[Resenha + Sorteio] Um encontro de sombras

Autora: V. E. Schwab
Editora: Record
Páginas: 560
Comprar: Amazon
Exemplar recebido de cortesia da editora
Sinopse: “Kell e Lila estão de volta nesta sequência de Um tom mais escuro de magia Quatro meses se passaram desde que a pedra sombria caíra nas mãos de Kell. Quatro meses desde que seu caminho cruzara com o de Delilah Bard. Quatro meses desde que Rhy fora ferido, que os gêmeos Dane foram derrotados e que a pedra fora enviada com o corpo moribundo de Holland, pelo portal, de volta para a Londres Preta. Em diversos aspectos, as coisas quase voltaram ao normal, apesar de Rhy ficar mais tempo sóbrio e de Kell estar sempre assolado pela própria culpa. Inquieto e tendo desistido dos contrabandos, Kell é frequentemente visitado por sonhos sobre acontecimentos mágicos de mau agouro, acordando apenas para pensar em Lila, que desapareceu no píer como sempre desejara fazer. Conforme a Londres Vermelha finaliza as preparações para os Jogos Elementais (uma competição de magia internacional e extravagante com o intuito de entreter e manter saudáveis os laços entre os países vizinhos), certo navio pirata se aproxima, trazendo velhos amigos de volta ao porto da capital. Mas, enquanto a Londres Vermelha está absorta em bajulações e nas emoções dos Jogos, outra Londres está gradualmente voltando à vida, e aqueles que se pensava estarem perdidos para sempre retornaram. Afinal, uma sombra que se esvai no meio da noite reaparece pela manhã, e tudo indica que a Londres Preta se ergueu novamente. Sendo assim, para manter o equilíbrio da magia, outra Londres deve perecer.”

Olá, leitores! Como vocês estão? Antes de iniciar a resenha de hoje quero contar que ontem foi aniversário de 2 anos do Dicas de Malu. Infelizmente, não consegui fazer um post aqui para marcar a data, porém, quero agradecer a todos vocês que me acompanham aqui. Esse é um projeto que eu faço com muito amor e agradeço de coração a todos que participam dele!
E, para não deixar a data passar sem nenhuma comemoração, escolhi uma leitura que eu amei para fazer resenha e um sorteio bem legal para vocês. Ano passado, eu adorei Um tom mais escuro de magia, da V. E. Schwab, e agora fui novamente conquistada pelo universo que ela criou em Um encontro de sombras. Por esse motivo, vou sortear um kit contendo um exemplar desses dois livros.  As regras estão no final do post, mas, antes, vamos à resenha, né?
Por se tratar do segundo volume de uma trilogia, essa resenha pode conter spoilers para quem não leu o primeiro. Então, se esse é o seu caso, recomendo ler a resenha sobre Um tom mais escuro de magia aqui.

Um encontro de sombras se inicia quatro meses após os acontecimentos do livro anterior. Delilah Bard partiu de Londres em busca de aventuras e um navio para si. Ela está agora a bordo do Night Spire, comandado por Alucard Emery, um homem esperto e sedutor, que parece ter tantos segredos sobre o passado quanto ela própria. Já Kell e Rhys permanecem na Londres Vermelha, lidando com as consequências de seus atos no primeiro livro. Kell perdeu a confiança do rei e, com isso, a pouca liberdade que tinha. Seus passos são vigiados de perto por guardas, ele está cada vez mais deslocado dentro da corte e se sente sufocado por carregar a responsabilidade pela vida de seu irmão. Já Rhys perdeu sua inocência e jovialidade ao lidar com a culpa pelo que fez e o fato de que sabe o peso que está representando para Kell. Ele, apesar de querer viver, às vezes sente que merecia, e até preferia, ter morrido ao invés de seu irmão precisar compartilhar a vida com ele. 



Acredito que sempre que gostamos muito do primeiro volume de uma série ou trilogia, sentimos uma empolgação para ler a continuação e, ao mesmo tempo, medo de que ela não seja tão boa quanto livro anterior. É a famosa “maldição do segundo livro”, que, felizmente, não afetou Um encontro de sombras.
“Ela não tinha dúvida de que seus caminhos se cruzariam novamente. E, quando se encontrassem, ela mostraria o que era capaz de fazer”
Nesse livro, V. E. Schwab expande o universo que antes ela só havia apresentado. Então, se no primeiro livro somos apresentados ao conceito das quatro Londres e descobrimos que a magia estava ou esteve presente em todas elas de alguma forma, nesse livro vamos conhecer mais a fundo cada uma dessas Londres, especialmente a Vermelha, bem como o conceito de magia presente nesse universo. Em especial, gostei de conhecer mais sobre a parte política da Londres Vermelha e achei interessante como a autora usou elementos da história da Inglaterra na Londres Cinza. Para quem não sabe, essa versão de Londres na história é a real, porém, no século XIV, e o rei e príncipe citados realmente existiram.
"– Vi pessoas pecarem em nome de Deus e em nome da magia. As pessoas abusam de seus poderes superiores, não importa qual forma tenham."
Outro aspecto me chamou a atenção foi como a autora conseguiu trazer muitas informações novas sobre esse universo, incluindo uma boa dose de novos personagens, além de desenvolver os personagens antigos, mas sem perder o ritmo. Todos os elementos novos são inserido na trama de uma maneira natural, sem perder tempo com explicações excessivas, mas também não deixando que o leitor fique confuso.
Muitas coisas acontecem nesse segundo volume e a trama é dividida em núcleos diferentes durante a maior parte do livro. Lila está com a tripulação do navio Night Spire, Kell e Rhy permanecem na Londres Vermelha, há o núcleo da Londres Cinza em que Kell também transita e há ainda uma parte envolvendo dois outros personagens que não posso revelar quem são, pois seria um grande spoiler. Todas essas subtramas paralelas poderiam tornar a leitura confusa ou cansativa, correndo o risco de quebrar o ritmo da leitura. Porém, V. E. Schwab conseguiu conduzir a história de um modo que todos esses núcleos se tornassem interessantes e fossem sendo ligados ao longo do livro.
Além disso, gostei muito de como a magia foi mais explorada nesse livro. Alguns personagens se dedicarão mais a aprender como usá-la e durante toda a leitura vai sendo apresentado o conceito de magia dentro daquele universo. Em alguns aspectos, me lembrou um pouco a definição da Força em Star Wars, o que eu achei muito interessante. Além disso, há uma competição durante o livro que mostra como cada povo dentro do mundo da Londres Vermelha entende a magia e faz uso dela. Aliás, esse torneio é interessante tanto por trazer mais ação para o livro, quanto por dar uma dimensão mais exata da importância da magia e seu uso naquele mundo, bem como da situação política dos três reinos que o compõem.
"– Força e fraqueza são coisas entrelaçadas. São muito parecidas, e muitas vezes as confundimos, da mesma forma como confundimos magia e poder."
Mas, não adianta, o que sempre é determinante para um livro me conquistar são os personagens e, claro, eles foram o aspecto que mais gostei em Um encontro de sombras. Com relação ao trio principal, eu gostei muito de ver o quanto eles ganharam em complexidade. Nenhum dos três poderia passar sem mudanças pelos acontecimentos do livro anterior e achei interessante ver como cada um deles lida de maneira diferente com as marcas, visíveis ou não, daqueles eventos.


Lila ganhou, merecidamente, mais destaque nesse livro e, na minha opinião, se tornou a protagonista. Se no primeiro livro, ela estava em uma jornada por sua liberdade, nesse ela entrou por um caminho de autodescoberta. Lógico que ela continua impulsiva e metendo os pés pelas mãos em vários momentos, mas ela está começando a entender quem é e o que pode fazer. Além disso, admiro que, por mais que ela faça besteiras, está sempre disposta a assumir as consequências dos seus erros.
"Ela distorcera a maioria das regras. Quebrara as demais. E queria saber por quê. Como. Se ela era apenas um pontinho no universo, uma anomalia, ou se era algo mais."
Por outro lado, o Kell está ainda mais fechado que no livro anterior. Ele se culpa pelo que aconteceu e carrega um peso enorme pela responsabilidade que tem com a vida do irmão. Aliás, Kell é um dos melhores anti-heróis que já li; complexo, cheio de medos e dúvidas, que guarda uma raiva enorme dentro de si, mas também capaz de amar e ser profundamente leal. É um personagem que carrega a dicotomia entre o bem e o mal o tempo todo, o que o torna mais humano e, consequentemente, mais interessante.
“Invejava o fato de que aquela garota da Londres Cinza estava lá fora em algum lugar, vendo partes do mundo que Kell, um habitante da Londres Vermelha, um Antari, nunca tinha vislumbrado.”
Já o Rhy é o meu amorzinho, não tem jeito. Eu já havia sido conquistada pelo seu jeito leve de levar a vida e seu senso de humor afiado. Porém, desde o primeiro livro estava claro que ele era mais do que um príncipe brincalhão e isso se acentua nesse segundo volume. Rhy perde grande parte da sua inocência e encantamento pela vida e passa a carregar um peso que não apenas o torna mais interessante, como também aumenta a empatia do leitor por ele.
Há também muitos personagens novos, mas o que mais se destaca é Alucard Emery. O capitão do navio Night Spire é um personagem carismático, com um humor inteligente e um passado tão misterioso quanto o de Lila. A princípio, ele parece ser apenas um pirata muito espero, porém, ao longo do livro percebemos que ele é muito mais do que aparenta e isso o torna mais interessante a cada nova revelação. Ainda há muito para ser mostrado sobre ele e não tenho dúvidas de que ganhará mais espaço no próximo livro e estou muito ansiosa para ver a relação dele com um outro personagem da trama.
E por falar na ansiedade pelo terceiro livro, o final de Um encontro de sombras é ainda mais impactante do que o primeiro livro. Se Um tom mais escuro de magia se encerra com um final amarrado, mas com ganchos para a continuação, esse segundo volume termina totalmente em aberto. Apesar de ficar claro o rumo que a história estava tomando, teve uma pequena reviravolta no final que tornou tudo ainda mais desesperador. Então, fica aqui o meu apelo para que a Record publique a continuação logo, porque eu preciso de respostas.


Então, só me resta dizer que Um encontro de sombras conseguiu superar todas as altas expectativas que eu tinha desde que li Um tom mais escuro de magia. Os personagens se mostraram ainda mais interessantes, o universo foi expandido e gostei muito do rumo para onde a trama foi conduzida. A escrita da autora está ainda mais envolvente e a leitura flui muito bem. Para quem ama fantasia e gostou do primeiro livro, pode se preparar para ficar novamente fascinado com o mundo criado por V. E. Schwab.
Agora, falando sobre o sorteio, ele terá apenas um vencedor que ganhará um kit contendo um exemplar de “Um tom mais escuro de magia” e um de “Um encontro de sombras”. Para concorrer, as regras são as seguintes:
◈ Cumprir todas as entradas obrigatórias do formulário
◈ Na opção visitar a página no Facebook é necessário curtir a página e não apenas visitar
◈ Residir em território nacional
◈ O sorteio se inicia no dia 22/01/2018 e vai até às 23:59 do dia 05/02/2018
◈ O resultado sai no dia 06/02/2018 e o vencedor terá 72h para responder ao e-mail sobre o resultado com as informações para envio.
◈ O prêmio será enviado em até 30 dias após o resultado do sorteio.
◈ O Dicas de Malu não se responsabiliza por danos ou extravios dos Correios.


a Rafflecopter giveaway

27 comentários:

  1. Olá, parabéns por mais esse ano de projeto e obrigada.
    Participando.
    e-mail: lumetthy@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Luma! Muito obrigada!
      Obrigada por participar do projeto. Boa sorte!
      Beijos!

      Excluir
  2. Olá...
    Eu AMEEEEEEEI Um Tom Mais Escuro de Magia! A autora soube muito bem criar um universo totalmente novo e espetacular! Infelizmente, ainda não tive oportunidade de ler o segundo volume, mas, gostei de saber que você gostou e que a autora trouxe novas informações mais personagens.
    Espero poder ler em breve...

    Sobre o sorteio, é claro que vou participar!
    Nome de seguidor: Diane Ramos email: deibediane@gmail.com

    http://coisasdediane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Diane!
      Que bom saber que você também gostou de Um tom mais escuro de magia. É um dos meus livros de fantasia favoritos. Espero que você leia Um encontro de sombras e goste da leitura tanto quanto eu.
      Obrigada por participar e boa sorte!
      Beijos!

      Excluir
  3. Desculpe, meu nome de seguidor é Coisas de Diane.

    Torcendo pra ganhar rsrsrs...

    ResponderExcluir
  4. Malu tudo bem?
    Que demais essa dica, fiquei encantada pela obra, mas por milagre não irei participar hahahaha deixarei alguém que deseje mais ganhar essa obra.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Morgs! Tudo bem, e você?
      Fico feliz que tenha se interessado pela obra. É uma pena que não participe do sorteio.
      Beijos!

      Excluir
  5. Ah que estou louca para ler e já estou participando *_*


    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  6. Olá!

    Tentei ler o primeiro e a leitura simplesmente não fluiu, então infelizmente não tenho pretensão de continuar a série, até já desapeguei dele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Kamila! Tudo bem?
      Que pena que o primeiro livro não te agradou. Mas tem leituras que realmente não funcionam para gente. Se um dia mudar de ideia, o segundo livro é muito legal.
      Beijos!

      Excluir
  7. Participando!! Curti no Facebook como Gabriele Oliveira.
    gabrielemorais3030@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gabriele!
      Obrigada por participar! Não esqueça que tem que seguir o blog também, tá? É uma entrada obrigatória do sorteio.
      Boa sorte!
      Beijos!

      Excluir
  8. Parabéns pelos 2 anos, que vocês continuem arrasando.
    Também morro de medo da maldição do segundo livro e confesso que ela sempre me pega rsrs, mas que bom que com você foi diferente. Normalmente o primeiro livro é introdutório, isso explica essa expanção, já que o leitor já está mais familiarizado. Não conhecia o livro, mas parece ser muito bom. Deixo a dica anotada e desejo boa sorte a todos os participantes do sorteio.

    Beijos.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Eita que resenha, fiquei louca pelo livro só de ler você falando sobre ele!!! Parece ser uma leitura muito envolvente e adorei a capa, está linda.

    ResponderExcluir
  10. Eu amei o primeiro livro e quero muito ler essa continuação, a construção de universo é maravilhosa!
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  11. Oi tudo bem?
    Não ligo para spoilers, pois me deixa mais ansiosa por ler kkkk, agora falando sobre a série, eu peguei para ler o primeiro livro umas três vezes, sempre deixava para depois, puxa vida agora encantou com sua resenha parabéns, vai ser o próximo. Obrigado, bjs!

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Fico contente em saber que a autora manteve o mesmo nível de escrita e fluidez nesse segundo livro. Não sabia que se tratava de uma trilogia e ai fico na dúvida se leio ou se aguardo para ler tudo junto.
    Sua resenha me deixou empolgada com a narrativa e vou colocar na minha listinha. Espero que a editora traga o terceiro livro logo.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  13. Oi Malu, estou super empolgada com a leitura, achei as capas lindas e como a resenha era sobre o segundo livro, li apenas os quotes, porque odeio spoilers. Mas de qualquer forma fiquei com dúvida sobre minha participação, porque não tenho Instagram nem Twitter. Já estou seguindo o blog e curti a página... Espero que possa participar do sorteio mesmo assim. Beijinhos. Torcendo para conhecer esses dois primeiros livros da saga.

    Nara Dias
    www.viagensdepapel.com

    ResponderExcluir
  14. Oiii!

    Primeiramente parabéns pelo blog!!! Muito sucesso, que seja um ano cheios de novidades por aqui! Eu ainda não li essa obra, mas fiquei muito feliz em ver sua resenha e saber que o segundo livro foi tão bom quanto o primeiro, e principalmente que o universo foi expandido. Gostei bastante.

    Boa sorte aos participantes.

    Beijinhos,

    ResponderExcluir
  15. Oie!
    Li o primeiro livro da série e ameiiiiiiiii tanto que nem sei, por isso só li o último paragrafo da sua resenha, por conta dos spoilers hehehe, mas assim como você espero que esse segundo livro supere todas as minhas expectativas, pois são muitas! A autora tem uma escrita maravilhosa, e os personagens são tão misteriosos, louca pra saber mais sobre eles e sobre esse universo tão incrível que ela criou!

    Beijos,
    Eli - Leitura Entre Amigas
    http://www.leituraentreamigas.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Ah, já ia esquecendo, PARABÉNSSSSS!!! Muitos, e muitos anos para o seu blog! Muito sucesso, é muito bom quando nos dedicamos a fazer algo que gostamos! <3

    ResponderExcluir
  17. oie como vai?
    eu sou louca pra ler esse livro mas infelizmente ainda não tive tempo de engatar no primeiro kkk

    ResponderExcluir
  18. Oi, Gessica! Tudo bem?
    Muito obrigada pelos votos! Desejo o mesmo para você!
    Fico feliz que tenha gostado da resenha e fico feliz que tenha se interessado pelo livro.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  19. Oi, tudo bem?
    Adorei sua resenha! Quero ler este livro, mas ainda não li o primeiro, então vou ter que esperar!
    Bjs

    ResponderExcluir
  20. Participando! Uhulll! Parabéns! 😍 Parece ser livros incríveis! Quero muito ler!
    Email: nicolegoncalvessantoss@hotmail.com
    Instagram: @nicolenosferatu
    Facebook: Nicole Gonçalves

    ResponderExcluir

Apaixonada por literatura desde pequena, nunca consegui ficar muito tempo sem um livro na mão. Assim, o Dicas de Malu é o espaço onde compartilho um pouco desse meu amor pelo mundo literário.




Facebook

Ofertas na Amazon

Instagram

Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Mais lidos

Twitter

Newsletter

Arquivos

Editoras parceiras