[Resenha] A Pequena Livraria dos Corações Solitários


Olá, pessoal! Hoje vim falar sobre uma leitura que foi uma das maiores surpresas que tive esse ano: A Pequena Livraria dos Corações Solitários, da autora Annie Darling. Para quem não conhece, ele é o primeiro volume da série A Livraria dos Corações Solitários, publicada no Brasil pela Editora Verus 
Eu confesso que tinha minhas desconfianças em relação a esse livro, devido a alguns comentários que li na época do seu lançamento. Mas é aquela história né? Sempre devemos ler para tirar nossas próprias conclusões. Então, quando surgiu a oportunidade de ler, eu resolvi dar uma chance e ver o que iria encontrar.  
Agora, vim contar para vocês o que achei de A Pequena Livraria dos Corações Solitários e se pretendo continuar a série ou não. Então, confiram o que achei. 




Autora: Annie Darling
Editora: Verus
Tradução: Cecília Camargo Bartalotti
Páginas: 308
Onde comprar: Amazon
Exemplar recebido de parceria com a editora:
Sinopse: “O primeiro livro da série A Livraria dos Corações Solitários. Era uma vez uma pequena livraria em Londres, onde Posy Morland passou a vida perdida entre as páginas de seus romances favoritos.Assim, quando Lavinia, a excêntrica dona da Bookends, morre e deixa a loja para Posy, ela se vê obrigada a colocar os livros de lado e encarar o mundo real. Porque Posy não herdou apenas um negócio quase falido, mas também a atenção indesejada do neto de Lavinia, Sebastian, conhecido como o homem mais grosseiro de Londres.Posy tem um plano astucioso e seis meses para transformar a Bookends na livraria dos seus sonhos ― isso se Sebastian deixá-la em paz para trabalhar. Enquanto Posy e os amigos lutam para salvar sua amada livraria, ela se envolve em uma batalha com Sebastian, com quem começou a ter fantasias um tanto ardentes...Resta saber se, como as heroínas de seus romances favoritos, Posy vai conseguir o seu “felizes para sempre”.A história de Posy é a primeira da série A Livraria dos Corações Solitários, que vai retratar cada um dos funcionários da livraria, um “alegre bando de desajustados”, que por uma razão ou outra desistiram do amor e, ainda assim, o encontram quando menos esperam.”


Posy Morland literalmente cresceu na charmosa livraria Brookends. Seus pais trabalhavam lá e a família vivia no apartamento acima da livraria. Após a morte deles, Lavínia, a excêntrica dona da livraria permitiu que Posy e seu irmão continuassem vivendo lá e deu um emprego para ela. Assim, a vida de Posy sempre foi cercada pelos livros, especialmente pelos romances apaixonantes que ela tanto gosta de ler.  
Porém, após a morte de Lavínia, Posy não sabe o que será dela e de Sam. O que ela não esperava é que Lavínia fosse deixar a livraria e o apartamento para ela. Mas junto com o testamento havia uma carta explicando que, se a livraria não desse lucro em dois anos, a propriedade passaria para o neto de Lavínia, Sebatian, também conhecido como o homem mais grosseiro de Londres.  
Posy e Sebastian se conhecem desde a infância, mas não poderiam estar mais distantes de serem amigos. Agora que Posy herdou a livraria, Sebastian se sente no direito de interferir na sua vida e nos rumos que ela dará para o negócio. Então, ela precisa parar de sonhar com os romances que lê e encarar a realidade: uma livraria cheia de dívidas, funcionários que dependem dela, a necessidade de garantir o único lar que ela e o irmão conheceram e, em meio a tudo isso, lidar com seus sentimentos conflitantes pelo irritante, mas charmoso, Sebastian.  



A primeira coisa que eu preciso dizer esse livro é o quanto me diverti durante a leitura. Eu sinceramente não estava esperando que o livro fluísse tão bem e eu me sentisse tão leve enquanto lia. A escrita da autora é deliciosa e muito rápida de ler, fazendo com que a gente se sinta dentro de uma comédia romântica e nem sinta o tempo passar.  
Os personagens foram o principal motivo para a leitura ter me prendido e também o aspecto que mais me surpreendeu. Posy é uma personagem um tanto imatura e passiva, aceitando as coisas com muita facilidade. Porém, ao contrário do que eu esperava, isso não me incomodou. Na verdade, foi bastante compreensível pelo fato de que, por muito tempo, Posy viveu em um mundinho a parte e sempre protegida até que, de uma hora para outra, precisou encarar o mundo real pela primeira vez. Então, achei a insegurança dela completamente natural.  
Além disso, essa personagem me ganhou por dois motivos: seu amor pela livraria e o luto que ainda sentia pela perda das pessoas que amava. A perda foi abordada de uma maneira muito real no livro e foi impossível não me sensibilizar com a dor que Posy carregava pela morte dos pais e, posteriormente, de Lavínia. Ela perdeu todas as pessoas que eram seu porto seguro e ainda ficou com a responsabilidade de criar o irmão, o que seria assustador para qualquer um. Além disso, foi lindo ver a forma como ela lutou pela livraria. Mesmo com as dificuldades e as dívidas, ela entendia o quanto aquele espaço era especial e precisava ser preservado por sua história e tudo que representava.  
Já o Sebastian é, sem dúvida, o personagem mais controverso do livro. O título de homem mais grosseiro de Londres certamente foi merecido e é difícil não se irritar com ele. Porém, a autora acertou em cheio na sua construção. Primeiro que, por mais arrogante que seja, Sebastian tem um humor sarcástico e um jeito tão pretencioso de querer que as coisas saiam do seu jeito, que mesmo querendo esganá-lo, eu também me diverti muito com ele. Além disso, desde o começo ficou claro que havia um coração por trás daquela fachada de arrogância e, com isso, acabei me conectando com ele e torcendo para encontrar o homem bom que estava perdido ali.  
Outro ponto interessante é perceber o quanto que Posy e Sebastian despertam o melhor um do outro e se complementam. As provocações e o jeito arrogante de Sebastian acabam tirando Posy de sua inércia e passividade, pois é quando ela decide desafiá-lo e mostrar que é capaz, que finalmente começa a agir. Por outro lado, é a visão otimista e romântica que Posy tem da vida que faz com que Sebastian finalmente passe a enxergar o mundo de uma maneira menos cínica e a dar mais valor no que realmente importa.  
O romance acabou funcionando bem para mim, porque consegui realmente sentir uma conexão entre a Posy e o Sebastian. Temos aquele típico clichê do casal cão e gato (que eu amo), mas ele vai além disso. Enquanto me diverti com as trocas de farpas entre os dois, percebi o quanto eles estavam transformando a vida um do outro e o quanto combinavam perfeitamente. Assim, é claro que torci por eles e por um final feliz para esse casal tão teimoso.  


Com relação aos personagens secundários, eu amei os amigos da PosyVerity, Nina e Tom têm personalidades muito diferentes, mas formam um grupo de amigos muito divertido de se acompanhar. Eles têm seus momentos de implicância e cometem alguns erros em certos momentos da história, mas a amizade entre eles é muito verdadeira, assim como a lealdade que dedicam à Posy e à livraria. Há também o Sam, irmão mais novo da Posy, que é um personagem bem fofo e algumas vezes se mostra mais maduro que a irmã mais velha.  
A trama se desenvolve de uma forma bastante envolvente, com muitos diálogos divertidos e situações hilárias vividas pelos personagens. O clima da história é bastante aconchegante, especialmente por falar tanto sobre família. Vemos Posy tentando criar seu irmão e superar a ausência dos pais e de Lavínia, a relação de Sebastian com a avó e a própria amizade entre os funcionários da livraria, que acabaram se tornando uma segunda família também.  
E tem algum fã de romance de época por aí? Paralelo a história principal, temos trechos de um conto escrito pela própria Posy. Um romance de época inspirado no Sebastian que é simplesmente hilário. A qualidade é duvidosa e os diálogos são dignos de uma novela mexicana de péssimo gosto, mas o objetivo era esse mesmo e eu dei boas risadas com esses trechos do livro. Inclusive, adoraria uma versão estendida.  
Com relação a edição, eu sou simplesmente apaixonada por essa capa linda. Acho que ela traz esse clima de leveza e aconchego do livro com perfeição. Por dentro, as páginas são amareladas e a fonte tem um tamanho super confortável para leitura. Além disso, preciso enaltecer a tradução da Cecília Camargo Bartalotti também que está impecável.  
Assim, A Pequena Livraria dos Corações Solitários foi uma ótima surpresa, que me permitiu mergulhar em uma história divertida, leve e bastante cativante. Mesmo os personagens estando longe de serem perfeitos, eu me apeguei a eles, ri de suas trocas de farpas e amei acompanhar a evolução de cada um deles. Ao final da leitura, eu estava com o coração quentinho e ansiosa por poder visitar essa livraria. Então, para quem ama uma comédia romântica daquelas que a gente lê em uma tarde tranquila de domingo e termina com o coração quentinho, não pode deixar de conhecer essa série. 
E vocês, já leram algum livro da série A Livraria dos Corações Solitários? Eu já estou ansiosa para conferir o segundo livro. Me contem aí nos comentários se já leram ou se ficaram curiosos para ler.  

Para quem tiver interesse em comprar esse ou outro livro na Amazon, vou deixar o link de compra aqui. Comprando através dele, vocês ajudam o Dicas de Malu, sem alterar o valor do seu pedido.  

17 comentários:

  1. Oi, Malu, tudo bem?

    É muito bom quando a gente se surpreende com o livro, né? Começa a leitura achando que não vai gostar e de repente se vê encantado com a história, acho que quando é assim o prazer de ler é maior!

    Eu achei a capa muuuuuito fofa e, apesar da parte do luto, a história parece ter aquele romance mamão com açúcar, né?

    Adorei a resenha!!

    Beijos.
    wwww.marcasliterarias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Malu!!

    Eu ainda não conhecia esse livro, as editoras estão mesmo apostando em romance contemporâneos não é mesmo? Uma invasão dos livros do gênero hahaha, fico muito feliz que você tenha gostado da leitura e que ela tenha te proporcionado uma experiencia tão boa, sua resenha não me deixa mentir. Eu não sou grande fã do gênero casal gato e rato, na verdade isso me irrita demais, me lembra até novela kkkkkkkk mas eu não diria nunca sobre a leitura desse livro!

    Beijos!
    Eita Já Li

    ResponderExcluir
  3. Oi Malu, tudo bem?

    Poxa, eu vou tentar investir nesse livro de novo... Eu tentei ler há meses atras mas não consegui, travei e achei meio bléé mas com sua resenha vou me dedicar a leitura de novo...

    Beijinhos,
    Ani
    www.entrechocolatesemusicas.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olá!

    Aconteceu a mesma coisa comigo, eu comprei o livro e devido a algumas resenhas negativas nunca li e ele está parado na estante ainda no plástico. Amei saber que você curtiu a leitura e conhecer um pouco mais da história de um ponto de vista positivo, sua resenha fez minha vontade de conferir essa história reacender e eu te agradeço por isso. Espero curtir a leitura .

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi Malu, como vai? Primeiramente, quero elogiar a beleza e delicadeza das suas fotos, ficaram perfeitas! Eu sempre falo que o fato de um leitor não gostar de determinado livro, não quer dizer que eu também não irei gostar dele, pelo contrário, pode ser que você não goste e eu ame a história, os livros tocam as pessoas de maneiras diferentes.
    Eu dei esse livro de presente para uma amiga mês passado, era aniversário dele e temos gostos parecidos por isso, achei que ela iria adorar um livro que fala sobre outros livros. Eu mesma ainda não tive a oportunidade de lê-lo mas, depois da sua resenha vou comprar uma edição pra mim e ler também.

    Viviane Almeida
    Resenhas da Viviane

    ResponderExcluir
  6. Eu ainda não li nenhum livro dessa série mas quero muito.
    Sempre fico animada quando leio alguma resenha a respeito. Acho a premissa fofinha e estou precisando de algo leve para ler

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  7. Ainda nçao li esse livro, mais adorei sua resenha e opinião sobre ele, espero conseguir a obra para leitura em breve!

    ResponderExcluir
  8. Nunca li esse livro mas a capa é uma gracinha. A paleta de cores, os desenhos e as fontes são um convite a uma leitura prazerosa . E vejo que pra você foi né. Que bom. O amor pelos livros é tudo. E já haviam me dito que Sebastian era muito difícil kkkk
    Arrasou nas fotos e resenha.

    Bjos e Cheiros
    Livreando

    ResponderExcluir
  9. Eu tinha visto esse livro na Amazon e fiquei curiosa pra saber se era bom e agora lendo sua resenha vejo que sim. Percebo que esse livro é o tipo de livro que eu leria para curar uma ressaca literária. Gostei do enredo no geral e fiquei curiosa para saber sobre a história de época que corre em paralelo rs

    ResponderExcluir
  10. Olá, tudo bem? Que bom que o livro funcionou para você. Infelizmente isso comigo não aconteceu porque Sebastian foi intragável, beirando até ser machista demais para suportar. Com isso, a leitura toda desandou e mesmo evoluindo, a má impressão não saiu. É uma pena porque vejo comentários bons para o enredo, no entanto não deu pra mim. Gostei da resenha que trouxe vários pontos pertinentes do enredo e das fotinhos!
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Oi Malu!
    Só de ler sua resenha meu coração já esquentou kkk, que enredo fascinante, a história perece ser encantadora e divertida. Parabéns pela ressenha fiquei curiosa sobre os personagens e principalmente como vai desenrolar a história, uma livraria como herança acho que é o que mais queria na vida kkk, obrigado pela dica, bjs!

    ResponderExcluir
  12. Oi, li algumas resenhas desse livro, todas muito elogiosas, acho que a sua é primeira que traz essa passividade de Posy que a julgar o histórico dela, como você bem mencionou, é absolutamente natural.

    ResponderExcluir
  13. Li este livro em 2017 e embora esse ambiente de livraria seja delicioso, eu odiei o mocinho deste livro e por isso não funcionou tão bem pra mim!!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. A cada resenha eu fico ainda mais ansiosa para ler essa obra! Parece, realmente, uma leitura leve e fluída, aquela que conquista o coração. E gosto ainda mais quando a autora consegue dar vida aos personagens secundários! Está na minha listinha de desejados e espero ler em breve. Adorei sua resenha e as fotos estão lindas! <3

    ResponderExcluir
  15. Oi Malu, tudo bem?
    O teu texto ficou uma graça e me mostrou o quanto esse livro parece interessante, ainda mais quando a proposta é tão fofa. AMO quando tem uma livraria no meio da história e duas pessoas precisam aprender que a vida não é só um ponto de vista. Que é mais do que isso, *-*.
    Um beijo de fogo e gelo da Lady Trotsky...
    http://www.osvampirosportenhos.com.br

    ResponderExcluir
  16. lembro que quando vi essa capa achei que seria algo fofo, mas por sua resenha a obra tem um lado mais reflexiva e de amadurecimento.

    ResponderExcluir
  17. Engraçado como cada leitura funciona de forma diferente um para o outro, né? Terminei esse livro no mês passado e simplesmente o casal não me conquistou. Amava as cenas envoltas da livraria, mas quando o Sebastian entrava em cena...

    Adorei tuas fotos!

    ResponderExcluir

Apaixonada por literatura desde pequena, nunca consegui ficar muito tempo sem um livro na mão. Assim, o Dicas de Malu é o espaço onde compartilho um pouco desse meu amor pelo mundo literário.




Facebook

Ofertas na Amazon

Instagram

Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Mais lidos

Twitter

Newsletter

Arquivos

Editoras parceiras