[Resenha] Menina Veneno

Autora: Carina Rissi
Editora: Galera Record
Páginas: 192
Skoob
Onde comprar: Amazon
Exemplar recebido em parceria com a editora
Sinopse: “Contada sob a perspectiva ferina e cheia de humor ácido de Malvina, a madrasta, essa história vai te surpreender. Da mesma autora da série best-seller Perdida Você conhece a história de uma certa princesa que sofreu inúmeras tentativas de assassinato por sua madrasta, uma delas com uma maçã envenenada. O bem contra o mal, a indefesa donzela ameaçada pela perversa Rainha... É bonito, não é mesmo? Francamente, me embrulha o estômago só de falar dessa história da carochinha. Eu não sou uma bruxa, não sou má e eu nunca planejei matar ninguém. Por anos, fui a maior modelo do planeta, o nome mais poderoso do mundo da moda... Até o dia em que a insossa da minha enteada, Bianca, roubou a minha maior campanha. Dá pra acreditar? Bianca é tão sonsa... e tem esse arzinho azedo e avoado que me dá vontade de voar no pescoço dela... Eu sei, parece mesmo que eu fiz tudo o que a imprensa me acusa de ter feito. Mas não foi bem assim. Senta aqui e me ouça até o fim. Depois me diga se acha mesmo que mereço o título de Rainha Má... Talvez só Rainha seja muito melhor.”

Quem não conhece a história da Branca de Neve em que a madrasta má, com inveja da beleza da enteada, decide envenená-la com uma maça? Mas, e se a madrasta não fosse tão má assim e nem a Branca de Neve tão inocente? É essa a história que a Carina Rissi se propôs a contar em Menina Veneno, uma releitura moderna do famoso conto da Branca de Neve.
Nessa versão, a Madrasta Má se chama Malvina e é uma modelo super famosa, garota propaganda de uma importante marca de perfume, a Menina Veneno. Casada com um piloto de Fórmula Indy milionário, Henrique Neves, Malvina tinha a vida perfeita; ou quase, se ela não levasse em consideração sua enteada adolescente, Bianca. No entanto, Henrique morreu precocemente em um acidente durante uma corrida, deixando Malvina com uma grande herança e a indesejada tutela de Bianca.

Os problemas de Malvina começam quando os donos do perfume Menina Veneno percebem que as vendas não estavam tão boas e decidem mudar os rumos da campanha publicitária. Assim, resolvem mudar a garota-propaganda por um novo rosto, mais precisamente o de Bianca Neves. Em pouco tempo, a garota começa a ganhar cada vez mais espaço na mídia e Malvina não poderia deixar que a enteada a ofuscasse não é mesmo? Então, segundo ela, ninguém poderia culpá-la por suas decisões após conhecer a verdadeira história.


Eu confesso que tenho adorado releituras modernas que trazem novas perspectivas para os contos de fadas. Então, mesmo nunca tendo sido muito fã da Branca de Neve, fiquei curiosa para conhecer a versão da madrasta da história. Além disso, sempre tive total confiança na escrita da Carina Rissi e em sua capacidade de escrever uma história leve, divertida e envolvente.
“Ah! Eu estava ansiosa para que você chegasse, meu bem. Não é sempre que tenho a oportunidade de narrar o que aconteceu comigo. Você provavelmente já escutou essa história antes, mas com certeza não ouviu a verdadeira história. Não que eu possa culpá-lo por isso.  A imprensa adora transformar alguém em vilão. Ou vilã, como é o caso.”
Gostei bastante da ideia de trazer um outro lado da história em que a madrasta não é tão má e a Branca de Neve está longe de ser tão boazinha quanto no conto de fadas. Porém, a maneira como as personagens foram construídas acabou fazendo com que eu tivesse dificuldade de me afeiçoar a qualquer uma delas. A Bianca é realmente tudo que Malvina a acusava de ser e, à medida que a leitura avançava, eu só conseguia detestar mais a menina.
No entanto, o fato de Bianca ser mesmo uma adolescente mimada, sem graça e irritante, não torna a Malvina uma protagonista carismática. Ela é fútil, arrogante, vaidosa e egoísta, fazendo com que seja difícil torcer por ela ou desculpar suas atitudes. Eu entendo que a autora quis mostrar uma dualidade na personagem, que não era totalmente boa ou má. No entanto, a história é toda narrada por Malvina e, como é difícil simpatizar com ela, a leitura acaba se tornando um pouco cansativa.

“Ela não é a mulher mais linda e perfeita que você já viu na vida? Eu concordo. E tenho a grata satisfação de vê-la todos os dias, quando me olho no espelho.”

Por outro lado, alguns personagens secundários são mais carismáticos e acabam ajudando bastante. Adorei ver a relação da Malvina com Sarina, sua assistente, e Abel, seu motorista. Os dois eram extremamente leais a ela e sempre estavam dispostos a ajudá-la, mas também não se faziam de cegos aos seus defeitos e, muitas vezes, tentavam chamá-la de volta para a realidade. O Abel, em especial, foi meu personagem preferido e, sempre que aparecia, acrescentava bastante à história.



A trama se desenvolve em um bom ritmo, que é característico dos livros da Carina Rissi. A forma como a história é narrada faz com que seja rápido entender as motivações de Malvina e o que a levou a tomar medidas um tanto radicais em relação à enteada. Além disso, a autora também explica o passado da protagonista, o que ajuda o leitor a compreendê-la, mas não deixa que essas explicações quebrem o ritmo da história ou tornem a leitura lenta.
“Bem, um dos segredos do sucesso é saber lidar com os erros. E, quando se erra, só se tem duas opções: para baixo ou para cima. Ficar se lamentando eternamente ou fazer alguma coisa a respeito.”
No entanto, o que realmente me incomodou no livro é que, como temos a visão de Malvina o tempo todo, em vários momentos há um excesso de comentários fúteis e descrições de lugares, pessoas e até dos rituais de beleza da protagonista. Esses momentos não só aumentaram minha antipatia pela personagem como ainda tornaram a leitura cansativa. E mesmo que o humor característico dos livros da Carina Rissi esteja presente e eu tenha gostado do sarcasmo com que Malvina narra os acontecimentos, isso não foi o suficiente para me manter envolvida com a leitura. Apesar de ter me divertido em vários momentos, chegou um ponto em que estava tão cansada da Malvina e da Bianca que deixei de me importar com o que aconteceria com elas e a história perdeu a graça. Uma história mais curta e sem descrições desnecessárias teria funcionado melhor.
Com relação à edição, preciso dizer que a Galera Record caprichou nos mínimos detalhes. A capa tem tudo a ver com a história e dentro do livro há diversas ilustrações e manchetes de revistas e jornais que permitem perceber o declínio de Malvina na mídia bem como a ascensão da Bianca. As páginas são amareladas e achei a fonte com um ótimo tamanho, deixando a leitura bem confortável.
Menina Veneno tem uma ótima proposta e que é divertida em alguns momentos, mas acredito que tenha sido mais eficiente em seu formato original, um conto publicado no Livro dos Vilões. No entanto, ainda é uma leitura rápida, que traz uma perspectiva original e diferente da clássica história da Branca de Neve. É uma ótima opção para quem procura um livro leve para ler em uma tarde tranquila.

43 comentários:

  1. Oi, Malu. Eu ainda não li nenhum dos livros da autora e acho melhor começar meu primeiro contato com a escrita dela por outro livro. Gostei de ver a sua sinceridade na resenha e espero que o dia que eu for ler esse livro que eu possa gostar, embora algumas questão vão me irritar também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Beatriz! Tudo bem?
      Realmente, esse talvez não seja o melhor livro para começar a conhecer a escrita da autora, pois é muito diferente dos outros que ela já publicou. Recomendo começar com Procura-se um marido, que é um dos melhores livros dela.
      Mas, se um dia você ler Menina Veneno, espero que goste da leitura.
      Beijos!

      Excluir
  2. Oi!
    Adorei a sua resenha! Os livros da Carina são maravilhosos, né? Não vejo a hora de ler este!
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Milena! Tudo bem?
      Eu também adoro os livros da Carina, mas, como eu disse na resenha, esse é muito diferente dos outros dela e não foi uma leitura muito boa. De qualquer forma, espero que você goste.

      Excluir
  3. Olá, tudo bem?

    A premissa deve livro é interessante. Releituras de contos de fadas são boas leituras. Mas é uma pena que a dualidade da protagonista tenha ficado confusa e chata. confesso que não me agradou muito saber desse temperamento fútil da protagonista e que, por isso, fiquei com um pé atras para ler, embora os personagens em segundo plano tenha uma maior cativação.

    abraços
    www.decaranasletras.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Pedro! Tudo bem?
      Realmente, a Malvina não é das personagens mais fáceis de se gostar e a futilidade dela me irritou em muitos momentos. Mas, como falei, os personagens secundários compensaram um pouco e o humor da Carina deixou a leitura mais leve e rápida.
      Beijos!

      Excluir
  4. Oi Malu, eu amo estas releituras dos contos de fadas, apesar de já ter visto este livro da Carina, não sabia que era releitura da Branca de Neve, adorei saber e se eu já queria o livro, agora eu preciso dele.
    Bjos
    Vivi
    http://duaslivreiras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Vivi! Tudo bem?
      Se você gosta de releituras de contos de fadas, acho que vai gostar deste aqui. Apesar de ter me decepcionado um pouco, a leitura é rápida e o livro traz uma perspectiva bem original da história da Branca de Neve.
      Beijos!

      Excluir
  5. Oi Maluzinha, eu to namorando esse livro tem um tempao e um dos meus medos era esse, o excesso de descrições por parte da protagonista nos fazendo simpatizar ainda menos, pelo visto realmente se tornou um problema né? Que pena.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Dayahra! Tudo bem?
      Então, é bem difícil gostar da protagonista mesmo hahaha mas o livro tem momentos engraçados e é tão curtinho que acho que vale a pena ler para conferir e tirar suas próprias conclusões.
      Beijos!

      Excluir
  6. Olá!
    Esse livro pra mim significa decepção. Apesar da capa linda, o enredo é muito ruim. Amo releituras, mas Malvina conseguiu ser tão chata e a história tão vazia que não parecia ser um livro de uma autora como a Carina Rissi.
    Uma pena pois fui cheia de expectativas e pra mim não funcionou!
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Camila! Tudo bem?
      Que pena que o livro te decepcionou. Eu também esperava mais por ser um livro da Carina. Mas a ideia era boa e acredito que, no formato de conto, deve ter funcionado melhor.
      Beijos!

      Excluir
  7. Olá Malu, tudo bem?
    Amei voltar a visitar o seu blog, fazia um tempinho que eu não vinha aqui.
    Eu amo ler releituras dos contos de fada, mas ainda não conhecia esse livro, vou anotar a dica para comprar esse livro também. Espero que eu goste dele.

    Beijos e abraços
    http://vickyalmeida.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Viviane! Tudo bem?
      Ah que bom que você está de volta! Fico feliz que tenha se interessado pelo livro e espero que você goste da leitura.
      Beijos!

      Excluir
  8. fotos lindas!
    amei sua resenha, que bom que vc gostou, não sei se faz meu estilo, mas to pensando em dar uma chance

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, tudo bem?
      Obrigada! Na verdade, eu não gostei muito do livro não. Mas é uma leitura rápida e vale a pena ler para tirar suas próprias conclusões.
      Beijos!

      Excluir
  9. Nunca li nada da autora *sai correndo*
    Perdi a promoção que achei desse livro, semanas atrás. Quero muito ler e sua resenha me deixou com mais vontade. Amo releituras <3

    Beijos
    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Clayci! Tudo bem?
      Que pena que perdeu a promoção. Mas ele entre frequentemente em oferta na Amazon, inclusive, está tendo uma super promoção lá essa semana. Espero que você leia e goste da leitura.
      Beijos!

      Excluir
  10. Oi, tudo bem? Não tenho o mínimo interesse no livro, Já li dois da autora e não tive experiências boas. Ela tem uma ótima escrita e a leitura é agradável, sim, mas o que me incomoda são as personagens, que não oferecem nada de mais, são mais vazias do que gradualmente desenvolvidas (o que um bom autor consegue fazer). A capa é linda, mas realmente passo a dica. Eu também não curtiria a narrativa da Malvina, tenho dificuldade com personagens que fazem das vidas vazias o ponto central das narrativas.

    Love, Nina.
    www.ninaeuma.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nina! Tudo bem?
      Que pena que não gostou dos livros da Carina. Apesar de não ter gostado muito de Menina Veneno, os outros livros que eu li dela foram muito legais.
      Beijos!

      Excluir
  11. Oi! Amo releituras, e uma releitura da Branca de Neve pelo ponto de vista da madrasta, super diferente, acredito que é por essas e outras inovações que a Carina Rissi faz tanto sucesso com seus livros. Entender melhor o ponto de vista da Rainha Malvada é bem diferente e interessante, deve ser uma leitura prazerosa.


    Bjoxx ~ www.stalker-literaria.com

    ResponderExcluir
  12. Ola
    Gosto muito da escrita da Carina, ganhei esse livro de presente de aniversário mais ainda não li. Já vi diversas reações dos leitores , então vou ler com a mente aberta e não me influenciara com o que li até agora ( É tão ruim quando a gente se decepciona), e por ser curto vou ler após uma leitura mais forte.
    Adorei as fotos.
    Bjus

    ResponderExcluir
  13. Olá Malu! Tambem gosto muito de releituras dos contos de fadas mas infelizmente esse livro não me chamou a atenção, principalmente por saber que as personagens são dificeis de se gostar.. Dessa fez eu passia dica mas amei a resenha e as fotos ficaram lindas!

    Beijos,
    Conta-se um Livro

    ResponderExcluir
  14. olá... não curto a escrita da Carina, tentei com outra publicação dela e percebi que realmente não é pra mim... geralmente sou cismada com releituras, ainda mais de contos de fadas...
    bjs...

    ResponderExcluir
  15. Oi Malu.
    Já li outro livro da autora e também acho que ela tem uma escrita envolvente.
    Acho que vou gostar de ler essa releitura da história da Branca de Neve. Mesmo que as personagens principais não sejam tão carismáticas, ainda bem que os personagens secundários sejam mais palpáveis.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  16. Bom, conheço a escrita da autora, dei uma aventurada para saber se dava para eu usar em sala de aula, mas além de não ser o público alvo, também não vi finalidade didática, então, passo a dica.

    ResponderExcluir
  17. Também gosto bastante de releituras mas depende do que ela traz. Como você disse esta coisa de comentários fúteis acaba cansando e não agradando em nada e nem trazendo coisas boas para quem lê. Acho que leitura tem que enaltecer coisas positivas e quando foca em coisas ruins não vale muito a pena.

    ResponderExcluir
  18. Olá, tudo bem? Mega fã das obras da Carina, Menina Veneno é um livro que passo longe, infelizmente. Não acho que foi algo que a Carina quisesse ter escrito (se não ela já teria alongado antes o conto) e cada vez que vejo resenhas falando que faltou algo, reforço a minha ideia de não ler. 192? Sabemos bem que quando ela escreve são livros ENORMES. Enfim, adoro releituras, mas essa deixo passar mesmo. Ótima e sincera resenha!
    Beijos,
    http://diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Eu também adoro releitura de contos de fadas e já vi que não posso deixar de ler esse livro! Gosto bastante da história da Branca de Neve e fiquei curiosa para ler uma versão na perspectiva em que a madrasta da Bianca não é tão má e saber quais foram suas decisões tomadas a respeito da enteada. Amei a resenha e com certeza quero ler esse livro!

    www.virandoamor.com

    ResponderExcluir
  20. Oi, Karini! Tudo bem?
    Realmente, andam sendo lançadas várias releituras de contos de fadas com perspectivas bem diferentes. Eu também senti que esse deixou a desejar, mas foi uma leitura que funcionou para passar o tempo.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  21. Sou louca de vontade para ler algo da Carina Rissi e quando vejo que ela fez a releitura de uma história que eu amo desde a infância é pra desejar muito.
    Fiquei curiosa para conhecer essa madrasta que não é tão má assim e a Branca de Neve não é nem um anjo rsrs, adorei essa proposta. Mesmo sendo uma leitura meio cansativa eu quero ler, então é dica anotada.

    Abraços.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Eu ainda não li nada dessa autora, mas só vejo bons comentários, então tenho certa curiosidade. Esse livro eu tenho aqui, mas ainda não consegui tempo para ler, por isso fiquei bem animada quando vi sobre o que seria sua resenha.
    Bom, eu acho bem bacana a ideia de conhecer o outro lado da história também, até porque sempre gosto dos vilões kkkk Só é uma pena não ter dado para se afeiçoar às personagens, pois é muito ocmplicado quando não somos cativadas por eles, né? Principalmente pela protagonista, pois como você comentou, a leitura fica cansativa.
    Enfim, eu não sei quando conseguirei ler essa obra, mas já vou com menos expectativas para não acabar me decepcionando.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  23. Nossa eu não conhecia o livro mais ja me encantei com essa releitura, adoro livros que tem essa pegada de humor acido e a personagem que retrata a madrasta de branca de neve é bom saber como é a historia relatada pelo lado dela.
    Sucesso

    ResponderExcluir
  24. Eu ganhei este livro no Natal e ainda não conferi seu enredo. Na verdade, nem sei se quero mais ler depois da sua resenha porque esta parte de comentários fúteis e descrições desnecessárias em um enredo tão enxuto me dá um pouco de preguiça.
    Valeu pela sinceridade.
    Beijos

    ResponderExcluir
  25. Sempre quis ler esse livro, principalmente porque sou uma grande fan da autora Carina Risse, e também porque gosto do conto de fadas da Branca de Neve, imagina na nossa atualidade, mostrando o outro lado da Branca de Neve, e da Madrasta, de forma divertida e leve, como sempre a autora faz. Espero gostar dessa leitura, tanto quanto você.

    ResponderExcluir
  26. Olá, tudo bem?

    Me julgue, mas... Eu, Ana, não consigo ler os livros da Carina. o.o
    Conheci a escrita dela através de "Perdida", mas infelizmente o enredo não me cativou e desde então não consigo ler nada dela. Minha sobrinha, Analuiza, é doida por todos os livros dessa mulher, e fico me sentindo "um patinho fora da lagoa" por ser uma das poucas pessoas que não lê suas obras, mas as vezes penso que pode ser a questão da faixa etária também.
    Bem, vi que em algumas partes o livro lhe incomodou, eu acho que os pontos que você destacou me incomodariam também, eu gosto de descrições mas tem momentos e situações para, e limites. rs

    Bem, quem sabe um dia...

    Beijo!
    Ana.

    ResponderExcluir
  27. Oi!
    Você acredita que eu ainda não li nada da Carina? Eu tenho esse livro na estante, mas nunca peguei para ler, confesso que sua resenha me deixou um pouco sem vontade de ler o livro agora, quem sabe mais pra frente eu dê uma chance para ele?

    Beijos
    www.manuscritoliterario.com.br

    ResponderExcluir
  28. Olá! Tudo bom?

    Primeiramente eu adorei suas fotos! Divinas <3 Eu não li nenhum livro da Carina Rissi até hoje e muita gente só falta me matar verbalmente por isso haha. Já tinha visto muito esse livro por ai mas nem sabia do que de fato se tratava, confesso que gostei bastante. Pena que é difícil se simpatizar com a principal, isso me deixa com um pouco de pé atrás. Mass enfim, adorei ler sua opinião sobre ♥

    Um beijo

    ResponderExcluir
  29. Olá, tudo bom?

    Eu, até o momento, li dois livros da Carina, dos quais adorei. Eu também li o conto no Livro dos Vilões e não gostei muito (aliás, não gostei tanto assim do livro todo). Por isso acabei optando por não ler Menina Veneno e acho que foi uma escolha acertada. Acredito que, se eu for ler, será sem expectativa nenhuma e sabendo que eu possa não gostar tanto assim, ainda mais que há cenas de descrição desnecessária e os personagens não são daqueles que conseguimos nos importar.

    Enfim, adorei a postagem e agradeço a indicação, mesmo assim :)
    Abraços.

    ResponderExcluir
  30. Oi Malu, ficou ótima a sua resenha. Eu já li uma releitura onde a Branca de Neve não era tão inocente e gostei bastante (acho que o nome do livro era Feitiço). Da Carina eu já li No mundo da Luna. Menina Veneno eu ainda não tive a oportunidade de ler, e é uma pena que a personagem não tenha conseguido causar simpatia no leitor.

    ResponderExcluir
  31. Olá,

    Até hoje só li um livro da autora, mas quero muito ler outras coisas dela. Gosto de adaptações de conto de fadas e contemporâneos são uma boa pedida para mim. No entanto, ando muito exigente com o que leio ultimamente, por isso deixarei a dica para um outro momento.

    Beijos,
    oculoselivrosblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  32. Oie! Tudo bom?
    Adorei a ideia do livro! Como se fosse uma releitura moderna, né? Amo essa historia, e sempre que posso leio versões diferentes e sempre são leituras ótimas! Já quero conferir!! ❣

    ResponderExcluir
  33. Oieee
    O título desse livro faz o zezé de camargo cantar na minha cabeça, socorro!
    hauhauha
    Então, nunca tive vontade de fazer a leitura das obras da autora, apesar de sempreler todos falando bem, as obras dela não conseguem fazer o meu estilo
    Beijoos

    ResponderExcluir

Apaixonada por literatura desde pequena, nunca consegui ficar muito tempo sem um livro na mão. Assim, o Dicas de Malu é o espaço onde compartilho um pouco desse meu amor pelo mundo literário.




Facebook

Ofertas na Amazon

Instagram

Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Mais lidos

Twitter

Newsletter

Arquivos

Editoras parceiras