Motivos para ler "Minha vida fora de série"

Se você é adolescente ou conhece algum, com certeza já ouviu falar sobre a Paula Pimenta. Essa escritora mineira conquistou o coração de milhares de leitores com a série “Fazendo meu filme” e, desde então, seus livros são um sucesso. Aliás, no final do mês será lançado o quarto volume de outra série de sucesso da autora, Minha vida fora de série – 4ª temporada.
Aproveitando que o lançamento está tão próximo, resolvi fazer um post especial sobre essa série. Então, se você ainda não conhece o trabalho da Paula, ainda não se interessou pelos seus livros ou, até mesmo, leu a série Fazendo meu filme e ainda não foi conhecer as outras obras da autora, vou listar aqui quatro motivos para começar a ler “Minha vida fora de série”.

1 – Facilidade de identificação, mesmo para quem não é mais adolescente.
Sei que muitas pessoas acham que, por se tratar de livros jovem adulto, eles estão limitados ao público adolescente, mas não é bem assim. Tem muitos adultos que ainda se encantam com as histórias da Paula (inclusive eu), porque ela tem uma habilidade incrível de retratar a adolescência de uma forma tão sensível e tão natural, que é impossível você ler e não sentir uma certa nostalgia lembrando da sua época de adolescente. Claro que são livros românticos e com vários momentos que parecem de sonhos, mas os personagens, os diálogos e os lugares são tão realistas que, ao longo do livro, você vai se ver em pelo menos uma situação retratada e lembrar com carinho da sua própria adolescência.

2 – Não tem estereótipos de adolescentes americanos.
Um dos problemas que eu sempre tive com livros jovem adulto escritos por autores estrangeiros é que os adolescentes ali retratados vivem uma realidade muito diferente da nossa. Claro que alguns autores conseguem abordar aspectos da adolescência que são comuns em qualquer lugar do mundo, o que facilita a identificação, mas sempre tem algumas coisas que são diferentes em cada país.
Nesse sentido, os livros da Paula Pimenta trazem uma sensação de reconhecimento muito maior. São histórias que se passam no Brasil, em cidades e lugares que muitos de nós conhecemos e, por isso, conseguimos nos identificar mais facilmente.

3 – Ótimas indicações de séries
            Em todos os livros de “Minha vida fora de série”, foram incluídos diálogos de séries famosas no começo de cada capítulo. Esses trechos, que têm a ver com a situação que irá acontecer naquele capítulo, são retirados de famosas séries de TV como Gilmore Girls, One Three Hill, The O.C., entre outras. Aliás, ainda preciso agradecer à Paula, porque foi graças a esses livros que resolvi assisti Gilmores Girls e adivinhem? Se tornou a minha série favorita da vida!
            Então, se você ama séries ou está procurando alguma indicação para assistir, pode pegar Minha vida fora de série para ler. Em todos os livros são citadas várias séries, algumas mais antigas, outras um pouco mais recentes, e tenho certeza que pelo menos uma vai te agradar.

4 – É o mesmo universo ficcional de Fazendo meu filme.
            Para quem não sabe, Minha vida fora de série traz como protagonistas a Priscila e o Rodrigo, que apareceram nos quatro livros de Fazendo meu filme, mas eram considerados secundários. Assim, podemos conhecer melhor esses personagens que não tiveram um grande destaque em Fazendo meu filme, mas que já ocupavam um lugar no nosso coração. Além disso, para quem leu todos os livros de Fazendo meu filme e sentiu falta de mais, é uma ótima forma de matar um pouquinho as saudades.
            Aliás, ainda ressalto que a Paula soube conduzir muito bem as duas séries, sem deixar que houvesse nenhuma contradição de uma para a outra. Além disso, há momentos em que as duas histórias se cruzam, porém, o final de Fazendo meu filme não deixa claro o que aconteceu com os personagens de Minha vida fora de série. Ou seja, só lendo mesmo para descobrir.

Bônus:
            O quarto livro está próximo de ser lançado, mas ainda dá tempo de ler os três primeiros. Os livros têm um bom espaçamento e a escrita da Paula é tão leve e envolvente, que a leitura flui muito rápido.


            Assim, só me resta dizer que eu indico tranquilamente essa série para quem é adolescente e para os adultos que querem lembrar da sua própria adolescência. É uma leitura leve, divertida e apaixonante, daquelas que a gente termina sentindo o coração quentinho e com saudade dos personagens. 

Para quem tem interesse em ler essa série ou outros livros da autora, vou deixar o link de compra na Amazon aqui. E aproveito para lembrar que Minha vida fora de série - 4ª temporada, já está disponível em pré-venda aqui.

24 comentários:

  1. Olá! Nunca li nada da Paula Pimenta, não sou chegada a séries de livros, mas, tenho interesse nesse.

    Beijinhos, Jenni.

    sinopsedoslivrosjenni.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Tem um tempo que quero ler está série, mas sempre tive receio, recentemente li o livro Uma ano inesquecível, no qual havia um conto da Paula Pimenta, que resolvi dar uma chance a suas obras, e agora após conhecer um pouco mais você acabou me convencendo a ler estes livros logo. Espero gostar.

    livro "Dois Mundos", o primeiro da série "Tesouros da Tribo de Dana" da escritora Simone O. Marques, publicado numa edição linda pela Butterfly Editora.
    http://petalasdeliberdade.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi tudo bem?
    Já li Fazendo meu filme da Paula e simplesmente amo, já estava super afim de fazer essa leitura mas seus 5 motivos me deixaram ainda mais curiosa ainda mais esse: Ótimas indicações de séries, afinal dica de série nunca é demais hahaha.

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Eu sempre fui muito curiosa com os livros da Paula, mas nunca li nenhum acredita? Sempre leio ótimas resenhas e as histórias parecem ser muito fofas. Coloquei o primeio dessa série na minha meta de leitura pra esse ano e espero poder ler em breve <3

    Beijão.

    http://alimento-praalma.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Concordo plenamente! Também assisti Gilmore Girls graças á este livro e hoje é a minha série favorita!

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bem?
    Ah adorei o post e fico feliz que goste tanto da série a ponto de fazer um post assim, mas eu não consigo gostar da escrita da Paula Pimenta, e acho que já passei da idade de ler livros teen.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bem?
    Não tenho essa série, mas tenho fazendo meu filme, no entanto, não li. Mas conheci a escrita da autora através da releitura de contos de fada, e achei superficial, mas envolvente. O que achei bacana nesses livros, são que eles trazem diálogos de séries famosos. Gostei também de saber que essa série traz para primeiro plano personagens secundários de FMF, não sabia disso.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Oi. Tudo bem?
    Olha, eu realmente não conhecia a autora. Talvez seja o fato de não ler muitos livros sobre o gênero. Achei bem interessante a forma como a autora procura conduzir a história é o fato de ser uma obra nacional é muito incrível. É a possibilidade de ter acesso à forma como os adolescentes vivem e agem no Brasil, pois é muito difícil se identificar como história do tipo, escritas por estrangeiros, são realidades muito diferentes. Os pontos que você trouxe para convencer os leitores a conhecer a série são bem convincentes e vai levar muitas pessoas a ler os livros. Adorei o texto.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  9. Olá...
    Adorei o post!
    Já li alguns livros da autora e adoro sua escrita! Ainda não li nenhum volume da série, mas, pretendo, ainda mais depois desse post que você montou! Gostei demais de saber que o livro possui essa facilidade de identificação, mesmo para quem não é mais adolescente.
    Dica anotada!

    ResponderExcluir
  10. Só as capas me deixaram com uma baita vontade de ler!!!
    Gosto desta premissa e acho que quando tiver a oportunidade de ler, vou curtir demais.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Oie!
    Eu ainda não tive a oportunidade de ler essa série, mas tenho curiosidade. Conheço alguns títulos da autora, e adoro a narrativa, com certeza vou gostar dessa história.
    Uma ótima indicação!
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  12. Nunca li nada da Paula Pimenta, já tinha ouvido falar dela, mas até então não tinha parado pra saber dos livros dela. Depois que li esse seu poste fiquei curiosa para começar a leitura de algum livro dela.

    Adoro livros que fazem com que a gente relembre da nossa adolescência. Assim que tiver um tempo vou dar uma conferida nos livros dela.

    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Olá! Nunca li nenhum dos livros citados, mas assim como você, eu encontro também problemas com os livros e até os filmes, onde a realidade é totalmente diferente da nossa. Apesar de ser a primeira vez que eu realmente ouço sobre a história da série, acredito que faria meu tipo de livro pois gosto bastante de histórias adolescentes. Beijos, Psiu, Vem Ler!

    ResponderExcluir
  14. Oie, tudo bom?
    Eu AMO a coleção PODEROSA, foi minha primeira série. Achei bem similar a ficção da Paula Pimenta, quero muito ler as obras dela, pois parecem mesmo uma passagem para a adolescência nostalgica que tive. Amei seu post!

    ResponderExcluir
  15. Oie! Tudo bem?

    Eu nunca senti interesse em realizar a leitura dessa série, todos falam muito bem dela, como também da escrita em si da autora, mas são histórias que em uma primeira impressão não me convencem, mas fico feliz que goste deles!

    BJss

    ResponderExcluir
  16. Oi.

    Nunca li nada da Paula Pimenta, até tenho vontade, mas ainda não tive a chance. Quero muito começar por essa série. Ouço muitas pessoas falando desses livros e fico cada vez mais com vontade de ler. Ainda mais por tudo o que você apontou. Tenho certeza que será uma leitura maravilhosa.

    ResponderExcluir
  17. Olá!
    Não costumo ler essas autoras por sempre achar que escrevem apenas para o público adolescente, mas acho que eu sentiria essa nostalgia que você disse caso eu lesse hahahha
    Estou querendo começar a me aventurar por esse universo adolescente e achei legal essa maior identificação com autoras brasileiras, já que as estrangeiras escrevem situação bem diferentes das que vivemos no Brasil.
    Um beijo

    www.asmeninasqueleemlivros.com

    ResponderExcluir
  18. Olá,

    Eu amo todos os livros que já li até hoje da Paula Pimenta. Realmente, ela escreve para um público mais adolescente, porém é impossível não se identificar com os personagens criados por ela. Por falta de tempo, só li o primeiro livro dessa série, mas, quero para ontem ler os outros livros. Gosto muito que os livros da série fogem dos esteriótipos americanos, até porque quase não temos nada em comum né. Enfim, muito boa sua dica!

    Beijos,
    oculoselivrosblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Oi! Acho os livros da Paula Pimenta um tanto clichê, mas gosto dessa parte de indicação de filmes em Fazendo meu Filme e séries em Minha Vida Fora de Série. Posso não ser adolescente há anos (rsrs), mas pretendo ler para indicar aos meus alunos. Achei as dicas muito válidas, principalmente na questão de valorizar nosso Brasil.

    ResponderExcluir
  20. Olá Malu,
    Já li os três primeiros livros dessa série, mas tenho ressalvas com o último livro, principalmente, por uma coisa que acontece com relação ao tema sexo. Entretanto, você ressaltou pontos muito positivos e acho que é uma ótima postagem para convencer os leitores a lerem.
    Beijos,
    http://www.umoceanodehistorias.com/

    ResponderExcluir
  21. Olá!
    Nunca me interessei muito por essa obra, justamente por imaginar que tivesse os estereótipos de adolescentes americanos. Agora que sei que não tem, meu interesse foi aguçado. O fato de ter indicações de séries também é um ponto positivo!
    Abs e obrigada pelas dicas ^^

    ResponderExcluir
  22. Olá,

    Eu nunca tive interesse em conhecer as histórias dessa saga, como a Francine Nunes disse, eu achei que era muito estereotipada e odeio essas características em personagens. Após conhecer esse motivos possivelmente darei uma oportunidade para as obras! ♥

    → desencaixados.com

    ResponderExcluir
  23. Oiee ^^
    Depois de me apaixonar completamente pela série Fazendo meu filme, eu fui correndo ler o primeiro livro de Minha vida fora de série. Sabe que eu não gostei e parei antes da metade? Até tenho curiosidade de tentar lê-lo outra vez, mas não acho que será tão cedo, pois tenho uma bela de uma pilha de livros aqui para ler...haha'
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
  24. Embora sempre leia elogios a Paula Pimenta, nunca li nenhum de seus livros, por serem livros mais juvenis e eu, quando ela começou a lançá-los, já era adulta e tinha outros interesses, huahuaha!

    E, mesmo com todos os seus pontos positivos (das séries que você citou que ela indica só gosto de Gilmore Girls!), não me interesso muito por conhecer essa série em particular. Sei que tem minha xará, mas... Quem sabe um dia!

    Abraços!
    www.asmeninasqueleemlivros.com

    ResponderExcluir

Apaixonada por literatura desde pequena, nunca consegui ficar muito tempo sem um livro na mão. Assim, o Dicas de Malu é o espaço onde compartilho um pouco desse meu amor pelo mundo literário.




Facebook

Ofertas na Amazon

Instagram

Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Mais lidos

Twitter

Newsletter

Arquivos

Editoras parceiras