[Dica da Malu] A Rebelde do Deserto

Sinopse: “O deserto de Miraji é governado por mortais, mas criaturas míticas rondam as áreas mais selvagens e remotas, e há boatos de que, em algum lugar, os dijinis ainda praticam magia. De toda maneira, para os humanos o deserto é um lugar impiedoso, principalmente se você é pobre, órfão ou mulher. Amani Al’Hiza é as três coisas. Apesar de ser uma atiradora talentosa, dona de uma mira perfeita, ela não consegue escapar da Vila da Poeira, uma cidadezinha isolada que lhe oferece como futuro um casamento forçado e a vida submissa que virá depois dele. Para Amani, ir embora dali é mais do que um desejo – é uma necessidade. Mas ela nunca imaginou que fugiria galopando um cavalo mágico com o exército do sultão na sua cola, nem que um forasteiro misterioso seria responsável por revelar a ela o deserto que ela achava que conhecia e uma força que ela nem imaginava possuir”.
Autora: Alwyn Hamilton / Editora: Seguinte / Páginas: 312
Comprar: Amazon

Sabe qual é o resultado da mistura de fantasia, faroeste, mitologia árabe e uma protagonista feminina incrível? Se você pensou “um livro maravilhoso”, acertou. Estou falando, claro, de A Rebelde do Deserto, da escritora Awyn Hamilton e publicado no Brasil pela Editora Seguinte.
Confesso que a primeira coisa que me chamou a atenção nesse livro foi a capa, que é lindíssima. Mas quando soube que se tratava de uma fantasia ambientada no deserto e que misturava faroeste e mitos árabes, fiquei muito curiosa para ler. Tudo isso associado a muitas críticas positivas me fizeram criar expectativas muito altas em torno do livro. Felizmente, todas elas foram atendidas com folga.
Na trama, conhecemos Amani, uma jovem órfã que mora com os tios em uma pequena cidade chamada Vila da Poeira. Tudo que ela via ali eram as mulheres tendo sua voz sufocada e suas vidas colocadas nas mãos dos homens. Por esse motivo, o sonho dela era partir para a capital, onde sua mãe costumava dizer que elas poderiam ser livres e não teriam seus destinos determinados pelos homens.

“Pela primeira vez o deserto não parecia se estender para sempre. O horizonte acelerava na minha direção.”

Com dezesseis anos, Amani está ainda mais decidida a ir embora. Desde pequena ela treinava para se defender sozinha e se tornou uma excelente atiradora. Agora, era hora de usar suas habilidades. O marido de sua tia acredita que ela deveria se casar e, se não aparecesse nenhum pretendente, ele mesmo pretendia tê-la como esposa. Como na cultura árabe um homem pode ter mais de uma esposa, isso não seria problema.             Mas Amani não tinha a menor intenção de seguir o caminho que haviam traçado para ela. O que ela queria mesmo, era fugir dali o mais rápido possível.
Por este motivo, Amani se disfarça de homem e vai participar de uma competição de tiro ao alvo em uma cidade próxima à sua, pensando em usar o prêmio para fugir de casa. Lá, ela conhece um forasteiro misterioso que parece ter tanto a esconder quanto ela. A noite acaba em uma grande confusão e a menina acaba tendo que retornar para casa. Porém, no dia seguinte, o seu caminho cruza novamente com o do forasteiro e, para sua surpresa, surge a oportunidade que ela tanto queria para fugir dali. O que ela não esperava era que teria companhia, ou que o exército iria atrás deles.
Para começar a falar sobre esse livro, preciso ressaltar como o universo criado pela Alwyn é interessante e muito bem construído. Aliás, posso afirmar com tranquilidade que ele é diferente de tudo que eu já havia lido antes. Ambientado no deserto, o livro tem um clima de faroeste, com competições clandestinas de tiro, perseguições, e forasteiros misteriosos. Há ainda a mitologia árabe, que traz a parte fantástica do livro. A autora trouxe para a trama lendas e mitos árabes que enriqueceram o universo criado por ela e o tornaram ainda mais fascinante.
No começo, ficamos presos à pequena vila onde Amani cresceu e aos seus costumes. Mas, à medida que ela se distância de lá, vemos que aquele universo é muito mais amplo e complicado do que se supunha. A própria protagonista percebe que há muito ali que ela não conhecia ou não entendia completamente. Assim, o leitor vai descobrindo e juntando as peças junto com ela, o que torna a leitura ainda mais interessante e envolvente.
Outro aspecto que destaco é que, por mais fantástico que seja o universo criado, é evidente que a autora está fazendo ali uma crítica à nossa sociedade e ao pensamento que, infelizmente, ainda persiste de que as mulheres estão em uma posição inferior aos homens ou que a nossa opinião não precisa ser levada em consideração. Aliás, o que não falta neste livro são críticas sociais relevantes. Além do machismo, a autora fala sobre intolerância religiosa, conflitos políticos causados pela ideia de que uma cultura deve se sobrepor às demais, preconceito, e desigualdade social.

“As pessoas neste deserto deveriam ter um país que pertencesse a elas, não a um homem. Todos aqui nascem como se alguém ateasse fogo neles quando nascem.”

Com relação aos personagens, gostei muito do modo como eles foram construídos. O foco principal é Amani e o forasteiro, Jin, e toda a trama gira em torno deles. No entanto, isso não significa que os personagens secundários não sejam relevantes ou interessantes o suficiente para fazer o leitor se importar com eles. Ao contrário, vemos em todos eles conflitos e sentimentos que os tornam mais humanos e complexos. Me surpreendi quando cheguei ao final do livro e percebi o quanto estava me importando com aqueles personagens e desejava saber o que aconteceria com eles nos próximos livros.
Mas falando especificamente sobre os dois principais, já vou deixar claro que eu amei os dois. A Amani é uma protagonista que realmente conquista e faz por merecer a admiração do leitor. Ela não está lutando por uma causa ou para transformar aquele país, mas isso não significa que ela aceita tudo calada. Ao contrário, Amani não aceita ficar em uma posição de submissão e deixar que os homens determinem seu destino. Tudo que ela quer é a liberdade para fazer suas próprias escolhas e decidir os rumos da sua vida, e ela luta para conseguir isso com todas as suas forças.
Além disso, por mais que tenha personalidade forte e seja determinada, Amani não apresenta aquela teimosia burra que algumas personagens demonstram. Ela é esperta, mas tenha plena consciência que tem muito naquele mundo que ela não conhece ou não entende completamente, e, por isso, está sempre disposta a aprender e ouvir o que os outros têm a dizer. Ela é humana e falha em muitos momentos, mas está disposta a reconhecer seus erros e tirar lições deles.
Já o Jin é misterioso e, ao mesmo tempo, apaixonante. É evidente desde o começo que ele esconde um grande segredo, mas algo nele fez com que conquistasse minha confiança desde o começo. Ele é inteligente, corajoso e tão determinado com Amani. Além disso, tem um senso de justiça e de honra que chega a ser surpreendente, considerando que ele é um foragido perseguido pelo exército. É um personagem complexo, com sentimentos conflitantes e que vai sendo construído aos poucos, fazendo com que o leitor demore a conseguir entende-lo de fato
Claro que há romance no livro e, desde o começo, o leitor pode sentir que haverá um envolvimento que será mais do que amizade. No entanto, isso não é prejudicial ao livro por dois motivos: o primeiro é que a ligação entre eles é plausível, o leitor consegue realmente entender por que eles se aproximam e ver o sentimento sendo construído aos poucos; o segundo é que, em momento algum, o romance assume o foco da história e nem se torna o objetivo principal dos personagens, ficando totalmente em segundo plano e aparecendo de maneira natural na trama.
Por fim, não posso deixar de comentar como me surpreendi com a escrita da autora. Esse é não apenas o primeiro volume da trilogia, mas é também o romance de estreia da Alwyn Hamilton. E fiquei realmente surpresa ao perceber a habilidade e segurança que ela demonstrou nesse livro. A escrita da autora é muito envolvente e ela soube construir um universo rico e fascinante, com muitos elementos diferentes de outros livros do gênero que eu já li.
Assim, só posso dizer que recomendo A Rebelde do Deserto para todos que amam fantasia ou que procuram algo diferente dentro deste gênero. Sem dúvida, esse livro traz muitos elementos novos que o diferenciam de outros de fantasia. Além disso, é uma leitura envolvente, com personagens carismáticos, um universo rico, muitas críticas sociais, e uma trama dinâmica, cheia de aventura, mistérios e reviravoltas surpreendentes. Sem dúvida, uma das melhores leituras que fiz esse ano e que já entrou para minha lista de favoritos.
Agora quero saber a opinião de vocês aí nos comentários. Se vocês já leram ou pretendem ler esse livro, o que acharam, se também são apaixonados por essa capa... me contem tudo aí. E, para quem se interessou pelo livro, aproveitem o link para compra na Amazon que eu deixei no início do post.


Observação: Apesar de ter amado a capa, ainda não tenho o livro físico e li em e-book. Por isso, não poderei comentar muito sobre a edição. Mas, quando fizer a resenha do segundo, conto o que achei da diagramação, tamanho da fonte, etc. 

37 comentários:

  1. Olá Maria Luíza. Tudo bem?
    Ótima resenha!
    Eu quero muito ler esse livro, só vejo resenhas e comentários positivos sobre ele e está na minha wishlist, quero muito conferir logo. Só esperando uma promo e juntar o money para comprar.

    Beijos
    http://aventurandosenoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carolina, tudo bem?
      Obrigada, que bom que gostou da resenha!
      Espero que você compre o livro sim, pois vale muito a pena.E, se ler mesmo, me conta depois o que achou.
      Beijos!

      Excluir
  2. Oi tudo bem
    Estou louca para ler este livro Mais ainda não consegui compra 😭.
    Mais só vejo resenha positivas deste livro .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Amanda, tudo bem?
      Espero que você leia o livro e também goste.
      Eu também só vi comentários positivos sobre ele e não me decepcionei.
      Beijos!

      Excluir
  3. Eu tenho o livro físico e posso afirmar que o trabalho gráfico é muito bonito! E foi justamente a capa que me chamou a atenção também. Só não peguei pra ler ainda por ser uma trilogia, prefiro esperar pra ter todos os livros juntos e lê-los em seguida :D
    Fico feliz em saber que a autora se saiu tão bem nesse primeiro livro, e fico mais feliz ainda pela personagem principal ser tão boa. Essa coisa do romance não ser o foco da história me anima também, acho que nesse tipo de história com mais aventura, é melhor deixar o romance em segundo plano mesmo.
    Eu fiquei especialmente curiosa pra ver essa mistura de faroeste e cultura árabe. Apesar de não gostar tanto do primeiro, a mistura é diferente e pode me atrair.
    Espero ler e gostar tanto quanto você.
    beijos
    http://pobreleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nathalia, tudo bem?
      Eu te entendo por não querer ler até a série estar completa. Na verdade, eu acabei de ler o segundo e estou pensando em como vou continuar com a minha vida esperando o terceiro kkkkk
      Mas, falando sério, fiquei muito apaixonada por este livro e já posso te garantir que o segundo é tão bom quanto. Espero que, quando você for ler, seja uma leitura tão boa para você quanto foi para mim.
      Beijos!

      Excluir
  4. Oi !!
    Minha mãe adora esse tipo de livro e eu já tinha indicado A rebelde do deserto pra ela, só que eu não sabia que a história poderia ser tão incrível assim. Amei o fato da autora colocar várias criticas sociais na história, só vai fazer o livro se tornar melhor. Vou contar para a minha mãe sobre o que descobri sobre o livro atraves de sua resenha, acho que ela vai passar ele na frente da pilha de leitura!
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem?
      Olha, você deu uma ótima indicação para sua mãe. Se ela gosta de livros deste estilo, tenho certeza de que irá gostar da leitura.
      Espero que ela leia e também goste do livro.
      Beijos!

      Excluir
  5. Olá,eu adoro mitologia árabe e com certeza essa atmosfera criada no deserto mesclando com faroeste é algo bem diferente. Pela sua resenha, a autora consegue criar uma boa história com esses elementos, tornando a leitura bem inovadora. Vou anotar a dica, pois fiquei querendo conhecer esse trabalho. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gleyse, tudo bem?
      Fico feliz que você tenha se interessado pelo livro. Espero que você leia e também goste do livro.
      Beijos!

      Excluir
  6. Oiiie

    Nunca li nada que envolvesse árabes e fiquei bem curiosa, tamanha a paixão com que descreveu o livro. Mal posso esperar para lê-lo.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem?
      Que bom que se interessou pelo livro. Eu acabei de ler o segundo agorinha e estou mais apaixonada ainda. Espero que você leia e goste também!
      Beijos!

      Excluir
  7. Oi, Maria Luíza!
    Estava vendo muitos elogios à esse livro e apesar da curiosidade, acabei não conferindo opiniões mais aprofundadas à respeito talvez pelo modo meio constante que eu já tenho de, quanto à livros com muita hype, acabar não gostando como muitos dizem que gostaram, mas sua resenha chegou em mais do que boa hora agora para mim. Gosto muito de fantasia, mas tenho lido mais da nacional e queria ler mais da estrangeira também, e essa trilogia vai ser uma das que lerei em questão. Bom saber que os personagens, mesmo os secundários, são bem desenvolvidos e cativam o leitor, e muito bom mesmo o ponto que você citou sobre a protagonista não tomar atitudes tão burras e impulsivas como em outros casos na literatura, saber que ela é simplesmente humana mas não deixa de aprender com seus erros é um fator muito positivo para a leitura, e ainda mais impactante pelo o fato de ser o livro de estreia da autora também. De repente mal posso esperar por conferir a leitura e, quem sabe, se muito ansiar por ela, talvez eu conheça-a antes em e-book mesmo - Amazon está aí para isso, afinal, haha - antes de pegar o físico, mas, enfim... Valeu demais a dica! Anotada já!
    Beijos!

    ♥ Sâmmy ♥
    ♥ SammySacional.blogspot.com.br ♥
    ♥ DandoUmadeEscritora.blogspot.com.br ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sammy, tudo bem?
      Eu te entendo quanto a evitar livros que estejam com muito hype, porque muitas vezes acabo me decepcionando. Mas esse livro acabou sendo uma leitura muito positiva para mim. Eu li em e-book também, mas pretendo adquirir a edição física agora.
      Espero que você leia e também goste da leitura. Se quiser aproveitar, deixei o link para compra na Amazon no post.
      Beijos!

      Excluir
  8. Oi, Malu!
    Que miscelânea, ainda bem que você gostou, pois é bem diferente de tudo o que já li também...Rs... Tem todos os elementos de uma distopia, principalmente, pela crítica social e uma protagonista feminina forte que parece ser uma preferência atual do gênero.
    Beijos!
    Gatita&Cia.

    ResponderExcluir
  9. Parabéns pelo post! Ótima dica!
    Ainda li o livro, mas quero poder ter essa oportunidade em breve. Me parece uma boa história e se encaixa dentro dos gêneros que gosto de ler ^^

    ResponderExcluir
  10. É uma mistura e tanto... Faroeste, fantasia e mitologia árabe, sem dúvida ainda não li algo com um enredo parecido. É difícil ler algo com faroeste ou mitologia árabe, imagine ambos juntos
    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Oi Malu!
    Não conhecia o livro, aliás a minha vida universitária tem me impossibilitado demais de ficar por dentro das novidades literárias, mas amei a tua resenha e a proposta do livro, vou anotar o nome e tentar ler o mais breve possível.

    Beijos da Lua!
    Canto Da Lua

    ResponderExcluir
  12. Oi Malu.. .. confesso que fiquei receosa np início da resenha quando li que tem ate faroeste nessa trama.... que misturada Boa hein? De toda forma, a cultura árabe eh muito rica e creio que isso transparece na trama, claro. Adoro quando um autor sua de fantasia pra falar de problemas da sociedade, viva a literatura! Não sei se leria neste momento, mas um dia, quem sabe.... beijos

    ResponderExcluir
  13. Oi, Maria!
    Já saiu o segundo livro e eu nem li esse ainda. :/
    Só ouço elogias sobre esse livro e com você não foi diferente.
    Fico contente em saber que o romance não fica no foco de toda a trama e o enredo não vai perder o sentido por causa disso. ^^
    Beijão!
    http://www.lagarota.com.br/
    http://www.asmeninasqueleemlivros.com/

    ResponderExcluir
  14. Sempre que vejo essa capa, fico com vontade de ler.
    Depois que li sua resenha só tirei a prova de que não estava errada sobre querer lê-lo. Amo fantasia, mitologia (seja ela qual for)... realmente uma junção muito boa pra perder.
    Obrigada pela visita no Blog As Meninas Que Lêem Livros.
    Bjs

    ResponderExcluir
  15. Oi Maria, sua linda, tudo bem?
    Nunca li nenhuma história cujo cenário fosse o deserto e também nunca li sobre a cultura árabe, e por isso mesmo já fiquei interessada, realmente é diferente e parece ser uma grande aventura!!! Gostei muito também da persoangem lutar por seus direitos e não aceitar ser submissa. Acho que vou me apaixonar por esse livro, não vejo a hora de ler. Sua resenha ficou ótima!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Eu estava realmente precisando de livros de aventura/fantasia!E eu já estou amando esse livro, só de ler a sinopse e a resenha! Acho que nunca li um livro com estes elementos. E ainda mais com uma protagonista feminina tão marcante! E saber que tem mais dois?? Ah é demais! Só espero que os outros sejam tão bons quanto, pois tenho essa decepção amarga com uma trilogia e até hoje não esqueço o quão triste foi chegar naquele final :')
    Quero muito poder ler esses livros em breve!!!
    Obrigada pela dica, de verdade :D
    Ótimo texto aliás, beijos
    As Meninas Que Leem Livros~

    ResponderExcluir
  17. Oii
    Já estou aqui super curiosa sobre este livro desde o lançamento, ai me vem você com essa resenha só falando maravilhas.... Vou ter que ler! Adorei o fato de você colocar que o romance é bem desenvolvido. Se tem uma coisa que me faz odiar alguns livros é o fato do romance surgir 'do vento' ninguém vê de onde veio...
    Já está na minha lista, e reforçou minha vontade de fazer a leitura.

    Vícios e Literatura

    ResponderExcluir
  18. Olá!
    Estou louca para ler esse livro desde o lançamento, mas cadê que consigo comprar? O que mais chama minha atenção nessa obra é que ela parece conter uma personagem feminina forte e determinada e ele acontece em um lugar diferente do que estamos acostumados a encontrar por aí não é?
    Fico contente que você tenha curtido a leitura e torço para que eu curta também, quando a fizer.
    Beijos

    ResponderExcluir
  19. Oie!
    Eu já li esse livro e adorei! Inclusive, não vejo a hora de poder ler o segundo e saber o que acontece em sequencia nessa trama. Um livro que me viciou do começo ao fim.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  20. Olá!
    Capa linda de fato, como você, ela me laçou e saber que se trata de "uma fantasia ambientada no deserto e que misturava faroeste e mitos árabes", me deixou igualmente muito curiosa. Mas, só irei arriscar a leitura quando tiver todos os volumes da coleção em mãos. Enquanto isso ficarei me instigando com resenhas positivas alheias, como a sua.
    Abs
    ni
    cia do Leitor

    ResponderExcluir
  21. Olá, Maria

    Eu pensei em solicitar este e o segundo livro, mas li algumas resenhas negativas e resolvi esperar mais um pouco, pois como tenho bastante leitura atrasada e esse enredo é algo bem diferente, posso ficar presa e atrasar ainda mais o que tenho pra ler.
    Acho a crítica social que a história traz muito pertinente e espero curtir quando eu finalmente ler.
    E a edição desse livro é belíssima, uma das mais bonitas que a editora já publicou.

    Beijos

    ResponderExcluir
  22. Oi, tudo bem? Eu adoro esse livro e estou ansiosa para adquirir o segundo volume logo. Concordo plenamente que o ambiente criado é muito bem construído e eu amei os personagens demais. Sua resenha tá super detalhada e instigante, parabéns. Beijos.

    ResponderExcluir
  23. Oie! Tudo bem?

    Eu estou de olho nesse livro, mas é a primeira vez que leio uma resenha sobre ele e gostei do que li, irei tentar realizar a leitura dele ainda esse ano e espero gostar da história, pois parece ser bem diferente e como gosto!

    BJss

    ResponderExcluir
  24. OOi!
    Eu jurava que tinha visto em algum lugar foto desse livro em formato físico. evo ter me confundido.
    Acho a premissa dele maravilhosa, assim como essa ambientação. Mas o que mais chama minha atenção é essa protagonista e sua atitude e força.
    Dica mais que anotada
    Beijoos!

    ResponderExcluir
  25. Olá!
    Eu estou com muita vontade de ler essa obra. Achei super legal a maneira que a autora faz essa crítica da sociedade junto a trama, é muito bom vermos ações como essas em livros, mesmo que entrem apenas no subconsciente de algumas pessoas. Adorei essa sua dica e está mais do que anotada, espero curtir tanto que nem você.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  26. Olá Maria,

    Eu estou sempre lendo resenhas sobre esse livro, apesar de ter medos de livros que estão na hype. Fiquei feliz em saber que você recomenda a leitura e estou pensando em dar uma chance para ele. Bom saber que a ambientalização do livro é boa.

    Beijos e obrigada pela resenha
    http://floraliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Já tinha visto esta capa pelo mundo literário, mas não me recordo de ter visto nenhuma resenha, então admito: Estou encantada!
    Adoro livros que trazem detalhes, e isso me agradou muito!
    Sem contar a protagonista forte e valente. Outro ponto que gosto demais em histórias assim, que misturam cultura, aventura e romance!
    Lerei assim que for possível!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  28. Oi.

    Li este livro ano passado e simplesmente amei. Amei a parte mitológica , conhecer um pouquinho dos costumes. Adorei também os personagens... agora estou mais que ansiosa para ler a continuação.

    ResponderExcluir
  29. Oii!!!
    Que livro incrível! Estava de olho nele faz um tempo e a sua foi a primeira resenha que li sobre ele. Nossa fiquei apaixonada por essa história, e agora tenho certeza que preciso ter esse livro em mãos. Gosto de livros assim, cheios de aventura e coisas novas para explorar. A mistura que eu vi que tem nesse livro, tenho certeza que é um grande diferencial e que não vou me arrepender de embarcar nessa. Quero muiiitoo ler! Gostei demais da sua resenha, me convenceu de que estou perdendo tempo não lendo esse livro.
    Beijos

    ResponderExcluir
  30. Oie
    essa capa está muito legal, eu vi pessoalmente e até brilha hahaha mas não sei se leria o livro pois não sou fã de livros de fantasia, prefiro livros mais simples e reais

    beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Apaixonada por literatura desde pequena, nunca consegui ficar muito tempo sem um livro na mão. Assim, o Dicas de Malu é o espaço onde compartilho um pouco desse meu amor pelo mundo literário.




Facebook

Ofertas na Amazon

Instagram

Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Mais lidos

Twitter

Newsletter

Arquivos

Editoras parceiras