[Resenha] Casa de Terra e Sangue - Cidade da Lua Crescente, vol. 1

 


O ano de 2020 trouxe vários lançamentos muito aguardados pelos leitores e um dos mais comentados foi, sem dúvida, o primeiro volume da série Cidade da Lua Crescente, Casa de Terra e Sangue. Esse livro é a primeira fantasia adulta da Sarah J Maas, famosa por suas séries de fantasia YA, Trono de Vidro e Corte de Espinhos e Rosas.

Como sou apaixonada pela escrita da Sarah, não preciso nem dizer o quanto fiquei empolgada para ler sua primeira fantasia adulta né? Além disso, a premissa desse livro é simplesmente incrível e os comentários sobre ele me deixaram muito curiosa. Ou seja, expectativas foram criadas.

Por vários motivos, eu acabei deixando Casa de Terra e Sangue para ler no final do ano e ele foi a minha última leitura de 2020. Mas, apesar de ter demorado um pouco, agora eu posso finalmente contar para vocês o que achei dessa leitura e também a minha expectativa para a continuação. E antes que perguntem, vocês podem ficar tranquilos, porque essa resenha é totalmente sem spoilers.

 

Aviso: Esse livro não é indicado para menores de 18 anos, por conter cenas explícitas de violência e sexo. Algumas cenas podem conter gatilhos.


Autora: Sarah J. Maas

Editora: Galera Record

Tradução: Adriana Fidalgo

Páginas: 896

Exemplar recebido de cortesia da editora

Onde comprar: Amazon | Submarino

Sinopse: “Bryce Quinlan tinha a vida perfeita - trabalhava duro o dia todo e festejava noite adentro -, até que um demônio assassina alguns de seus melhores amigos, deixando-a destruída e mudando sua vida para sempre. Sem entender como sobreviveu ao ataque da besta, a semifeérica tenta superar a perda, com o consolo de que o culpado por conjurar o demônio está atrás das grades. Mas quando os crimes recomeçam, dois anos depois e com as mesmas características, Bryce se vê no meio de uma investigação que pode ajudá-la a vingar a morte dos amigos. Hunt Athalar é um notório anjo caído, agora escravizado pelos arcanjos que um dia tentou derrubar. Suas habilidades brutais e força incrível foram definidas para alcançar um único objetivo: assassinar – sem perguntas – os inimigos do seu chefe. Mas com um demônio causando estragos na cidade, ele ofereceu um acordo irresistível: ajudar Bryce a encontrar o assassino, e sua liberdade estará ao seu alcance. Enquanto Bryce e Hunt se aprofundam nas entranhas da Cidade da Lua Crescente, eles descobrem um poder sombrio que ameaça tudo e todos que amam, e encontram um no outro uma paixão ardente – que teria o poder de libertar os dois, se eles apenas a aceitassem. Com personagens inesquecíveis, romance ardente e um suspense eletrizante a cada virar de página, Casa de terra e sangue é o primeiro volume de Cidade da Lua Crescente, a nova série de fantasia da autora best-seller nº 1 do New York Times, Sarah J. Maas. Com mais de 1 milhão de exemplares vendidos em todo o mundo, Sarah é um fenômeno. Vencedora de três prêmios literários em anos consecutivos, a autora possui uma legião de fãs apaixonados. Agora, estreia brilhantemente no universo da ficção new adult.”

 

Em Casa de Terra e Sangue, vamos acompanhar a história de Bryce Quinlan, uma semiféerica que parece ter uma vida perfeita. Ela trabalha duro em uma galeria durante o dia, mas as noites são cheias de diversão e festas. Ela e sua melhor amiga realmente sabem aproveitar a vida. Mas tudo muda quando um demônio mata todos os seus amigos e Bryce sobrevive sem nem saber como.

Ela passa os dois anos seguintes tentando superar a perda e encontra consolo apenas no fato de que o culpado está na cadeia. Mas, quando acontecem outros crimes com as mesmas características, Bryce sabe que fará de tudo para encontrar o verdadeiro assassino e vingar a morte dos amigos.

Para isso, ela precisará trabalhar com Hunt Athalar, um anjo caído que se tornou um escravo após liderar uma revolução contra os arcanjos. Por muitos anos, a força e habilidades de Hunt têm sido usadas contra os inimigos do seu dono: uma morte para cada morte que ele causou com a guerra. Mas, com a volta dos assassinatos, o chefe faz uma proposta a ele: se ele encontrar o assassino, terá sua pena reduzida e sua liberdade ficará muito mais próxima.

Em sua busca pelo assassino, Hunt e Bryce descobrem que estão enfrentando um mal muito maior do que imaginavam e que ameaça tudo aquilo que eles amam. Enquanto lidam com a forte atração que sentem e com os sentimentos que surgem com a convivência, os dois vão embarcar em uma jornada cheia de perigo e mistério, em que a vida deles e de toda a Cidade da Lua Crescente estará em jogo.



Desde que li a sinopse de Casa de Terra e Sangue, duas coisas me empolgaram muito: o fato de parecer ser uma fantasia bem diferente dos demais livros da Sarah J. Maas e ser um enredo repleto de mistério. E, de certa forma, não errei em nenhuma das suposições. Esse livro realmente é bem diferente de todos os livros que li da autora, com um universo bem mais complexo e uma trama bem mais pesada e brutal.

Além disso, a trama é toda permeada por muito mistério. Ela gira em torno da busca pelo assassino e vamos acompanhando Bryce e Hunt buscando pistas e tentando descobrir o que realmente aconteceu. Confesso que isso foi o que mais gostei no livro e me surpreendi muito com a forma como a Sarah conseguiu manter esse clima de suspense durante toda a leitura e trazer um desfecho que me pegou totalmente de surpresa.

Por outro lado, esse é um livro de fantasia e, nesse aspecto, fiquei um pouco decepcionada. Como eu disse, o universo que a Sarah J. Maas criou para essa série é bem mais complexo do os outros que ela escreveu. Porém, achei que ela não soube desenvolvê-lo ou, pelo menos, não conseguiu explicá-lo. É um mundo que reúne todo tipo de criaturas mágicas (féericos, anjos, demônios, vampiros, lobos, bruxos, etc) e há uma hierarquia complexa entre eles e que em nenhum momento ficou clara para mim. Além disso, a Cidade da Lua Crescente é só uma dentro de um território maior e ainda existem outros lugares e até mesmo planetas. Nada disso é muito explicado no livro, apesar de ele ter quase 900 páginas.

Claro que seria esperar muito que a autora explicasse todo o universo que criou logo no primeiro volume e eu entendo que Casa de Terra e Sangue é só uma introdução. Mas era de se esperar que pelo menos a estrutura básica desse mundo ficasse clara nesse livro, até para despertar meu interesse por descobrir mais sobre ele. Infelizmente, isso não aconteceu e meu envolvimento com a leitura acabou sendo prejudicado. 



Outro ponto que me incomodou muito foi o desenvolvimento dos personagens. Apesar de ser o primeiro livro de fantasia adulta da autora, para mim, aqui ela trouxe a sua protagonista mais imatura. Não consegui gostar da Bryce em momento algum e na maior parte das vezes me incomodei com suas atitudes infantis e imprudentes. Sei que a autora tentou passar a imagem de que ela é uma personagem que se esconde através de uma máscara, mas acho que acabou passando um pouco do ponto e eu simplesmente não consegui me apegar a ela.

Os demais personagens me lembraram muito de outros presentes nos demais livros da autora e isso me incomodou um pouco. Gostei de Hunt e do feérico Ruhn mais do que gostei da Bryce, mas não cheguei a me apegar a nenhum deles. Para não dizer que não gostei de ninguém, eu amei muito a alguns personagens que roubaram a cena e sofri muito por eles, mas não vou dizer quais para não ser spoiler.

Por causa dessas ressalvas, boa parte da leitura acabou sendo muito arrastada para mim. Eu não entendi o universo e não me conectei com os personagens, por isso não conseguia me envolver com a história. Como eu disse, o mistério é muito bom e realmente me deixava curiosa para saber o que aconteceria. Porém, havia tanta enrolação no meio que nem isso foi o suficiente para tornar a leitura mais fluida.

Com relação ao desfecho, eu realmente me surpreendi com as revelações feitas e gostei muito da solução que a Sarah J. Maas trouxe para o mistério. Se um dia ela quiser escrever um thriller policial, eu certamente vou querer ler. Além disso, é o momento do livro com mais ação e algumas cenas bem emocionantes. Porém, achei que a autora amarrou demais as pontas e o gancho deixado para a continuação não é forte o suficiente para me deixar curiosa pelo segundo livro. Lerei? Provavelmente. Acho necessário? Nem um pouco.

De um modo geral, Casa de Terra e Sangue foi mesmo um livro bem diferente dos outros da Sarah J. Maas e me surpreendeu com um mistério muito mais interessante do que eu esperava. Porém, ele me decepcionou justamente no ponto em que as outras séries dela sempre me cativaram: o universo fantástico e os personagens. Infelizmente, esses pontos acabaram pesando um pouco mais para mim. Porém, quero deixar claro que essa é só a minha opinião e vi que muitas pessoas amaram essa leitura. Então, recomendo que vocês leiam e tirem suas próprias conclusões.

E vocês, já leram ou querem Casa de Terra e Sague? E as outras séries da Sarah J. Maas? Me contem aí nos comentários o que vocês acham.

 

Conheça também as outras séries da autora:

Trono de Vidro: A lâmina da assassina | Trono de Vidro | Coroa da meia-noite | Herdeirado Fogo | Rainha das Sombras | Império de Tempestades | Torre do Alvorecer | Reino de Cinzas | Box com a série


16 comentários:

  1. Oi A capa desse livro está linda e a proposta muito legal, imaginei que outra coisa iria acabar com a vida perfeita de Bryce, e a morte de todos os amigos me foi bem inusitada por várias razões e me fez pensar ser uma Fantasia diferente do que vejo por aí.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie, tudo bem?
      Sim, a capa desse livro é muito linda. Foi uma fantasia bem diferente do que estou acostumada, mas foi mais pelo mistério do que pelo universo em si. Porém, se você gosta de uma trama com mais suspense, acho que irá gostar desse.
      Beijos!

      Excluir
  2. Oi Malu!!

    Eu vi bastante gente falando desse livro, mas nenhuma resenha me empolgou tanto como a sua! Eu só li a trilogia da Corte e fiquei bem curiosa com esse livro, principalmente com todo o rebuliço por causa do livro né, acho que vou apostar nele, eu gosto de fantasia com mistério e parece que ela acertou nessa fantasia!! Já coloquei na lista de desejos da amazon!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bianca! Tudo bem?
      Confesso que da Sarah J. Maas eu ainda prefiro Trono de Vidro. Mas esse foi uma boa leitura também e, se você gosta de mistério, acho que irá curtir o livro.
      Beijos!

      Excluir
  3. Olá,
    Livros de fantasia quase adolescentes, nãos ão meu forte, até leio mas raramente é algo que procuro pra ler com frequência. Sobre a falta de explicação é o que minha amiga diz: Sara J Mass tende a não fazer um primeiro livro muito bom, mas melhora nos outros. Então espero que isso aconteça!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, tudo bem?
      Como eu disse na resenha, esse não é um livro de fantasia adolescente. É a primeira fantasia adulta da autora. Então, quem sabe vc gosta né?
      Bjs

      Excluir
  4. Oi Malu!
    Estou doida para ler esse livro, tantos comentários que me deixaram curiosa, gosto da escrita da Sarah e seus mundos fantásticos de fantasia, esse livro é bem grosso não?! E essa capa que é esplêndida, parabéns pela resenha fiquei fascinada e mais instigada a ler. Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, tudo bem?
      Esse livro é um calhamaço mesmo. Na parte de fantasia não funcionou tão bem para mim, mas vale a pena ler. Espero que goste. Beijos!

      Excluir
  5. Oi Malu,
    Eu ainda não li nada da autora, eu adoro fantasia, mas me desanimei em saber que há gatilhos e também por não haver explicação do universo, isso faz com que eu me perca no enredo e como você não me envolva na leitura, por isso, não sei se vou me arriscar, deixei anotado aqui de toda forma, pq me chamou atenção rsrs.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bem? Eu não me decepcionei com Casa de Terra e Sangue, mas não foi aquilo tudo que eu esperava sabe?! Acho que o hype estava bem grande, e isso me atrapalhou um pouco. Mas como sei que a autora tem o dom de surpreender, possa ser que nos próximos venha coisa por ai. Eu sempre tento pensar positivo e na série como todo hahah Ótima e sincera resenha. Aliás adorei as fotos!
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Oi, Malu!
    Sinceramente, eu tenho zero vontade de ler esse livro. hahahah!
    E olha que gosto de fantasia! Mas sei lá, essa série causou tanto furor, que acabou que em vez de me atrair, fez o contrário! Quem sabe futuramente eu dê uma chance. Por enquanto ainda tenho que terminar ACOTAR. rsrs
    Bjos
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  8. Oie, tudo bem? Assim como você vi muitos elogios não apenas sobre a autora mas também sobre seus livros. A autora tem um jeito singular de cativar seus leitores. Infelizmente ainda não tive oportunidade de ler nenhum mas sigo ansiosa. Concordo com você a sinopse já prende nossa atenção e nos faz questionar que história será apresentada. Deve ter sido bem difícil para nossa protagonista passar esses dois anos se recuperando, mas tudo tem seu tempo concorda? Uma pena a autora não ter trabalhado tão bem o aspecto 'fantasia'. Creio que essa é a marca registrada dos livros anteriores. Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  9. Olá,
    eu também sou apaixonada pela escrita da Sarah, ano passado completei minha coleção dela e comprei todos os livros publicados aqui, inclusive esse comprei na pré-venda. Acabei lendo algumas coisas referente a essa história e acabei dando uma desanimada de leve, e adiei a leitura que pretendo fazer esse ano. Fico feliz que apesar dos pontos negativos, a história compense a leitura, porque é esse é um senhor calhamaço, né?

    Abraços!
    Nosso Mundo Literário

    ResponderExcluir
  10. Ainda não li nada da autora, mas essa obra estou querendo, pois só leio resenhas maravilhosas sobre ela, o que está me deixando cada vez mais curioso para saber dessa narrativa na íntegra. Espero ler em breve.

    ResponderExcluir
  11. Oi, tudo bem?
    Adoro livros de fantasia, mas nunca li nada dessa autora.
    Sempre vejo esse livro no insta e desperta a curiosidade somente pela capa.
    Adorei sua resenha, parabéns.

    Bjs.
    Manuscrito de Cabeceira

    ResponderExcluir
  12. Bom dia, minha filha de 15 anos, já leu todos os livros dela e acabei comprando esse que diz ser para maiores de 18. Gostaria de saber se realmente há alguma objeção para abaixo dessa idade? Algum tema explícito fora da idade dela. Comprei mas ainda não dei. Grato
    Kamal

    ResponderExcluir

Apaixonada por literatura desde pequena, nunca consegui ficar muito tempo sem um livro na mão. Assim, o Dicas de Malu é o espaço onde compartilho um pouco desse meu amor pelo mundo literário.




Facebook

Ofertas na Amazon

Instagram

Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Mais lidos

Twitter

Newsletter

Arquivos

Editoras parceiras