[Dica da Malu] A distância que nos separa

Sinopse: “Caymen Meyers aprendeu desde cedo a não confiar nos ricos. E, depois de anos observando-os, ela tem certeza de que eles são bons em apenas uma coisa: gastar dinheiro em inutilidades, como as bonecas de porcelana da loja de sua mãe. Assim, quando Xander Spence entra na loja, basta um único olhar para Caymen perceber que ele tem muita grana. Apesar de ele ser um fofo e entendê-la como ninguém, Caymen é esperta e sabe que o interesse de Xander não vai durar. Porque, se tem algo que ela aprendeu com a mãe, é que caras ricos vão inevitavelmente partir o seu coração. Mason, o cantor de rock tatuado — e classe média —, tem muito mais a ver com ela, certo? Então por que ela não consegue tirar Xander da cabeça?  Quando a amizade e a lealdade de Xander estão prestes a convencer Caymen de que ser rico não é uma falha de caráter, ela descobre que o dinheiro tem um papel muito maior no relacionamento dos dois do que ela poderia imaginar. Será que Caymen vai arriscar ter o coração partido para encontrar o seu verdadeiro amor?”
Autora: Kasie West / Editora: Verus / Páginas: 238 / Skoob / Compra: Amazon

Sabe aquele livro que você pega para ler sem pretensão nenhuma, só para passar o tempo em uma tarde preguiçosa e quando vê já terminou? Então, foi exatamente isso que aconteceu comigo ao ler A distância que nos separa, da autora Kasie West. O único contato que eu já tive com a escrita dela antes desse livro foi com Namorado de aluguel, que, apesar de ter sido uma leitura agradável, não me conquistou como eu esperava. Já esta segunda experiência foi muito melhor e me deixou com um quentinho no coração.
Nesse livro conhecemos Caymen Meyers, uma jovem de dezessete anos que é a filha exemplar. Ela sacrifica parte de seu tempo na escola para ajudar a mãe com sua loja de bonecas de porcelana e está disposta a adiar em um ou dois anos os planos de ir para a faculdade até que a Dolls and more comece a gerar lucro suficiente para que sua mãe possa pagar uma funcionária. No entanto, pelo modo como as coisas vão indo, isso não deve acontecer tão cedo.
Assim, Caymen leva uma vida sem grandes emoções, indo apenas da escola para a loja e contando com uma única amiga, Skye. No entanto, as coisas começam a mudar quando dois rapazes entram em sua vida: Xander Spence, um garoto rico que aparece na loja um dia para comprar uma boneca para a avó, e Mason, guitarrista da banda na qual o namorado de Skye toca. Racionalmente, Caymen sabe que Mason combinaria muito mais com ela do que Xander. Afinal, sua mãe sempre lhe ensinou a não confiar em pessoas ricas. O problema é que o coração nem sempre escuta a razão e Caymen se vê pensando muito mais em Xander do que em Mason.

“Sentimentos, minha querida, são a coisa mais valiosa o mundo. Um dia você vai aprender.”

Uma das coisas que me conquistaram a respeito desse livro é o modo como o romance é construído. Encontramos em Caymen e Xander duas pessoas com realidades aparentemente opostas, mas que aos poucos vão descobrindo que têm muito em comum. Os dois estão prestes a terminar o ensino médio e não fazem ideia do que querem fazer após a escola. Assim, eles sofrem com o peso das expectativas e responsabilidades que os pais colocaram neles, e lidam com as dúvidas, medos e inseguranças comuns nessa fase da vida.
Eles se aproximam, então, com o objetivo de se ajudarem a descobrir qual caminho seguir após a escola. Lógico que há um sentimento por trás disso e desde o começo fica claro que eles serão mais do que amigos. Mas a cumplicidade e o companheirismo que surgem entre Caymen e Xander tornam esse romance muito verdadeiro para o leitor. Não é um amor que surge do nada. Eles conversam muito, falam sobre suas dúvidas e seus medos e, o mais importante, um realmente escuta o que o outro tem a dizer.


No entanto, outra coisa que me conquistou nesse livro é que, ao contrário do que pode parecer a princípio, é que o romance não é o único foco. Acho que o ponto central da história é realmente esse peso que os jovens sentem ao se depararem com a responsabilidade de decidir qual rumo seguir após o fim do ensino médio. Não é fácil escolher uma profissão tendo apenas 17 anos e através da jornada de Caymen e Xander a autora mostrou isso de uma maneira muito real.
Outro ponto que gostei muito nesse livro é como a relação com a família é abordada, em especial a da Caymen com a mãe. Em alguns aspectos, eu me lembrei muito de Gilmore Girls enquanto lia esse livro. Não que a Cayden e sua mãe, Susan, sejam parecidas com a Lorelai e a Rory, mas acho que são dois casos em que a relação de mãe e filha é bem trabalhada, mostrando personagens que são muito unidas, mas que também têm seus conflitos.
Preciso destacar que, de um modo geral, gostei muito da construção dos personagens. A Caymen é uma personagem cativante, com um humor ácido incrível, mas que ela usa também como forma de disfarçar seus sentimentos. Já o Xander vai cativando o leitor aos poucos, à medida que Caymen passa a conhecê-lo melhor e enxergar além da aparência de menino rico e mimado. Além deles, há ainda outros personagens muito carismáticos, como a Skye, melhor amiga da Caymen, e o Henry, namorado dela.

“Xander pegou o ridículo da minha vida, o hidrante de incêndio da minha canção, e me fez perceber que ela pode ser algo mais, algo diferente.”

No entanto, o livro também tem alguns problemas. O que mais me incomodou foi o triângulo amoroso, que, para variar, achei bastante forçado. O Mason não acrescenta em nada na história e fica claro desde o início que ele não tem a menor chance com a Caymen. Não que o Mason seja um personagem ruim, porque ele é até divertido. Mas achei que não havia a menor necessidade de criar um triângulo entre eles.
Outro problema é que alguns assuntos não foram explorados como deveriam. Queria ter visto um pouco mais da relação do Xander com o pai, mas acabou sendo algo bastante superficial. Além disso, a questão do pai da Caymen ficou um tanto jogada e eu confesso que esperava que fosse um assunto mais trabalhado.
O final também me incomodou um pouco, por ter sido muito apressado. Gostaria que a autora dedicasse algumas páginas para desenvolver melhor esse desfecho e amarrar todas as pontas da história. Em especial as questões relacionadas a Susan, achei que foram resolvidas muito abruptamente e algumas tiveram uma solução vaga e pouco explicativa.


Destaco, no entanto, que os problemas não tornaram o livro menos encantador. Foi uma leitura deliciosa e fluida, graças à escrita leve da autora e ao carisma dos personagens. É daqueles livros que, apesar de não trazerem grandes reflexões ou abordarem temas importantes com profundidade, conquistam o leitor e deixam com um sorriso bobo ao final da leitura.
Com relação à edição, a Verus mais uma vez arrasou. Além da capa, que está maravilhosa, as páginas são amareladas e achei a fonte bonita também e com um ótimo tamanho para leitura.
Em resumo, A distância que nos separa é um livro simples, mas que conquista por seus personagens cativantes e verdadeiros. Apesar de voltado para o público adolescente, se mostra uma leitura agradável para adultos de todas as idades. Para quem procura algo leve e, ao mesmo tempo, apaixonante para ler, A distância que nos separa é uma excelente opção.
Quem já leu ou quer ler esse e outros romances da Kasie West, me conta aí nos comentários. Vou adorar conhecer a opinião de vocês. E, claro, para quem tiver interesse em adquirir os livros citados na resenha, vou deixar os links aqui embaixo:

A distância que nos separa: Aqui
Namorado de aluguel: Aqui
Outros livros da Kasie West: Aqui
Link geral da Amazon: Aqui

16 comentários:

  1. Adorei a resenha e fiquei com vontade de ler o livro, é o tipo de história que me prende! Já vou adicionar na lista 😘

    ResponderExcluir
  2. Oi.

    Aconteceu a mesma coisa quando eu li "Namorado de aluguel", comecei a ler em uma tarde e no mesmo dia eu terminei. A escrita da autora é muito envolvente e leve. É muito fácil se prender a história do livro. Quero muito ler esta obra, ainda não consegui comprar, mas ela já está na minha lista.

    ResponderExcluir
  3. Me chamou atenção o fato de ser uma leitura rápida e mesmo assim capaz de deixar um quentinho no coração. Uma leitura para todas idades, gosto disso, demonstra que o autor superou sua própria expectativa quando ao seu trabalho.

    Beijos.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá! Gostei da sua resenha, eu estava de olho nesse livro há um tempo e não sabia se deveria investir nele ou não. rs
    Apesar dos pontos negativos, parece ser uma leitura bacana, vou acrescentá-lo à minha lista em breve.
    Bjos!
    Por essas páginas

    ResponderExcluir
  5. Oi, legal saer que o foco não é só o romance dos dois, mas o caminho que eles precisam seguir, seja juntos ou separados. Gosto desse tipo de leitura. Dica anotada. Bjs, Tell me a Book

    ResponderExcluir
  6. oi, tudo bem? Nossa acho que o fato do final ter sido apressado e deixado algumas pontas quebraria o encanto da leitura pelo menos para mim que quando pego um livro assim me sinto vazia quando termina. Aquela sensação de que faltou algo. Muito bom que o livro tenha funcionado para você mas confesso que não chamou minha atenção no momento.
    Fica para a próxima
    bj

    ResponderExcluir
  7. Li o outro livro da autora neste gênero, inclusive com a capa master parecida com essa, e foi uma leitura leve e boa, então espero o mesmo para este livro aqui.
    Dica anotada.
    Meu Amor Pelos Livros
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Oie,
    Suas fotos ficaram lindas e eu amei a resenha. Em relação ao enredo do livro, não fiquei animada para ler, principalmente porque eu não gosto muito do gênero. Obrigada pela dica!
    Beijos
    Blog Relicário de Papel

    ResponderExcluir
  9. Eu gosto de livros leves assim, mas infelizmente não curto muito o gênero. Já li ficção científica em um dia, mas romance não consigo. Mas a dica é excelente, mesmo pra mim que não sou tão fã. Esse tipo de leitura é bom pra encaixar quando estamos de ressaca, né?

    ;D
    Nelmaliana Oliveira

    ResponderExcluir
  10. Oie...
    Eu estou louca pra ler esse livro, pois, ano passado li NAMORADO DE ALUGUEL e curti demais!!! Achei a premissa legal, mas, tendo em vista suas ressalvas assim que tiver oportunidade de ler vou iniciar a leitura com um pé atrás... Mas, com certeza, o fato da escrita ser tão fluída ajuda bastante.
    Bjo

    ResponderExcluir
  11. Olá!! :)

    Eu confesso que não conhecia este livro ainda, mas ainda bem que gostaste! No entanto, também não faz o meu tipo de romance.

    Ainda bem que os problemas não tiraram encantamento ao livro, e que a leitura conquista na sua simplicidade.

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  12. AHHHHH eu tô louca pra ler esse livro, sua resenha me deixou mais curiosa. Além da capa linda, parece ser apaixonante.

    ResponderExcluir
  13. Olá, apesar de ser uma história bem singela e despretensiosa, ter bons personagens faz com a trama parece mais intensa, gostei dos protagonistas e do desenrolar do enredo. Muito bom. Bjs

    ResponderExcluir
  14. Oi, tudo bom?
    Romance não é muito meu gênero preferido, mas entendo quando você diz sobre livros para ler sem pretensão nenhuma. A história desse parece bem simples, mas também parece bem legalzinha. Adorei a resenha.
    Até mais o/

    ResponderExcluir
  15. Oi, tudo bem?
    Eu já v esse livro por ai, mas confesso que nunca fiquei lá muito animada, sabe? No entanto, eu imagino que seja um leitura bacana, pois a premissa é interessante e pelos seus comentários deu para ver que vários pontos foram bem abordados. Bom, uma pena que o final tenha sido meio corrido e que tenha aquela coisinha chata de triangulo amoroso forçado.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  16. oie, adorei essas relações de pais e filhos e da pressão que os jovens sofrem. Acho isso bastante realista e gostei de saber que a autora trabalhou bem. Ainda não li nem Namorado de Aluguem e nem esse livro, mas ambos estão na minha lista.

    ResponderExcluir

Apaixonada por literatura desde pequena, nunca consegui ficar muito tempo sem um livro na mão. Assim, o Dicas de Malu é o espaço onde compartilho um pouco desse meu amor pelo mundo literário.




Facebook

Ofertas na Amazon

Instagram

Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Mais lidos

Twitter

Newsletter

Arquivos

Editoras parceiras