[Resenha] Treze


Autora: FML Pepper
Editora: Galera Record
Páginas: 406
Comprar: Amazon
Livro recebido em parceria com a editora
Sinopse: "O azar pode ser a sua ruína. A sorte também. Da mesma autora da trilogia Não pare! Rebeca. Uma garota sem escrúpulos ou fé, criada para ser ladra. O esquema para o novo e maior golpe de sua vida é irretocável, perfeito... até encontrar Madame Nadeje, a enigmática cartomante do decadente parque de diversões. Ouvir seus segredos mais íntimos seguidos de profecias perturbadoras, entretanto, não impedem Rebeca de ir adiante. Seu mundo matemático e lógico desmorona ao enfrentar as previsões da vidente, e sua vida se transforma em um pesadelo. Karl, um orgulhoso e passional lutador de MMA, passa por uma grande decepção. Incapaz de aceitar derrotas, ele comete um erro estúpido e, de herói, se torna vítima em segundos. Um acidente deixa em seu cérebro um coágulo inoperável que pode se romper num piscar de olhos. Determinado a esconder a terrível condição de todos, ele resolve levar uma vida tranquila e passar longe de brigas. Um plano perfeito... até conhecer Rebeca. "

Uma das melhores alegrias que um leitor pode ter é a de ler um livro sem expectativa, ou até com receio, e se ver apegado a ele depois de concluir a leitura. Recentemente, tive essa experiência com o livro Treze, da autora FML Pepper, lançado em 2017 pela Galera Record.
O livro traz a história de Rebeca, uma jovem hacker que foi criada para não acreditar em sorte, destino, fé ou amor. Para ela, o amor é uma fraqueza e o mundo pode ser explicado apenas com base em números e estatísticas. Por isso, quando sua única amiga, Suzy, a leva a uma cartomante em parque de diversões, Rebeca já imagina se tratar de uma charlatã que quer tirar o dinheiro delas.
No entanto, a cartomante faz previsões que mudariam a vida de Rebeca. O plano dela e da mãe de aplicar um golpe e fugir do país não daria certo, ela iria para uma faculdade e teria que se mudar para outra onde ela encontraria o seu décimo terceiro namorado, que seria o amor de sua vida. É claro que Rebecca não acredita em nada, mas quando todas as profecias começam a se confirmar, ela teme que o seu grande amor pode estar perto de aparecer.
“– Eu acredito no resultado das ações, no que vejo, no que consigo tocar. No dia em que encontrar com Deus ou com a “Dona Sorte”, mudo de ideia, está bem?”
Paralelamente, temos a história de Karl. Ele era uma jovem promessa do MMA e na noite da sua maior conquista, vê seu mundo virar de cabeça para baixo. Bia, sua namorada, já estava com outro e põe fim ao relacionamento dos dois. Transtornado, ele sofre um acidente de moto que mudará a forma como leva sua vida. Um coágulo na cabeça faz com que ele precise abandonar a luta e mudar seu estilo de vida.
Em uma única noite, Karl perde tudo: a namorada que amava, a profissão que era o seu sonho e os amigos que o abandonaram na dificuldade. Mas ele aceita mudar de vida por sua mãe, que está com câncer e não pode passar por fortes emoções, especialmente a perda de um filho. Por ela, Karl faz o possível para manter uma vida equilibrada e minimizar os riscos de que o coágulo em sua cabeça se rompa.


Como eu disse no início da leitura, tive um certo receio antes de ler Treze e comecei a leitura sem expectativas. Isso se devia em grande parte ao fato de que a FML Pepper é uma das autoras nacionais mais queridas da atualidade e esse seria meu primeiro contato com sua escrita. Então, meu medo era esperar muito do livro e me decepcionar. Porém, como já tinha dito, o livro me cativou e terminei a leitura muito apegada aos personagens.
Desde o início, temos uma narrativa alternada entre Rebeca e Karl, começando dois anos antes e, depois, indo para o presente. Isso permite conhecer os dois antes dos acontecimentos que mudariam suas vidas e entender um pouco melhor como foram afetados por eles.
Admito que tive dificuldade de gostar da Rebeca no começo. O jeito cético dela dificultou para que eu sentisse alguma identificação. Além disso, ela é bastante encrenqueira, o que pode ser irritante em alguns momentos. Porém, apesar de tudo, é evidente que essa personalidade mais difícil é tanto resultado da criação que ela recebeu quanto uma forma que ela encontrou de se defender. Então, mesmo sentindo vontade de sacudi-la em alguns momentos, eu acabei me sensibilizando e torcendo por ela.
Já o Karl foi o que mais me surpreendeu. Eu comecei o livro detestando o jeito orgulhoso e possessivo dele, que parecia o típico mocinho macho alfa que me irrita. Porém, o acidente faz com que ele perca tudo e ganhe uma nova responsabilidade: precisava mudar de vida para se preservar e não aumentar o sofrimento da mãe. E foi justamente esse lado dele como filho que derreteu meu coração. Ele muda por ela e demonstra ter uma capacidade de amar intensamente. Além disso, é cativante ver como, apesar de todas as provações e decepções que enfrentou, ele conseguiu se tornar uma pessoa melhor e ainda manter um jeito divertido e charmoso.
Gostei bastante de como o romance se desenvolveu, pois, apesar de haver uma clara atração entre a Rebeca e o Karl desde o primeiro momento em que se encontram, eles vão se apaixonando gradativamente. Além disso, eles funcionam muito bem juntos. Os dois possuem traumas do passado que os aproximam e suas personalidades distintas acabam se equilibrando. Aliás, acho que Karl oferece justamente o que faltava na vida de Rebeca: a capacidade de amar e, principalmente, de acreditar. 


A trama se desenvolve de um jeito muito gostoso, sem perder o ritmo. Os personagens secundários não são muito explorados, mas contribuem significativamente para o andamento da história. O destaque é, sem dúvida, a melhor amiga da Rebeca. Suzy é uma personagem engraçada e que faz de tudo para ajudar a amiga a seguir por um caminho correto, mesmo quando isso envolve dar broncas muito necessárias. Além dela, há ainda a família do Karl que é maravilhosa e proporciona alguns dos momentos mais leves e divertidos do livro.
Há ainda a madame Nadeje, a cartomante que faz as previsões para Rebeca. Ela aparece em poucos momentos da trama, mas rouba a cena com seu jeito esperto e divertido. Adorei ver a interação dela com a Rebeca e o modo como ela testa o ceticismo da menina.
“O tempo é precioso? Claro que sim! Mas o mais importante é como você o utilizará, o que você fará com o milagre de piscar e continuar a respirar. Ame um dia de cada vez. Viva um dia de cada vez. Alegre-se com o agora como se fosse o último instante da sua vida. Experimente a felicidade, aceite-a apaixonadamente e de braços abertos sem saber o que será do amanhã.”
No entanto, apesar de ter gostado muito da leitura, preciso fazer duas ressalvas. A primeira é em relação ao enredo que é bastante previsível e com clichês. Em alguns aspectos, me lembrou um pouco um filme que adoro chamado As sete regras do amor (que eu recomendo, aliás). Outro ponto que me não me agradou totalmente foi o final, que achei um pouco corrido. O livro não deixa pontas soltas, mas queria que alguns acontecimentos fossem mais explicados.
Isso não chegou a prejudicar a leitura para mim, pois me vi tão cativada pelos personagens que mergulhei completamente na leitura. Além disso, a escrita da FML Pepper é realmente envolvente e entendi o motivo de tantas pessoas gostarem de seus livros. Achei que ela soube dosar o romance, o humor e a ação na trama, sem pecar pelo exagero. Aliás, nem nas cenas mais quentes entre Karl e Rececca há excessos. Elas não são vulgares e nem frequentes no livro, acontecendo sempre de modo natural.
Com relação à edição, eu achei que a Galera Record caprichou bastante. A capa, além de linda, tem tudo a ver com o livro. As páginas são amareladas e o tamanho da fonte e espaçamento tornaram a leitura confortável.
Assim, só posso me dizer que Treze, apesar de ter alguns clichês, conseguiu me surpreender em muitos aspectos. Trata-se um romance moderno, divertido e cativante, e que ainda tem uma mensagem bonita sobre amor e fé. Terminei a leitura feliz por finalmente ter conhecido a escrita da FML Pepper e muito mais apegada aos personagens dela do que poderia esperar. Recomendo muito para quem procura um livro leve e divertido, para ler sem muitas expectativas e se apaixonar junto com os personagens. 

34 comentários:

  1. Eu sou mega suspeita porque AMO a Pepper e amei a trilogia Não Pare!
    Ainda não tive a oportunidade de ler essa obra, mas vou reverter essa situação jájá!
    Gostei bastante de conhecer um pouco mais sobre a obra aqui e vou já me preparar para suas ressalvas! huahuahua
    Adorei a resenha e obrigado pela dica!!!

    Beijinhos!

    #Ana Souza
    https://literakaos.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ana! Tudo bem?
      Eu ainda não li essa trilogia, mas agora estou bastante curiosa. Eu gostei bastante de Treze, apesar dos clichês, e fiquei bastante apegada aos personagens. Espero que goste da leitura.
      Obrigada! Fico muito feliz que tenha gostado da resenha.
      Beijos!

      Excluir
  2. Olá! Que fotos lindas!! A resenha ficou incrível, me senti muito tentada a ler o livro.. A melhor coisa é começar livros sem expectativa e ama-los no final! Com certeza leria este livro e sua resenha me serviu alem de conhecer a autora e essa obra, aumentar minha lista de livros hahaha!

    Beijos,
    Conta-se um Livro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ritchelly! Tudo bem?
      Muito obrigada! Adorei saber que você gostou da resenha e das fotos.
      Fico feliz que você tenha se interessado pelo livro e espero que goste da leitura tanto quanto eu.
      Beijos!

      Excluir
  3. Oiii Malu tudo bem?
    Fiquei bem interessada em ler esse livro, ainda mais que todo esse lance de cartomante e ser da Fml uma das autoras mais renomadas da atualidade e sendo nacional, dic anotada e e amei essa capa.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Morgs! Tudo bem, e você?
      Que bom que se interessou pelo livro. Foi meu primeiro contato com a escrita da FML Pepper e gostei bastante da escrita dela, além de também ter amado a capa. Espero que você goste da leitura também.
      Beijos!

      Excluir
  4. Oi, Gessica! Tudo bem?
    Também me surpreendi bastante com o livro, não esperava gostar tanto da leitura. Fico feliz de saber que você também gostou e estou curiosa para ler os outros livros dela.
    Obrigada, fico feliz por você ter gostado da resenha.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Ainda não li nada da autora, mas esse livro me chamou bastante atenção! Mesmo que alguns detalhes sejam clichês, me parece ser um romance gostoso de ser lido. Ainda pretendo lê-lo em breve =) Adorei sua resenha e os pontos ressaltados!

    Um beijo, Por Amor aos Livros

    ResponderExcluir
  6. Olá, eu acompanho a autora pelas redes sociais (ela é super simpática, por sinal) mas ainda não li nenhum dos livros dela. Penso em começar por esse, pois mesmo com suas ressalvas, me parece ter personagens e um enredo super interessantes.

    ResponderExcluir
  7. Oi tudo bem?
    Amei as tuas fotos, tô louca pra ler esse livro, gostei muito da premissa, apesar de ser uma trama bem adolescente, acho que eu iria muito gostar.
    E Essa capa está linda demais.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Oie
    não é o tipo de leitura que procuro mas ainda assim parece ser absurdamente interessante pois escuto falar muito bem da autora e esta com um enredo muito legal, então bela resenha e dica

    beijos
    http://www.prismaliterario.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    O que mais gostei dessa história foi como a Pepper conduziu o misticismo e todas as previsões de Madame Nadeje, o romance em si ficou legal também e a capa realmente está linda e com uma escrita fluida.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  10. Eu já conheço o trabalho da Pepper, por isso não tenho receio ou mesmo medo de me jogar nesta leitura. Mas confesso que você não foi a primeira a falar deste final mais corrido.
    Bjs Rose

    ResponderExcluir
  11. Oi amada! Eu amooo os livros da Pepper, eles sempre me cativam, principalmente os personagens e o jeito de escrever dela, esse ainda não li, e espero logo ler! Beijos
    Paula Juliana
    https://overdoselite.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Eu nunca li nada da Pepper, mas quando esse saiu fiquei morta de curiosidade! Eu vejo muita gente que tem um gosto parecido com o meu gostando, mas ainda assim fico com um pé atrás :(

    ResponderExcluir
  13. Ahhh, eu quero MUITO ler um livro da Pepper! Só ouço elogios a essa mulher, e queria muito conferir essa obra! Apesar de ser um calhamaço, queria muito, muito mesmo! Depois da sua resenha minha vontade só aumentou! ♥

    ResponderExcluir
  14. Oi, tudo bem?
    Sou mega fã da Pepper, adquiri Treze na Bienal do Livro do RJ mas até hoje não li, acredita? É tanto livro na frente, e também tive uns imprevistos depois da Bienal que acabaram atrasando minhas leituras. Mas eu pretendo lê-lo ainda esse ano, porque eu simplesmente amei a premissa do livro e a capa está espetacular.

    Bjs
    Blog Tell Me a Book

    ResponderExcluir
  15. Olá, realmente a capa do livro é linda demais,fiquei surpreendida, o 13° namorado, meu deus já tenho 20 e não tive nem o primeiro direito, queria ser sortuda assim kkk.
    eu não leio muitos romances, mas quando leio não gosto que eles sejam clichês,então história previsiveis não me agradam, gosto de surpresas,maas o filme que você recomendou eu com certeza irei assistir.

    ResponderExcluir
  16. Oi!
    Eu nunca li nada da FML, mas morro de vontade porque ela é uma fofa com os leitores.
    Gostei de saber mais sobre o livro aqui no seu blog, realmente tem alguns clichês que conseguem prender o leitor, e adoro quando isso acontece pois se torna uma leitura despretensiosa.
    Espero em 2018 poder conhecer o trabalho da autora

    ResponderExcluir
  17. Preciso dizer que tenho um amorzinho pelos livros da Editora, e em sua maioria não me decepcionam, amei a premissa da história e nem mesmo conhecia a obra mas ja quero ler!

    ResponderExcluir
  18. Gosto de todo essa base mistica desse livro e nunca li nada da Pepper, talvez esse seja uma boa pedida, mesmo com todo esse clichê que mencionou e como não vi o filme, não terei parâmetros rsrs. Quero ler Malu.

    Beijos.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Eu amei tanto esse livro, assim como voce, nao esperava nadinha e me surpreendeu demais! O final me incomodou também, foi tudo tão corrido e sem aprofundamento, Rebeca me pareceu tão egoísta e mimada... Mas como não se apaixonar por esse casal, né?

    ResponderExcluir
  20. Olá, tudo bom?

    Eu só li Não Pare da FML Pepper e não gostei TANTO assim. Apesar de ter sido uma leitura prazerosa, tive algumas ressalvas que não em motivaram a ler as continuações (acabei deixando a trilogia de lado e fui ler outras coisas). Eu pretendo terminar, mas não estou animada para fazer isso urgentemente. Por outro lado, eu tinha gostado muito da premissa de Treze, ainda mais que quem me contou foi a própria autora durante a Bienal do Livro no RJ. Ela me encontrou na estante da Record e tratou logo de contar a novidade e eu fiquei curiosa para começar essa leitura. Entretanto, como eu não tinha dinheiro, acabei não comprando o livro e, depois, acabei esperando sair as resenhas para ver se seria uma obra que eu realmente gostaria de ler.
    A sua resenha, então, me estimulou a adquirir o livro. De tudo o que você citou, o que eu mais gostei foi ver a mudança que o Karl teve e foi motivado pelo sua mãe. Ele ter muitos "baques" na vida, com pessoas o abandonando simplesmente por ele não estar mais no "auge" e a doença da mãe se agravando, nos mostra o amor que ele sente por ela e como ele está disposto a fazer sacrifícios pelo bem dela. Estou instigada para começar logo essa leitura e conhecer tudo isso a fundo!

    Enfim, adorei a postagem e agradeço a indicação :)
    Abraços.

    ResponderExcluir
  21. Olá, tudo bem?

    Eu tenho esse livro mas ainda não tive a oportunidade de ler. E lendo sua resenha fiquei com muita vontade de ler. Confesso que comprei sem saber do que se tratava, comprei por ser da FML Pepper. Como você mesmo disse ela é autora queridinha hoje! Assim que voltar para casa irei ler.

    Beijos

    ResponderExcluir
  22. Oi, Malu! Td bem?
    Eu nunca li nada da Pepper, embora tenham me recomendado bastante. Acho que a primeira série dela, Não pare!, não chamou tanto minha atenção e aí que eu acabei não entrando no clima de para esse novo livro. Gostei bastante da sua resenha, ela foi bem realista sobre o que esperar do livro e fiquei curiosa para saber o desfecho da história.
    Bjos
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  23. Oii Malu, tudo bem? Que resenha linda! Adorei saber mais sobre esse livro e sua opinião sobre ele. Nunca li nada da autora mas tenho MUITA curiosidade, especialmente com esse novo livro que está ganhando vários elogios pela blogosfera! Espero ter a oportunidade em breve e me encantar com essa trama.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  24. Oi.
    Tenho a trilogia nao pare da autora aqui em casa, mas ainda não li. Eu gosto de clichês e cessa pegada de comédia romântica que até parece filme, mas antes de ler sua resenha eu pensei que o livro seria mais fantasia. Eu ia ler com expectativa totalmente errada... Ainda bem que li sua resenha... Kkkkk
    Pretendo ler a trilogia nao pare que tenho aqui antes de ler esse livro, mas ele entrou para A lista também.
    Beijos

    ResponderExcluir
  25. Não conhecia esse livro, mas parecer ser bem original o enredo na questão da construção dos personagens. Irá para a lista hahaha.
    /Juliane

    Ler, Resenhar e Postar

    ResponderExcluir
  26. Ainda não li nada da autora mas quero muito começar por este livro em função de achar a protagonista parecida comigo ( na questão da incredulidade).
    Amei a resenha e as fotos que você postou.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  27. Olá,

    Eu vejo muitas pessoas falando muito bem dessa autora, mas até hoje não tive a oportunidade de conhecer a escrita dela. Eu achei essa capa incrivelmente perfeita e a sua resenha está muito transparente e informativa, isso chamou muito a minha atenção e incentivou par ao meu desejo em conhecer a obra, amei! ♥

    → desencaixados.com

    ResponderExcluir
  28. Oiii!!!
    Tenho visto muito sobre esse livro, mas é a primeira resenha que leio sobre ele.
    Não fazia ideia sobre o que se tratava a história e depois de ler sua resenha fiquei interessada em ler. Fiquei bem interessada, principalmente por saber que a escrita da autora faz a leitura fluir, isso é tão bom, mas fico com um certo receio também quanto ao final, que você falou que ficou corrido. Mesmo assim, pretendo ler, considerando já suas ressalvas.
    Beijos

    ResponderExcluir
  29. Olá Malu!!!
    Posso dizer que a Galera sempre traz uma surpresinha aqui e ali que a gente não espera.
    Eu fiquei curiosa com o livro assim que bati o olho na capa, mas fiquei um tanto balançada se o livro chegará a me agradar se eu ler.
    Achei interessante que o personagem muda pela mãe e não pela Rebecca, pois já vi muito isso do cara mudar pela garota.
    De qualquer forma quem sabe eu leia o livro um dia desses ;)

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  30. Oi Malu, simplesmente amei a sua resenha.
    Acredito que seja a primeira que eu leio sobre o livro e confesso que imaginava uma historia totalmente diferente. Também não tive contato com a escrita da Pepper até agora, mas todos que a leem, amam as suas obras, né?
    Gostei da premissa do livro, adorei saber da semelhança com o filme, que eu também adoro e minha nossa... amo um clichezão hasuhausauhs

    beijos
    http://www.livrosetalgroup.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  31. Olá, tudo bom? Nossa, esse livro parece ser muito bom! Ah, com certeza vou querer tê-lo na minha estante. Já estou com a impressão de que vou gostar mais do Karl, por que será?

    Beijos,
    http://www.livroapaixonado.com.br/

    ResponderExcluir

Apaixonada por literatura desde pequena, nunca consegui ficar muito tempo sem um livro na mão. Assim, o Dicas de Malu é o espaço onde compartilho um pouco desse meu amor pelo mundo literário.




Facebook

Ofertas na Amazon

Instagram

Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Mais lidos

Twitter

Newsletter

Arquivos

Editoras parceiras