Dos livros para o Oscar


Hoje acontece em Los Angeles a maior premiação de cinema do mundo. Estou falando, claro, do Oscar. Os melhores do cinema de 2016 estarão representados lá, concorrendo nas mais diversas categorias. E, para entrar no clima dessa cerimônia tão aguardada, resolvi trazer uma listinha especial para vocês hoje.
Para mostrar que Oscar e literatura têm tudo a ver, vou falar aqui de alguns filmes que estão concorrendo este ano e que foram inspirados em livros.

A chegada
Indicado à oito estatuetas do Oscar, incluindo Melhor Filme, A chegada é adaptado a partir do conto “História da sua vida” presente na antologia “História da sua vida e outros contos” de Ted Chiang.
No longa, a linguista Dra. Louise Banks é convidada para interpretar marcas deixadas na Terra por seres interplanetários. Assim, juntamente com o físico Ian Donelly, ela deverá identificar se esses seres representam ou não uma ameaça para o nosso planeta.
Graças ao sucesso do filme, o livro “História da sua vida e outros contos” foi publicado no Brasil pela Editora Intrínseca.

Estrelas além do tempo
Com três indicações ao Oscar, incluindo Melhor Filme e Melhor Roteiro Adaptado, “Estrelas Além do Tempo” conta a história de três matemáticas incríveis, que fizeram história durante a década de 1960. Em meio à corrida espacial e armamentista entre EUA e União Soviética, elas foram fundamentais para ida do homem ao espaço pela primeira vez. No entanto, para que isso fosse possível, essas três mulheres tiveram que se esforçar muito para mostrar sua competência e enfrentar dia após dia a discriminação racial dentro da Nasa.
O filme, dirigido por Theodore Melfi e estrelado por Taraji P. Henson, Octavia Spencer e Janelle Monáe, é inspirado no livro homônimo de Margot Lee Shetterly e foi publicado no Brasil pela editora Harper Collins Brasil.

Lion: Uma jornada para casa.
O filme conta a história de Saroo, um menino que aos cinco anos perdeu seu irmão e acabou viajando para o outro lado da Índia. Sem saber seu nome ou o lugar de onde tinha vindo, Saroo é adotado por um casal australiano. Ele cresce sem se esquecer de sua origem e, utilizando o Google Earth, ele resolve iniciar uma jornada de volta para sua verdadeira casa.
Indicado a Melhor Filme e em mais cinco categorias, “Lion: Uma jornada para casa” é uma adaptação do livro “Uma longa jornada para casa”, a autobiografia de Saroo Bradley publicada no Brasil pela Editora Record.


Um limite entre nós
Dirigido e estrelado por Denzel Washington, “Um limite entre nós” conta a história de um homem que sonhava desde pequeno em se tornar um astro de baseball, mas que nunca conseguiu jogar profissionalmente. Para sobreviver e sustentar a família, ele acabou se tornando catador de lixo. Frustrado por não ter realizado seu sonho, ele vive um relacionamento complicado com a esposa, os filhos e os amigos.
O filme, que também conta no elenco com a brilhante Viola Davis, é adaptado da peça teatral homônima do escritor August Wilson e está indicado nas categorias de Melhor Filme, Melhor Ator, Melhor Atriz Coadjuvante e Melhor Roteiro Adaptado.


Um homem chamado Ove
O filme sueco indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro é adaptado do livro homônimo de Frederick Backman. Trata-se da história de Ove, um senhor mal-humorado que detesta pessoas. Depois de perder a esposa, ele já não tinha fé na humanidade e decide se matar. Porém, com a mudança de novos vizinhos, Ove acaba sendo impedido e uma inesperada amizade surge entre eles.
No Brasil, o livro “Um homem chamado Ove” foi publicado pela Editora Alfaguara.


Animais noturnos
Dirigido por Tom Ford, Animais noturnos é estrelado por Amy Adams e Jake Gyllenhaal e conta a história de um casal, Susan e Edward, que se separou há muitos anos. Um dia, Edward envia a Sunsan o manuscrito do seu primeiro romance, afirmando que ela sempre foi a sua melhor crítica. O romance conta a história de um homem que vai passar férias com a mulher e a filha, mas de madrugada, na estrada, eles são confrontados por três jovens violentos. Durante a leitura, Susan acaba sendo levada a relembrar traumas do seu primeiro casamento e a repensar a sua vida.
O filme, que rendeu uma indicação de melhor ator coadjuvante a Michael Shanoon, é uma adaptação do livro “Tony e Susan”, de Austin Wright, publicado no Brasil pela Editora Intrínseca.

Moonlight: Sob a luz do luar
Adaptado a partir da peça inédita de Tarell Alvin McCraney, “Moonlight” está indicado em oito categorias no Oscar, incluindo Melhor Filme e Melhor Roteiro Adaptado. O filme acompanha o protagonista Chiron em três momentos de sua vida. Trata-se da jornada de um jovem negro morador de um bairro pobre de Miami, mostrando sua infância quando teve que lidar com o bullying, a sua crise de identidade na adolescência, e o seu crescimento em um jovem adulto, vivenciando a tentação das drogas e do crime.  



Menção honrosa: Animais Fantásticos e Onde Habitam.
Claro que eu não poderia deixar de mencionar aqui o filme Animais Fantásticos e Onde Habitam. Com roteiro escrito por J. K. Rowling, ele não é exatamente uma adaptação, mas todas as criaturas que aparecem no livro são retratadas no livro que Harry usa na escola para a disciplina Trato das Criatura Mágicas. Além disso, o autor do livro, Newt Scamander é o protagonista do filme.
Para quem não sabe, este filme contará a história de magizoologista Newt Scamander, que chega para sua primeira viagem aos EUA carregando uma maleta cheia com as mais diversas criaturas mágicas. Quando sem querer, Newt acaba trocando de bagagem com o humano Jacob Kowalski, algumas dessas criaturas ficam soltas em Nova York. Assim, eles iniciam uma busca pelos animais perdidos, mas têm sua missão dificultada por misteriosos ataques ocorrendo na cidade e que podem estar relacionados com o poderoso bruxo das trevas, Grindewald.


            E aí, quem mais vai assistir à cerimônia do Oscar hoje? Me contem aí nos comentários se vocês já assistiram algum desses filmes e qual é o seu favorito.

25 comentários:

  1. Fiquei muito feliz de ver animais fantásticos ganhando como melhor figurino
    A chegada ganhou vários e fiquei feliz por ver isso é claro para fechar com chave de ouro o melhor filme do ano: Lá Lá Land aaaeee
    Ops, sqn.
    Moonlight chegou para lacra tudo e foi o melhor filme do ano. Realmente esse Oscar fez precedentes.

    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Karine, tudo bem?
      Eu também fiquei muito feliz quando Animais Fantásticos ganhou, mereceu muito!!
      Verdade, esse Oscar teve o melhor plot twist da história hahaha.
      Beijos!

      Excluir
  2. Olá, vou assisti a gravação a tarde do Oscar, mais já assisti os filmes Animais Fantásticos e A Chegada, amei os dois. ;)

    www.mundofantasticodoslivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camila, tudo bem?
      Esse Oscar foi um dos mais surpreendentes da história, valeu a pena assistir. Eu ainda não vi A Chegada, mas que ver em breve.
      Beijos!

      Excluir
  3. Oie!
    Eu não assisti nenhum desses filmes e nem o livro. mas quero muito ver vários dessa lista.
    E com certeza assisti o Oscar ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, tudo bem?
      Ainda não li esses livros, mas pretendo ler em breve. Fiquei bastante curiosa haha. E o Oscar desse ano foi imperdível, né?
      Beijos!

      Excluir
  4. Nem acredito que até hoje ainda não assisti a Animais fantásticos e onde habitam! Quero muito ver! Vi Lion e gostei bastante, mas achei o livro melhor. Ainda não consegui decidir se quero ver Animais noturnos... Rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ju, tudo bem?
      Vale muito a pena assistir Animais Fantásticos, o filme ficou muito bom <3
      Ainda não assisti Lion, mas quero ler o livro antes.
      Beijos!

      Excluir
  5. Olá,
    Só vi Animais Fantásticos da lista, e acho que alguns estão ainda chegando nos cinemas por aqui né. De resto me interessa bastante Estrelas Além do Tempo. Dos livros lerei em breve Um homem chamado Ove, que parece ter uma ótima história.

    euinsisto.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Debyh, tudo bem?
      Alguns destes filmes só estão chegando no Brasil agora, mesmo. Mas eu soube que alguns serão disponibilizados no catálogo da Netflix. Vale a pena conferir.
      Beijos!

      Excluir
  6. Olá.
    Uau! Eu não sabia de alguns que também eram livros. Aliás, muitos ai eu nem assisti/li rs. O único mesmo foi "animais fantásticos", porém "a chegada" me chama muita atenção.

    Seu blog é lindo! Adorei e estou seguindo <3
    Beijos, * Blog PS Amo Leitura *

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, tudo bem?
      Pois é, alguns desses eu só descobri que eram livros quando fui pesquisar para escrever este post. Mas também não li nem vi todos.
      Obrigada!! Fico muito feliz que tenha gostado e espero que continue acompanhando o blog <3
      Beijos!

      Excluir
  7. Oi, tudo bem?
    Estou doido para ler "Estrelas além do tempo", pretende ser um livro e filme maravilhosos! Adorei toda a premissa dele! <3 Li "Fantastic Beats and Where To Find Them" já e adorei! Assisti também ao filme e é uma coisa maravilhosa, viu? Merece todo destaque! <3

    Beijos,
    Lu - @justificou

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lu, tudo bem?
      Ainda não li Estrelas além do tempo, nem assisti ao filme, mas estou muito ansiosa. Parece ser realmente incrível.
      Ai, o que falar de Animais Fantásticos né? O filme é realmente maravilhoso e não vejo a hora de chegar 2018 e lançarem a continuação
      Beijos!

      Excluir
  8. Quando descobri que Tony & Susan havia sido adaptada fiquei chocada! Hahaha Gosto muito desse livro, na verdade do livro dentro do livro, que parece ser que é mais tocado no filme, que preciso ver.
    Gostei que você deixou claro que Animais Fantásticos não se trata de uma adaptação do livrinho, pois ainda tem muita gente que acha isso rs.
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nati, tudo bem?
      Eu ainda não li esse livro, mas pela sinopse do filme eu já fiquei muito curiosa. Já adicionei na minha lista de desejados haha.
      Pois é, eu sei que muitas pessoas confundem Animais Fantásticos com o livrinho, por terem o mesmo nome. Aí, é bom deixar claro no texto né? Que bom que gostou!
      Beijos!

      Excluir
  9. Olá, tudo bem?

    Eu não costumo assistir muitos filmes. Lembro que queria ter ido ao cinema ver Animais Fantásticos, mas acabou dando tudo errado e eu desisti. Vou esperar que eles estejam na Netflix para poder assistir, rs.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pamela, tudo bem?
      Que pena que não assistiu Animais Fantásticos no cinema. É um filme que valia muito a pena ser visto na telona. Infelizmente, acho que não tem nem previsão de ser disponibilizado no catálogo da Netlix ainda :/
      Beijos!

      Excluir
  10. Esse foi o primeiro ano que não acompanhei a premiação - e justo nesse ano teve emoções com premio errado hahahaha
    Bom, brincadeiras a parte, acho que cinema e literatura tem tudo a ver e a maioria dos citados eu tenho vontade de assistir ou de ler e assistir (como no caso de estrelas além do tempo).
    Que engraçado que só descobri recentemente que Animais Noturnos é Tony e Susan - jurava que o livro era outra coisa e que o filme era sobrenatural...rs
    Beijinhos,
    Lica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lica, tudo bem?
      Acredita que eu quase fui dormir antes do final da cerimônia. Acha que esse ano seria super previsível. Fiquei muito chocada com o que aconteceu e com muita pena do pessoal de La La Land que passou pelo constrangimento de ter que devolver o prêmio kkkk
      Acredita que eu não conhecia o livro Tony & Susan até fazer a pesquisa para esse post? Mas pretendo ler em breve, assim como outros livros dessa lista.
      Beijos!

      Excluir
  11. De alguns eu não sabia a existência de livro, como estrelas além do tempo e lion, mas confesso que nenhum despertou tanto minha vontade de ler. Já assistir a lista está bem grandinha hahah. http://flornooutono.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alexia, tudo bem?
      Esses foram casos que o filme fez mais sucesso do que o livro. Inclusive, alguns só foram publicados aqui por causa do filme.
      Eu estou bem ansiosa para assistir quase todos da lista e também ler os livros dos quais eles foram adaptados.
      Beijos!

      Excluir
  12. Oie tudo bem? Não sabia que vários filmes do Oscar tinham sido baseados em livros ou vice-versa. Adorei o post!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Thaísa. Tudo bem?
      Vou te falar que só fui descobrir que alguns desses filmes eram adaptações de livros quando estava pesquisando para fazer o post. Mas fico feliz que tenha gostado.
      Beijos!

      Excluir
  13. Revisei a trajetória de Denis Villeneuve e me impressiona que os seus trabalhos tenham tanto êxito, um dos meus preferidos é A Chegada por que faz com que o espectador se sente a ver o filme vale a pena vê-la, além de todo o elenco fazer uma excelente química. Não sigo muito este tipo de gêneros, mas adorei este filme!

    ResponderExcluir

Apaixonada por literatura desde pequena, nunca consegui ficar muito tempo sem um livro na mão. Assim, o Dicas de Malu é o espaço onde compartilho um pouco desse meu amor pelo mundo literário.




Facebook

Ofertas na Amazon

Instagram

Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Mais lidos

Twitter

Newsletter

Arquivos

Editoras parceiras