Especial: Harry Potter e a Pedra Filosofal

Título: Harry Potter e a Pedra Filosofal
Autora: J.K. Rowling
Editora: Rocco
Páginas: 263
Este é um ano muito especial para os fãs de Harry Potter. Não só será lançado em novembro o filme Animais Fantásticos e Onde Habitam, adaptação do livro homônimo, como em julho estreará em Londres a peça Harry Potter and the cursed Child, cujo roteiro será publicado como o tão aguardado oitavo livro da série. Pensando nisso, resolvi entrar no clima deste universo mágico criado por J. K. Rowling e fazer um especial sobre Harry Potter. Assim, todo mês publicarei uma resenha sobre um dos livros da série.
Para começar, vou falar de Harry Potter e a Pedra Filosofal. Publicado na Inglaterra em 1997, o primeiro livro da série conquistou o mundo com a história do menino que descobriu no seu aniversário de 11 anos que era, na verdade, um bruxo. 
Para quem não conhece a trama, Harry foi deixado ainda bebê na casa de seus tios, os Dursley, após a morte de seus pais. Quase dez anos depois, Harry começa a receber cartas que o tio o impede de ler. Até que, no dia do seu aniversário, o gigante Rubeo Hagrid consegue fazer com que o menino receba a carta. Nela, está escrito que Harry possui uma vaga na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. A partir daí, Harry descobre a verdade sobre seu passado.
Reler esse livro foi uma experiência maravilhosa e interessante. A série Harry Potter marcou minha infância e adolescência, mas ler agora, com um olhar mais crítico, me permitiu prestar mais atenção nos detalhes e perceber aspectos que não tinha notado antes.
O que mais me chamou a atenção foi ver o modo como, já nesse primeiro livro, J.K. Rowling deixou uma base sólida para o que a série se tornaria. Ela foi apresentando aquele mundo mágico aos poucos, trazendo novas descobertas a cada página. O leitor vai mergulhando naquele universo junto com Harry. Contribui para isso o fato da história ter como foco a perspectiva do Harry, apesar de ser narrada em terceira pessoa, o que transmite para o leitor todo o fascínio do menino com as novidades do mundo apresentado.
Aliás, impressiona a riqueza de detalhes da obra criada por J. K. Apesar de Harry Potter e a Pedra Filosofal ser o livro mais simples da série, já é possível perceber nele como o universo que ela criou é fantástico. A autora descreveu em detalhes todo o funcionamento daquele mundo, incluindo moedas, esportes, animais e feitiços, fazendo com que o leitor se sentisse realmente parte dele.
Por outro lado, ao reler o livro também percebi alguns problemas. Apesar de funcionar muito bem na apresentação daquele universo mágico, não gostei do ritmo que a história foi desenvolvida em algumas partes. Senti que momentos importantes foram resolvidos muito rapidamente, sendo que poderiam ter sido mais desenvolvidos e aprofundados. Em especial, destaco o momento em que Harry descobre ser um bruxo e a parte do clímax, pois em ambas ficou a sensação de um desfecho um pouco abrupto, que não causou um grande impacto no leitor.
No entanto, é importante levar em consideração o fato de que este foi apenas o primeiro livro e que a autora foi desenvolvendo e aprimorando sua escrita ao longo da série. Além disso, a trama dele é mais simples e com um tom bem infantil. Isto ocorre porque a história acompanha a perspectiva de Harry, que neste livro é ainda uma criança. Assim, à medida que ele vai crescendo, seus desafios se tornam maiores e a história fica mais complexa.
De modo geral, pude entender melhor o motivo por esse livro ter me cativado tanto. Me lembro de ter ouvido algumas pessoas dizendo que Harry Potter seria só uma febre passageira de uma geração de adolescentes e que não duraria mais do que uns cinco anos. No entanto, isso não aconteceu. Ainda hoje, dezenove anos depois da publicação do primeiro livro e nove do último, a paixão por essa série não diminui. Ao contrário, Harry Potter continua influenciando novas gerações de leitores pelo munto todo. Isso se deve ao talento e à criatividade de J. K. Rowling, que criou um universo rico e envolvente, escrito de uma maneira que permitiu ao leitor se sentir como se fizesse parte dele, como se estivesse vivendo todas aquelas aventuras junto com Harry, Ron e Hermione. E esse fascínio não deve acabar tão cedo. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Apaixonada por literatura desde pequena, nunca consegui ficar muito tempo sem um livro na mão. Assim, o Dicas de Malu é o espaço onde compartilho um pouco desse meu amor pelo mundo literário.




Facebook

Ofertas na Amazon

Instagram

Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Mais lidos

Twitter

Newsletter

Arquivos

Editoras parceiras