Motivos para assistir Star Wars


Hoje é um dia de comemoração para todos os fãs de Star Wars. Todos os anos, no dia 04 de maio é considerado o Star Wars Day, ou o Dia de Star Wars, em português. Essa celebração tem a ver com a semelhança entre a pronúncia da data em inglês (May the 4th), com o início da famosa frase dos filmes “may the force be with you” (que a força esteja com você).
Como fã da saga, não poderia deixar de fazer um post especial para comemorar a data. Então, resolvi listar alguns motivos para conhecer Star Wars. São razões que explicam por quê eu gosto tanto desta série e acho que todo mundo deveria, pelo menos, ser apresentado ao universo criado por George Lucas.

1 – Importância para o cinema
            A importância que Star Wars teve para o cinema é inquestionável. Quando o primeiro filme foi lançado em 1977, os efeitos visuais e sonoros no cinema ainda eram modestos e a tecnologia muito limitada. Então, só consigo imaginar o quão impressionante foi ver as incríveis naves espaciais e as incríveis batalhas com sabres de luz naquela época. A partir deste filme, houve um salto significativo nas tecnologias usadas no cinema.
            Isso para não mencionar a trilha sonora. As composições de John Williams para esses filmes estão entre as mais marcantes da história do cinema. Duvida? Assista aos vídeos abaixo e me diga se não conhece pelo menos uma delas. Não conheço ninguém que, mesmo sem ter visto nenhum dos filmes de Star Wars, não reconheça essas músicas imediatamente.



2 – História atemporal
            A história de Star Wars é totalmente atemporal. Não é sem motivos que tantas gerações diferentes se apaixonam por estes filmes. Temos ali a típica jornada do herói, com personagens cativantes, mentores sábios e vilões bem construídos. Tudo isso ambientado no espaço, com diversos planetas, povos diferentes e muitas batalhas com naves. Além disso, proporciona vários ensinamentos e reflexões que podem ser aplicadas à nossa sociedade. Afinal, em todos os filmes são discutidas questões sobre o equilíbrio entre o bem e o mal, a dificuldade de escolher entre o que é certo e o que é fácil, a democracia e o perigo de regimes totalitários, entre outros temas.

3 – Personagens femininas fortes
            Mais uma vez retornando ao ano de 1977, o que predominava no cinema naquela época eram personagens femininas cujo papel era apenas de interesse romântico o herói da história e aguardar que ele fosse salvá-la em algum momento do filme (infelizmente, esse estereótipo ainda ocorre). Então, quando Star Wars foi lançado, conhecemos a Princesa Léia, uma jovem senadora que é presa pelo vilão da história e fica esperando os heróis irem resgatá-la, certo? Errado! Léia assume o comando do próprio resgate e ainda ajuda a salvar os seus atrapalhados salvadores. Além da Léia, tem a sua mãe, Padmé, que também é uma personagem corajosa, dona de uma personalidade forte e independente. Mais recentemente, ainda fomos apresentados a mais duas ótimas personagens: Rey e Jhin. A Rey é uma das protagonistas da nova trilogia (episódios VII, VIII e IX), uma personagem forte, corajosa e independente, que cresceu sozinha, em um lugar cheio de ameaças, e aprendeu a se defender. Já a Jhin é a protagonista de Rogue One: Uma história Star Wars. Ela ficou órfã ainda criança e, quando adulta, se tornou uma contrabandista. Depois de ser pega pelos rebeldes, ela se vê liderando uma missão extremamente perigosa para roubar planos do império. Se isso não é uma personagem feminina forte, não sei mais o que é.

4 – Universo expandido
            Não é exagero dizer que o universo de Star Wars é gigantesco. Além dos 7 filmes da saga e de Rogue One, que é um prelúdio do episódio IV, são diversos livros, HQs e desenhos que contam histórias sobre acontecimentos ocorridos entre os filmes. Através dessas obras, os fãs conhecem novos personagens e planetas, têm mais detalhes sobre as batalhas e tem a oportunidade de preencher algumas lacunas entre os filmes. Inclusive, já tive a oportunidade de ler um dos livros que fazem parte do cânone de oficial, Star Wars: Marcas da Guerra, e tenho vários outros na minha lista.

5 – Novos filmes
            Os novos filmes são, sem dúvida, um ótimo motivo para assistir Star Wars. Para quem não sabe, até alguns anos se supunha que a saga havia terminado com o episódio 3. Porém, a Disney anunciou uma nova trilogia e mais alguns filmes que não seriam continuações, mas estariam relacionados ao universo de Star Wars. Dois deles já foram lançados: Star Wars VII: O despertar da força, em 2015, e Rogue One: Uma história Star Wars, em 2016. Ambos são ótimos filmes, que preservam os elementos que tanto amamos nos filmes originais, mas que trazem novidades e enriquem ainda mais a franquia.
            Ah e tem mais filmes vindo por aí. Em dezembro, será lançado o episódio VII da franquia, Os últimos Jedi, e o filme sobre Han Solo, um dos personagens mais queridos da série, já está sendo gravado. Ou seja, o que não falta é novidade deste universo de Star Wars.

6 – Darth Vader
Mesmo que você nunca tenha assistido a um filme de Star Wars, duvido muito que não tenha ouvido falar de Darth Vader. O famoso vilão que anda sempre com sua máscara e roupa preta, e que impressiona com sua respiração mecânica e incrível habilidade com o uso da Força, é considerado um dos maiores da história do cinema. Sua simples aparição dos filmes já desperta, ao mesmo tempo, medo e fascínio, e é simplesmente impossível não se sentir hipnotizado por essa figura. O típico vilão que amamos odiar.

Bônus: BB-8
            Se nenhum dos motivos citado acima te convenceram a assistir Star Wars, o BB-8 vai. O pequeno robozinho construído para o episódio VII abalou os corações mais sensíveis e conquistou fãs no mundo inteiro. Mas, sinceramente, dá para resistir a tanta fofura?



Se animaram a conhecer Star Wars? E, para quem é fã, concordam com os motivos que apontei ou lembrariam de outros? Me contem tudo que vocês pensam sobre essa famosa saga aí nos comentários. Ah, e aproveitem que a Amazon também está comemorando o Dia de Star Wars com ótimos descontos: aqui.
Ah e, atendendo a alguns pedidos, deixo uma pequena explicação sobre a ordem dos filmes. Os três primeiros filmes lançados são, na verdade, os episódios IV, V e VI, respectivamente. Então, se quiserem seguir a ordem de lançamento, é só olhar a data dos filmes. Mas, se preferirem a ordem cronológica, é só se basear no número do episódio.
Star Wars I: A ameaça fantasma (1999)
Star Wars II: O ataque dos clones (2002)
Star Wars III: A vingança dos Sith (2005)
Rogue One: Uma história Star Wars (2016)
Star Wars IV: Uma nova esperança (1977)
Star Wars V: O império contra-ataca (1980)
Star Wars VI: O retorno de jedi (1983)

Star Wars VII: O despertar da força (2015)

26 comentários:

  1. Dai uma série que sempre quis ler e assistir e adio dia após dia, amei o post, e vou tomar coragem para iniciar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah vale muito a pena. Nesse post eu citei apenas 5 motivos, mas ainda tem muitos outros haha.
      Beijos!

      Excluir
  2. Olha, para mim, além de todos os motivos que você citou, existe mais um... Ou melhor, Mais dois: George Lucas e Joseph Campbell... De quem o primeiro era amigo íntimo! Gênios... Um se abasteceu do outro para a complexidade de suas obras!

    Adoreeeeei ler sobre isso! Foi ótimo estar aqui! Sou fã de cinema, fã da saga e fiquei fã do seu blog!

    Grande Abraço!

    O.C.
    www.oscarcalixto.com/blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Oscar, tudo bem?
      Muito obrigada! Fico muito feliz que você tenha gostado do post e do meu blog.
      Ambos são realmente geniais, principalmente o George que criou esse universo incrível.
      Beijos!

      Excluir
  3. Oie

    Acredita que nunca li nada? E olha que meu pai é muito fã, preciso mudar isso.
    Concordo com tudo que você falou e por isso nem acredito que ainda não li. Mas a cada post que vejo fico mais curiosa.
    É muito atemporal mesmo, tanto tempo e continua muito em alta e com muitos fãs.
    Gostei do post. Parabéns.

    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem?
      Apesar de ser muito fã da série, eu só comecei a ler os livros no ano passado. Mas vale muito a pena, viu?
      Se você acompanha e gosta dos filmes de Star Wars, os livros agregam muito ao universo da saga.
      Fico feliz de saber que você gostou do post :)
      Beijos!

      Excluir
  4. Olá, Maria! Tudo bem?

    Poxa, a sua publicação ficou incompleta, como não colocou o Yoda no texto? Ele é um personagem relevante e muito importante no Universo Star Wars. Estou reclamando contigo, pois ele é o meu favorito! Hahahaha
    Adorei a publicação!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem?
      Ah que pena que sentiu falta do Yoda. Acredite que o meu coração doeu por não incluí-lo na publicação, mas, se serve de consolo, até o meu personagem preferido (o Han Solo) ficou de fora kkkk. É que se fosse falar de todos os personagens que eu gosto e que são relevantes no universo de Star Wars, seria uma lista muito extensa.
      Mas que bom que gostou da publicação!
      Beijos

      Excluir
  5. bb8 <3 adoro ele
    com certeza o que mais concordo c vc sao as personagens femininas fortes e uma historia atemporal. eu adoro sw, fa de carteirinha tb

    perolasdelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ludmila, tudo bem?
      Ah o bb-8 é o robozinho mais fofo da galazia, né? <3
      Que bom saber que você também é fã de SW. É uma saga que não tem como não amar.
      Beijos!

      Excluir
  6. Oiiii Malu faz tanto tempo que assisti Star Wars que vou te dizer que nem lembro direito sobre os personagens,só os principais, estou sem nada para assistir no momento e assim quem sabe eu começo a rever.
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Morgs, tudo bem?
      Ah assiste de novo mesmo, vale a pena. Aproveita que no final do ano tem mais um filme da saga e já entra no clima haha.
      Beijos!

      Excluir
  7. Eu não consigo assistir Star Wars. Até acho alguns pontos interessantes mas no geral eu não me interesso e até acho meio chatinho. Os motivos que você deu acho que são legais para os fãs mas não funcionaram muito para mim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Beatriz, tudo bem?
      Que pena que você não curte Star Wars. Mas, talvez, seja só o momento que você assistiu que não era o certo. Quem sabe mais para frente você muda de ideia né?
      Bjos

      Excluir
  8. Ameeeiiii o post! Se eu já não amasse, passaria a amar depois de ler tudo isso!hehe
    Beijos
    Resenhando por Marina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marina, tudo bem?
      Ah que bom que gostou do post e que também é fã de Star Wars.
      Tem como não amar essa saga? haha
      Beijos!

      Excluir
  9. Acredita que nuncaaa assisti um filme da saga? Pois é... kkkkkk
    confesso que não tinha nenhum interesse, mas alguns desses pontos me deu até uma animada, principalmente as personagens femininas fortes.
    Vou tentar arrumar um tempinho para assistir algum. Espero gostar! haha
    ótimo post!
    Beijoos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Catrine, tudo bem?
      Que bom que se animou a conhecer a saga. Não sei em qual ordem você vai preferir assistir, mas se quiser conhecer Star Wars, não pode deixar de assistir a trilogia original, viu? kkk
      Espero que você assista e também goste dos filmes.
      Beijos!

      Excluir
  10. Oie, tudo bem? Ameeei seu post! Apesar de só ter assistido alguns dos filmes eu super concordo com os motivos, especialmente a importância para o cinema e e as personagens femininas fortes. Eu quero muito maratonar todos ainda esse ano! E ler os livros também :D

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gabrielly, tudo bem, e você?
      Que bom que curtiu o post e concordou com os motivos que eu apontei. Ah aproveita que esse ano tem um episódio novo, e maratona os filmes e livros da saga mesmo, que aí já entra no clima.
      Beijos!

      Excluir
  11. Oie Amore,
    Nunca assisti, mas adoro os personagens... Vendo sua análise aqui fiquei curiosa pra ler pra ser sincera.
    Parabéns pela análise e sugestão!
    Beijoka!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Grazi, tudo bem?
      Olha, se você já gosta dos personagens, acho que tem tudo para gostar dos filmes. Espero que você assista e goste também.
      Obrigada, fico feliz de saber que gostou do post.
      Beijos!

      Excluir
  12. Acho que sou a unica pessoa que nunca assisti star wars :(
    Agora estou com vontade de ver, ler os livros e entender sobre o assunto rs.
    Um super beijo .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Áry, tudo bem?
      Ah ainda tem muitas pessoas que nunca viram, mas sempre é tempo hehe.
      Que bom que se interessou pelos filmes e livros, espero que você assista/leia e goste também.
      Beijos!

      Excluir
  13. Oii, tudo bem?

    Infelizmente seus motivos não me convenceram. Não consigo ter paciência para entender o enredo de Star Wars hahahaha

    Acho que quando era modinha, não gostava muito de ver o pessoal vidrado e acabei criando um bloqueio. Mas juro que tentarei. Fiquei muito feliz em saber que existem tantos pontos positivos e o BB-8 me encantou hahaha

    Abraços (:

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, tudo bem?
      Que pena que você não tem interesse em ver Star Wars.
      Mas infelizmente não conheço tantas pessoas que gostar da saga assim não. Eu queria conhecer mais fãs da saga para assistirem comigo kkkk.
      Mas que bom que resolveu dar uma chance. Meu conselho é sempre assistir na ordem em que foram feitos, fica mais fácil de acompanhar e não perde as surpresas da saga.
      Espero que você assista e goste dos filmes. Ah e não tem ninguém imune ao bb-8, ele é a própria fofura mesmo haha.
      Beijos!

      Excluir

Apaixonada por literatura desde pequena, nunca consegui ficar muito tempo sem um livro na mão. Assim, o Dicas de Malu é o espaço onde compartilho um pouco desse meu amor pelo mundo literário.




Facebook

Ofertas na Amazon

Instagram

Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Mais lidos

Twitter

Newsletter

Arquivos

Editoras parceiras