    Comprei o primeiro livro dessa série e estou bem curiosa para ler. Achei muito legal você ter dito que ele superou todas as suas expectativas. E também gostei de, apesar de o livro ter coisas padrões e usuais do gênero, a autora conseguiu superar. Eu sinto que o Edward será um personagem que vai me agradar bastante.
    Vou anotar a dica desse livro para ontem!
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Que resenha mais linda! Amei saber um pouco mais desse segundo volume. Não li o primeiro ainda, mas quero muito fazer isso, pois adoro a escrita dessa autora. ♥
    beijos

    ResponderExcluir
  15. Oi, tudo bem? Puxa, não tenho mais interesse nesse gênero e, pensando bem, quase não tenho lido histórias de amor, porque estou priorizando outras. A história não me chama atenção, mas por tudo que você levantou na resenha deve ser um livro bem legal. Gostei muito da sua resenha, me passou muita credibilidade :) Adorei sua foto!

    Love, Nina.
    www.ninaeuma.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Oi, Malu!
    Eu nunca li nada da Julia Quinn, pois os livros dela não fazem parte de um gênero que leio. No entanto, se em algum momento fosse ler um romance histórico, com certeza seria algum dela. São dela as histórias que mais me chamam a atenção e pelas resenhas que leio, os romances não me parecem forçados ou algum do tipo.
    Bjss

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  17. Estou começando a me abrir para livros de época, já conheço a escrita da autora e sei que é envolvente, quem sabe eu pegue esse e me apaixone.

    ResponderExcluir
  18. Só li um livro da autora até hoje, mas tenho muita vontade de ler mais de suas obras. Adorei seus comentários sobre essa história, que já me cativou antes mesmo que eu começasse a ler. Com certeza vai ser um romance que vou amar.

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura | Instagram

    ResponderExcluir
  19. Oi Malu!
    Julia é uma diva em relação aos romances, nem como colocar em palavras, nos surpreende em cada livro, por isso suas leituras são obrigatórias kkk, agora falando desse livro que ainda não li, me pareceu empolgante e fiquei com uma certa dúvida no final vai dar tudo certo? Gostei da sua descrição da Cecília e do Edward parece que tem um certo companheirismo e uma química entre o casal. Parabéns pela resenha estou curiosa com o desfecho, obrigado pela dica, bjs!

    ResponderExcluir
  20. Oi, Malu!
    Achei muito legal que o cenário da história mudou e foi para os Estados Unidos, principalmente por ser durante a independência, que é um fato histórico muito importante para a história da Inglaterra também. Adoro a escrita da Julia e as histórias em que há um relacionamento fingido são sempre as mais promissoras porque há um mundo de possibilidades pro casal :D Estou com esse livro na minha lista e espero ler em breve!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  21. Li o primeiro livro da serie e gostei, mas confesso que esperava um pouco mais. Estou ansiosa para ler este aqui porque tenho lido e ouvido falar que é superior ao primeiro e isso me anima bastante.
    Beijos

    ResponderExcluir
  22. Eu adoro ler sobre livros que eu jamais ouviria falar e provavelmente não irei ler por que mesmo sem ler, eu conheço mundos fora da minha bolha. Não sou fã de romances mas gosto muito de ambientações histórias, acho que dão um peso e um ar real aos livros que os deixam bem mais interessantes.

    Mirian (Castelo do imaginário)

    ResponderExcluir
  23. Olá Malu!!!
    Eu vou admitir e me envergonhar por isso, pois ainda não li nenhum livro da autora porém todos eles estão na minha lista de leitura e espero que logo, logo saiam de lá.
    Eu admito que entre as resenhas que ando lendo do primeiro e do segundo este vem me chamando mais atenção.
    A capa realmente é lindissima e eu já estou apaixonada pelos personagens só por conta das resenhas que venho lendo e a sua não fica de fora.
    Adorei a resenha!!!

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir

Apaixonada por literatura desde pequena, nunca consegui ficar muito tempo sem um livro na mão. Assim, o Dicas de Malu é o espaço onde compartilho um pouco desse meu amor pelo mundo literário.




Facebook

Ofertas na Amazon

Instagram

Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Mais lidos

Twitter

Newsletter

Arquivos

Editoras parceiras