[Resenha] Um verão da Itália

 Autora: Carrie Elks
Editora: Verus
Onde comprar: Amazon
Exemplar cedido pela editora para leitura antecipada
Sinopse: “Férias de verão gratuitas em uma bela villa na Itália. A condição? Dividir a casa com seu maior inimigo... Cesca Shakespeare chegou ao fundo do poço. Depois de escrever uma peça de teatro premiada que acabou em desastre, o bloqueio criativo se instalou, sem previsão de ir embora. Seis anos mais tarde, ela acabou de perder mais um emprego pavoroso e está prestes a ser despejada de seu apartamento. Pior ainda, suas irmãs não fazem ideia de como sua vida vai mal. Assim, quando seu padrinho lhe arruma uma temporada de verão em uma villa italiana, sem ter de pagar nada por isso, Cesca concorda, meio a contragosto, em ir para lá e tentar escrever uma nova peça. Isto é, antes de descobrir que a casa pertence a seu arqui-inimigo, Sam Carlton. Tendo acabado de ver seu nome em todas as manchetes pelas razões erradas — mais uma vez —, o galã de Hollywood Sam Carlton precisa de um lugar para se esconder. Que opção melhor do que a linda villa desocupada de sua família à beira do lago de Como? Só que, quando ele chega, descobre que a casa não está tão desocupada quanto ele esperava. Ao longo do quente verão italiano, Cesca e Sam terão de confrontar o passado. E o que começa como uma hesitante amizade rapidamente se torna uma atração intensa. À medida que seus mundos colidem, uma escolha terá de ser feita: o que está acontecendo entre eles é apenas um caso de verão, ou um amor capaz de enfrentar até a família Shakespeare: quatro irmãs, quatro histórias... quatro maneiras de encontrar o amor verdadeiro.”

Semana passada, recebi mais uma caixinha muito especial do VIB – Very Importante Book – do Grupo Editorial Record. O livro da vez é Um verão na Itália, da autora Carrie Elks, e eu preciso confessar que foi amor à primeira vista. Assim que li a cartinha que veio junto, senti que precisava pular a fila e começar esse livro imediatamente. Resultado: leitura concluída em menos de dois dias e uma sensação maravilhosa de coração quentinho quando terminei.
Um verão na Itália inaugura a série As irmãs Shakespeare, que será publicada no Brasil pela Editora Verus. Nesse primeiro livro, que tem previsão de lançamento para o mês que vem, acompanhamos a trajetória de Cesca, uma jovem que vinha há alguns anos pulando de emprego em emprego e que não dava nenhum sinal de que iria se encontrar em algum deles. Seis anos antes, ela era uma promissora roteirista de teatro, mas um enorme fracasso em sua primeira peça fez com que ela nunca mais conseguisse escrever nada.
Cansado de ver Cesca mudando toda hora de emprego e com uma vida financeira e pessoal cada dia pior, o padrinho dela propõe que ela passe o verão tomando conta da casa de um casal de amigos dele, na Itália. Seria uma oportunidade para ela espairecer e, quem sabe, voltar a se dedicar ao seu grande sonho que era ser uma roteirista de teatro. Sem nada a perder, Cesca decide ir para a Itália e tentar se reencontrar.
O que ela não esperava é que, nessa viagem, acabaria reencontrando também o ator que foi responsável pelo fracasso de sua peça anos atrás. Surpreendentemente, Sam Carlton acabou se tornando um ator de sucesso e fez fama em Hollywood. No entanto, após um grande escândalo, ele decidiu se refugiar em sua casa, na Itália. Lá, Sam esperava encontrar um pouco de paz, mas precisou lidar com toda a raiva que Cesca acumulou ao longo dos anos por ter destruído sua vida – mesmo que ele não tivesse a menor ideia de que tinha feito isso.


Sabe aquele livro aquele livro que tem cara de final de semana, daqueles que a gente senta para ler e esquece da vida? Um verão na Itália é exatamente esse tipo de livro. Uma leitura fluida, divertida e apaixonante, que envolve desde a primeira página e com um enredo que, mesmo sendo um pouco clichê, é bem construído e surpreende pelo desenvolvimento dos personagens. 
Cesca é daquelas protagonistas que conquistam a empatia do leitor logo nas primeiras páginas. Como qualquer pessoa, ela passa por uma fase difícil e demonstra várias inseguranças. No entanto, isso não é apresentado no livro por meio daquela típica mocinha atrapalhada, que vive se metendo em confusões e chega a ser caricata. Ao contrário, Cesca é uma personagem muito humana, com sentimentos compreensíveis e com a qual o leitor consegue se identificar. Claro que ela se envolve em algumas situações engraçadas, mas não é nada que não possa acontecer na vida real. Além disso, seu desenvolvimento durante a história permite que o leitor perceba o quanto Cesca amadureceu e realmente acredite nessa mudança, pois não é algo que acontece de uma hora para outra.
E o que dizer do Sam? Assim, como Cesca, ele não é um personagem perfeito e, em muitos momentos, eu sentia vontade de sacudi-lo para que percebesse as besteiras que estava fazendo. No entanto, ele é humano até mesmo em suas imperfeições e apresenta conflitos muito compreensíveis. Aliás, achei interessante o fato de que, mesmo se tratando de um astro do cinema, ainda é fácil perceber em Sam uma pessoa comum, que comete erros, tem sonhos e frustrações, e demonstra uma enorme capacidade de sentir. E, se não bastasse tudo isso, ele ainda é um personagem carismático, divertido e capaz de conquistar o leitor.


Os demais personagens não aparecem tanto, mas foram suficientemente desenvolvidos para contribuir com a trama. Em especial, amei o padrinho da Cesca e a Gabi, funcionária da casa onde Cesca vai trabalhar na Itália. Nos breves momentos em que apareceram, esses dois me conquistaram com seu senso de humor e ajudaram muito a impulsionar a protagonista.  
Com relação à trama, achei que a autora soube desenvolvê-la muito bem. Apesar do enredo parecer clichê, a maneira como ele foi construído me surpreendeu bastante. Além do amadurecimento gradual dos personagens, o romance acontece de maneira natural na história. Não há aquele amor à primeira vista que sempre me irrita, mas a antipatia que Cesca e Sam sentem quando se conhecem também não é forçada. Todas as etapas da convivência deles são compreensíveis e, até mesmo críveis, deixando a leitura ainda mais interessante. Além disso, achei que a autora soube dosar bem o ritmo, sem deixar que os acontecimentos fossem muito abruptos, mas também não pecando pelo excesso de descrições.
Outro ponto que achei interessante no livro é a importância que o teatro tem na obra. É bonito ver o quanto Cesca é apaixonada por essa arte e sofremos ao perceber o quão doloroso foi para ela se afastar do seu sonho de escrever uma peça. Então, vê-la se reencontrando e tentando colocar em prática seu talento novamente foi um dos aspectos que mais contribuíram para tornar esse livro encantador. Além disso, o começo de cada capítulo conta com uma citação de alguma obra de William Shakespeare, o que não só tem tudo a ver com a história do livro, como ainda deu um toque bastante especial para a leitura.



Já sobre a edição, não tenho como falar, pois li uma prova para leitura antecipada, então, pode ser que muita coisa mude até a versão final. No entanto, não posso deixar de comentar que eu gostei bastante da capa e acho que tem tudo a ver com o tom descontraído e apaixonante do livro.
Assim, quero agradecer muito ao Grupo Editorial Record pela oportunidade de ler Um verão da Itália antecipadamente. O livro foi meu primeiro contato com a escrita da Carrie Elks e a impressão não poderia ter sido melhor. É uma leitura leve, apaixonante e envolvente, com personagens que conquistam a empatia do leitor e uma trama que se desenrola com naturalidade. O desenvolvimento romance é lindo de acompanhar, mas o que conquista mesmo no livro é a boa construção dos personagens e o fato de conseguirmos nos identificar com eles e ainda nos orgulharmos por sua evolução. Acredito que não preciso nem ressaltar aqui o quanto eu amei essa leitura, que me deixou com o coração alegre do começo ao fim. Então, só me resta dizer que recomendo muito Um verão na Itália e que não vejo a hora de poder ler as histórias das outras irmãs Shakespeare.

Atualização: O livro já está disponível para pré-venda e pode ser adquirido aqui.

28 comentários:

  1. Olá,

    Adorei esses mimos que vieram com a prova na caixinha, porque mostra o cuidado e carinho que a editora tem os leitores.

    Amei a capa e a história parece ser bem descontraída e fantástica, já que tema Itália no meio.

    Esperando ser lançado para comprar o meu.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Eu fico babando nessas caixinhas VIB hahaha
    Eu adorei a premissa desse livro, parece ser muito amorzinho e já me encantei com a história. Adorei a sua resenha e espero poder ler o livro em breve.

    ResponderExcluir
  3. Amo sensações de coração quentinho ao finalizar uma leitura e acho que esse livro já causa isso com essa bela capa. Bom saber que mesmo parecendo clichê a autora soube desenvolver a trama, ainda mais que é capaz de proporcionar uma leitura fluída, divertida e apaixonante como mencionou. Recomendação muito anotada, quero ler.

    Abraços.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Malu, que legal você ter tido esta oportunidade. A identificação do leitor com os personagens sempre ajuda.
    Bjs, rose.

    ResponderExcluir
  5. Oiii Malu

    Li há pouco outra resenha desse livro e pelo visto ele encantou quem leu. Eu amo a ambientacao da historia, a Italia é sempre tão vibrante e rica em cultura, impossivel não se apaixonar. E a história também parece ser bem legal. Adoraria conhecer as irmãs Shakespeare

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Malu, que romance fofo, não é muito o meu gênero favorito, mas gostei da parte que ela reencontra o "inimigo" do passado, acho que serão momentos muito divertidos. Achei muito legal esta caixinha que a editora envia.
    Vou aguardar o livro entrar em venda e garantir o meu.
    Bjos
    Vivi
    https://duaslivreiras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Acho o máximo essa caixinha que eles mandam! *-* O que mais me interessou na obra foi a paixão da protagonista pelo teatro, que é algo por que eu também sou apaixonada. E sou louca por Shakespeare, então amei ter citações dele. Que bom que os personagens são bem construídos e conseguimos me identificar com eles, dica anotada.

    ResponderExcluir
  8. Fiquei tão empolgada com a resenha que quando vi que ainda não esta em pré venda já fiquei até triste haha. Já quero ler, sua resenha me deixou muito empolgada com esta leitura e espero gostar tanto quanto você

    ResponderExcluir
  9. Olá Malu, tudo bem?
    Estou louca para ler esse livro desde que vi essa capa e o pessoal recebendo a VIB, fiquei muito contente por você ter aproveitado tanto essa leitura e fiquei curiosa para saber como o teatro é retratado nesse livro. E tenho que concordar que esse livro parece ser ótimo para curtir um final de semana.
    Vou anotar a dica para comprar assim que for lançado.
    Beijos,
    https://www.umoceanodehistorias.com/

    ResponderExcluir
  10. Oie, como vai? Como a editora record é carinhosa e cuidadosa com o brindes, chegou tudo perfeitinho para você, néh? Sobre o livro eu já fiquei apaixonada nessa capa, que maravilhosa! A história parece ser daquelas bem levinhas para ler rapidinho, ansiosa pelo lançamento.

    Beijos e Abraços Vivi
    Resenhas da Viviane

    ResponderExcluir
  11. Olá,
    Ainda não conhecia o livro, e apesar de você ter gostado muito, o enredo não chamou minha atenção para essa relação do Cesca e Sam. Achei que esse encontro deles na casa afastada é muito batido e mesmo sendo personagens cativantes, fiquei sem vontade de ler. Mas acredito, que como você disse, o teatro deve ter sido bem colocado na obra, afinal até mesmo a família recebe o nome do Shakespeare. Gostei que a história se passa na Itália.

    ResponderExcluir
  12. Nossa! Que livro mais amorzinho! Depois de ler sua resenha tive a sensação de que esse livro é daquele tipo que aquece o coração dos leitores. Adoro enredos assim. Já compraria o livro só pela capa, mas sabendo que ele é tão maravilhoso, agora tenho bem mais motivos para querê-lo.
    Beijos e obrigada pela dica!

    ResponderExcluir
  13. Eu amo a escrita da Carrie e que planeta eu estava que não soube desse livro? Mas, ok já descobri na sua resenha que ele ainda será lançado e eu com certeza lerei, a autora é demais! As protagonistas da Carrie sempre me cativa e os homens são sempre muito interessantes e que precisam sempre acordar para a vida. Penso que a autora nos apresenta homens reais e gosto disso.
    Parabéns pela resenha que está um primor e já me fez me apaixonar.

    Beijo
    Tânia Bueno

    ResponderExcluir
  14. Oi, Karine! Tudo bem?
    Pois é, estou adorando conhecer novos livros com o VIB.
    Eu amei esse livro, parece que ele chegou na hora certa para mim. Espero que você goste muito da leitura também.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  15. Ai eu vi muitos blogs recebendo esse livro e fiquei tão curiosa por ele, espero poder ler assim que lançar oficialmente, essa foi a primeira resenha que li dele e amei, me deixou mais ansiosa ainda. Parabéns.

    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Olá Malu, pelos seus comentários parece ser uma leitura bem gostosa, adoro quando os personagens são construídos de forma a parecerem reais com seus defeitos e qualidades *-* Adorei a dica.

    ResponderExcluir
  17. Olá! Eu ainda não tinha ouvido falar sobre esse livro e já fiquei encantado com a premissa.
    A Itália é um país lindo e gosto muito de teatro. Já sei que a história vai me conquistar fácil.
    A capa é linda e passa uma sensação boa. Vou anotar a dica.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  18. A trama parece ser encantadora e Cesca parece ser uma personagem cativante e adoraria conferir o provável embate que dará entre ela e Sam. Mesmo sendo uma trama um tanto quanto clichê eu ainda não li nada que tenha destaque o amor do personagem pelo teatro e poder conferir citações de Shakespeare só torna a obra melhor. Quero ler e estou ansiosa pela resenha dos próximos volumes da série.

    Abraços.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Oi, Malu.
    Já tinha visto o anúncio do lançamento nas redes sociais e fiquei encantada com a capa.
    Sua resenha me deixou ainda mais animada para conhecer essa história. Me pareceu ser o tipo de livro que eu adoro!
    beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  20. Tudo no livro me atrai, a começar pelo cenário, mas acho que o amor da protagonista pelo teatro é o que mais irá me seduzir nesta leitura, porque eu também amo.
    beijos

    ResponderExcluir
  21. Adorei os mimos que vieram junto com o box da VIB. Especificamente não é o tipo de enredo que me atrai, apesar de ser louca por teatro e o fato de ter citações de Shakespeare me atrair (já li a maioria das peças dele e adoro ver a influência que ele ainda tem na literatura contemporânea).
    A edição parece uma graça. A Record acertou em cheio, hein? Que bom que gostou do livro. Quem sabe um dia eu dê uma chance!

    Beijos,
    www.degradeinvisivel.com.br

    ResponderExcluir
  22. OMG, amo histórias que envolvem a Itália, com Shakespeare então, aí mesmo que despertou a minha curiosidade haha. Parece conter uma história muito envolvente e um romance apaixonante. A sua resenha está ótima e essa edição está lindíssima. Dica anotada, com certeza. Bjss

    ResponderExcluir
  23. Oi! Adorei o plano de fundo! Itália! Quem não quer? Fiquei muito curiosa com esse livro! Coitada da protagonista nessa maré gigantesca de azar, só dá errado na vida dela. Achei a fuga pra esse lugar lindo super bacana, e então temos a razão da ruína dela, que também vem fugindo de tudo. Achei oportuno os dois no mesmo lugar, e quero muito saber porque ele abandonou a peça anos antes. Acho que vou gostar muito da leitura! Obrigada pela resenha!



    Bjoxx ~ www.stalker-literaria.com

    ResponderExcluir
  24. Oii Malu.
    Que linda essa VIB.
    Estou louca para ler esse livro, principalmente pela capa e por essa premissa maravilhosa.
    Adorei a resenha, não vejo a hora de ter meu exemplar. As fotos ficaram maravilhosas.
    Bjs Mary

    ResponderExcluir
  25. Oiii tudo bem???

    Estava doida atras de uma resenha desse livro, quero realmente muito ler.
    Adorei a capa e amo Itália, então me chamou muito atenção.
    Não curto muito histórias que os personagens são atores e atrizes, mas acho que vou dar uma chance, já que estava muito apaixonada por essa capa.
    Adorei a resenha
    Bjus Rafa

    ResponderExcluir
  26. Olá Malu!
    Vi recentemente sobre esse livro e gostei da premissa. Assim como você também será meu primeiro contato com a escrita da autora.
    Espero me encantar com esse romance e me envolver com as irmãs Shakespeare. Só de ter um enredo sobre a Itália me deixa apaixonada.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  27. Olá. Tudo bem?
    Fiquei apaixonado pela diagramação do livro, e até pensando em adquirir após você dizer o quanto ele é leve e especial. Amo a Itália, e fico apaixonado por qualquer enredo que se passe nesse país. Gostei dos personagens, e pelas suas impressões a série será bastante encantadora.

    ResponderExcluir
  28. Oie, tudo bom?
    Que edição LINDA! Adorei a capa, e a premissa parece ser muito gostosinha. Ainda mais se passando em um cenário paradisíaco assim. Amei seu post!

    ResponderExcluir

Apaixonada por literatura desde pequena, nunca consegui ficar muito tempo sem um livro na mão. Assim, o Dicas de Malu é o espaço onde compartilho um pouco desse meu amor pelo mundo literário.




Facebook

Ofertas na Amazon

Instagram

Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Mais lidos

Twitter

Newsletter

Arquivos

Editoras parceiras