[Dica da Malu] Um mais um

Sinopse: “Há dez anos, Jess Thomas ficou grávida e largou a escola para se casar com Marty. Dois anos atrás, Marty saiu de casa e nunca mais voltou. Fazendo faxinas de manhã e trabalhando como garçonete em um pub à noite, Jess mal ganha o suficiente para sustentar a filha Tanzie e o enteado Nicky, que ela cria há oito anos. Jess está muito preocupada com o sensível Nicky, um adolescente gótico e mal-humorado que vive apanhando dos colegas. Já Tanzie, o pequeno gênio da matemática, tem outro problema: ela acabou de receber uma generosa bolsa de estudos em uma escola particular, mas Jess não tem condições de pagar a diferença. Sua única esperança é que a menina vença uma Olimpíada de Matemática que será disputada na Escócia. Mas como eles farão para chegar lá?Enquanto isso, um dos clientes de faxina de Jess, o gênio da computação Ed Nicholls, decide se refugiar em sua casa de praia por causa de uma denúncia de práticas ilegais envolvendo sua empresa. Entre ele e Jess ocorre o que pode ser chamado de ódio à primeira vista. Mas quando Ed fica bêbado no pub em que Jess trabalha, ela faz questão de deixá-lo em casa, em segurança. Em parte agradecido, mas principalmente para escapar da pressão dos advogados, da ex-mulher e da irmã — que insiste em que ele vá visitar o pai doente —, Ed oferece uma carona a Jess, os filhos e o enorme cão da família até a cidade onde acontecerá o torneio. Começa então uma viagem repleta de enjoos, comida ruim e engarrafamentos. A situação perfeita para o início de uma história de amor entre uma mãe solteira falida e um geek milionário.”                                                    Autora: Jojo Moyes / Editora: Intrínseca / Páginas: 320                                Comprar: Amazon

Meu primeiro contato com a escrita de Jojo Moyes foi, claro, “Como eu era antes de você”, livro que superou todas as minhas expectativas e conquistou meu coração. Apesar de não ter gostado tanto da continuação, “Depois de você”, fiquei curiosa para conhecer outros livros da autora. Recentemente, li Um mais um e, novamente, a autora conseguiu me conquistar com sua escrita.
Nesse livro, acompanhamos a trajetória de dois personagens que vivem duas realidades bastante diferentes, mas que, quando seus caminhos se encontram, transformam a vida um do outro. Jess Thomas luta com dificuldade para criar os dois filhos, Nicky e Tanzie, desde que seu marido saiu de casa há dois anos. Assim, ela trabalha como faxineira durante o dia e como atendente em um bar à noite, mas, mesmo com dois empregos, sua situação financeira está cada vez pior. Por outro lado, Ed Nicholls é um milionário do ramo da tecnologia que vê sua vida desmoronar quando é acusado por práticas ilegais em sua empresa. Ed acaba se refugiando em sua casa de praia até que a sua situação se resolva.
Jess e Ed se conhecem quando ela faz faxina na casa de praia dele, mas o primeiro contato não é dos melhores. Depois disso, eles se reencontram quando ele fica bêbado no bar onde Jess trabalha e ela acaba tendo que levá-lo para casa. Mas o momento decisivo é quando eles se reencontram em uma situação complicada na estrada e Ed acaba decidindo ajudá-la.
Pode parecer que o livro se trata de uma improvável história de amor, onde apesar das circunstâncias estranhas, passamos o livro inteiro torcendo para o casal principal ficar junto. Em parte, isso é verdade, porque quem ler esse livro e não torcer para que Jess e Ed superem os obstáculos e fiquem juntos só pode ter uma pedra no lugar do coração. No entanto, o romance passa longe de ser o foco principal do livro. Na verdade, esse é um livro sobre família, ética, bullying e, principalmente, superação.
Além de Jess e Ed, os filhos dela também são centrais nessa história e foram fundamentais para que eu gostasse tanto do livro. Nicky é, na verdade, filho de um relacionamento anterior de seu pai, porém, quando foi abandonado pela mãe, passou a viver com o pai, Jess e a irmã caçula, Tanzie. A relação do garoto com a madrasta não é fácil por causa do seu jeito mais introspectivo e o fato dele conviver constantemente com bullying e ameaças de uma gangue na sua escola, o que acaba afetando ainda mais a vida do garoto. Já a Tanzie é uma menininha de 10 anos, muito inteligente e extremamente cativante. Ela é um prodígio da matemática e conquistou uma bolsa de estudos de 90% em uma conceituada escola particular. O problema é que Jess não tem dinheiro para pagar os outros 10%, e a única alternativa é Tanzie vencer uma Olimpíada de Matemática na Escócia.
O ponto central da história é, então, quando Jess está tentando levar os filhos para a Escócia, mas é parada na estrada pela polícia devido ao péssimo estado de seu carro. Por coincidência, Ed acaba passando perto e decide parar para ajudar. Em parte, por ficar consternado com a situação da menina e, em parte, para tentar fugir dos próprios problemas, ele resolve levá-los de carro até a Escócia.  
Gostei muito, também, da forma como a história foi construída. A aproximação dos personagens é natural e vamos sentindo como a relação dessas cinco pessoas se transforma ao longo da viagem. Além disso, os personagens amadurecem e mudam muito ao longo do livro, mas é uma evolução gradual e totalmente crível. Eles passam por todo tipo de imprevistos durante a viagem, enfrentam seus próprios fantasmas e se envolvem em diversas confusões, e essas situações são determinantes para as transformações pelas quais eles irão passar.
Preciso destacar ainda a ótima construção dos personagens. Pode-se dizer que o contexto em que esses personagens se conhecem é um tanto absurdo, mas o que torna a história convincente é o fato dos personagens serem extremamente humanos e lidarem com problemas muito reais. Todos eles cometem erros, têm medos, inseguranças e virtudes. Além disso, os laços que se formam entre eles são totalmente naturais, resultado de uma convivência intensa e em situações que revelam muito sobre o caráter e a personalidade de cada um.
Outro aspecto que achei interessante é que, apesar de tratar sobre assuntos sérios de uma maneira muito real, a autora não deixou que a história se tornasse pesada. Os problemas enfrentados por Ed são graves, a vida de Jess tentando criar os filhos é muito dura e, principalmente, o bullying e as agressões sofridas por Nicky são revoltantes. No entanto, a autora construiu personagens tão cativantes e conduziu a trama de uma maneira tão leve que, de certa forma, neutralizou o peso desses assuntos.
Não preciso nem dizer que a escrita de Jojo Moyes foi, mais uma vez, apaixonante. Eu me encantei pela trama, pelos personagens e pelas mensagens que ela transmitiu ao longo do livro. Me envolvi com cada momento da leitura, ri e sofri junto com os personagens e, principalmente, fui tocada pela história que estava sendo narrada.
Com relação à edição, achei que a Editora Intrínseca acertou em praticamente tudo. A capa é simples, mas totalmente condizente com a história do livro. Além disso, as páginas são amareladas, o que considero melhor para a leitura, e gostei bastante da revisão. O único aspecto que acho que poderia ser melhor é o tamanho da fonte, que não chega a ser pequena demais, mas acho que se tivessem aumentado um pouco ficaria ideal.
Deste modo, recomendo muito Um mais um para quem procura uma leitura leve, mas com uma bela mensagem. Trata-se de um romance, mas que vai muito além do casal principal; é um livro sobre família, amizade, confiança e, principalmente, superação. Uma leitura que fez com que eu me afeiçoasse a cada um desses quatro protagonistas e, até mesmo, pelo cachorro da família. Para quem quer conhecer mais da obra de Jojo Moyes, tenho certeza que é uma oportunidade de se encantarem pela escrita dela.

E você, já leu este livro ou algum outro da Jojo Moyes? Me contem aí nos comentários o que acharam ou se ainda pretendem conhecer os trabalhos da autora. 

15 comentários:

  1. Hey, Malu!

    O único livro que li da Jojo até agora foi mesmo "Como eu era antes de você" e adorei a escrita. Quero muito ler esse livro, pois tenho lido ótimas resenhas a respeito dele, estou bem ansiosa.
    Está na minha lista de desejos e pretendo comprar assim que diminuir um pouco a minha pilha de não lidos.
    Adorei a resenha e fico bastante satisfeita em saber que os personagens são bem construídos!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Oi tudo bem?
    Ainda só li da Jojo "Como eu era antes de você" e sou apaixonada tanto pela história quanto pela escrita dela, nunca tinha visto nada sobre esse livro na verdade nem sabia da sua existência mas adorei a premissa e também sua resenha irei procurar para comprar.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oiii Malu tudo bem?
    Eu nunca li nenhum livro da Jojo e sei que seria uma ótima pedida para mim e de certa forma me emocionaria bastante, dizem que a escrita da autora é fascinante, dica anotada e adoro essa capa.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Eu não sei se leria novamente um livro da Jojo Moyes depois de Como Eu Era Antes de Você, por mais que ache a sinopse desse bem legal.
    Beijos
    Mari
    www.pequenosretalhos.com

    ResponderExcluir
  5. Oie

    Esse é o meu segundo livro favorito da Jojo.(O primeiro é o"Como eu era antes de você)
    Tive quase um mini-infarte de empolgação quando a Jojo disse no programa do Bial que ela esta trabalhando no roteiro para o cinema desse livro.Você viu?
    Amei a resenha

    Beijos

    Meu mundinho quase perfeito

    ResponderExcluir
  6. Oi Malu,
    Eu li Como Eu Era Antes de Você e fiquei encantado. Depois, fiquei com medo de ler outro livro da JoJo e me decepcionar ao compará-lo com a história de amor entre Louisa e Will. Mas, gostei muito da sinopse e, principalmente, da sua resenha de Um Mais Um. Vou dar uma chance a esse road trip romântico.
    Beijos,
    André | Garotos Perdidos
    www.garotosperdidos.com

    ResponderExcluir
  7. Ola
    Eu tenho muita vontade de fazer essa leitura, especialmente porque admito muito o trabalho da autora e da forma como ela constrói os personagens. Há muita emoção pelo que pude compreender né... expectativas é o que não faltam e sua resenha despertou um interesse ainda maior. Espero conferir logo!
    Beijos, F

    ResponderExcluir
  8. Olá...
    Recentemente tive meu primeiro contato com a autora e posso dizer que amei demais sua escrita! Seus textos transbordam emoções e sentimentos e eu amei tudo isso...
    Gostei bastante de sua resenha e os pontos apresentados por você me fizeram desejar muito a leitura! Vou anotar nos desejados agora mesmo :)
    Valeu pela dica!
    Bjo

    ResponderExcluir
  9. Não sou fã de livros desse gênero de romance, mas confesso que amei o filme que fizeram do outro livro dela e amei demais a história e os personagens, não leria esse livro mas se tivesse adaptação eu assistiria.

    ResponderExcluir
  10. eu já li o livro, realmente, é leve, uma mistura de romance com autoajuda, no geral, não sou o público alvo da autora.

    ResponderExcluir
  11. Oie
    ai quero muito ler esse livro, adoro a autora mas não são todos que me atraem e esse com certeza esta na lista desde que lançou, essa capa á maravilhosa. Amei o enredo e sua resenha

    beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oie, tudo bom?
    Eu amei a idéia do livro (amo ter xarás literárias) e te indico o melhor livro da vida pra amar ainda mais a Jojo Moyes, mozão de autora: A garota que você deixou pra trás. Sério, pesquise sobre e leia quando possível, pq é lindo DE-MAIS!

    ResponderExcluir
  13. Oi Malu!
    Eu sou louca para ler os livros da JoJo, tenho "Como era antes de você", mas ainda não consegui pegar para ler. Quero tentar fazer em breve :)
    Adorei sua resenha!

    ResponderExcluir
  14. Oi, tudo bem? Nun cali nenhum livro dela, o que é uma quase vergonha, pois tenho 2, e ainda estão no plástico, tsc tsc... Esse não é um dos que tenho. Porém, diferente dos outros o plot desse não me atraiu, achei clichê demais. Mulher com problemas, homem milionário... Mas fico feliz que você achou uma leitura leve e com uma reflexão, isso é bom.

    ;D
    Nelmaliana Oliveira

    ResponderExcluir
  15. Oi tudo bem.
    Jojo é incrível mesmo!
    Estou louca para ler esse livro, mas ainda não deu.
    Acho que essa autora pode ser classificada como uma das melhores da atualidade, eu adoro suas obras!
    A autora , é uma sensibilidade e uma capacidade de reproduzir sentimentos tão humanos e nada forçados que a gente chora.

    ResponderExcluir

Apaixonada por literatura desde pequena, nunca consegui ficar muito tempo sem um livro na mão. Assim, o Dicas de Malu é o espaço onde compartilho um pouco desse meu amor pelo mundo literário.




Facebook

Ofertas na Amazon

Instagram

Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Mais lidos

Twitter

Newsletter

Arquivos

Editoras parceiras