Tag - 10 regras a ignorar

Como vocês sabem, em novembro aconteceu um especial maravilhoso, que reuniu vários blogs: o Novembro de Época. A intenção era encerrar com uma tag maravilhosa, criada pela Mary do Leituras da Mary, porém, não consegui postar ontem.
No entanto, como diz o ditado, antes tarde do que nunca. Então, para encerrar o especial Novembro de Época, hoje vou responder a tag 10 Regras a Ignorar. Ela foi criada pela Mary, do blog Leituras da Mary, e consiste em 10 perguntas sobre romances de época que apresentam personagens e situações que não seguem as regras.

1 – Uma dama não conversa com um desconhecido sem ser devidamente apresentada: Cite um livro com um primeiro encontro que foge às regras.
O primeiro livro que me ocorreu foi O príncipe corvo, no qual os protagonistas se conhecem em uma situação que não só foge dos padrões como também não é nada romântica. No caso, a protagonista Anna conhece o Conde de Swartinghan ele praticamente a atropela na estrada e não tem nem o cavalheirismo de ajudá-la. Ou seja, um primeiro encontro nada comum e, ainda por cima, nem um pouco romântico.

2 – Passe longe de um libertino: Mencione um livro em que ocorre justamente o contrário.
Para essa pergunta, não dá para citar outro livro que não seja O visconde que me amava. No segundo livro da série Os Bridgertons, da Julia Quinn, tudo o que Kate quer é manter sua irmã caçula longe de Anthony Bridgerton, famoso por sua fama de libertino. Porém, advinha quem acaba se envolvendo com ele? É óbvio que, enquanto tenta mantê-lo longe da irmã, a própria Kate acaba não resistindo aos encantos do visconde.

3 – Não fale demais, não demonstre ser muito inteligente, seja delicada e recatada: Um livro com uma mocinha fora dos padrões.
Impossível não pensar na Daphne do livro O Duque e eu. Influenciada pela convivência próxima com os irmãos mais velhos, Daphne é uma mocinha que não se intimida pelos homens. Espirituosa e dona de uma língua afiada, ela definitivamente não se encaixa nos padrões femininos da época, algo que acaba tornando difícil para ela encontrar pretendentes adequados. Os homens que a cortejam são ou muito velhos ou muito tolos, e os interessantes a enxergam apenas como uma amiga ou se sentem intimidados por sua personalidade.

4 – Não desonre uma dama: Cite um livro em que os mocinhos vão para a cama antes do casamento.
Isso é bastante comum em alguns romances, mas o que eu me lembrei imediatamente foi Simplesmente o Paraíso, da Julia Quinn. Ele é o primeiro da série Quarteto Smythe-Smith e, nele, o casal Honoria e Marcus, depois de terem sido apenas bons amigos por anos, acabam percebendo que seus sentimentos eram muito maiores do que uma simples amizade. Assim, é claro que eles acabam não aguentando esperar até o casamento.

5 – Não faça propostas indecentes a um cavalheiro: Uma mocinha cheia de atitude.
Acho que, de todas as protagonistas de romance de época que eu já li, a mais cheia de atitude é a Minerva de Codinome Lady V. Cansada de homens que só pensavam no valor do seu dote, ela resolve se aventurar no Clube Nightingdale, local onde ela poderia ter um amante sem manchar ter sua reputação manchada. Protegida por uma máscara, ela quer descobrir como é ser desejada por um homem sem que este esteja interessado em sua fortuna.

6 – É pecado beijar apaixonadamente: Um casal que não liga a mínima para as conveniências.
Por incrível que pareça, achei essa pergunta difícil de responder. No entanto, acredito que um casal que pode se encaixar bem é a Izzy e o Ransom do livro Romance com o duque, da autora Tessa Dare. Apesar da mocinha ainda ter uma certa preocupação com as aparências, o duque não está nem um pouco interessado no que outras pessoas pensam e quer mesmo manter distância do resto da sociedade. Além disso, não dá para negar que o fato dos dois acabarem dividindo um castelo sem serem casados demonstra uma clara falta de preocupação com as convenções da época.  

7 – Damas bem-educadas não frequentam esses lugares: Uma dama aventureira.
Aqui vou trapacear e citar tanto a Anna, de O príncipe corvo, quanto a Minerva, de Condinome Lady V. Ambas são mulheres de personalidade forte, corajosas e determinadas, que fogem muito dos padrões da sua época e que, em mais de um momento de seus respectivos livros, arriscam sua reputação indo a lugares que não seriam considerados adequados para uma dama, caso fossem descobertas. 
 
8 – Um casal não deve fazer demonstrações de afeto publicamente: Casal que joga na cara da sociedade o seu amor um pelo outro.
A Luna e o Michael, do livro O beijo da lua, não fazem a menor questão de esconder que estão se apaixonando. Não demora para toda a sociedade reparar que Michael está cortejando a jovem, e todos que estão à volta dos dois notam que o sentimento é recíproco. Apesar de todas as adversidades que eles enfrentam ao longo do livro, ninguém pode acursar esse casal de ficar enrolando e tentando esconder os próprios sentimentos.

9 – A nobreza não deve se misturar com a plebe: Cite um casamento entre casal de classes sociais diferentes.
O primeiro livro que me veio a mente foi Uma noite como esta, da Julia Quinn. Trata-se do segundo volume da série Quarteto Smythe-Smith e, nele, temos o romance entre Anne Winter e Daniel Smythe-Smith. Ele se encanta imediatamente por ela quando a vê tocando no tradicional (e temido) recital de sua família, porém, logo descobre que ela é governanta de suas primais mais jovens. Isso o impede de se apaixonar por ela? Claro que não! Os dois se apaixonam e, mesmo a diferença social e os vários segredos sobre o passado dela, não são motivo suficiente para fazer com que Daniel desista de Anne. 

10 – Esse livro não é apropriado para jovens inocentes: Qual foi o último romance de época que você leu ou está lendo?
O último romance de época que eu li foi o nacional O beijo da lua, da autora Nana Valenttine. Ele foi o livro escolhido para a leitura coletiva do Novembro de Época e foi uma grata surpresa para mim, No entanto, comecei recentemente o livro Era uma vez no outono, da autora Lisa Kleypas, segundo volume da série As estações do amor e que estava na minha lista de romances de época desejados (aqui).


Eu adorei responder essa tag e fiquei ainda mais curiosa para ler o livro que a inspirou (Nove regras a ignorar antes de se apaixonar, da autora Sarah MacLean). Agora, quero saber o que vocês acharam das minhas respostas e quais livros vocês escolheriam para essas perguntas. Me contem aí nos comentários.

21 comentários:

  1. Ai que tag linda que eu não conhecia, e logo eu que sou a fanatica por romances de época!!! Vou responder no meu blog, amei suas respostas muitas delas eu vou é repetir por concordar perfeitamente contigo. Amei, parabéns.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Karine! Tudo bem?
      Que bom que curtiu a tag! Quando responder, me avisa para eu ver suas respostas. Vou adorar!
      Beijos!

      Excluir
  2. Quantos livros da Julia Quinn.
    Super concordo com O Duque e Eu adoro esse livro e acho a Daphne maravilhosa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Helena! Tudo bem?
      Julia Quinn não podia faltar né? A rainha dos romances de época!
      Adoro a Daphne também, me diverti muito lendo o romance dela com o Simon.
      Beijos!

      Excluir
  3. Adoro tag, ainda mais quando é criativa. Apesar de amar, li tão pouco romances de época que não conseguiria responder como você fez.
    Recentemente comprei os dois primeiros livros da trilogia dos príncipes e não vejo a hora de um tempinho para ler. Julia e suas séries sem fim, sempre me
    fazem querer ter dois empregos rsrs.
    Adorei.

    Beijos.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Sou completamente apaixonada por romances de época, esse é sem dúvida, o gênero que mais gosto. Essa tag está linda demais, e adorei suas escolhas. O meu blog também participou do "Novembro de época", mas acabou que eu não consegui fazer a tag. Mas acho que vou repensar e fazê-la agora.

    Beijão!

    ResponderExcluir
  5. Oi oi!
    Que bacana essa tag! Não gosto de romances de época, mas achei a estrutura show demais e muito criativa.
    Vou falar com uma das meninas do meu blog, talvez ela tope fazer!
    Bj

    ResponderExcluir
  6. Oii Malu.
    Amei suas respostas, o mês de época acabou e eu não consegui ler o principe Corvo que estava na meta . Uma das leituras maravilhosas que fiz foi O beijo da Lua ♥

    ResponderExcluir
  7. Que tag ótima!!!! Não li o livor que a inspirou, mas adorei todas as escolhas que você fez!!! Que lindo ver tantas indicações de Julia Quinn, que na minha opinião é a rainha dos romances de época.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Oiee ^^
    Assim que li a número dois, pensei em Colin Bridgerton...haha' não consigo superar a crush que tenho nele. Adoro os outros irmãos Bridgerton, mas o Colin... Acho que a maioria dos romances de época possuem mocinhas fora dos padrões da época, né? Eu não saberia escolher apenas uma. Adorei essa tag!
    MilkMilks ♥
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oie
    aaaaaaaa eu adorei a tag, achei as perguntas criativas e diferentes, com certeza quero postar la´no blog e adorei suas respostas e dicas

    beijos
    http://www.prismaliterario.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oiii!!! Muito legal essa TAG! Sou a louca dos Romances Históricos! Kkkkk... Pelas suas respostas vi que também gosta desse tipo de literatura, né?! Quem gosta de romance, dificilmente resiste aos hsitóricos. Tem um charme a mais! Rsrs...
    Quando as perguntas da TAG, fico com a número 10: O último RH que li foi "O amor nos tempos do Ouro" e amei!

    Beijos!
    www.citacaonumclick.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi,
    que tag maravilhosa, é a primeira vez que estou vendo e adorei suas respostas. Claro que como boa apaixonada por livros de época que sou já tratei de anotar os livros que ainda não conhecia. Os Bridgertons são maravilhosos e apesar da fama não os considero libertinos de fato hahaha Ana de o príncipe corvo foi uma das protagonistas do gênero mais ousadas que já li.

    Abraços!
    Nosso Mundo Literário

    ResponderExcluir
  12. bem, não li nenhum da lista e pra ser sincera não sinto vibe pro gênero... acho que nao tinha visto essa tag ainda por ai, acredito que quem gosta do gênero vai querer responder tb hehehe
    bjs ^^

    ResponderExcluir
  13. Oiiii,

    Que Tag incrivelll, simplismente ameiii! Julia Quinn reinou na sua lista em? kkk Adorei saber um pouco sobre as histórias que não se encaixam no padrão do manual e realmente fiquei curiosa para conhecer o livro que deu origem a tag, já anotei varias dicas de leitura dessa lista.

    Beijinhos...
    http://www.paraisoliterario.com/

    ResponderExcluir
  14. Oi, que tag bem divertida, né? Bem diferente do que estamos acostuamdos a ver por ai. De todos os livros citados, gostei do Codinome Lady V por um motivo obvio: amo mocinhas com atitudes, que mostram que mulher ñ é sexo frágil e nem submissa. Fora que a capa desse livro é um showww! Não leio tanto livros de época, mas de vem em quando a gente até se joga numa leitura do gênero.

    www.porredelivros.com

    ResponderExcluir
  15. Oi, tudo bem?

    Adoreis a tag e adorei os livros que você escolheu. Amo demais esses livros. Tenho a maioria, alguns já li, outros pretendo ler em 2018.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  16. Oi
    Adorei a TAG, mas ainda não li livros de época suficientes para conseguir responde-la.
    Agora normalmente estou intercalando livros mais densos com romances de épica, que não tem erro, e normalmente são leves e gostosos de ler.
    Por isso, acho que estou no caminho certo para conseguir responder emb reve.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  17. Ai que tag maravilhooooosa!
    Com certeza eu vou respondê-la também, apesar de não ter lido muitos romances de época já sei até quais vou encaixar nessas respostas <3

    ResponderExcluir
  18. Ola lindona amei a Tag, estou doida para ler o Beijo da Lua li muito elogios, os livros da Julia sempre um destaque a parte. O Príncipe Corvo fiquei apaixonada pela história. Beijos

    Joyce
    Livros Encantos

    ResponderExcluir
  19. Olá tudo bem? adorei a tag muitos dos livros que você mencionei eu já tenho em minha lista de desejados, beijos!

    ResponderExcluir

Apaixonada por literatura desde pequena, nunca consegui ficar muito tempo sem um livro na mão. Assim, o Dicas de Malu é o espaço onde compartilho um pouco desse meu amor pelo mundo literário.




Facebook

Ofertas na Amazon

Instagram

Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Mais lidos

Twitter

Newsletter

Arquivos

Editoras parceiras