Dica da Malu: Persuasão

Autora: Jane Austen
Ano: 1818
Hoje resolvi trazer a dica de um dos meus livros preferidos, Persuasão, da escritora inglesa Jane Austen. Este é o último livro escrito por ela, tendo sido publicado no ano seguinte a sua morte.
Apesar de ter morrido jovem, deixando uma obra relativamente pequena, Jane Austen é considerada uma das mais importantes escritoras da literatura mundial. Seus romances mais conhecidos são Orgulho e Preconceito e Razão e Sensibilidade. No entanto, apesar de gostar muito desses dois livros (bem como de toda obra da autora), Persuasão ainda é o meu preferido.
A história do livro se passa entre o final do século XVIII e o início do século XIX, e traz como protagonistas Anne Elliot e o capitão Frederick Wentworth. Quando jovens, eles se apaixonaram e estavam dispostos a se casar, porém, ela é persuadida pela família a romper o compromisso. Eles se reencontram oito anos depois, quando a irmã e o cunhado de Frederick alugam o solar da família de Anne, e ele passa a cortejar a amiga dela, Louisa Musgrove.
Um dos aspectos que mais gosto neste livro é que, ao contrário de outros do gênero em que a história se desenvolve rapidamente, os protagonistas passaram anos afastados, seguindo rumos totalmente diferentes. Além disso, por não ser tão jovem como a maioria das heroínas românticas, Anne é uma personagem mais madura, convicta dos seus sentimentos e que aprendeu com o sofrimento causado por sua escolha.
Apesar de ser uma trama simples, os personagens são complexos e evoluem ao longo da história. Quando se reencontram, Anne e Frederick já não são os mesmos de quando se separaram, tendo que lidar com as novas circunstâncias de sua vida e com o ressentimento causado pelo rompimento. Além disso, os sentimentos e os conflitos dos personagens são tão sinceros que tornam a história atemporal.
Além disso, os personagens secundários também são bem desenvolvidos, proporcionando um retrato da sociedade inglesa do século XIX.É interessante, ainda, ver como Jane Austen usa esses personagens para fazer críticas sutis e ironizar o padrão de comportamento vigente na sociedade de seu tempo.
Assim, com uma história simples e personagens cativantes, Persuasão justifica a cada página o reconhecimento de sua autora como uma das mais importantes da literatura mundial*.  


*O livro conta com duas adaptações feitas pela BBC de Londres, uma de 1995 e outra de 2007, sendo esta última a mais conhecida.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Apaixonada por literatura desde pequena, nunca consegui ficar muito tempo sem um livro na mão. Assim, o Dicas de Malu é o espaço onde compartilho um pouco desse meu amor pelo mundo literário.




Facebook

Ofertas na Amazon

Instagram

Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Mais lidos

Twitter

Newsletter

Arquivos

Editoras parceiras