[Resenha] Rainha do Ar e da Escuridão


Olá, pessoal! O ano está quase acabando, mas eu não podia deixar 2019 terminar sem eu falar sobre o livro que era um dos mais aguardados por mim: Rainha do Ar e da Escuridão, da Cassandra Clare, o último volume da trilogia Os Artifícios das Trevas. A ansiedade era tão grande que acabei lendo duas vezes, a primeira em inglês e, depois, na edição incrível da Galera Record.
No entanto, eu acabei demorando para conseguir escrever essa resenha. Eu sou muito apegada a essa trilogia e por tudo que a Cassandra Clare construiu nela, por isso, acho difícil expressar tudo que senti enquanto lia. Porém, chegou o momento de falar o que achei e se esse foi um encerramento digno dessa trilogia maravilhosa.
Por se tratar de um terceiro volume, é claro que esta resenha vai conter informações importantes dos outros dois livros. Portanto, se você ainda não leu Dama da meia-noite e Senhor das Sombras, é melhor não continuar lendo essa resenha. Porém, podem ler as resenhas deles aqui e aqui.


Autora: Cassandra Clare
Editora: Galera Record
Tradução: Rita Sussekind, Ana Resende
Páginas: 742
Onde comprar: Amazon
Exemplar recebido de parceria com a editora
Sinopse: “Rainha do Ar e da Escuridão é a conclusão épica para outra grande trilogia do universo de Instrumentos Mortais da autora best-seller Cassandra Clare. Sangue inocente foi derramado nos degraus do Salão do Conselho, e o mundo dos Caçadores de Sombras se encontra à beira de uma guerra civil. Parte da família Blackthorn foge para Los Angeles, em uma tentativa de descobrir a origem da doença que está acabando com os bruxos. Enquanto isso, Julian e Emma tomam medidas desesperadas e embarcam em uma perigosa missão para o Reino das Fadas a fim de recuperar o Volume Negro dos Mortos. O que encontram é um segredo capaz de destruir o Mundo das Sombras e abrir um caminho tenebroso para um futuro que nunca poderiam ter imaginado. Em uma corrida contra o tempo, Emma e Julian devem salvar o mundo dos Caçadores de Sombras antes que o poder mortal da maldição parabatai destrua tudo o que amam.”

Depois dos acontecimentos de Senhor das Sombras, o mundo dos caçadores de sombras está cada vez mais próximo de uma guerra civil. Sangue inocente foi derramado e tem pessoas querendo de aproveitar disso para destruir os integrantes do submundo, dando início a uma disputa dentro da Clave. E, enquanto a situação fica cada vez mais complicada dentro de Idris, parte da família Blacktorn retorna a Los Angeles. Eles vão tentar descobrir a causa da doença que tem afetado diversos bruxos, incluindo Magnus Bane.
Já Emma e Julian acabam se vendo obrigados a partir em uma perigosa missão no Reino das Fadas. Eles devem recuperar o Volume Negro dos Mortos que havia sido roubado por Anabelle Blackthorn. Porém, ao entrar nesse mundo tão perigoso para os caçadores de sombras, eles descobrem uma ameaça muito maior do que imaginavam. Os dois precisam correr contra o tempo para impedir que o Mundo das Sombras sejam destruídos, enquanto ainda tentam descobrir uma maneira de deter a maldição parabatai, antes que esta destrua tudo que eles amam.



É sempre difícil encerrar uma série ou trilogia com a qual nos envolvemos com o universo e os personagens. E eu não poderia ter ficado mais apegada a trilogia Os Artifícios das Trevas. Eu já era fascinada pelo universo dos caçadores de sombras desde que a série Instrumentos Mortais e fui completamente conquistada pela família Blackthorn desde Dama da meia-noite. Então, após o final devastador de Senhor das Sombras, não é difícil imaginar o quanto eu estava ansiosa por Rainha do Ar e da Escuridão. E como foi difícil falar sobre ele depois de ler.
Eu já li esse livro duas vezes esse ano; a primeira em inglês, e depois na edição da Galera Record. Demorei a trazer a resenha, por que aconteceu tanta coisa nessa história e ela mexeu tanto comigo, que foi complicado reunir tudo isso em palavras.  Porém, vou fazer o meu melhor. E, para começar, preciso dizer que a trama de Rainha do Ar e da Escuridão é simplesmente eletrizante.
Após os acontecimentos do livro anterior, o mundo dos caçadores de sombras estava muito próximo do caos. O clima de tensão é constante e o ritmo em que a trama se desenvolve faz com que o leitor praticamente não sinta vontade de largar o livro. Os personagens se dividem em diferentes missões, todas elas importantes e perigosas, o que contribui muito para que a leitura se torne ainda mais envolvente.
Em especial, adorei a jornada do Julian e da Emma no Reino das Fadas. Não só são momentos com muita ação e perigo, como foi uma oportunidade da Cassandra Clare expandir ainda mais esse universo. Esse é um mundo tão rico e complexo, que adorei ver como foi mais explorado nesse livro e gostaria que aparecesse mais em outras séries da Cassandra.
Outro aspecto que gostei muito foi ver os irmãos do Julian participando mais da ação. Desta vez, eles têm suas próprias missões e foi muito importante ver eles ganhando mais destaque na trama. Não que nos livros anteriores eles não fossem importantes, mas senti que nesse houve um desenvolvimento maior. Em especial, notei um amadurecimento da Dru e gostei de vê-la tendo mais voz e espaço na ação.

Além disso, ao contrário dos livros anteriores, senti que em Rainha do Ar e da Escuridão o perigo é algo muito mais palpável dentro da trama. Não é difícil perceber as ameaças dentro da Clave e o perigo iminente de uma guerra civil. E a medida que a trama avança, fica cada vez mais nítido o que estava em jogo e tudo que poderia ser perdido, o que dá uma sensação de urgência muito maior. Sabe aquele livro que você vai lendo e só consegue pensar que vai dar ruim? Pois é, foi exatamente o que aconteceu aqui.



Confesso que muitas coisas que aconteceram nesse livro foram uma surpresa para mim. E não estou falando somente em termos de reviravoltas. Mas os caminhos que ela escolheu para conduzir a trama foram coisas realmente diferentes do que vi em outros livros dela e que nunca teriam passado pela minha cabeça. Porém, não pensem que isso foi algo ruim. Pelo contrário, acredito que abriu novas possibilidades e me deixou ainda mais ansiosa para as próximas séries dela que também vão se passar no universo dos caçadores de sombras.
E estou muito feliz por ver o quanto a escrita da Cassandra Clare está se tornando cada vez mais madura. Os personagens dessa série foram mais complexos e bem construídos e a evolução deles ao longo dos livros foi algo muito perceptível. Além disso, é interessante ver como os livros dela têm apresentado um tom cada vez mais político e não foi diferente com Rainha do Ar e da Escuridão. Aqui não faltam críticas a regimes de governo opressores, que se guiam por ideias preconceituosas, retrógradas e intolerantes. Não poderia ser mais atual, não é mesmo?
Outro aspecto que gosto muito nos livros dela e que foi mais uma vez abordado de maneira brilhantes é a representatividade. A autora deu espaço para diversas minorias dentro de seus livros e isso é feito de uma maneira completamente natural. Eu adoro a preocupação que a Cassandra tem com que as pessoas realmente se sintam representadas nos seus livros e, mais importante, a forma como ela fala sobre a tolerância e o respeito com as diferenças. Mesmo se passando em um universo completamente fantástico, a mensagem que ela passa é muito necessária no mundo em que estamos vivendo.
Mas vocês já devem estar se perguntando: e o romance? Claro que não poderia faltar romance nesse livro e devo dizer que amo todos os casais que se formaram. A relação entre o Julian e a Emma ocupa uma parte significativa da trama, mas o fato de serem parabatais e as implicações desse envolvimento deles torna isso justificável. Além disso, os dois são tão carismáticos e enfrentam tantos problemas que para mim foi impossível não torcer por eles.
No entanto, quem roubou meu coração mesmo foram Mark, Cristina e Kieran. São três personagens que eu admiro muito individualmente e que funcionam muito bem juntos. Sinceramente, todos os momentos deles foram tão lindos que eu estava desde o livro anterior sem saber quem eu queria que ficasse com quem. Já a Diana e o Gwyn me encantaram pelo companheirismo e pela compreensão que um tinha pelo outro. Achei o casal mais maduro da trilogia e adorei ver a forma como eles se amavam, com um respeito profundo e um apoio incondicional de um para o outro.
No geral, tive apenas duas ressalvas nesse livro. Tem uma parte do livro que senti que quebrou um pouco o ritmo da trama por ter se estendido mais do que o necessário. É uma parte importante e que tem momentos muito bons, mas poderia ser um pouquinho menor. Já a outra foi uma cena da Emma e do Julian mais para o final que foi um tanto bizarra (quem leu, vai saber qual é) e tive uma certa dificuldade de aceitar. Entendi o que a autora quis fazer, mas... não ficou legal. Porém, nem mesmo essas questões estragaram o livro para mim.
Rainha do Ar e da Escuridão é o desfecho épico que a trilogia Os Artifícios das Trevas merecia e uma ótima ligação para o que está por vir no mundo dos caçadores de sombras. Amei acompanhar a trajetória de cada um dos personagens apresentados e, por mais difícil que seja me despedir deles, acho que não poderiam ter um final mais apropriado. A Cassandra Clare segue sem decepcionar e demonstra cada vez mais segurança sobre o universo que criou. Agora, já estou aqui contando os dias para saber quais serão as próximas aventuras dos caçadores de sombras. 

16 comentários:

  1. Caramba, 742 páginas, é um livro enorme, tem que ter muita habilidade com a escrita para manter o leitor empolgado, o que não é difícil para a autora a julgar por sua animação nesta resenha. Que bom que a escrita da autora está mais madura e os personagens mais consistentes, quero me aventurar nessa trilogia

    ResponderExcluir
  2. Eu nunca li nada dessa autora, mas quero conhecer a escrita dela esse ano.
    Amo fantasia e só vejo elogios, mas nunca sei por onde começar haihauhauhauihauh

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  3. Meu Deus eu amo tanto esse livro que nem sei explicar! Sou apaixonada por essa trilogia é esse é meu favorito da Cassandra!

    Beijos ♥️

    ResponderExcluir
  4. Oi Malu!!
    Olha eu tenho boa parte dos trabalhos da Cassandra em minha estante sabe? Mas até hoje só li Cidade dos Ossos, vou tentar mudar isso esse ano, fico feliz que tenha gostado do livro, eu adoro o fato da Cassandra sempre se preocupar em ser inclusiva em seus livros é algo que admiro muito nos trabalhos dela, que bom que a escrita dela também está melhor do que já era!! Espero conseguir ler esse livro algum dia hahahah

    Beijos!
    Eita Já Li

    ResponderExcluir
  5. Sinceramente eu não consigo gostar de nada desse gênero, não mais. Eu já fui de ler muita fantasia a muitos anos atrás mas hoje em dia eu não faço mais questão nenhuma. Eu até cheguei a tentar ler essa série mas sabe quando não vai? Mas que bom que você gosta e é tão apegada na história, é bom quando temos uma história assim, da qual somos tão apegadas.

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bem? Caramba, que livro enorme! Eu nunca li nada dessa autora, mas tenho bastante curiosidade, pois vejo o pessoal falar muito bem das séries dela. Adorei tua resenha!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  7. Eu tenho a maior vontade de ler os livros da Cassandra e espero poder fazer isso agora em 2020, adorei ver a sua resenha sobre esse livro. Eu tenho visto muito elogios, espero gostar também <3

    ResponderExcluir
  8. Sou bem suspeita ao falar sobre a escrita da Cassie e seus livros, porque sou apaixonada por essa mulher. Há um tempo li (ou melhor, devorei) a série Instrumentos Mortais (que ainda espero reler). Infelizmente ainda não tive a oportunidade de ler Os Artifícios das Trevas, mas está na minha TBR de 2020, porque sou apaixonada por esse universo Shadowhunter.

    Laura Militão, blog Mais um Capítulo

    ResponderExcluir
  9. Ainda não tive chance de ler nenhum livro da autora, mas sempre vejo pessoas elogiando bastante sua escrita. Fico feliz que o final da série tenha sido épico para ti, afinal, acho que todos livros merecem finais maravilhosos após um universo incrível criado.

    Beijos,
    Blog PS Amo Leitura

    ResponderExcluir
  10. Oi Malu.

    Eu ainda não tive a oportunidade de conhecer a escrita da Cassandra, mas pela sua resenha parece que é maravilhosa. |Fiquei com vontade de ler este livro, mas preciso adquirir os livros anteriores da trilogia Os Artifícios das Trevas. Parabéns pela resenha e obrigada pela dica.

    Bjos

    ResponderExcluir
  11. Olá, Malu! Tudo bem?

    Eu li apenas um livro da Cassandra, um livro de capa verde com detalhes escuros e não me lembro o título agora, foi em 2015 e de lá para cá acabei lendo outros livros e mudando um pouco as preferências literárias. Fico contente que gostou da leitura/livro!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  12. Oi, Malu! Apesar de gostar de fantasia, eu não li nada da Cassandra Clare, tanto que não consegui me situar muito bem na resenha rs.
    Mas justamente ela eu não tenho tanta vontade de ler. É um preconceito literário que ainda não me livrei, mas espero que no futuro isso mude.
    bjs
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Acho que sou a única alienígena que nunca leu nada dessa autora, nem os mais famosos dela, mas um dia a gente consegue mudar isso né kkkk
    Seu oara perceber que esse livro realmente te ganhou através da sua resenha, o que me deixou mais curiosa para conhecer a série também. Que bom que lhe agradou!

    ResponderExcluir
  14. Oi Malu, tudo bem?
    Eu ouço muito falar da Cassandra Clare, mas nunca procurei qualquer livro dela para ler, até porque eu mesma já tenho uma lista imensa de leituras e uma amiga, autora de primeira e uma pessoa inteligentíssima, que a detesta com força. Ou seja, por mais interesse que eu tenha, meu medo sincero é me frustrar. O que me aconselha? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Um beijo de fogo e gelo da Lady Trotsky...
    http://www.osvampirosportenhos.com.br

    ResponderExcluir
  15. Eu preciso dar um jeito de ler algo da autora logo! Amei conferir sua opinião sobre esse livro e que bom que a autora conseguiu trazer um enredo que te surpreendesse positivamente.

    ResponderExcluir
  16. Olá, tudo bem? Eu comecei a ler os instrumentos mortais, mas tu acredita que eu não gostei? Não sei, acho que o filme e a série me deixaram com um certo ranço, mas um dia eu ainda pretendo ler todas as séries desse universo.

    ResponderExcluir

Apaixonada por literatura desde pequena, nunca consegui ficar muito tempo sem um livro na mão. Assim, o Dicas de Malu é o espaço onde compartilho um pouco desse meu amor pelo mundo literário.




Facebook

Ofertas na Amazon

Instagram

Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Mais lidos

Twitter

Newsletter

Arquivos

Editoras parceiras