Motivos para ler Romances Históricos

 


Se tem uma coisa que eu sempre amei foi ler histórias que me levassem para outros períodos. Aquelas leituras que permitem ao leitor imaginar como seria viver em outra época e com costumes diferentes. Por isso, um dos gêneros que mais gosto de ler são os romances históricos.

E, pensando nisso, resolvi trazer alguns motivos para vocês também se aventurarem nessas leituras. Então, para quem ainda não conhece o gênero ou tem vontade de ler mais, aqui vão algumas razões para dar uma chance:

 

Contextualização histórica

Uma coisa que me fascina nos romances históricos é que sempre aprendo um pouco sobre História enquanto estou lendo. Esses livros, não somente são ambientados em outra época, como sempre trazem algum acontecimento histórico relevante como pano de fundo, como guerras e revoluções, por exemplo. Com isso, enquanto acompanhamos a trama principal, aprendemos um pouco sobre acontecimentos importantes da época retratada e como era viver naquele período.

 

Tramas ficcionais

Em contraponto ao motivo anterior, tem o fato de que, apesar de ter como pano de fundo acontecimentos reais, a trama principal é uma obra de ficção. Ou seja, é uma boa opção para quem gosta de História, mas não quer uma leitura focada exclusivamente em fatos e personagens históricos. Nesses romances, o cenário é fiel à realidade e os acontecimentos históricos influenciam a trama, mas o foco permanece na jornada dos personagens e a própria linguagem desses livros costuma ser mais envolvente.

 

“Viajar” para outras épocas

Essa é a principal razão para amar tanto os romances históricos: com eles, eu consigo me sentir realmente transportada para outras épocas. Esses são romances mais fiéis à época que retratam, mostrando como era a sociedade, os costumes e a ambientação. Isso é algo que me fascina muito e tenho certeza que vai agradar quem também gosta de História e de imaginar como era a vida em outros períodos históricos.

E, para quem se interessou em ler romances históricos, eu fui convidada pela mybest Brasil a indicar um dos meus favoritos. Então, vocês podem conferir nesse link a minha indicação e os livros escolhidos por outros nove blogueiros.

 




5 comentários:

  1. Só pelo título, eu já quero ler... Mas pelo jeito o livro vai muito além do que promete no nome e eu sei que vou amar essa história. Amei a aindicação.

    ResponderExcluir
  2. oi, tudo bem por aí?

    olha, apesar de eu não gostar muito de romances (principalmente aqueles repletos de clichês haha), os históricos e de época têm um brilho a mais, na minha opinião, e despertam o meu interesse, sabe? sempre que leio costumo gostar, então, adorei o seu post!

    abraços!
    blog: jurista geek
    instagram: @juristageek

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem? Eu sou fascinada por romances históricos, assim como os romances de época. Já vou lá conferir as dicas que trouxeram, mas pelo que estou vendo, li a maioria hihihi Que linda participação!
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi Malu.

    Eu gosto bastante de ler romances históricos. Realmente leio menos que eu gostaria, por isso estou tentando mudar. Depois vou lá no site conferir os livros e pegar mais dicas para ler porque quero muito embarcar este ano neste gênero, justamente por causa do contexto histórico que possui neste livros.

    Bjos
    https://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Olá,
    Preciso dizer que é sempre difícil para mim ter vontade de ler romance de época rs. Gosto de romances no geral, mas os de época eu sempre torço um pouco o nariz e leio bem menos que outros tipos de romance. Mas gostei dos argumentos! Quem sabe não tento mais títulos este ano.

    ResponderExcluir

Apaixonada por literatura desde pequena, nunca consegui ficar muito tempo sem um livro na mão. Assim, o Dicas de Malu é o espaço onde compartilho um pouco desse meu amor pelo mundo literário.




Facebook

Ofertas na Amazon

Instagram

Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Mais lidos

Twitter

Newsletter

Arquivos

Editoras parceiras