Filmes e séries de época favoritos


Para a grande maioria dos leitores, feriado e final de semana são sinônimos de colocar a leitura em dia. Eu não sou diferente e sempre aproveito para ler bastante. No entanto, outra coisa que eu amo fazer nesses dias livres é assistir filmes ou séries. Então, aproveitando o feriado hoje e como parte do Especial Novembro de Época (sobre o qual eu falei com mais detalhes aqui), hoje vim trazer a indicação dos meus filmes e séries de época favoritos.
Mas não pensem que os livros vão ficar de fora desse post. A maioria das indicações dessa lista são adaptações de romances que eu já li e que são mais do que recomendados. Então, o que não vai faltar é opção para vocês aproveitarem o feriado, seja lendo ou assistindo algum desses filmes/séries. Então, vamos às indicações:

1 – Orgulho e Preconceito (2004)
Claro que eu iria começar essa lista com o meu favorito, né? Orgulho e Preconceito não é meu livro preferido da Jane Austen, mas é uma história que eu amo muito e a adaptação está impecável. Acredito que Kiera Knightley trouxe a personalidade forte e a vivacidade características da Elizabeth Benneth e Mathew McFayden é o Mr. Darcy perfeito. O filme, que tem uma trilha sonora excelente e uma fotografia maravilhosa, ainda conta com um elenco incrível, que inclui nomes como Judy Dench, Rosamound Pike, Carrey Mulligan e Donald Sutherland.  Não dá para perder né? E não preciso nem dizer que o livro é uma leitura mais do que recomendada, como todos os livros da Jane Auste.



2 – Para sempre Cinderela
Se você não assistiu esse clássico da Sessão da Tarde, preciso dizer que sua infância/juventude foi incompleta. Cinderela sempre foi a minha precisa preferida, mas essa versão com Drew Barrymore é a que traz a melhor versão da gata borralheira. Nesse filme, Cinderela é apenas o apelido da jovem Danielle, que se vê forçada a trabalhar para a madrasta após a morte de seu pai. No entanto, ela não é uma pessoa frágil ou submissa; ao contrário, ela tem opiniões fortes, é determinada e não fica esperando o príncipe aparecer para salvá-la. Aliás, o primeiro diálogo dela com o príncipe Henry já demonstra sua personalidade forte. Assim, é uma versão divertida e romântica, mas que traz uma Cinderela mais forte e inspiradora.


3 – Adoráveis mulheres (1994)
Adaptado do clássico de Louisa May Alcott, esse filme conta a história de quatro irmãs que, amparadas pela mãe, tentam sobreviver enquanto o pai luta na guerra. Cada uma dessas meninas tem personalidade e sonhos diferentes, mas são todas ligadas por um profundo amor pela família. No filme, acompanhamos a jornada delas à medida que vão crescendo e precisam encontrar seu lugar na sociedade, sem abrir mão daquilo que sempre sonharam. Além de um ótimo roteiro, muito fiel ao livro, o filme conta com um elenco de peso que inclui Susan Sarandon, Winona Ryder, Christian Bale, Claire Danes e Kirsten Dunst.  



4 – Amor e inocência
Para quem ama os romances da Jane Austen, não pode deixar de ver esse filme. Nele é contado um pouco sobre a vida da autora, baseado em cartas escritas por ela. Não há uma confirmação de que os acontecimentos do filme aconteceram do mesmo modo na realidade (o mais provável é que não), mas ainda é um romance delicioso de se assistir e parece ter sido escrito pela autora. Anne Hathaway, apesar de americana, está impecável como a escritora inglesa e é impossível não se comover com o romance apresentado. Ah e já aviso que será preciso ter uma pedra no lugar de coração para assistir sem se apaixonar pelo James McAvoy, que está incrível no papel de Tomas Leffroy, um suposto romance de Jane Austen.


5 – North and South
Trata-se de uma minissérie produzida pela BBC e que é adaptação do livro Norte e Sul, da escritora inglesa Elizabeth Gaskell. O romance é ambientado na Inglaterra, porém, em um período diferente do que estamos acostumados: durante a revolução industrial. A jovem Margareth Hale é obrigada a abandonar a pacata vida nos campos do sul do país quando seu pai resolve se mudar para uma cidade industrial no norte. Lá, Margareth se depara com as más condições de trabalho nas fábricas e se assusta ao ver a situação de miséria em que aquelas pessoas trabalham, a leva a antipatizar com o dono de uma das maiores indústrias da região, do qual o pai dela se torna amigo. Mas é claro que tem o outro lado da história e o Mr. Thorton está longe de ser aquela pessoa desprezível que ela imaginou a princípio. Preciso dizer que eu me apaixonei por ele? Acho que não. Basta vocês assistirem ao trailer que vocês vão entender do que eu estou falando.



Esses são apenas alguns dos filmes e séries de época que eu amo, mas tem muitos outros que eu poderia recomendar e também vários que ainda quero assistir. Agora, quero saber de vocês se já viram algum desses e quais vocês me indicam também, porque vou adorar conferir as dicas de vocês.
Aproveito também para lembrar de dois sorteios incríveis que estão acontecendo. Aqui no blog tem um mega sorteio de quatro kits (um vencedor para cada) organizado para o especial Novembro de Época em comemoração ao aniversário do blog Leituras da Mary. Já no instagram Crônicas de Eloíse (link aqui), está sendo sorteada a duologia Agentes da Coroa (Como agarrar uma herdeira e Como se casar com um marquês, da Julia Quinn). Não deixem de participar, porque os prêmios estão incríveis. 

21 comentários:

  1. Oi, Malu!
    Amei as suas indicações♥ Três delas também indiquei no Blog rsrs
    Quero muito North and South e Adoráveis mulheres, mas quero ler os livros antes.

    Adorei!
    Bj♥

    http://bloghistoriasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cailes! Tudo bem?
      Muito obrigada! Que bom que gostou das dicas.
      Eu amo North and South e Adoráveis Mulheres, mas é sempre melhor ler o livro primeiro mesmo. Espero que você goste tanto dos livros quanto de suas adaptações.
      Beijos!

      Excluir
  2. Amei seu post e indicações. Não conhecia a minissérie North and South e fiquei interessadíssima!!!!

    AMEI!<3
    Bjokas!
    http://cronicasdeeloise.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi oi!
    Eu adorei o post, e estou vendo que preciso ver Orgulho e Preconceito logo. Acho que de todos os filmes citados tem dois que pretendo ver agora em Novembro.

    Beijoss, Enjoy Books

    ResponderExcluir
  4. Credo, eu nunca vi nenhum dos que você mencionou e olha que gosto muito do gênero, que vergonha. Tenho vontade de ver Orgulho e Preconceito, assim como quero muito ler o livro.
    Vou anotar as demais dicas. E boa sorte a todos que participarem do sorteio, estou indo lá dar uma olhadinha rsrs

    Beijos.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. dessa lista só assisti os dois primeiros e amo Orgulho pq Keira é Keira, né? hahahah <3
    os outros eu não assisti e confesso não ter mto entusiasmo para tal...
    bjs...

    ResponderExcluir
  6. Oi Malu! Sou cinéfilo amante de filmes de época e já assisti a muitos filmes, e da sua lista já assisti a orgulho e preconceito e também a pra sempre cinderela, acho os dois lindos demais. Vai estrear agora em dezembro um que se chama Tulips Fever, creio que vc vai adorar! Procure o trailer que vc vai adorar, em português amor e tulipas. Fica a dica.
    Um abraço da equipe AMORES E LIVROS.

    ResponderExcluir
  7. Pra sempre Cinderella é a melhor releitura deste conto de fadas!!!
    Amei o post e me deu vontade de rever todos.
    Meu Amor Pelos Livros
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Oláááá!
    Da sua lista o único que não assisti foi: North and South.
    Anotado para mais uma aventura. rsrs Adorei a lista, perfeita!
    Nizete
    Cia do leitor

    ResponderExcluir
  9. Oi, Maria

    Dentre essea eu assisti apenas Para Sempre Cinderela, que, por sinal, assisto sempre que repete! Hahaha
    Não conhecia Amor e Inocência, mas fiquei com uma super vontade de ver, ainda mais por ter o James, que eu adoro!

    Beijos
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  10. Heiii, tudo bem?
    Ahh que post lindo!
    Amoo romances de epoca, mas confesso que ando apenas lendo e mal vejo tV.
    Ainda nao conhecia varias das suas indicações, e fiquei curiosa.
    Ótimo post e amei as dicas.
    Beijos.

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  11. Amei seu post
    Só não conhecia o North and South, mas fiquei interessada e vou pesquisar.
    Dica anotada!

    Bjs
    Suka
    http://www.suka-p.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oi!
    Vou anotar todas as dicas, eu adoro uma história de época e faz tempo que quero assitir uma série nessa temática <3

    ResponderExcluir
  13. Oi, como eu não sou dada a assistir filmes, nunca assisti esses, mas já ouvi falar muito no para sempre sinderela e no orgulho e preconceito e já li o livro, e tenho vontade de ler o livro da elizabeth gaskell.

    ResponderExcluir
  14. Olá Malu!
    Não assisti nenhum dos filmes ou séries que você citou, acredita? Eu amo Orgulho e Preconceito, mas nunca assisti!
    Fiquei muito curiosa para ver North and South.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  15. Oi,
    desses assisti apenas orgulho e preconceito e para sempre cinderela e os amei do fundo coração, este segundo inclusive perdi as contas das vezes que assisti, ele é maravilhoso e vou continuar assistindo sempre que der por toda a vida hahaha os demais vou tentar conhecer em algum momento no futuro.

    Abraços!
    Nosso Mundo Literário

    ResponderExcluir
  16. Olá!

    Estou me sentindo uma Neandertal por nunca ter assistido nenhum dos filmes que você citou em seu post. Não sei porque, só sei que nunca assisti. hahaha Super obrigada pela dica e quando eu tomar vergonha na face eu juro que vou assistir pelo menos uns dois desses que você citou, pois gosto muito de filmes com essa ambientação. Obrigada pelas dicas!

    Ingrid Cristina
    Blog Catarse Literária

    ResponderExcluir
  17. Oie amore,

    Estou meio por fora desse universo de época, mas gostei das dicas.

    Beijokas!
    www.facesdeumacapa.com.br

    ResponderExcluir
  18. Adorei sua lista. Conhecia várias indicações que nunca vi. Estuou me aventurando pelos romances de época só agora e com certeza verei alguns desses títulos.
    bjs

    ResponderExcluir
  19. Olá!

    Das suas indicações só assisto Orgulho e Preconceito (um milhão de vezes) e Para sempre Cinderela, mas já anotei as dicas, pois adoro filmes de época e fiquei bem curiosa para assistir alguns que indicou.

    Beijos

    ResponderExcluir
  20. Adorei as indicações. Sou apaixonada por filmes de época. Eles tem um encanto diferente

    ResponderExcluir

Apaixonada por literatura desde pequena, nunca consegui ficar muito tempo sem um livro na mão. Assim, o Dicas de Malu é o espaço onde compartilho um pouco desse meu amor pelo mundo literário.




Facebook

Ofertas na Amazon

Instagram

Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Mais lidos

Twitter

Newsletter

Arquivos

Editoras parceiras