[Resenha] Trono de Vidro 4 - Rainha das Sombras

Sinopse: “A história de Celaena Sardothien, uma assassina a serviço de um rei tirânico, uma fantasia épica repleta de ação, intriga e cenas de luta inesquecíveis, continua neste quarto volume. Aqui, a jovem abandona sua identidade de matadora e decide assumir seu lugar de direito como rainha de Terrasen. Mas antes de reclamar o trono, precisa lutar. Ao avançar em seu plano, no entanto, Aelin deve tomar cuidado com velhos inimigos. E abrir o coração para novos e improváveis aliados.”Autora: Sarah J. Maas / Editora: Galera Record / Páginas: 644 / Skoob / Comprar: Amazon


Aviso! Como essa resenha é sobre o quarto livro da série “Trono de Vidro”, há informações sobre os livros anteriores. Por esse motivo, ela não é indicada para quem ainda não leu os três primeiros volumes.

Quem leu minha resenha sobre o livro anterior, Trono de Vidro 3: Herdeira do Fogo, sabe que eu tive diversos problemas com aquela leitura e, se não fosse pelo desfecho sensacional, eu teria abandonado a série. Porém, minha persistência foi recompensada e Trono de Vidro 4: Rainha das Sombras foi uma leitura maravilhosa do começo ao fim. É, tranquilamente, o melhor livro da série até agora e um dos melhores que li esse ano.

Ela era fogo e luz e cinzas e brasa (...) e não se curvaria a nada nem ninguém, exceto a coroa que era dela por direito, por sobrevivência e por triunfo.

Rainha das Sombras já começa com Aelin retornando para Forte da Fenda a fim de executar seus planos de vingança e recuperar seu trono. Ela abandonou de vez sua identidade como Celaena e está disposta a lutar para libertar seu povo e assumir seu lugar de direito como rainha. No entanto, seus planos sofrem algumas alterações quando ela descobre tudo o que ocorreu enquanto esteve longe: seu primo, Aedion, está preso e será executado em breve; Chaol não é mais o chefe da guarda e agora ajuda os rebeldes; e Dorian está sob controle do rei e não se sabe se ainda há algo do amigo dela dentro do corpo dele ou se ele já foi totalmente dominado pelo demônio que o habita.
Aelin acredita que não há mais salvação para Dorian, mas está disposta a tudo para salvar seu primo. Para isso, ela acabará recorrendo a seu antigo mestre, Arobyn, o que implica em mais pessoas do passado da assassina retornando para sua vida. No entanto, essa aliança não significa que ela esqueceu tudo que Arobyn já tinha feito e no momento certo ela irá acertar suas dívidas.
Tantas outras coisas acontecem nesse livro que eu poderia escrever uma resenha de 5 páginas e não abordaria tudo. São muitas revelações, novos personagens e reviravoltas e, ao final do livro, ficamos surpresos em ver o quanto a série evoluiu. E se você acha que isso torna a leitura cansativa ou confusa, não poderia ter errado mais. Fui conquistada desde a primeira página e não queria largar o livro por nada. Além disso, a Sarah sabe o momento exato de inserir novas informações ou trazer uma reviravolta, de modo que fica fácil para o leitor acompanhar.



Nesse quarto volume, temos um enredo mais maduro, com conflitos políticos, conspirações e uma guerra a caminho. Os personagens estão constantemente preparando, seja para obter novas informações seja para realizar um novo ataque, o que significa que é um livro que envolve muita estratégia. E quer uma estrategista melhor que a assassina, campeã do rei e rainha Celaena/Aelin?
É minha gente, nesse livro a Aelin voltou a ser ela mesma e me lembrou o motivo de ter se tornado uma das minhas personagens favoritas da vida. Não sei nem como descrever o quanto ela amadureceu nesse livro e se tornou ainda mais forte do que antes. Aelin enfrentou seus traumas no livro anterior e assumiu sua verdadeira identidade. Com isso, ela surge mais determinada e focada em seus objetivos, o que a torna muito mais letal.

Então sorriu com cada última gota de coragem, de desespero e de esperança por um lampejo daquele futuro glorioso. – Vamos estremecer as estrelas.

Os demais personagens também cresceram e confesso que estou orgulhosa do meu queridinho, Chaol. Ele finalmente escolheu um lado e é muito bom vê-lo lutando ao lado dos rebeldes e tentando salvar as vítimas do rei enquanto procura uma maneira de salvar Dorian. Aliás, o que mais me fez amar o Chaol nesse livro é perceber que ele não desistiu do amigo, mesmo quando isso provocou alguns atritos com Aelin.
Temos ainda o Rowan e o Aedion que se tornam a base da futura corte de Aelin. Inicialmente, os dois agem como babacas disputando posição na vida e na corte de sua rainha. No entanto, eles rapidamente recuperam o foco e percebem que têm o mesmo objetivo: ajudar e proteger Aelin. Isso acaba levando a um vínculo muito bonito e é interessante acompanhar a amizade surgindo entre eles.
Muitos personagens novos entram na trama e todos eles contribuem significativamente para o andamento da história. Minha favorita foi a Lysandra, antiga inimiga da Aelin, mas que cresce ao longo do livro e tem um arco muito interessante. Outra pessoa maravilhosa que surge é a Nesryn Faliq, uma rebelde que fez parte do passado de Chaol e acaba se tornando o braço direito dele em suas missões. Aliás, nos poucos momentos que Chaol agiu de maneira irritante, Nesryn foi responsável por trazê-lo de volta para a realidade.                                                                                       

Outra personagem que aparece na trama é Elide, uma jovem que é obrigada a trabalhar em Morath e servir a bruxa Manon. Ela surge de maneira despretensiosa na trama, mas vai ganhando destaque no decorrer do livro e tenho certeza de que irá desempenhar um papel importante no próximo volume da série.
E por falar em Manon, vou aproveitar para apresentar minhas sinceras desculpas à Sarah J. Maas por ter criticado o núcleo centrado nas bruxas no terceiro livro. Se lá eu questionava a relevância delas para a trama, nesse eu não apenas compreendo sua inserção como amei o desenvolvimento do arco delas. A Manon, em especial, evolui muito na história e se torna uma personagem realmente forte e capaz de tomar decisões difíceis. Assim como no caso de Elide, acredito que poderemos esperar muito dela no quinto volume.
E vocês devem estar se perguntando por que ainda não falei de Arobynn Hamel. Afinal, ele é uma pessoa no fundamental no passado da Celaena e é a primeira vez que ele ganha destaque na série. Decidi não falar muito sobre Arobyn, porque acho que ele precisa ser conhecido durante a leitura e que descrevê-lo aqui seria tirar um pouco da graça. Mas já adianto que Sarah J. Maas soube construí-lo muito bem e que é um personagem que com certeza desperta emoções fortes no leitor.
Aliás, emoção é o que não falta nesse livro. O desenvolvimento da trama é muito dinâmico, com reviravoltas e muitas cenas de ação. Isso contribuiu para que o leitor se sinta preso à leitura desde o começo, pois o tempo todo tememos pelos personagens e há uma tensão constante para saber o que acontecerá a seguir.

Como posso tirar a vida de alguém que significa o mundo para outra pessoa? Mesmo que seja minha inimiga.


Com tanta ação, logico que não há muito espaço para romance, o que significa que ele não exista. Nesse livro, a aproximação de Aelin e Rowan fica muito mais clara, mas isso não tira o foco deles do que realmente é importante naquele momento. Confesso que ainda prefiro o Chaol, mas até mesmo para mim essa aproximação foi natural e compreensível. Outro ponto positivo é que tive medo de que a autora perdesse tempo com um possível triângulo amoroso, mas tudo foi resolvido de uma maneira sutil, sem ocupar mais espaço na trama do que era necessário.                                            

Preciso dizer que eu me apaixonei mais uma vez pela escrita da Sarah J. Maas? Se no terceiro livro ela foi irregular, aqui ela se tornou melhor a cada novo capítulo. Tudo que eu achei que havia ficado solto em Herdeira do Fogo foi bem amarrado em Rainha das Sombras, dando a real dimensão da grandiosidade da história que ela vinha contando desde o primeiro volume da série. No entanto, ela ainda deixou um ótimo gancho para o próximo livro, mostrando que as continuações são realmente necessárias e não apenas uma forma de ganhar mais dinheiro.
Assim, só posso dizer que Trono de Vidro está caminhando para se tornar uma das minhas séries favoritas da vida. Qualquer receio que eu tinha após a leitura do terceiro livro, ficou para trás e eu estou mais do que empolgada para continuar a leitura. Em breve, trago a resenha do quinto volume, Império da Tempestade, para vocês. Se ele chegar perto do que foi Rainha das Sombras, já será uma excelente leitura.
Quem já leu ou está lendo esta série, me contem aí nos comentários o que acharam. E, caso você ainda não tenha começado a ler Trono de Vidro, vou deixar o link para compra na Amazon de todos os livros da série aqui embaixo:
Trono de Vidro: Aqui
Trono de Vidro – Coroa da meia-noite: Aqui
Trono de Vidro 3 – Herdeira do Fogo: Aqui
Trono de Vidro 4 – Rainha das Sombras: Aqui
Trono de Vidro 5 – Império de Tempestades (tomo 1): Aqui
Trono de Vidro 5 – Império de Tempestades (tomo 2): Aqui
A lâmina da assina (spin-off): Aqui

26 comentários:

  1. Oi Malu tudo bem?
    Realmente estou adorando saber a sua opinião sobre os livros, sobre essa série, por mais que não faça muito o gênero que eu curta a ler e nem o enredo, mas eu sou apaixonada por essa edição, no qual é linda demais!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Oi Malu,
    Como eu não li nenhum livro dessa série parei no primeiro parágrafo seu. Pelo que sei da história acho que faria mais estilo do meu excenlentíssimo marido aliás já indiquei para ele. Quem sabe.
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    leiturakriativa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Eu morro de vontade de ler os livros dessa série, mas venho adiando a leitura deles há algum tempo. Achei a sua resenha bem completa e só fiquei ainda mais curiosa para ler.

    ResponderExcluir
  4. Oii, tudo bem?
    Ainda não li a série, mas está na minha lista. Adorei ver o quanto vc gostou, me deixa bem animada. Imagino que eu tenha pegado alguns spoilers por ser o quarto livro, mas adoro saber que poderá ser uma leitura proveitosa. Espero ler em breve.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  5. É uma série bem grande e pelo visto tem feito a estante de muitos leitores. Confesso que não é meu tipo favorito de livro, mas o fato de ver sua critica tão positiva quando ele me da uma coçadinha para querer ler.
    Se tiver oportunidade vou dar uma chance ao Trono de Vidro.

    Beijos.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi! Adoro fantasias, Malu, de um jeito que quase adicionei a saga na minha lista rsrs Digo quase porque tenho uma lista enorme sem fim, e se eu acabar me envolvendo vou deixar de lado meus já abandonados livros.
    Mas enfim, você passou muita empolgação em sua resenha, isso quer dizer que é uma leitura bem instigante, portanto quem sabe possa dar uma oportunidade um dia. Foi bom ler e conhecer! Ótima resenha!

    ResponderExcluir
  7. Oii!
    Tenho visto muito sobre essa série ultimamente. Tenho vontade de ler sim, a única coisa que me impediu até agora foi o preço dos livros e também a falta de tempo. Pela sua empolgação, fiquei ainda mais curiosa para ler. Vou esperar a Black para tentar comprar pelo menos o primeiro. Espero que o próximo livro da série seja incrível para você.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Olá...
    Sempre leio excelentes comentários sobre essa série, mas, ainda não tive oportunidade de ler... Adorei seus comentários a respeito e espero sinceramente poder ler em breve <3
    Sua resenha está encantadora.
    Bjo

    ResponderExcluir
  9. Olá...
    Sempre leio excelentes comentários sobre essa série, mas, ainda não tive oportunidade de ler... Adorei seus comentários a respeito e espero sinceramente poder ler em breve <3
    Sua resenha está encantadora.
    Bjo

    ResponderExcluir
  10. Eu tenho que continuar minha leitura desta série. Parei no segundo livro :(
    Legal foi saber que retomou a qualidade que gostei dos livros que li.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  11. Oi, Maria, tudo bem?

    Eu AMO esse livro. Amo essa série. Já li todos os livros lançados até agora. Estou morrendo de curiosidade e ansiedade para o lançamento do próximo livro. Queria muito saber ler em inglês para pode ler o livro do Chaol que saiu recentemente. Fiquei de coração partido com o final do quinto volume e não estou sabendo lidar muito bem com a demora.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  12. Hey!!

    Já tem mais que 3 livros? Quando foi que eu dormi? Eu vi o lançamento do primeiro volume e me entusiasmei bastante para ler, infelizmente não dispus de tempo nem de condições e acabei adiando a leitura. Sua resenha me deu um gás, quem sabe eu não tento ler logo?
    Beijos.

    ResponderExcluir
  13. Eu adoro essa série, mas ela é muito mutante... Rs... É muita coisa que acontece, até a vida amorosa da protagonista tem muitas reviravoltas... Hehe... Li até esse volume mas acho que esqueci muita coisa importante já, tô achando que vou esperar ela ser finalizada e aí reler o que já li e continuar, embora já tenha o quinto volume aqui. Mas confesso que a outra série da autora foi que acabou se tornando minha queridinha.

    ResponderExcluir
  14. Oie!
    Essa série é muito boa!
    Eu li até esse volume e preciso continuar, mas como falta pouco para terminar a série, estou pensando aguardar a publicação do final assim eu leio todos novamente.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  15. Oi, Maria!
    Só li o primeiro dessa série! Não posso pegar spoiler! rsrs...
    Amei o primeiro e pretendo dar continuidade a essa série em breve. ^^ Espero continuar gostando!
    Beijão!
    http://www.lagarota.com.br/
    http://www.asmeninasqueleemlivros.com/

    ResponderExcluir
  16. Eu só leio elogios para com esta serie e para com a autora também, mas ainda não fiquei tão curiosa ao posto de querer ler a serie. Vou esperar o momento certo e ler todos os livros de uma vez.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Não li os livros anteriores da série, mas pelo jeito estou perdendo de conhecer a escrita maravilhosa da autora! Sua opinião sobre a leitura me deixou curiosa e interessada!!

    Bjs.

    ResponderExcluir
  18. Uau que fotos lindas! Já venho acompanhando as resenhas de cada volume dessa saga e gosto das capas, da sinopse, mas ainda não tive oportunidade de ler. Menina e quantas páginas hein... Não gosto muito da ideia de demorar tanto para um desfecho, fora isso ok. Vamos ver num futuro não tão distante... Beijos

    Nara Dias
    Viagens de Papel

    ResponderExcluir
  19. Oiii tudo bem??

    Como não li os outros livros acabei parando na primeira frase. Vou procurar por aqui as outras resenhas e começar desde a primeira. Quero ver se tenho interesse pela serie, pois não me interessei muito pela capa e quero conhecer mais.
    Bjus Rafa

    ResponderExcluir
  20. Olá!
    Já não é a primeira resenha positiva que leio sobre essa série. Estou muito curiosa para ler os livros anteriores e espero gostar bastante.

    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  21. Olá, tudo bem?
    Sempre ouço maravilhas cobre essa serie além de serem livros lindo fisicamente falando, mas infelizmente esse enredo não me chama a atenção. Acredito que é uma ótima pedida para os amantes do gênero, eu no momento, vou deixar a dica passar.
    Amei a resenha e ainda mais as suas fotos, parabéns!
    Nos aguardos das próximas dicas.
    Beijos

    ResponderExcluir
  22. Olá,
    Ainda não fiz a leitura de nenhum dos volumes da série, mas tenho muita vontade.
    Imagino que mesmo escrevendo 5 páginas não conseguiria nos passar tudo o que acontece, afinal parece ser uma livro bem dinâmico e cheio de detalhes.
    Fico feliz em saber que aqui encontramos um enredo mais maduro e cheio de conflitos.

    LEITURA DESCONTROLADA

    ResponderExcluir
  23. Oiiii
    Quero muito ler esse série, mas ainda não tive tempo, mas já estou com eles na estante.Suas fotos ficaram lindas!
    Bjus

    ResponderExcluir
  24. AMIGA VEM AQUI, VAMOS NOS ABRAÇAR! Mesmo que vc goste do Chaol, hahahha. Sério, eu amei esse livro e achei muito bom. O 5 consegue ser muito melhor que este. Esse não é um livro fácil de ler, é um livro mais adulto e intenso, são muitas consequências das escolhas feitas nos livros anteriores e o reflexo delas nos personagens. É igualmente sobre o amadurecimento pessoal e fazer o que tem que ser feito e não o que se quer fazer. Aelin meu amor <3 tamos juntas pra sempre, e sim esse livro tem subido muito no meu amor, é uma das minhas séries favoritas da vida.
    Angel Sakura
    www.euinsisto.com.br

    ResponderExcluir
  25. Olá!
    Nossa, estou ansiosa por poder ler essa série. Ainda não li nenhum dos livros que compõe a série, mas está na lista de aquisições da Black Friday, já que falam super bem da série. O que mais gostei da ideia dessa estória, é que dá pra acompanhar o amadurecimento dos personagens de acordo com a passagem de um livro pro outro.
    Espero gostar tanto quanto você e outros que já falara super bem dessa série.

    ResponderExcluir
  26. Olá!
    Eu ainda não comecei essa série, mas morro de vontade! Gostei de saber que esse volume foi de alguma forma um pouco mais adulto, e que você conseguiu ver a antiga personagem que você amava de volta. Parece continuar uma série ainda muito interessante e espero poder começar a leitura em breve!
    Beijos.

    ResponderExcluir

Apaixonada por literatura desde pequena, nunca consegui ficar muito tempo sem um livro na mão. Assim, o Dicas de Malu é o espaço onde compartilho um pouco desse meu amor pelo mundo literário.




Facebook

Ofertas na Amazon

Instagram

Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Mais lidos

Twitter

Newsletter

Arquivos

Editoras parceiras