[Resenha] Aquilo que realmente importa

Autora: C. Nan Bianchi
Editora: Amazon
Páginas: 670
Ebook cedido pela autora
Onde comprar: Amazon
Sinopse: “Vanessa Zandrine tem 24 anos e não tem tempo. Totalmente focada no trabalho e em ser uma pessoa bem-sucedida, ela, como a maioria de nós, está vivendo no piloto automático. Até que um dia, um acontecimento indesejado a faz tirar o pé do acelerador e repensar: Será mesmo que aquilo que persegue com tanta obstinação é o que a fará feliz? Vanessa dá início à uma emocionante busca para encontrar aquilo que realmente importa e muitas mudanças, encontros especiais e pequenos presentes vão tornar essa sua jornada ainda mais memorável: a chegada de um curioso sofá, uma carta, a descoberta de uma intrigante comunidade de viajantes, o retorno do cara perfeito e as conversas com um inglês sem rosto na calada da noite. A vida de Vanessa definitivamente não está mais no automático, ela está com as rédeas nas mãos, mas nem tudo são flores nesse caminho. A felicidade reside à beira de um precipício e requer, acima de tudo, coragem para encontrá-la. Um livro sobre viajantes, descobertas e encontro da felicidade nas pequenas coisas. Um livro sobre o amor, sobretudo o próprio.”

Quando recebi a oferta da autora C. Nan Bianchi de ler e resenhar seu livro, Aquilo que realmente importa, fiquei imediatamente interessada pela sinopse: uma protagonista que está tão focada em seu trabalho e alcançar o que muitos consideram como ser bem-sucedido, que perdeu o foco do que realmente importava, até levar um baque que a leva a repensar o modo como conduzia sua vida. Além de ser um tema atual e necessário, acho sempre interessante quando a leitura nos permite acompanhar os personagens em uma jornada de redescoberta e amadurecimento.
De um modo geral, achei um livro bastante inspirador e que me fez refletir sobre muitas coisas. Toda a trajetória da protagonista me cativou, me deixou com vontade de sacudi-la em muitos momentos e, principalmente, me fez pensar. São vários temas abordados pela autora, mas todos eles ajudam o leitor a colocar a vida moderna em perspectiva.
“Às vezes, você tem que virar seu mundo do avesso para poder ver claramente. E, quando finalmente vê, percebe quanto tempo perdeu correndo atrás das coisas erradas.”
Assim, em Aquilo que realmente importa conhecemos Vanessa Zandrine, uma jovem de 24 anos que trabalha em uma grande marca de sapatos e que almeja conseguir em breve uma ótima promoção. O problema é que ela é totalmente obcecada por seu trabalho, não sobrando tempo para família, amigos, vida pessoal e, pior ainda, nem para ela mesma. Assim, sua vida se resume a trabalhar muito mais horas do que é paga e gastar todo o salário no shopping com compras que ela não precisa de fato. 


O livro é todo narrado pela perspectiva de Vanessa, o que ajuda muito o leitor a entender como ela tinha se desconectado de sua essência e seus valores estavam invertidos. Admito que inicialmente não é fácil gostar dessa protagonista. A maneira como ela trata a mãe e coloca o trabalho acima da família me irritaram muito, assim como sua submissão à chefe e seu apego às coisas materiais. No entanto, não deixa de ser um retrato fiel do que temos visto na sociedade moderna e acho difícil alguém conseguir não se identificar com pelo menos algum dos momentos vividos pela protagonista, por mais que seja doloroso reconhecer.
No entanto, é interessante ver como Vanessa vai evoluindo ao longo do livro. O acontecimento que a faz repensar sua vida é forte e torna compreensível o choque de realidade levado por ela. Além disso, a transformação da protagonista é ainda mais convincente porque não é um caminho linear. Ela tropeça, comete erros, tem recaídas e faz muitas besteiras ao longo do livro, e, apesar de ficar muito brava em alguns momentos, gostei de perceber que todas essas situações trouxeram ensinamentos para Vanessa e serviram para leva-la ainda mais em sua trajetória de amadurecimento e redescoberta.
“A mala não é o objetivo, Vanessa, a estrada é. Você pode aproveitar o caminho, ou se arrastar por ele. É uma questão de escolha.”
Outro ponto que gostei bastante foram os personagens. Apesar de nem todos terem sido tão explorados ou desenvolvidos ao longo da trama, todos eles contribuem significativamente na jornada de Vanessa. Mas claro que alguns se destacam. As amigas que já faziam parte da vida dela, Nathalia e Flavinha, e pessoas que ela vai conhecendo ao longo do caminho, especialmente sua nova vizinha, Dona Josefa. São personagens que me cativaram e que trouxeram leveza e aprendizado para a protagonista.
Claro que nesse percurso também há espaço para romance. Vanessa sempre teve um amor platônico por um homem de seu antigo trabalho, mas há também um inglês com quem ela começa a trocar mensagens e que irá mexer com seu coração. No entanto, em nenhum momento, esse aspecto da vida dela tira o foco do livro. A autora deixa claro que o romance é só mais um elemento dentro desse caminho de redescoberta vivido por Vanessa, mas que o principal é que ela consiga resgatar sua essência e se sentir bem consigo mesma.
“Percebo que a única coisa que mantém as relações de amor é o esforço, o contato. Que se não cultivarmos isso, mesmo que alguém nos ame imensamente, sempre nos sentiremos sozinhos no mundo. O amor só consegue entrar onde a porta está aberta.”
Com relação à escrita da autora, achei leve e com muita sensibilidade. Gostei que ela conseguiu ir introduzindo vários assuntos de maneira natural na trama, pois são questões cada vez mais presentes no nosso cotidiano. Assim, ela fala não apenas dessa obsessão com o suposto sucesso profissional, que envolve trabalhar em um ritmo intenso e quase desumano para alcançar um cargo ou salário dos sonhos, mas também do consumismo desenfreado, da solidão que as pessoas têm vivido, do abandono de idosos e, até mesmo, de relacionamentos abusivos. São todos assuntos sérios e que foram trabalhados pela autora de forma delicada e fazendo o leitor refletir.
No entanto, tenho uma ressalva com relação ao ritmo da trama. Todas as etapas dessa transformação da vida de Vanessa foram relatadas com muitos detalhes e, apesar de entender como elas contribuíram para o crescimento da protagonista, acabei achando a leitura cansativa em alguns momentos. Senti que a autora inseriu com frequência cenas muito cotidianas e que há um excesso de descrições e diálogos que quebraram o ritmo de leitura e dificultaram para que eu conseguisse me envolver. Da metade para o fim, ela conseguiu se tornar mais objetiva e desenvolver a trama em um ritmo mais dinâmico, mas até chegar lá fiquei cansada em alguns momentos.
Apesar dessa ressalva, Aquilo que realmente importa foi uma leitura que me emocionou em muitos momentos. Gostei de ver o amadurecimento da Vanessa e das reflexões que a autora proporcionou. Acredito que é uma leitura daquelas que nos fazem colocar a vida em perspectiva e parar para olhar mais atentamente para o que deve ser prioridade. Terminei o livro orgulhosa da evolução da protagonista e inspirada por ela.
O livro ganhará uma continuação e estou bastante curiosa para acompanhar as próximas aventuras de Vanessa. Mas, se você prefere livros únicos, não se preocupe que o final é redondo e não deixa pontas soltas. Para quem se interessou, o livro está disponível apenas em ebook e pode ser adquirido na Amazon, aqui.

21 comentários:

  1. Olá!! :)

    Eu confesso que não conhecia este livro, mas ainda bem que gostaste de fazer a litura, e que ate te emocionaste.

    Fiquei curioso. E uma pena que a leitura se tenha tornado assim cansativa em alguns momentos...

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    A premissa parece interessante e ver que a personagem evolui a medida que a trama avança é bem legal.
    Só fiquei com pé atrás por ser muito descritiva e realmente isso ao longo da leitura cansa muito.
    Beijos!

    Camila de Moraes.

    ResponderExcluir
  3. Oii Malu tudo bem?
    Fiquei bastante interessada em ler esse livro menina, parece ser uma leitura bem envolvente e ao mesmo tempo tocante, eu me atreveria a ler com maior devoção, ainda mais que é cheio de detalhes.
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Oi, tudo bom?
    Vi outra resenha sobre esse livro esses dias e achei a ideia bem interessante. Realmente, parece ser uma história bem inspiradora e é bom saber que é bem desenvolvida, apesar dos poréns. Adorei a resenha.
    Até mais o/

    ResponderExcluir
  5. Oi Malu!

    Tudo bem? Não conhecia o livro, mas pela sua resenha a história parece ser daquelas que emocionam e nos fazem refletir de verdade, mas por causa das sua ressalva em relação ao ritmo vou realmente passar a dica!

    Beijinhos
    www.paraisoliterario.com

    ResponderExcluir
  6. Oiii tudo bem??

    Não conhecia o livro, e amei a capa assim que bati o olho nela, mas fico um pouco com o pé atras, por não ser o estilo de leitura que curto, e ainda sendo um pouco mais lento que o normal, minha ressalva aumenta. Pois so insisto numa leitura quando é o estilo que gosto muito.
    Por esse motivo acabou que não me interessei, mas adorei sua resenha.
    Bjus RAfa

    ResponderExcluir
  7. Olá Malu!
    Não conhecia o livro, a premissa me deixou bem interessada e estou na busca por novos autores nacionais, gostei de conhecer esse livro. Adoro história que nos fazem crescer junto com os personagens, e ver a evolução deles é maravilhoso, pois o tempo de leitura é como se aquele personagem fosse um amigo querido né? Gostei da resenha e irei procura-lo na Amazon! Sucesso a autora!

    beijos!
    https://blogdatahis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Nossa, tudo isto de página e ainda vai ter continuação?
    Sim conheço muitas pessoas que se focam horrores na carreira e depois quando perdem isso ou param perdem o foco da vida porque não sobra nada. E a gente acaba se apegando pouco nas coisas.

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bom?

    Quando eu li a sinopse, fiquei imaginando que eu não gostaria da protagonista. Quando você começou a descrevê-la, realmente pensei que ela seria uma personagem fútil e fiquei imaginando se seria uma obra que eu iria querer ler. Porém, depois que você destacou, realmente (por mais triste que isso seja), é a realidade do mundo contemporâneo, onde muitas vezes as coisas materiais são mais importantes que as pessoas que devemos amar.
    Além disso, nos mostrando o cotidiano verdadeiro da Vanessa, pode fazer me fazer refletir sobre as minhas ações e, talvez, me abrir os olhos. Por outro lado, eu não gosto de livros muitos descritivos, então abaixei as minhas expectativas. Portanto, lerei sabendo que pode ser cansativo, mas que no fim vale a pena.

    Enfim, adorei a postagem e agradeço a indicação :)
    Abraços.

    ResponderExcluir
  10. Olá, eu acho a capa desse livro muito bonita. Ótima a sua resenha. Gostei de saber que a história é inspiradora de certa forma e que traz uma evolução da personagem.

    petalasdeliberdade.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Não conhecia o livro, mas achei sua resenha tão encantadora... O enredo parece muito bom e fiquei realmente curiosa em ler a obra.
    Parabéns pela resenha e obrigado pela dica.
    Super anotada!!

    Beijinhos!

    #Ana Souza
    https://literakaos.wordpress.com

    ResponderExcluir
  12. Oi Maluzinha, não conhecia essa obra mas só essa capa já me ganhou totalmente, é linda! Achei bacana a proposta do livro e creio que eu também ficaria pensativa a respeito de várias questões principalmente no que diz respeito a coisas que perdemos por pensar somente em dinheiro e esquecer valores, família. Dica super válida!

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Eu vi esse livro gratuito na Amazon esses dias e achei bem interessante a sinopse. Me alegro em saber que a autora tem uma escrita leve e sensível que fez toda diferença na composição da personagem e nos temas retratados. Me agradaria a leitura.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  14. Oi, Malu! É a primeira vez que leio a respeito desse livro e gostei bastante de sua indicação (meio que entendo a Vanessa rs). Apesar da sua ressalva, me interessei pelo livro, mas vou aguardar a continuação dele, para saber se valerá mesmo a pena.
    Bjos
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  15. Olá,

    Não conhecia esse livro, mas já anotei a dica e pretendo ler em breve. Adoro histórias que retratam o crescimento e consequentemente o amadurecimento de alguém, pois são histórias que nos inspira a procurar nosso crescimento também. Achei muito boa suas considerações e mal posso esperar para fazer essa leitura.

    Beijos,
    oculoselivrosblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Olá Malu
    Menina como é incrível quando um livro mexe com a gente e nos ensina uma lição valiosa não é mesmo? Infelizmente, nesse mundo existem muitas pessoas como a protagonista desse livro e isso que me chamou a atenção para a história. Apesar que a sua ressalva me deixou um pouco preocupada. Não lido bem com livros muito detalhistas ou que não fluem bem a leitura em certos momentos :/

    beijos
    http://www.livrosetalgroup.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Amei a premissa da obra. Parece- me que traz questões bem pertinentes ao mundo moderno, já que está cada vez mais difícil para as pessoas saberem o que realmente importa. Sua resenha me deixou com a impressão de que a personagem é uma mulher de atitude, capaz de mudar sua vida e assumir essas mudanças. Só lendo a obra para conferir, né? Acho uma pena o excesso de detalhes, também acho isso cansativo.

    Tatiana

    ResponderExcluir
  18. Olá, tudo bom?
    Não conhecia o título ou a autora, mas adoro livros com a mensagem de se observar e dar valor ao que realmente importa. Apesar dessa narrativa detalhada demais, fiquei bem curiosa para conhecer o enredo deste livro e me encantar com a escrita sensível da autora. Espero gostar tanto quanto você! Adorei sua resenha ♥

    ResponderExcluir
  19. Olá Malu, tudo bem?
    Eu já vi a capa desse livro em algum lugar e tinha ficado interessada em fazer essa leitura, pois gostei muito da ideia de uma personagem ver o realmente importa em sua vida. Achei muito interessante a forma como tudo parece ser narrado e não me preocupei com sua ressalva de que, em alguns momentos, a trama é um pouco lenta por conta da descrição dos acontecimentos que a tornaram uma pessoa melhor.
    Acho que preciso de uma obra inspiradora assim.
    Beijos,
    http://www.umoceanodehistorias.com/

    ResponderExcluir
  20. Oi.
    Gostei muito do assunto tratado por esse livro.
    Quem nunca refletiu sobre isso? É muito complicado o tempo que temos que dedicar par obtermos sucesso profissional. E vale a pena? Precisamos mesmo de tudo que compramos e queremos comprar.
    Adorei a dica e pretendo ler assim que possivel.
    Beijos.

    ResponderExcluir

Apaixonada por literatura desde pequena, nunca consegui ficar muito tempo sem um livro na mão. Assim, o Dicas de Malu é o espaço onde compartilho um pouco desse meu amor pelo mundo literário.




Facebook

Ofertas na Amazon

Instagram

Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Mais lidos

Twitter

Newsletter

Arquivos

Editoras parceiras