[Resenha] A Prisão do Rei

Autora: Victoria Aveyard
Editora: Seguinte
Páginas: 544
Skoob
Onde comprar: Amazon
Sinopse: Mare Barrow foi capturada e passa os dias presa no palácio, impotente sem seu poder, atormentada por seus erros. Ela está à mercê do garoto por quem um dia se apaixonou, um jovem dissimulado que a enganou e traiu. Agora rei, Maven continua com os planos de sua mãe, fazendo de tudo para manter o controle de Norta — e de sua prisioneira. Enquanto Mare tenta aguentar o peso sufocante das Pedras Silenciosas, o resto da Guarda Escarlate se organiza, treinando e expandindo. Com a rebelião cada vez mais forte, eles param de agir sob as sombras e se preparam para a guerra. Entre eles está Cal, um prateado em meio aos vermelhos. Incapaz de decidir a que lado dedicar sua lealdade, o príncipe exilado só tem uma certeza: ele não vai descansar enquanto não trouxer Mare de volta.

Olá, amores! Andei um pouco sumida esses dias por causa do feriado, que aproveitei para colocar algumas leituras em dia (se preparem para muitas resenhas nos próximos dias), mas hoje vim falar sobre A Prisão do Rei, o livro mais polêmico de uma série que já vem dividindo opiniões desde o primeiro volume, A Rainha Vermelha.
Quem me acompanha aqui no blog sabe o quanto eu defendi os dois primeiros volumes da série, especialmente Espada de Vidro. No entanto, eu admito que foram tantas resenhas negativas sobre A Prisão do Rei que eu estava com as expectativas muito baixas, apesar de ter amado o livro anterior. Isso acabou sendo bom, pois eu estava preparada para encarar um livro lento e arrastado, mas a leitura acabou fluindo até bem, apesar de deixar a desejar em alguns aspectos.
Para quem não leu A Rainha Vermelha e Espada de Vidro, recomendo que não continue a leitura desta resenha, pois será inevitável falar sobre acontecimentos desses dois livros. Para quem já leu esses dois, podem ficar tranquilos que não haverá spoilers do terceiro.
O livro começa exatamente do ponto em que o segundo havia terminado. Mare se entrega para Maven a fim de salvar Cal e seus amigos da Guarda Escarlate e agora vive presa no castelo de Withefire, totalmente à mercê de um rei que se mostra cada dia mais desequilibrado. Após Mare ter matado a rainha Elara em Espada de Vidro, Maven passa a tomar as decisões sobre o reino sozinho, o que não diminui em nada o perigo, muito pelo contrário.
Graças à obsessão que Maven tem por Mare, os prateados no castelo estão proibidos de tocá-la ou matá-la, mas isso não significa que ela não passa por todo tipo de tortura psicológica em seu cativeiro. Tendo duas pulseiras de pedras silenciadoras, que anulam seu poder, Mare fica cada dia mais fraca. Além disso, ela tem sua mente revistada em busca de informações e os próprios diálogos com Maven são uma forma de atormentá-la cada dia mais. E, para deixar a situação ainda pior, Evangeline não perde a oportunidade de usar sua posição como noiva de Maven para torturar a “menina elétrica” e ainda usá-la para manipular o próprio Maven.
Enquanto isso, a Guarda Escarlate começa a intensificar suas ações, mas de uma maneira mais estruturada e eficiente. Cal tem um papel mais decisivo nessa mudança, apesar de suas motivações estarem mais ligadas ao desejo de resgatar Mare do que a qualquer outra coisa. Além dele, Farley, apesar de estar grávida e ainda sofrer pela perda de Shade, também tem papel importante na preparação para que a Guarda avance cada dia mais nos ataques ao reinado de Maven.
No entanto, quem dará a perspectiva dos acontecimentos envolvendo a Guarda não será nenhum dos dois. Nesse livro, temos o ponto de vista de Cameron, uma das sanguenovos recrutadas por Mare no livro anterior e que não nutre nenhum sentimento de lealdade para com a Guarda Escarlate, mas sabe que precisa deles para reencontrar seu irmão gêmeo que está servindo na guerra nas fronteiras.


A primeira coisa que preciso deixar clara sobre A Prisão do Rei é que ele é o típico livro de transição. Assim, apresenta vários altos e baixos, que, às vezes, deixam a leitura um pouco cansativa. No entanto, discordo completamente de quem acha que este livro foi desnecessário e que a autora apenas enrolou. Na verdade, ele é fundamental para que o leitor possa entender melhor a parte política, especialmente da relação de Norta com os reinos vizinhos, bem como a mente dos personagens e o papel desempenhado por eles nessa trama. Acreditem, mesmo já estando no terceiro livro, ainda há muita coisa sobre eles que não sabemos.
Nesse sentido, um dos aspectos que mais gostei no livro é que a autora se aprofunda em temas que não haviam sido tão explorados nos livros anteriores. Achei muito interessante entender melhor os reinos que faziam fronteira com Norta, bem como o que motivava os conflitos entre eles. Além disso, foi interessante ver como os rebeldes vermelhos estavam se organizando e ter uma noção de como se deu a divisão entre vermelhos e prateados. Apesar de ainda ter muitas perguntas a serem respondidas, acho que a autora conseguiu deixar esse universo mais claro para o leitor, apesar de mais complexo.
“A guerra é uma artimanha, um disfarce para manter os vermelhos sob controle. Um conflito pode acabar, mas outro sempre vai eclodir.”
Outro ponto positivo do livro é o crescimento de vários personagens. Desde A Rainha Vermelha já tinha ficado claro para mim que nenhum desses personagens seria perfeito ou aquele modelo de herói/heroína que estamos acostumados. Há quem reclame disso, mas eu acho que essa ausência de perfeição até mesmo da mocinha, deixa os personagens mais reais e interessantes. E, em A Prisão do Rei, essa impressão sobre os personagens foi reforçada.
“Odeio Maven, principalmente porque não consigo lutar contra o surto de piedade que sinto pela sombra da chama, agora tão familiar. Monstros são criados. Maven também foi. Quem sabe quem ele poderia ter sido?”

Os grandes destaques do livro, para mim, foram o Maven e a Evangeline (e acreditem, eu estou chocada por estar escrevendo isso). Começando por esse vilão que amamos odiar, Maven se torna ainda mais interessante nesse livro, apesar de muito mais perigoso. Nesse livro, descobrimos tudo que a Rainha Elara fez com a mente dele até moldá-lo de acordo com o que ela queria. Isso acaba expondo as fragilidades de Maven e permitindo que a gente perceba o menino por trás do monstro. No entanto, ao contrário do que pode parecer, quanto mais assustado e acuado ele fica, mais perigoso se torna. Assim, Maven acaba se tornando o personagem mais complexo do livro e lamentei muito a autora não ter dedicado alguns capítulos para mostrar a visão dele, pois acredito que seria muito mais interessante acompanhar o funcionamento da mente perturbada dele.


Com relação à Mare, achei que ela amadureceu bastante nesse livro. Fiquei impressionada com a força que ela demonstrou durante todo o período em que foi torturada por Maven e no modo como suas decisões foram muito mais maduras e corajosas. O Cal também se mostra mais decidido e é interessante vê-lo pela primeira vez escolhendo um lado e mostrando o estrategista que realmente é.
“Mas Mare estava usando uma máscara diferente. Obedecia suas ordens, sentava ao seu lado, levava uma vida sem liberdade ou poder. E ainda assim matinha seu orgulho, seu fogo, sua raiva. Sempre ali, queimando em seus olhos.”
Já os personagens secundários perdem muito espaço. Farley e Kilorn quase não aparecem e a trama gira realmente em torno de Mare, Maven, Cal e Evangeline. Além deles, a única que ganha destaque é a Cameron, que fica responsável por narrar alguns capítulos e mostrar o que estava acontecendo com a Guarda Escarlate. Com isso, conhecemos um pouco melhor essa personagem, porém, ela teve tão pouca importância no livro anterior que foi difícil entender a escolha da autora. Seria muito mais interessante ter a perspectiva da Farley, que não só é uma personagem mais carismática, como tinha um papel muito mais relevante dentro da trama.
 Outro ponto que foi diferente em A Prisão do Rei é a trama, que se mostra muito mais lenta que nos livros anteriores. Até por volta da página 300, o livro foca mais na rotina da Mare na prisão e no desenvolvimento da parte política. Por outro lado, a partir daí o livro ganha muito em ação e se torna muito mais intenso e interessante. Só que essa falta de equilíbrio entre a primeira e a segunda parte acabam sendo um problema. A mudança de um ritmo mais morno para tanta ação foi muito brusca e acabou fazendo com que eu demorasse um pouco para me adaptar.
O livro, para mim, ainda teve um grande problema: o desfecho. Ao contrário do que aconteceu nos dois primeiros livros, os acontecimentos que mudariam tudo foram revelados quase cem páginas antes do fim. E, piorando tudo, os personagens tinham a oportunidade de se posicionar de uma outra maneira e trazer um desfecho diferente do que esperávamos. No entanto, eles reagem exatamente como o previsto e alguns deles perdem muito da evolução que tinham mostrado no decorrer do livro.
“Também parecia impossível. Exatamente como o caminho que temos pela frente, passando pela guerra e pela revolução. Todos poderemos morrer nos dias que virão. Podemos ser traídos. Ou podemos vencer.”

Com relação à escrita da Victoria Aveyard, acredito que ela teve altos e baixos nesse livro. Em alguns momentos, ela se mostrou muito mais consistente, especialmente pela boa construção dos personagens e no desenvolvimento da parte política. Porém, a falta de equilíbrio no ritmo da trama e um certo exagero nas descrições me incomodaram e tornaram a leitura um pouco cansativa em alguns momentos.


Não posso deixar de mencionar também a edição. Para começar, eu adoro as capas dessa série e com esse não foi diferente. Além disso, desta vez, finalmente temos um mapa, o que facilita muito a compreensão do posicionamento de Norta em relação aos países vizinhos e da Guarda Escarlate. Aliás, mapas deveriam ser obrigatórios em livros de fantasia. Destaque ainda para a fonte, que está em um tamanho bom para leitura, e para a revisão, que foi excelente.
De um modo geral, A Prisão do Rei não foi um livro tão arrastado quanto eu esperava e está longe de ser desnecessário. Porém, considerando o quanto gostei dos livros anteriores, foi uma leitura um pouco frustrante, especialmente o final. Ainda assim, ainda há várias questões a serem resolvidas e eu estou curiosa para ler o último volume, Tempestade de Guerra. Apesar de ter diminuído minhas expectativas em relação ao próximo livro, ainda defendo essa série e recomendo para quem gosta de uma fantasia bem construída, com personagens interessantes e uma trama repleta de surpresas.
E, para quem está aguardando ansioso por Tempestade de Guerra, o livro será lançado no dia 18 de maio e já está em pré-venda, com um pin da Guarda Escarlate de brinde. Se você ficou interessado, pode comprar através desse link no site da Amazon.

31 comentários:

  1. Oi Malu, como vai? Eu amei essas fotos, ficaram lindíssimas! Na época que os livros estavam fazendo o maior sucesso eu li algumas resenhas do primeiro livro, assisti alguns vídeos no YT mas, mesmo assim não fiquei muito interessada em conhecer a história.

    Agora que a hype passou estou querendo dar uma chance para os livros, comprar as edições e ver o que eu acho deles, acho interessante ler um livro depois que o sucesso passa, assim não fico influenciada pela mídia ou decepcionada por não gostar da história. Sua resenha ficou muito clara, e acredito que esse terceiro livro é o mais polêmico de todos.

    Beijos e abraços
    http://resenhasdaviviane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oiii Malu

    Eu também me surpreendi com esse livro pois pelos comentários que ia lendo achava que seria pior do que foi mas no final acabei até gostando. Evangeline foi minha favorita até aqui nesta terceira parte, ela é super intrigante e ainda que seja um nojo de pessoa, é aquele personagem que não deixa a gente indiferente jamais. Maven é meu vilão favorito, ao meu ver ele tem 20 vezes mais carisma que o Cal, mas ai claro é minha opinião pessoal. Mare às vezes me tira do sério, mas veremos que tal estará no desfecho final.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Eu tenho os livros dessa série e agora que anunciaram o livro final pretendo iniciar a leitura. Pelo visto os personagens surpreendem bastante e a trama segue um pouco mais fluida o que me deixa contente já que tenho dificuldade com esse tipo de enredo.
    Mas estou confiante de que vou curtir.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  4. Oi Malu, pra ser sincera acho que você é a unica pessoa que conheço e que defende essa série hahaha os comentários negativos quase sempre acabam vencendo quando se trata dessa história. Mas que bom que você foi com as expectativas quase nulas e acabou se surpreendendo em alguns pontos, no entanto, nao da pra negar, ne? Poderia ser um pouquinho melhor haha eu pulei grande parte da sua resenha porque apesar dos comentários, sinto vontade de ler.

    ResponderExcluir
  5. Olá Malu,
    Eu ainda não li o primeiro livro dessa série, mas estou com ele em casa para ler e bem ansiosa, mas com medo de me decepcionar. Não achei muito legal suas expectativas terem abaixado por contra de várias resenhas negativas, mas isso foi, de certa forma, bastante bom, pois não permitiu que você se decepcionasse. Outro ponto que me preocupou um pouco nesse livro foi você ter dito que os personagens secundários perdem um pouco de força, sabe?
    Vou anotar a dica e espero não me decepcionar.
    Beijos,
    https://www.umoceanodehistorias.com/

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Como eu ainda não li o primeiro volume da série e pretendo o fazer em breve, pulei uma parte da sua resenha e li mais o final, onde fez o resumo da sua opinião, pra não receber spoilers kk
    Tenho muita vontade de ler e conhecer, mas como a grande maioria diz que a qualidade decai, eu acabo ficando com medo, mas não desisti. Espero poder tirar minhas conclusões em breve.

    Abraços

    ResponderExcluir
  7. Eu ainda não li os volumes dessa série, mas tenho muita curiosidade. Eu gostei de ver a sua resenha e li completinha porque tenho curiosidade mesmo e gostei do que vi hahaha mas foi bom saber antes de ler que tinha spoiler e poder, assim, decidir se leria ou não.

    ResponderExcluir
  8. Olá,

    Eu li o primeiro volume e gostei muito, tipo muito mesmo. Até hoje não consegui dar continuidade por não ter os próximos volumes físicos, mas tenho muita curiosidade em relação a eles, apesar da enxurrada de comentários negativos. Gostei de ler sua resenha por ter tido uma opinião parecida com a minha e por me alertar sobre as expectativas.

    Beijos,
    oculoselivrosblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Olá
    Como não li nenhum dos livros então só li a sinopse e as fotos (que ficaram lindas). Não sei se um dia irei ler, pois tenho muitos na lista para ler, vejo mesmo criticas divididas, mas no geral acho que muitos gostam, pelo menos de um deles.
    Bjus

    ResponderExcluir
  10. Oi Malu!
    Nunca li nada da Victoria Aveyard, e sinceramente, também não tenho muito interesse em ler. Desde que o primeiro livro da série foi lançado, a maioria das resenhas foram positivas, mas mesmo assim, não fiquei curiosa para descobrir o porquê disso tudo. Mas tenho que admitir que as capas de todos os livros da série são muito bonitas.
    Bjss

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Que bom que apesar das baixas expectativas o livro não foi de todo mal. Achei interessante a autora colocar esse tipo de explicação em relação a politica em um livro no meio da série, normalmente eles fazem isso no livro introdutório. Entendo sua frustração se comparado aos outros livros, então espero que o próximo se supere.

    Abraços.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Olá, tudo bem?
    Ainda não li essa série. Mas é bom quando as expectativas estão baixas e nossa leitura vai contra o que estão falando de mal do livro.

    ResponderExcluir
  13. Oii! Eu já tinha curiosidade de ler essa série, agora fiquei mais ainda após ler a sua resenha haha. Gostei bastante da forma como você descreveu cada personagem e as suas evoluções ao longo dos livros. Parece que em cada volume a história só melhora, espero conferi a escrita da Victoria um dia e gostar dessa série tanto quanto você. Bjss!

    ResponderExcluir
  14. bem pra ser sincera não rola vibe alguma pra conhecer a série... até pensei em dar uma lida no primeiro livro, mas não tive ânimo pra isso... legal a leitura ter sido proveitosa pra vc, apesar de um ou outro detalhe que não agradou tanto...
    bjs...

    ResponderExcluir
  15. Olá, eu li o primeiro livro, comprei o segundo mas ainda não li (mesmo assim li a resenha toda, rsrs). Fico contente em saber que apesar da insatisfação com o desfecho, a leitura foi um pouco melhor do que suas expectativas.

    ResponderExcluir
  16. Eu estava em dúvida se lia a resenha até o final por causa do aviso de spoiler, mas acabei lendo e agradeço por isso! Que resenha maravilhosa! Você falou do livro de maneira tão envolvente que deu até vontade de ler!

    Eu ouço falar dessa série há algum tempo e confesso que não sei bem o que pensar dela. Um lado meu quer apostar nessa leitura, conhecer os personagens e o universo criado pela autora. Mas existe um outro lado que acredita que não valeria muito a pena. :(

    Bjs!

    ResponderExcluir
  17. Tenho que te confessar que li o primeiro livro da série e parei nele poque achei algumas coisas muito parecidas com outros livros do gênero que eu li. A construção de mundo e os personagens eram copias para mim e isso me desanimou um pouco. Mas ei que a série tem mutos fãs no Brasil e por isso faz tanto sucesso.
    beijos

    ResponderExcluir
  18. Já faz um tempo que li o primeiro livro e tudo que mais quero é continuar a serie. Mas aí me falta duas coisas: dinheiro e tempo.
    Gostei bastante da sua resenha, apesar de ter pulado algumas partes pra escapar dos spoilers. Foi bom saber que este volume não é tão bem construído como os outros, porque aí mantenho minhas expectativas baixas.
    Adorei as fotos, ficaram lindissimas.
    Bjos

    ResponderExcluir
  19. Olá! Conheço a série de livros, porém não li nenhum, mas gostei muito das premissas dos livros, e vejo muita gente falando bem, o que me deixa curiosa com a leitura. Do pouco que pude conhecer da história e dos personagens, achei muito interessante, a ambientação e criatividade. Foi uma pena que chegando neste livro a leitura não tenha continuado empolgante pra você. Mas ainda quero fazer a leitura!


    Bjoxx ~ www.stalker-literaria.com

    ResponderExcluir
  20. Oiie Malu!
    Nossa! Que resenha maravilhosa.
    Mas infelizmente eu não consegui ler essa série. Sei lá, não falou comigo.
    Dessa vez passo a dica.
    Beijos
    www.manuscritoliterario.com.br

    ResponderExcluir
  21. Oie!

    Eu não sinto interesse em ler essa série, já li criticas positivas e negativas sobre, mas nenhuma delas me convenceu a ler ou a não ler, eu to simplesmente em cima do muro e vou ficar ai por algum tempo!

    ResponderExcluir
  22. Olá! Tudo bom?

    Eu tenho o primeiro livro em casa e nunca li nenhum justamente porque sabia que já iam lançar o quarto livro e decide não ler no momento, porque se eu lesse antes eu teria um mini ataque cardíaco por causa da espera hahaha Estou fugindo de spoiler quando se trata dessa série também. Uma pena você não ter gostado tanto desse livro como dos outros, mas enfim, adorei a resenha e estou louca para começar a série ♥

    Beijos

    ResponderExcluir
  23. Olá Manu
    Primeiro amei suas fotos, são magníficas e segundo, não li a resenha por completo já que deixou um aviso de possível spoiler para quem não leu os anteriores e pretende, e como faço parte do time não tive como continuar, mas sei que a resenha ficou perfeita pois acompanho o blog e adoro como você escreve.
    Beijuh

    ResponderExcluir
  24. Olá Malu,
    que resenha espetacular. Estou pensando em ler o segundo e terceiro livros dessa série a um século mas andei desanimando depois de ter lido algumas resenhas bem negativas. A sua no entanto me fez olhar para essas obras por outra ótica e até despertou meu desejo de lê-los logo. Gostei das suas avaliações, nota-se de longe que você foi além do óbvio e viu o que estava por trás das intensões da autora. Parabéns, seu texto está maravilhoso.

    Abraços!
    Nosso Mundo Literário

    ResponderExcluir
  25. Olá!
    Houve uma fase que eu tive muita vontade de comprar essa série. Mas, daí refleti que ainda nem terminei as séries que possuo em minha estante, seira mais uma em milhares encalhadas. (exagero, centenas..rsrsrs) No entanto, ela está sim na minha lista de desejados. Eu não desisti de adquirir e me aventurar nessa saga.
    Adorei a resenha.
    Nizete
    Cia do Leitor

    ResponderExcluir
  26. Olá, tudo bom?

    Ainda não li essa série, apesar de ter visto muitas resenhas positivas. Porém, é uma trama que não me chama a atenção pela premissa; Além disso, sei que muitos não gostam e, pelo que vi, não seria algo que eu gostaria de ler.
    Sobre a obra em questão, é legal ver que você gostou, assim como dos volumes anteriores. É uma pena que o livro não tenha sido tão bom, mas eu admirei que a autora tenha se focado na parte política da história, pois eu acho uma parte importante para os livros do gênero. Entretanto, apesar de tantos elogios, acho que não darei uma chance à ele tão cedo :(

    Enfim, adorei a postagem e agradeço a indicação, mesmo assim :)
    Abraços.

    ResponderExcluir
  27. Oi, Malu

    Pois eu achei o livro ótimo do início ao fim. Problemas reais só tive mesmo com A Rainha Vermelha, daí pra frente só melhorou. A Prisão do Rei foi uma leitura que me deixou sem fôlego por muitas vezes,e também fiquei chocada por ter gostado do destaque que a Evangeline teve. Maven MOZÃO, nada mais a declarar.
    Ainda agora recebi um email da Amazon confirmando o envio do meu exemplar de Tempestade de Guerra, estou esperando ansiosamente! <3

    Beijocas

    ResponderExcluir
  28. Olá, este é o único exemplar que tenho que tenho da série por isso nem me atendeu de ler porque não conseguir comprar o que vem antes, mas pela sua resenha acredito que eu gostaria da história e dos personagens. Obrigado por nao ter spoilers.

    ResponderExcluir
  29. Olá.
    Já li algumas outras resenhas sobre o primeiro livro, mas ainda não conhecia o segundo ou terceiro. Ainda não me sinto tentado a ler essa série, mas achei muito legal que a autora tratou sobre outros assuntos nesse livro e que aprofundou a política de todo o universo.
    Até mais o/

    ResponderExcluir
  30. Oie!!
    Confesso que quando vi o lançamento dessa série fiquei mega empolgada para ler, mas ainda não tive a oportunidade, mas para falar a verdade, desanimei bastante devido as criticas que encontrei por ai.Sua resenha me despertou esperanças, afinal, é bom demais se surpreender com uma historia que estava desacreditada.

    beijos
    Mayara

    ResponderExcluir
  31. Oii Malu, tudo bem? Gostei muito da sua resenha! Eu li os dois primeiros, e acho que esses altos e baixos que citou, e que acabam atrapalhando o ritmo da própria história ao meu ver, está em todos. Eu gostei bastante de algumas reviravoltas, mas confesso que esses personagens não seu meus favoritos, nem de longe. De qualquer forma, quero continuar lendo a série!

    Beijos

    ResponderExcluir

Apaixonada por literatura desde pequena, nunca consegui ficar muito tempo sem um livro na mão. Assim, o Dicas de Malu é o espaço onde compartilho um pouco desse meu amor pelo mundo literário.




Facebook

Ofertas na Amazon

Instagram

Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Mais lidos

Twitter

Newsletter

Arquivos

Editoras parceiras