Especial - Harry Potter e o Cálice de Fogo

Autora: J. K. Rowling
Editora: Rocco
Páginas: 535


Retomando o projeto de releitura da série Harry Potter, este mês foi a vez do quarto livro, Harry Potter e o Cálice de Fogo. De todos os livros da série, esse sempre foi o meu “menos favorito”. Por causa disso, quando era mais nova, li todos os livros mais de uma vez, com exceção do Cálice de Fogo. Não que eu não tenha gostado, amo toda a série, mas gostava um pouco menos deste do que dos outros.
Felizmente, tive a ideia de começar essa coluna especial para Harry Potter e, finalmente, peguei Harry Potter e o Cálice de Fogo novamente. Digo felizmente, porque, desta vez, apreciei muito mais a leitura do que da primeira. Consegui me envolver mais com a história e achei que ela flui muito mais rápido.
O maior problema que senti quando li O Cálice de Fogo pela primeira vez é que achei a leitura arrastada. Ao contrário dos outros livros da série, não consegui mergulhar na história desde o início, prejudicando a leitura. Já nessa releitura, senti a história um pouco cansativa no começo, mas, à medida que a trama foi se desenvolvendo, consegui me envolver completamente.
Neste quarto volume da série, J. K. Rowling expande o universo de Harry Potter, apresentando novos personagens, lugares e criaturas mágicas, além de revelar mais sobre o passado deste universo. As aventuras vividas por Harry são mais perigosas e as ameaças mais concretas. Mesmo já conhecendo a história, é impossível não sentir a tensão constante, tanto pelas provas do Torneio Tribruxo, quanto pelos perigos e mistérios que rondam o castelo e ameaçam a segurança de Harry.
Não me lembrava como as provas do Torneio Tribruxo eram bem escritas. J. K. Rowling conseguiu transmitir toda a tensão que os personagens sentem tanto antes quanto durante a prova. Além disso, ela descreve tudo em detalhes, o que permite ao leitor compreender e imaginar com clareza os acontecimentos.
Outro aspecto que destaco é o modo como a autora aborda o início da adolescência. Harry, Rony e Hermione já não são mais crianças, surgem os primeiros romances e eles se preocupam mais com a aparência. Tudo isso é abordado na história de uma maneira leve, natural e divertida. Em especial, as tentativas de Harry e Rony de convidarem garotas para sai estão entre os momentos mais engraçados do livro e da série, como um todo.
Algo que me chamou a atenção durante a leitura foi perceber como, apesar de toda a magia daquele universo, Harry Potter se enquadra perfeitamente no momento que o mundo está vivendo. Ao final do Cálice de Fogo, somos apresentados a uma mensagem de respeito ao próximo e às diferenças, de união entre os povos e de combate ao preconceito. Além disso, a autora nos lembra dos perigos vindos da intolerância, do radicalismo e da desunião. Basta dar uma olhada nos noticiários para ver como essa mensagem se aplica ao nosso mundo.
"Repito a todos, (...) seremos tão fortes quanto formos unidos e tão fracos quanto formos desunidos."
"As diferenças de costumes e língua não significam nada se os nossos objetivos forem os mesmos e os nossos corações forem receptivos."
Desde que comecei esse projeto de releitura, tenho adorado voltar ao universo de Harry Potter e reparar em aspectos que não tinha percebido antes. No entanto, foi relendo Harry Potter e o Cálice de Fogo que senti isso mais intensamente. Me surpreendi com o modo como me envolvi com esta história e passei a vê-la com outros olhos, admirando ainda mais a mensagem importante e tão atual que a autora transmitiu. Além disso, fiquei mais uma vez fascinada com o talento e a imaginação de J. K. Rowling, bem como com a grandeza e complexidade do mundo e dos personagens criados por ela.
Se eu já estava feliz em desenvolver esse Especial Harry Potter, agora estou completamente encantada por retornar a este universo. Não vejo a hora de começar a releitura de Harry Potter e a Ordem da Fênix, quinto volume da série, e trazer novamente a magia de Harry Potter aqui para o blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Apaixonada por literatura desde pequena, nunca consegui ficar muito tempo sem um livro na mão. Assim, o Dicas de Malu é o espaço onde compartilho um pouco desse meu amor pelo mundo literário.




Facebook

Ofertas na Amazon

Instagram

Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Mais lidos

Twitter

Newsletter

Arquivos

Editoras parceiras