Vontade de ler x Falta de Tempo

Ler é maravilhoso, não é? Abandonar um pouco a realidade para descobrir novos lugares e pessoas. Mas, e quando a rotina e os compromissos do dia-a-dia começam a atrapalhar esse hábito? Com a falta de tempo, cada vez mais pessoas vão abandonando a leitura. No entanto, não precisa ser assim. Pensando nisso, resolvi compartilhar alguns hábitos que eu tenho adotado que me ajudam a ler mesmo com a correria do dia-a-dia.

1 – Organizar todas as atividades que eu tenho para fazer no dia
            Quando não definimos exatamente as coisas que realmente precisamos fazer, fica fácil enrolar e deixar muitos compromissos acumularem e não sobrar tempo para mais nada. Nesse sentido, a organização é fundamental para conseguirmos encontrar espaço para outras atividades, como a leitura. Eu sei que não é fácil, principalmente para quem tem dificuldade em manter uma rotina disciplinada (como eu, por exemplo), mas acho que é um esforço que vale a pena.
 2 – Definir um horário para ler.
            Seguindo a linha da dica anterior, quando organizamos nossas atividades fica mais fácil reservarmos um tempinho para ler. Ter um horário definido, ajuda a criar o hábito de leitura. Por exemplo, quando você começa a se esforçar para ler antes de dormir, aos poucos aquele momento do dia vai ficando reservado para isso.
3 – Aproveitar horários que são perdidos com outras coisas
            Sabe quando você fica horas olhando o feed de notícias do Facebook sem estar realmente interessado em nada, mas só continua porque não tem mais nada para fazer? Pois é, esse é um momento excelente para largar um pouco as redes sociais e pegar um livro para ler.
Além disso, sempre tem aqueles momentos quando você está esperando para ser atendido no médico ou nas filas intermináveis no banco. Ao invés de ficar conferindo as redes sociais, por que não aproveitar essas ocasiões para ler? Basta manter sempre um livro na bolsa ou um aplicativo de leitura no celular.
4 – Metas de leitura
            Definir alguns livros que você quer ler dentro de um período de tempo pode ser muito útil. Algumas vezes temos muitas opções e não sabemos por onde começar, ou simplesmente deixamos a preguiça vencer e vamos deixando os livros para depois. Estabelecer alguns livros como meta funciona como estímulo para se manter lendo.
            Para organizar minhas metas eu uso o Skoob. Lá eu defino os livros que já li, que quero ler e os que estou lendo, vou marcando meu histórico de leitura para poder acompanhar o progresso e ainda tenho acesso a resenhas e avaliações sobre os livros.
5- Livro de marcar Livros
            Quando descobri o Livro de Marcar Livros, da Editora Verus em parceria com a Increase, não imaginei que ele seria tão útil para mim. Ele funciona como um diário de leitura e, não só tem me ajudado a manter os registros dos livros que eu li e que ainda quero ler, como me oferece um espaço para escrever observações sobre eles e avaliar o quanto gostei. Além disso, tem alguns desafios que me ajudam a descobrir livros novos e sair um pouco dos gêneros que eu estou acostumada.
             Aqui tem um vídeo feito pela idealizadora do Livro de Marcar Livros onde ela explica mais sobre o projeto, como surgiu a ideia e como funciona. 
Observação: Para os cinéfilos de plantão, a Editora Verus anunciou o Livro de Marcar Filmes, que também funciona como um diário, só que de filmes. Ele estará disponível nas livrarias esse mês e eu mal posso esperar para garantir o meu. Assim que tiver, eu faço uma resenha aqui no blog comentando o que achei. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Apaixonada por literatura desde pequena, nunca consegui ficar muito tempo sem um livro na mão. Assim, o Dicas de Malu é o espaço onde compartilho um pouco desse meu amor pelo mundo literário.




Facebook

Ofertas na Amazon

Instagram

Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Mais lidos

Twitter

Newsletter

Arquivos

Editoras parceiras