[Resenha] Desaparecidos em Luz da Lua


Olá, pessoal! Como vocês estão? Eu ando um pouco ausente por aqui, mas pelo menos voltei com uma resenha mais do que especial. Quem acompanha o blog deve ter lido a minha resenha sobre Os noivosdo inverno, da Christelle Dabos. Ele foi o primeiro livro que li esse ano e eu não poderia ter começado melhor.
Então, vocês já podem imaginar o quanto minhas expectativas para a continuação estavam altas né? Eu bem que tentei me controlar, porque levei alguns tombos em relação a continuações de séries esse ano. Porém, quando editora Morro Branco anunciou o lançamento de Desaparecidos em luz da lua, ele já foi direto para a minha lista de desejados e eu fiquei contando os dias para poder ler.

No final de agosto, eu finalmente recebi meu exemplar e pude ler esse livro. E agora, será que minhas expectativas foram atendidas? Vou contar para vocês agora. Porém, já aviso que, por se tratar de uma continuação, aconselho que quem não leu o primeiro livro não leia o restante da resenha.

Autora: Christelle Dabos
Editora: Morro Branco
Tradução: Sofia Soter
Páginas: 480
Onde comprar: Amazon
Sinopse: “Quando Ophélie é promovida a vice-contista, ela se vê inesperadamente jogada aos holofotes e escrutínio da corte. Seu dom, a habilidade de ler a história secreta dos objetos, é descoberto por todos, e não há maior ameaça aos nefastos habitantes de seu novo lar gélido do que isso. Sob os arcos dourados da capital do Polo, ela descobre que a única pessoa em que talvez possa confiar é Thorn, seu enigmático e frio noivo. À medida que influentes pessoas da corte começam a desaparecer, Ophélie se encontra novamente envolvida em uma investigação que a levará além das muitas ilusões do Polo e a uma temível verdade.”

Em Os noivos do inverno, a jovem Óphelie foi forçada a aceitar um casamento arranjado e largar tudo que sempre amou na sua terra, Amina, para seguir seu noivo ao distante Polo. Lá, ela encontrou um território completamente diferente de tudo que conheceu e muito mais hostil. Além disso, Óphelie descobriu da pior maneira o quanto seu dom como leitora – pessoa com a capacidade de “ler” a história dos objetos pelo toque – despertava o interesse de outros, fazendo dela um alvo.
Nessa continuação, Óphelie está muito mais consciente dos perigos da corte no Polo e das ilusões que ela esconde. Porém, não demora para que ela perceba que o deverá tomar ainda mais cuidado do que imaginava. Não só os membros dos outros clãs não escondem a hostilidade em relação a ela, como a chegada de cartas a ameaçando caso não desistisse do casamento com Thorn e abandonasse o Polo, deixou bem claro que Ophélie não era bem-vinda ali e que sua vida estava em perigo.

Quando misteriosos desaparecimentos acontecem em Luz da Lua, supostamente o local mais seguro do Polo, fica ainda mais claro para Óphelie que as ameaças que sofreu eram reais. Ainda mais que todos os desaparecidos receberam cartas muito parecidas com as que ela recebeu. Com o perigo podendo vir de qualquer lugar, logo fica evidente que a sua única alternativa seria confiar em Thorn e tentar descobrir quem estava por trás das cartas e dos desaparecimentos.


Ah gente, eu não sei nem por onde começar a falar sobre esse livro. Minha vontade era de resumir em: PERFEITO, ZERO DEFEITOS. Porém, eu preciso explicar o quanto ele é maravilho e o quanto amei essa leitura. Para mim, ele desbancou o primeiro volume e se tornou a minha leitura favorita do ano, até aqui.
Quando li Os noivos do inverno, me encantei com a originalidade do universo criado pela autora. Como comentei na resenha aqui, é um livro muito diferente de qualquer outra fantasia que eu já tenha lido. E, em Desaparecidos em Luz da Lua, isso fica ainda mais evidente. A cada momento, a autora vai expandido mais o universo que criou, trazendo informações que o tornam ainda mais complexo e interessante.
Conhecer mais sobre os meandros da corte do Polo e especialmente o seu espírito familiar foi um dos aspectos mais envolventes dessa leitura. As intrigas entre os clãs e os mistérios aumentaram a tensão e sensação de perigo, aumentando a minha curiosidade para entender melhor aquele universo e funcionava a dinâmica da corte.
Mas não foi só o universo que ganhou em complexidade. Foi notável a evolução da Óphelie e o quanto ela amadureceu após todos os acontecimentos do primeiro livro. Ela já se mostrava uma personagem fascinante e totalmente fora dos padrões desde o volume anterior. Porém, em Desaparecidos em Luz da Lua, Ophélise se mostra mais madura e determinada. Além disso, gostei de ver como ela aprendeu a olhar mais para si mesma e encarar seus sentimentos. Lógico que essa evolução não se deu de uma hora para outra, mas foi uma transformação interessante de se acompanhar.

E os personagens secundários não ficam para trás. Cada um deles vai revelando novas camadas que permitem entender melhor a personalidade deles. Em especial, adorei ver mais por traz da fachada fria do Thorn. Ele é um personagem que se mostra quase imperturbável, mas vamos encontrando as vulnerabilidades dele aos poucos e todos os sentimentos que tenta esconder. Foi um personagem que me cativou mais a cada página e que eu realmente queria colocar em um potinho e proteger do mundo. E, além dele, me encantei ainda mais com a tia de Óphelie, Roseline, a tia de Thorn, Berenilde, e o sarcástica e cativante Archibald.


Outro aspecto interessante foi o desenvolvimento da trama. A autora conseguiu encontrar um equilíbrio entre expandir o universo, desenvolver mais os personagens e acrescentar novos elementos. Assim, a trama se mostrou dinâmica, com todo o mistério e tensão envolvendo os desaparecimentos e as revelações sobre a corte e o mundo apresentado. Além disso, a autora soube mesclar bem a aventura, a fantasia e o mistério com uma dose de romance, que não tirou o foco, mas deixou a história ainda mais cativante.
E, mais uma vez, me rendi a delicadeza e a criatividade de Christelle Dabos. Não só o universo criado por ela é único, como foi descrito de uma maneira clara e apaixonante. É um mundo que, apesar de todos os perigos que apresenta, ainda consegue ser lúdico e encantador. As diversas ilusões que Óphelie encontra pelo caminho e as descrições ricas da autora me deixaram realmente com a sensação de estar entrando em um universo completamente novo e mágico, do qual eu não sentia a menor vontade de sair.
E, se não bastasse toda a magia da história em si, a editora Morro Branco trouxe uma edição simplesmente impecável, em todos os sentidos. A capa é tão linda quanto a do primeiro livro, assim como a parte interna. O livro conta ainda com um mapa daquele universo, explicações sobre os clãs e uma ilustração da estrutura do Polo. Além disso, as páginas são amareladas e a fonte tem um tamanho bom para leitura. Sendo bem sincera, não encontrei um único defeito nessa edição e só posso parabenizar a editora pelo trabalho impecável.
Deste modo, acredito que não preciso nem dizer que Desaparecidos em Luz da Lua conseguiu superar todas as minhas expectativas e me encantar ainda mais que o livro anterior. Trata-se de um dos livros mais interessantes e originais que já li, com um universo rico e completamente fascinante. Christelle Dabos tem uma escrita única, que me conquistou desde o primeiro livro, e agora só me resta aguardar ansiosamente pela continuação. Para quem procura uma fantasia diferente e envolvente, não pode deixar de conferir essa série.

12 comentários:

  1. Que fotos lindas e que resenha maravilhosa! Eu amei poder ver vocÊ falando com tamanha empolgação, me deixou ainda mais curiosa com a leitura

    ResponderExcluir
  2. Olá!

    Eu estou querendo começar esses livros já tem um tempo, mas sempre fica complicado com o estágio e a faculdade. gostei muito de saber sua opinião tão positiva sobre a obra.

    beijos,
    Blog Diversamente

    ResponderExcluir
  3. Essas capas são realmente muito lindas! Estou tentando ler mais fantasias esse ano e adorando esse tipo de experiência, já que negligenciei o gênero por muito tempo. Por isso vou anotar a dica e ficar de olho para também ler o primeiro. Espero gostar!

    www.sonhandoatravesdepalavras.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oiii Malu

    Li a resenha um pouco por cima porque fico com medo de catar spoiler porque ainda tenho o primeiro livro pra ler pendente. Fiquei mega animada em ler o quanto o livro foi maravilhoso pra ti, uau zero defeitos não é pra qualquer livro. Adoro quando as continuações não decaem e surpreendem assim, fico feliz em saber que esta continuação foi uma boa experiência bacana, bom pra quebrar as más experiências com sequências que vc teve né? Com toda certeza, queor conferir esse livro logo depois que ler o primeiro, acho que vou gostar... essa capa está lindinha demais também.

    Beijos, Alice

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem Malu?

    Eu adorei as fotos, simplesmente ficaram lindas. Eu tenho apenas o primeiro volume da série e ainda não li, vou esperar comprar o segundo volume para começar a leitura. Parabéns pela resenha, ficou muito boa!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  6. Oi, tudo bem? Ainda não tive chance de ler essa série, mas quero muito. Eu não sabia direito sobre o que os livros falavam e fiquei curiosa para conhecer mais sobre a protagonista. Parece bem equilibrado, vou procurar para ler, com certeza! Que bom que gostou dele, é ótimo quando a gente faz uma leitura zero defeitos! <3

    Love, Nina.
    www.ninaeuma.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Olá,
    Esse negócio de expectativa é difícil segurar né? Tenho problemas com isso hahahaha.
    Mas nossa que legal que o livro é melhor do que você imaginava! Sempre bom quando isso acontece. Pretendo começar a ler essa série em breve.

    Debyh
    Eu Insisto

    ResponderExcluir
  8. Eu não li o primeiro livro, mas não resisti e li a resenha, hehe Gostei muito das suas impressões sobre essa continuação! É muito bom ver o desenvolvimento dos personagens através dos livros.

    sorria sempre!
    www.janelaliteraria.com.br

    ResponderExcluir
  9. Ainda não li nem o primeiro, mas ambos estão na minha lista para ler em breve. Adorei sua resenha, amo quando um livro supera minhas expectativas!

    Beijo
    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  10. Olá

    Fico imensamente feliz quando a continuação de uma série ou saga é feita com qualidade e mesmo efeito que o anterior. Sentimos que o autor realmente construiu com amor e dedicação esses volumes.
    Confesso que ando encantada pelos livros da Morro Branco e acho que em novembro irei comprar esses dois e um da Octavia que todo mundo fala bem.

    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Olá, não conhecia os livros mais gostei muito de saber sua opinião sobre ele, interessante saber sobre a continuação, espero ter a oportunidade de ler assim que possível!

    ResponderExcluir
  12. gente que capa é essa?? nao conhecia esse livro, socorro e ja quero ler ele pra ontem.
    parece ser bem interessante e envolvente, com certeza vou deixar anotada a dica.

    ResponderExcluir

Apaixonada por literatura desde pequena, nunca consegui ficar muito tempo sem um livro na mão. Assim, o Dicas de Malu é o espaço onde compartilho um pouco desse meu amor pelo mundo literário.




Facebook

Ofertas na Amazon

Instagram

Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Mais lidos

Twitter

Newsletter

Arquivos

Editoras parceiras