[Dica da Malu] Esqueça o amanhã

Sinopse: “Em uma sociedade onde jovens recebem uma visão de seu futuro quando completam 17 anos, todos têm uma carreira a qual dedicar seus esforços. Um campeão de natação, um renomado cientista, um chef de sucesso... Ou, no caso de Callie, uma assassina. Em sua visão, a garota se vê matando a própria irmã. Antes que ela possa entender o que aconteceu, Callie é presa – e a única pessoa capaz de ajudá-la é Logan, uma paixonite de infância com quem não fala há cinco anos. Agora, Callie precisa descobrir uma forma de proteger sua irmã da pior das ameaças: ela mesma.”Autora: Pintip Dunn / Editora: Galera Record / Páginas: 384 / Comprar: Amazon

Já imaginou a possibilidade de saber o futuro? Ter um vislumbre de como será a sua vida daqui a alguns anos? É exatamente isso que acontece com os jovens aos completarem 17 anos no universo criado por Pintip Dunn em seu romance de estreia, Esqueça o amanhã. O problema é que nem sempre as visões são felizes e, às vezes, o futuro se torna o inimigo.
Quando li a sinopse de Esqueça o amanhã, fiquei imediatamente curiosa por este enredo, esperando uma distopia envolvente e com muitos mistérios. Felizmente, apesar de alguns problemas, este livro se mostrou uma leitura interessante, com uma premissa muito boa e um ritmo intenso, que me prendeu da primeira à última página.

Talvez, quando construímos um mundo com base em imagens do futuro, tenhamos barganhado nossos sonhos em troca. Pagamos com a paixão de nossas almas, a paixão que arde de esperança, desejo e possibilidade

O livro é narrado em primeira pessoa por Callie, uma jovem que está prestes a completar 17 anos e receber sua memória do futuro. Ou seja, ela vai descobrir qual caminho seguirá no futuro e acredita que finalmente se sentirá completa e com seu felizes para sempre. No entanto, para da menina, a memória que seu futuro lhe envia é algo que ela não poderia imaginar nem em seu pior pesadelo: Callie se tornará uma assassina; pior ainda, vai matar sua irmã caçula, que é a pessoa que ela mais ama nesse mundo.
A única alternativa que resta para Callie é evitar que esse futuro terrível se concretize e ela não medirá esforços para isso. Contando com a ajuda de Logan, um antigo amigo que se afastou há alguns anos, mas por quem ela sempre nutriu um amor secreto, Callie precisa fugir do governo e, principalmente, de seu destino, a fim de garantir a segurança da pequena Jessa.
Em sua fuga, Callie descobre muito mais sobre as memórias do futuro e os objetivos de duas importantes organizações daquela sociedade: a Agencia de Memória do Futuro, a AMFu, e a APTec, Agência de Pesquisas Tecnológicas. Callie sempre soube que essas duas organizações tinham grande relevância naquela sociedade, mas não fazia ideia de quantas coisas terríveis poderiam estar por trás de todo esse sistema.


Entre os pontos positivos que destaco neste livro está justamente o enredo, que é, no mínimo, instigante. Como as pessoas recebem essas memórias do futuro? É possível se desviar do destino que elas reservam? Qual é o real objetivo da AMFu e da APTec? E, tornando tudo ainda mais envolvente, várias outras perguntas vão se somando a essas no decorrer da leitura, de modo que o leitor fique cada vez mais curioso para prosseguir.

Passei tanto tempo na expectativa pelo amanhã – fazendo planos, imaginando hipóteses, preocupando-me interminavelmente – que nem sei como viver no presente. Eu nem saberia por onde começar.

O ritmo da trama é mais acelerado e conta com uma boa dose de mistério e de ação. Além disso, a escrita da autora é bastante leve e simples, o que torna a leitura agradável e permite um rápido envolvimento com o universo apresentado. Mesmo no começo, quando não compreendia muito bem o funcionamento daquela sociedade, isso não tornava a leitura cansativa; ao contrário, aumentava a minha curiosidade e o desejo de seguir em frente e buscar as explicações para as minhas dúvidas.
No entanto, como falei no começo da resenha, a obra tem problemas. O primeiro deles é que o romance rouba a cena e tira o foco da história em diversos momentos. Eu sei que Callie e Logan são adolescentes e, desde o começo, fica claro que haviam sentimentos mal resolvidos entre eles. No entanto, a quase adoração que Callie tem por ele acaba se tornando maçante e quase inapropriada. Ela está fugindo do governo, lutando contra um destino terrível e descobrindo uma realidade cada vez mais perversa naquela sociedade, então, era de se esperar que o romance ficasse em segundo plano. Prioridades, né? No entanto, várias vezes ela faz exatamente o contrário e ainda age de um modo totalmente egoísta.

Nos olhos dele, eu sou mais. Mais inteligente, mais bonita, mais corajosa, mais gentil. Quero ser mais. Quero ser uma garota digna da atenção dele.

Isso acaba levando a outro problema do livro: a construção de personagens. Grande parte da trama fica centrada na Callie e no Logan, fazendo com que haja pouco espaço para o desenvolvimento dos personagens secundários. Com relação aos protagonistas, Callie se mostra muito irregular, sendo corajosa e altruísta em alguns momentos, e muito infantil (até para uma adolescente) e egoísta, em outros. Já o Logan é um personagem realmente cativante, mas que acaba sendo limitado também pelo fato de todo o livro ser narrado pela perspectiva de Callie.
Confesso que esses problemas quase afetaram o meu envolvimento com a história, porque estava começando a ficar realmente irritante o modo como o romance se tornava prioridade em momentos totalmente inadequados. No entanto, isso não chegou a ocorrer, porque a autora conseguiu retomar o foco a tempo e a parte final do livro seguiu um rumo muito interessante e conduziu a um desfecho daqueles que deixam a gente desesperado pela continuação.

Porque a esperança, por mais irracional que seja, é uma coisa poderosa. Quando as probabilidades estão contra nós, a batalha parece insuperável, pode ser que só a esperança nos faça continuar.

Com relação a edição, eu fiquei completamente apaixonada pela capa. É simples, mas muito bonita. Além disso, as páginas são amareladas e as letras têm um tamanho muito bom para leitura. O único problema que identifiquei foram alguns erros de revisão, mas nada que chegasse a prejudicar a leitura.

Assim, recomendo Esqueça o amanhã para quem gosta de distopia, mistério e uma (grande) dose de romance.  Mesmo não tendo atendido a todas as minhas expectativas, ele ainda se mostrou uma leitura agradável, envolvente e instigante. O enredo é bom e, apesar de ter esperado mais dos personagens, terminei o livro me importando com eles o suficiente para querer ler o segundo livro e saber o que aconteceu. O desfecho é bastante impactante e conseguiu me surpreender, me fazendo acreditar mais no potencial da autora. Aliás, espero de coração que a Galera Record não demore a publicar a continuação, porque não estou sabendo lidar com a curiosidade.

*Exemplar recebido em parceria com a editora.

42 comentários:

  1. Amei sua resenha! A história parece ser muito boa e envolvente,bjos
    aleituramagica.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ilane, tudo bem?
      Obrigada! fico feliz que tenha gostado da resenha e se interessado pelo livro.
      Beijos!

      Excluir
  2. Amei a sua resenha e eu já estava de olho a muito tempo nesse livro.

    Eu não gosto de livros nesse gênero focado em romance, porque tira o foco do fundo sabe? eu li o livro A queda do Anjo e tem um romance, mas o romance não tem foco e se a protagonista precisar matar esse rapaz que ela está a fim para proteger sua família ela faria, e isso nos envolve muito mais e tem vários outros que tem quase esse estilo de fundo tem uma pitada de romance, mas ele não é o foco.

    Realmente tirá a essência do livro, romance demais nos abafa kkkkkk é bom aqueles que não está 100% em foco.

    Um grande beijo

    Jhennny

    https://sussurrandosonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jhenny, tudo bem?
      Essa questão do romance realmente me incomodou também. Porém, a trama ainda é interessante e vale a pena ser lida, ainda mais considerando o ótimo desfecho.
      Beijos!

      Excluir
  3. Olá,tudo bem?
    Nossa que máximo essa leitura. Tudo nesse livro chama a atenção, desde a capa que está um arraso, até a premissa. Gente imagina saber do futuro. Agora imagina se o futuro não for bem o que você espera hehehe. Parece que é o que acontece com a mocinha né? Amei a sua resenha e saber que se trata de um livro fluido com uma pitada de romance e bem elaborado só me instiga mais a ler.
    Amei a sua dica.
    Parabéns pela resenha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Faby. Tudo bem, e você?
      Obrigada! Fico feliz que você tenha gostado da resenha e que bom que se interessou pelo livro. Espero que você leia mesmo e também goste da leitura. Se ler mesmo, depois me conta o que achou.
      Beijos!

      Excluir
  4. Oiii Malu tudo bem?
    Eu achei meio história parecida com aquela doador de memórias, achei incrível a sua resenha e com toda certeza eu adoraria ler, gostei de saber a sua opinião e achei um luxo essa edição menina, quero ler com toda certeza, quero saber os esforços que deveram fazer e as visões.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Morgs! Tudo bem, e você?
      Depois que parei para pensar, realmente lembra um pouco O Doador de Memórias. No entanto, achei o enredo deste mais interessante e estou com uma boa expectativa para a continuação. Fico feliz que você tenha se interessado em ler e espero que também goste.Se ler mesmo, me conta o que achou.
      Beijos!

      Excluir
  5. Olá!
    Nossa, tava com muita vontade de ler, mas realmente ouvi falar sobre essa parte do romance roubar uma parte do livro e não acho isso tão legal. Apesar dos pontos positivos, vou deixar a dica passar. Mas espero que os que forem ler gostem! <3

    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Amanda, tudo bem?
      Que pena que perdeu o interesse pelo livro. Infelizmente, o romance tirou um pouco o foco da trama, mas ainda é uma leitura gostosa e com um ótimo desfecho. Estou otimista para as continuações.
      Se você mudar de ideia e resolver ler, não deixe de me contar o que achou.
      Beijos!

      Excluir
  6. Oie,
    Não conhecia o livro e não li nenhuma resenha anterior sobre ele. Estou simplesmente encantada com a premissa e quero ler imediatamente! Mesmo você apontando alguns pontos negativos, acho que a leitura vale a pena!
    Beijos
    Blog Relicário de Papel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jessica, tudo bem?
      Fico feliz que você tenha se interessado pelo livro. Mesmo com alguns problemas, considero uma leitura que vale a pena sim.
      Beijos!

      Excluir
  7. Oie
    que legal a sua resenha, ouço falar tanto do livro e da autora que ate bate uma curiosidade as vezes mas não sei se teria paciencia de ler

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Catharina, tudo bem?
      Fico feliz que tenha gostado da resenha. Sobre o livro, acredito que a única forma de você formar uma opinião sobre ele é lendo mesmo.
      Beijos!

      Excluir
  8. Duas coisas devo falar a respeito desse livro: Que capa linda! e Que premissa incrível!
    Adorei a proposta desse livro e sem dúvida vou colocar na minha lista de desejados.
    Adorei a dica!
    Abs
    Nizete
    Cia do Leitor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nizete, tudo bem?
      A capa é muito linda mesmo e a premissa bastante original.
      Fico feliz que você tenha se interessado e espero que você goste da leitura.
      Beijos!

      Excluir
  9. Olá, tudo bem?

    Eu achei essa capa linda, muito bonita mesmo. A premissa é bem interessante, a proposta é legal. Eu confesso que não lembro desse livro, gosto bem de distopia, então vou anotar a sua dica!
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Tudo bem, e você?
      A capa é muito bonita mesmo. Aliás, a edição está toda linda.
      Que bom que se interessou pelo livro, espero que você goste da leitura também.
      Beijos!

      Excluir
  10. Primeiro de tudo: QUE CAPA MAJS MARAVILHOSA É ESSA??
    Eu adorei ela. Sério. Sua resenha também está linda. Uma pena que não seja o tipo de leitura que me atraia pois eu ia adorar ter uma maravilhosa dessa na minha estante. Sua resen está linda parabéns.

    beijão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Karine, tudo bem?
      Que bom que gostou da resenha, fico muito feliz.
      Uma pena você não se interessou pelo livro, mas fico feliz com os elogios.
      Beijos!

      Excluir
  11. Gostei muito da capa. E a história parece ser muito boa, ainda que pelo que você escreveu, existam problemas com a história.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mari, tudo bem?
      A capa é linda, né? O livro tem alguns problemas, mas ainda vale a pena ler.
      Beijos!

      Excluir
  12. Oii
    Esse livro parece conter uma proposta muito boa e original, sua resenha me deixou bastante curiosa.
    Dica anotada!!
    Bjs

    https://blog-myselfhere.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bárbara, tudo bem?
      Que bom que se interessou pelo livro. Espero que leia e goste da leitura.
      Beijos!

      Excluir
  13. Nossa, eu tava com as expectativas lá em cima pra esse livro - confesso. Mas essa coisa do romance tirar o foco me deixa muito irritada, sério.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Débora, tudo bem?
      Essa questão do romance realmente me irritou também, mas achei que a autora conseguiu salvar no final.
      Beijos!

      Excluir
  14. Oiii, tudo bem?
    Li a sinopse e fiquei super curiosa para ler o livro mas acho que me decepcionaria bastante. Me incomoda como alguns autores tentam enfiar romance goela abaixo dos leitores quando a história tem outros focos hahaha
    Apesar disso eu amei sua resenha, ficou muito bem construída. Beijos <3
    Páginas Empoeiradas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Karina. Tudo bem, e você?
      Fico muito feliz que você tenha gostado da resenha. O livro realmente tem alguns problemas, mas ainda acho que vale a pena a leitura.
      Beijos!

      Excluir
  15. Ah eu já vi um comentário sobre esse livro e foi exatamente esses pontos que a pessoa destacou,o romance inapropriado e o comportamento dela. Eu fiquei super interessada nessa história! E fico criando mil teorias! Quero ler em breve!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Isadora, tudo bem?
      Realmente o romance é um ponto que tem incomodado muitas pessoas, mas é uma leitura que vale a pena. Espero que você goste também!
      Beijos!

      Excluir
  16. Olá,
    Desde o lançamento da obra que fiquei bem curiosa para fazer a leitura, principalmente por amar uma bela distopia e essa capa ser extremamente bonita no meu ponto de vista.
    Fico triste em saber que o romance se sobressai um pouco e acaba incomodando, mas ainda assim pretendo fazer a leitura.

    LEITURA DESCONTROLADA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Michele, tudo bem?
      Acho que vale a pena ler sim. A obra tem seus pontos positivos e acredito que é preciso ler para tirar suas próprias conclusões. Espero que sua experiência com este livro seja melhor do que a minha.
      Beijos!

      Excluir
  17. Já li algumas resenhas sobre esse livro, e a maioria pensa como você nessa resenha, está de parabéns pela sinceridade com as palavras. Eu achei a capa muito bonita desse livro e apesar de curti muito um romance não é um livro que me vejo lendo por agora, quem sabe futuramente.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Karine, tudo bem?
      Muito obrigada, fico feliz que você tenha gostado da resenha.
      Caso leia o livro futuramente, espero que seja uma boa leitura.
      Beijos!

      Excluir
  18. Olá!!! O livro parece ser bem interessante. Que capa bonita! Gosto bastante desse gênero. Ótima sua resenha. Estarei lendo em breve, bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lorena, tudo bem?
      Obrigada, fico feliz que você gostou da resenha. A capa é bem bonita mesmo. Espero que você goste do livro também.
      Beijos!

      Excluir
  19. Oii! Já tinha lido sobre esse livro (na verdade, li a parte de trás do próprio livro) e tinha ficado super curiosa. Meu medo era justamente esse: ele se tornar um romancezinho que sai das questões principais. Mesmo assim, achei a capa linda e gostei da proposta por trás do livro, quem sabe no final das contas não acabo comprando ele pra dar uma chance? :)
    Beijos!

    www.beyondbluedoors.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruna, tudo bem?
      Acho que vale a pena dar uma chance para esse livro, sim. A leitura tem seus pontos positivos e é sempre melhor ler para tirar suas próprias conclusões.
      Beijos!

      Excluir
  20. Esse livro é uma das minhas próximas leituras e eu confesso que eu já tô bem desanimada. Todo mundo tá reclamando que o romance rouba a cena no livro, assim como aconteceu em A Seleção, e deixa o universo de lado.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Débora, tudo bem?
      O romance foi realmente um problema para mim, mas até que o livro tem seus pontos positivos. Espero que você goste da leitura.
      Beijos!

      Excluir
  21. Saber do futuro, que legal! Gostei da ideia e gostei da capa e da resenha. Vou procurar saber mais. Beijos e sucesso!

    Carolina Gama

    ResponderExcluir
  22. Oi Malu, sua linda, tudo bem?
    Eu fiquei tentando me colocar no lugar dela e é surreal! Já pensou? matar sua irmã? Mas na hora desconfiei, para mim elas imagens não são verídicas, tem alguma coisa por trás. Gostei muito do enredo, e mesmo gostando muito de romance, concordo com você, acho que em uma distopia ele deveria ficar em segundo plano ou pelo menos estar em pé de igualdade. Sua resenha ficou ótima!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Apaixonada por literatura desde pequena, nunca consegui ficar muito tempo sem um livro na mão. Assim, o Dicas de Malu é o espaço onde compartilho um pouco desse meu amor pelo mundo literário.




Facebook

Ofertas na Amazon

Instagram

Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Mais lidos

Twitter

Newsletter

Arquivos

Editoras parceiras