quinta-feira, 5 de outubro de 2017

[Dica da Malu] Trono de Vidro 3 - Herdeira do Fogo

Sinopse: “No terceiro livro da saga, Celaena ressurge das cinzas ainda mais forte e letal. E parte em uma jornada em busca de uma obscura verdade: uma informação sobre sua herança e seus antepassados que pode mudar sua vida e o futuro de dois reinos para sempre. Enquanto isso, forças sinistras começam a despontar no horizonte e têm planos malignos para dominar o seu mundo. Agora, depende de Celaena encontrar coragem para enfrentar tais perigos, além de seus próprios demônios, e fazer a escolha mais difícil da sua vida.”Autora: Sarah J. Maas / Editora: Galera Record / Páginas: 518 / Skoob / Comprar: Amazon


ATENÇÃO! A partir do segundo parágrafo desta resenha, há informações importantes sobre o desfecho de Coroa da meia-noite. Assim, não recomendo a leitura para quem não tenha lido os dois primeiros volumes da série.

Era a herdeira das cinzas e do fogo, e não se curvaria para ninguém.

Sabe aquela maldição do segundo livro, em que o primeiro volume de uma série é incrível, mas a continuação só te decepciona? No caso da série Trono de Vidro, achei que isso não aconteceria, uma vez que Coroa da meia-noite é ainda melhor do que o livro anterior. Porém, o terceiro livro “Herdeira do Fogo” foi um verdadeiro balde de água fria nas minhas expectativas e, se não fosse pelas últimas cem páginas totalmente eletrizantes, eu teria desistido da série.
Depois dos acontecimentos do livro anterior, achei que a história iria pegar fogo (trocadilho totalmente não intencional com o título), porém, alguns personagens que mudaram para pior e o excesso de tramas paralelas fizeram com que a narrativa perdesse o ritmo e a leitura se tornasse muito arrastada.


O livro começa alguns meses depois de Coroa da meia-noite, com Celaena já em Wendlyn. Assim, serão intercalados os pontos de vista de Celaena, Chaol e o príncipe Dorian. Há ainda um novo núcleo que foi o que quase me fez abandonar a leitura: as bruxas. Elas entram na trama se aliando ao rei de Adarlan em seus planos sombrios, mas não contribuíram em nada para o andamento da história.
Ainda de luto após o assassinato de Nehemia e sofrendo com o rompimento traumático com Chaol, Celaena precisa conseguir informações sobre as chaves de Wyrd com a rainha dos feéricos, Maeve. No entanto, para isso, ela precisará aceitar suas origens, incluindo sua verdadeira identidade como Aelin Galathynius e seus poderes, que ela nunca quis usar. Então, Celaena será treinada pelo príncipe feérico, Rowan, e somente quando ele a considerar pronta é que ela poderá falar com Maeve e conseguir as respostas de que precisa.

“Encheria o mundo com aquela luz, com a luz dela – o dom dela. (...) Não seria preciso um monstro para destruir outro monstro, mas luz, luz para guiá-la e afastar a escuridão.”

Enquanto isso, Chaol procura reunir informações que possam manter Dorian em segurança enquanto se prepara para cumprir sua parte no acordo que havia feito com seu pai e retornar para seu antigo lar. Já o Dorian se sente cada vez mais distante de seu amigo, mas começa a procurar sozinho uma maneira de conseguir controlar seu poder e evitar que seu pai o descubra.

– Não pode escolher quais partes vai amar. (...) – Assim como não pode escolher quais partes de mim aceitar.

Há ainda uma parte do livro que irá focar em Manon, uma bruxa do clã das Bico Negro. Três clãs diferentes haviam concordado em se aliar ao rei e cumprir uma missão dada por ele. Para isso, elas devem aprender a voar em criaturas monstruosas e muito perigosas, com as quais poderão realizar ataques mortais. Com isso, há uma competição sobre quem irá liderar a missão, e Manon, incentivada por sua avó, a líder das Bico Negro, faz de tudo para vencer esta disputa.
O primeiro, e maior, problema deste livro é justamente a parte focada nas bruxas. São capítulos que quebram o ritmo da história, e toda vez que o foco retornava para Manon eu já ficava com preguiça de continuar a leitura. Ela é uma personagem que não é carismática o suficiente para conquistar a simpatia do leitor e nem uma vilã forte o suficiente para despertar algum tipo de temor ou respeito. Assim, acrescentou pouco e sua jornada foi entediante.
Infelizmente, esse não foi o único problema do livro. Celaena, que havia se tornado uma das minhas personagens favoritas nos primeiros volumes, parece outra pessoa em Herdeira do Fogo. Eu tinha certeza de que ela surgiria forte, com sangue nos olhos e desejo de se vingar do rei e libertar seu povo da escravidão. Mas o que encontrei em boa parte do livro foi uma personagem apática, que se faz de vítima e desconta sua raiva em pessoas que não têm culpa nenhuma. Claro que não é assim o tempo todo e ela tem seus momentos em que vemos aquela personagem que tanto admirei nos dois primeiros volumes, especialmente nas últimas cem páginas. Mas, ela foi muito inconstante durante a leitura e mais me irritou do que agradou.


O Chaol também não está no seu melhor momento, apesar de ser mais interessante do que Celaena. Ao descobrir quem ela é de verdade e o poder de Dorian, ele fica dividido entre aqueles que ama e tudo que sempre acreditou ser o certo. Mas, mesmo irritada com essa relutância dele em se posicionar, gostei de acompanhar a jornada do capitão. Em especial, achei bonito que, mesmo afastado de Dorian, Chaol ainda é leal ao amigo e procura defende-lo de todas as maneiras.

O capitão olhou para o amigo, talvez pela última vez, e disse o que sempre soubera, desde que se conheceram, quando entendeu que o príncipe era seu irmão de alma. – Amo você.

No entanto, o livro também tem aspectos positivos e o maior deles atende por Dorian Havilliard. É impressionante ver o quanto ele amadureceu e se tornou mais forte. Aliás, do trio principal, ele é de longe o mais equilibrado e cativante, e o mais digno de um desfecho feliz.
Há ainda novos personagens que agregam bastante à trama. Rowan, o príncipe feérico responsável pelo treinamento de Celaena, é um personagem forte e sábio, que divide com o Dorian o posto de melhor pessoa do livro. Outro grande destaque é Aedion Ashryver, personagem sobre o qual não posso falar muito para não estragar a leitura de vocês, mas que foi muito bem construído pela autora.
Com relação a escrita de Sarah J. Maas, achei que nesse livro foi muito mais inconstante que nos anteriores. Em alguns momentos, a leitura se tornou excessivamente arrastada e foi difícil ter paciência com as atitudes de alguns personagens. No entanto, ela conseguiu se recuperar e criar momentos que realmente envolvem e surpreendem o leitor.
Assim, apesar de ter me decepcionado com a leitura de Herdeira do Fogo, é um livro que ainda recomendo pela série da qual ele faz parte e por tudo que acontece no final. A autora Sarah J. Maas construiu um universo rico e uma trama cheia de reviravoltas, e os tropeços não são fortes o suficiente para apagar os pontos positivos. Além disso, o desfecho é impactante e já adianto que comecei a ler Rainha das Sombras, quarto volume da série, e está incrível. Em breve, vou trazer a resenha sobre ele para vocês.

Agora, quero saber de quem já leu este livro o que acharam da leitura e se estão animados pelos próximos volumes da série. 

Comente com o Facebook:

25 comentários:

  1. Oi Malu tudo bem?
    Infelizmente dessa vez a obra não despertou meu interesse linda, gostei muito de ver e ler a sua opinião, mas não me parece ser uma leitura muito atrativa ao meu gosto, lindas essas fotos, ficaram demais!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Ola,
    Então como você avisou na resenha não li toda por causa dos spoilers eu ainda não li essa série mas acho interessante e quero ver se consigo acompanhar algum dia.
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    leiturakriativa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Estou lendo um livro da autora, de outra série e estou curtindo a escrita dela. Se a coisa continuar fluindo, correrei para esta serie, assim que concluir a que comecei este mês.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Olá, eu não tenho vontade de ler essa série, todos dizem que os primeiros livros são muito bons e depois os livros ficam muito ruim, e eu no momento estou tentando fugir de séries grandes estou investindo em livros únicos

    ResponderExcluir
  5. Oiê! Eu gosto muito da capa desses livros, mas confesso que nunca procurei saber muito a respeito dessa série pelo simples fato que tenho tentado evitar começar a ler novas séries. Mas é uma pena que a leitura tenha decaído nesse volume, espero que você não desista de acompanhar a história de Celaena e que a Sarah consiga recuperar o ritmo dos primeiros dois livros.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi Malu!
    Não sou muito fã de fantasia, mas tenho uma certa curiosidade moderada nessa série. Todo mundo elogia a Celaena e não tem como ficar imune ao tal carisma da garota, acho que iria gostar dela por tudo que já li a seu respeito.
    Uma pena ter esses problemas citados. Quando há essas quebras de ritmo acaba desmotivando o leitor, já passei por isso algumas vezes. Mas que bom que ele possui pontos positivos que acabam por superar os negativos.
    Espero que os próximos volumes sejam melhores. :)
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Eu sempre achei a capa muito bonita dessa série, mas como não curto muito essa vertente literária, eu sempre deixei pra lá.
    Tenho um amigo que vive falando pra eu ler, mas sempre vou adiando.
    Como não ligo muito com spoilers, li sua resenha toda e curti conhecer um pouco mais sobre a história de um modo geral.
    Talvez um dia eu realmente leia!

    Beijinhos!

    #Ana Souza
    https://literakaos.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  8. Oi, Malu!
    Confesso que passei um pouco por cima pela resenha porque estou lendo o segundo livro ainda e não queria pegar nenhum spoiler, mas que pena que você se decepcionou com este volume =/ mas faz parte né? aposto que nos próximos você vai voltar a se envolver completamente na trama como nos anteriores :)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Bom dia Malu!!

    Sendo sincera, estou fugindo de série, e como não li o primeiro livro, quase não entendi a resenha, por ser os acontecimento relacionados entre os livro.
    Até gosto de fantasia, mas série de livros não!!!!
    Mas gostei da forma que vc escreve e saber sua opinião!
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Oiee Malu ^^
    Eu sempre quis muito ler essa série, sempre via o pessoal elogiando e tudo o mais, e até tenho o primeiro volume aqui. Mas ainda não bateu coragem de ler...haha' Uma pena que o terceiro livro tenha decepcionado tanto assim, espero que os próximos não façam a mesma coisa :/ Ainda assim, valeu a leitura, né?
    MilkMilks ♥
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Eu até tinha alguma curiosidade sobre essa série, mas ela parece se estender e não acabar mais... A premissa, infelizmente, não me cativa e chega a me soar um tanto clichê sabe? Ainda mais sabendo que tem personagem que acaba perdendo a essência. De toda forma, dá pra entender bem o motivo do sucesso que a série faz :)

    ResponderExcluir
  12. Uma pena que este volume tenha ficado um pouco a desejar. Eu acabei parando no livro 2, mas quero terminar a série ainda este ano.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  13. Oiii,
    Eu não curtir o primeiro livro dessa série, mas como já tinha os dois seguintes dei mais uma chance e não me arrependo.
    Realmente o ritmo desse livro é bem cansativo, mas nem foi o plot das bruxas que me desanimou. Acho que foi mais mesmo a Celaena, ela parece outra personagem e me dá um ódio em todos os seus surtos de covardia. kkkkk
    Estou animada para ler o 4º livro, mas tem tanta coisa na frente que nem sei quando o farei.

    Bjs,
    Garotas de Papel

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    Ainda não a série toda, fica complicado ler a resenha, não pelos spoilers, mas por não conseguir entender do que se trata totalmente a série... Mais um incentivo para uma leitura imediata! rsrs
    Bjos!
    Por essas páginas

    ResponderExcluir
  15. Fiquei com medo dos spoilers e vim só dizer: quero muito ler essa série, mas li um livro da Maas que queria desler...

    ResponderExcluir
  16. Sou ruim para séries, trilogias ou coisas do tipo, sempre tenho receio de não conseguir adquirir os demais livros. Está em particular não é meu tipo favorito, ainda mais sabendo destes altos e baixos na história. Mas que bom que os pontos positivos superam os negativos. Boa sorte nos demais volumes da série.

    Beijos.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Olá! Ainda não li a série, estou lendo outra da mesma autora e tô gostando, ainda espero ler Trono de Vidro e o resto dos livros, visto que muitas pessoas falam positivamente sobre. Eu adoro as capas e da ideia, do mundo fantástico que a autora pensou sobre. Espero ler em breve.

    Xoxo <3

    ResponderExcluir
  18. Olá!
    Eu ainda não li essa obra, mas tenho curiosidade de conhecer já que gostei bastante de ler Entre corte de rosas e espinhos.
    Espero que a leitura me envolva e consiga me conectar com esse mundo de aventuras e fantasia que a Sarah criou.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  19. Olá, tudo bem?
    Não li toda resenha pois estou com medo de pegar spoilers. Quero muito ler essa série.

    Beijinhos,
    livroseimaginacoes.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Oi. Nunca li essa série, mas que pena que o terceiro livro não veio tão bacana quanto o anterior. Me irrito com essa inconstância de algumas histórias, e capítulos que não agregam, como esse das bruxas que você mencionou, acabam nos deixando apenas sem vontade de ler. Ainda bem que dá para ver o amadurecimento de alguns personagens.

    ResponderExcluir
  21. bem, eu conheço a série de ouvir falar mas nao tive chance de ler nenhum ainda... mas até que tenho certa curiosidade com o enredo, a protagonista muito me despertou interesse...

    confesso não ter lido tudo por causa dos spoilers...

    bjs...

    ResponderExcluir
  22. Olá
    muito legal sua resenha, curti o enredo apesar de não ser bem o que procuro para ler no momento mas ainda assim é algo que indicaria aos meus amigos, bela dica e é uma série muito querida pelos fãs

    beijos
    http://www.prismaliterario.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Não li os primeiros livros (mas pretendo) então pulei o restante e fiquei babando nas fotos ♥ Amei!
    Beijos

    ResponderExcluir
  24. Escapei do spoiler, viu? Eu ainda não li O Trono de Vidro, mas quero começar a ler a série em breve. Eu amo demais Sarah J.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Eu tenho muita vontade de ler os livros dessa série e amei a sua resenha, achei os seus comentários muito válidos e achei as suas fotos bem lindas também.

    ResponderExcluir

Copyright © 2013 | Design e C�digo: Amanda Salinas | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal