[Resenha] Como se vingar de um cretino


Olá, pessoal! Como vocês estão? Hoje eu vim trazer a resenha de uma das minhas leituras mais recentes, o romance de época Como se vingar de um cretino, da Suzanne Enoch. Lançado pela Harlequin Brasil esse ano, esse livro foi meu primeiro contato com a escrita da autora e já me deixou curiosa para conhecer outras obras dela.


Autora: Suzanne Enoch
Editora: Harlequin Brasil
Páginas: 288
Tradutora: Thalita Uba
Classificação: + 18 anos (conteúdo adulto)
Onde comprar: Amazon
Sinopse: “Era uma vez um notório visconde Dare, que seduziu lady Georgiana Halley e tomou sua inocência para ganhar uma aposta, e agora ele vai ter que pagar. O plano é simples: ela vai usar cada artifício de conquista que conhece para ganhar o coração de Dare, e então quebrá-lo. Mas o olhar do visconde tenta Georgiana a se entregar ao prazer mais uma vez, e quando ele a surpreende com um pedido de casamento, ela se pergunta: esse é mais um de seus jogos, ou dessa vez é amor verdadeiro?”

Sabe aquele livro que te fisga na primeira página e você só larga quando termina? Foi exatamente isso que aconteceu comigo enquanto lia Como se vingar de um cretino. Suzanne Enoch tem uma escrita leve, que faz com que o leitor se envolva rapidamente com a leitura. Além disso, é um livro que traz todos os elementos de um bom romance de época: protagonistas carismáticos e com uma boa química, diálogos inteligentes e afiados, trama envolvente, uma boa dose de humor e um romance bem construído.
Nesse livro, que é o primeiro de uma trilogia, conhecemos Lady Georgiana Halley e Tristan, o Visconde de Dare. Seis anos antes, Tristan havia seduzido Georgie para ganhar uma aposta, deixando a moça com o coração partido e sem possibilidade de se casar, tanto por não ser mais virgem quanto por não conseguir mais confiar nos homens. Agora, ela está disposta a se vingar e ensinar uma lição para que ele não faça o mesmo com outras moças.
Para isso, Georgie decide se infiltrar na casa de Dare, com a desculpa de cuidar das tias dele, para então seduzi-lo e partir seu coração. O que ela não levou em consideração no seu plano é que não era tão imune a ele quanto pensava e que, com a convivência, ela poderia ser tão envolvida quanto ele. Mas será que dessa vez era sério ou se tratava de mais de um dos jogos dele? Seria possível confiar em um cretino?


Vou ser bem sincera e já falar logo que eu amei essa leitura da primeira à ultima página. Adorei a forma como o romance foi construído e a interação entre os personagens. Georgiana é uma protagonista muito determinada e orgulhosa, fazendo com que suas discussões com Dare fossem sempre divertidas de acompanhar. Além disso, é compreensível a mágoa que ela sentia por toda a decepção que teve seis anos antes. Confesso que, em alguns momentos, a teimosia dela me incomodou um pouco e senti que ela era um pouco mimada. No entanto, consegui entender que boa parte desse comportamento era para evitar uma nova desilusão. Além disso, Georgie evoluiu bastante ao longo do livro e, ao final, fiquei orgulhosa de ver o quanto ela amadureceu.
“Georgiana abafou uma ponta de culpa. Ao menos ela podia colocar a culpa em Dare, já que ele começara aquilo. Tudo era culpa de Tristan. Até mesmo a maneira, como, às vezes, quase gostava dele.”
Já o Tristan, não sei nem como começar a explicar o quanto eu amei esse mocinho, que de cretino não tem nada. Ele errou muito com Georgiana, mas é o primeiro a reconhecer isso. O arrependimento dele é claro desde o início e é evidente o quanto ele amadureceu nos anos que se seguiram. Além disso, ele assumiu muitas responsabilidades nesse período e é difícil não se solidarizar ao ver tudo que ele carrega. Assim, por mais que tenha uma língua afiada e um jeito sedutor, típico dos cretinos, Tristan é um homem sensato, íntegro e de um coração enorme. [Sim, eu terminei o livro apaixonada por ele]
“Por um estante, Georgiana se perguntou se aquela não seria a maior mudança de todas: ele aprendera que suas atitudes tinham consequências não apenas para si próprio, mas para os outros, e permitira que esse conhecimento o guiasse – em sua maior parte.”


O romance entre os dois foi muito bem construído, pois tudo acontece de maneira natural. Além do fato deles já terem uma história juntos, as mágoas e desentendimentos entre eles não desaparecem de uma hora para outra. É um processo gradual, decorrente da convivência mais próximo e do amadurecimento de ambos. Esse desenvolvimento mais lento, associado ao fato de que a química entre Georgiana e Tristan ser inegável, deixou o romance apaixonante e tornou impossível não torcer pelo casal.
Já com relação aos personagens secundários, eu adorei a maioria. Tristan tem mais quatro irmãos e cada um deles se destaca por algum motivo, mas o que mais gostei foram os momentos em que eles estavam todos juntos. A tias deles são ótimas também e adorei ver as duas tentando bancar os cupidos. As amigas da Georgie são ótimas também e adorei ver o quanto elas são fieis umas às outras. A única personagem que eu não gostei foi uma vilã que me fez querer entrar no livro e dar uns tapas nela. Não vou dizer quem é, pois acho que seria um spoiler, mas quem leu sabe do que estou falando.


Não posso deixar de dizer também o quanto a escrita da autora é envolvente. Suzanne Enoch desenvolve a trama de uma maneira bem leve, permitindo que o leitor se envolva com a leitura e se apegue aos personagens. Além disso, ela soube dosar muito bem o romance, o drama e o humor, fazendo com que nada na trama fosse exagerado ou cansativo.
Por fim, preciso destacar o capricho da edição da Harlequin. A capa está linda e totalmente condizente com um romance de época, e a parte interna do livro não deixa nada a desejar. Além disso, as páginas amareladas e a fonte em um bom tamanho proporcionam uma leitura bastante confortável.
Com um casal de protagonistas tão cativantes e uma trama bem conduzida, Como se vingar de um cretino só poderia ser uma leitura deliciosa. Me encantei por esses personagens, ri muito de suas confusões e torci por ele a cada página. É um romance de época que reúne os melhores elementos do gênero e que me deixou ansiosa para conhecer outras obras da autora. Inclusive, já estou torcendo para a Harlequin Brasil publicar as continuações desta trilogia em breve.
E vocês, já leram esse livro ou outros da autora? Me contem aí nos comentários o que acharam. E, caso tenham se interessado em ler, vou deixar o link de compra na Amazon aqui.

34 comentários:

  1. Oi Malu,
    acredito que esse livro seja bem gostoso de ler mesmo. Fico imaginando v se infiltrando e tudo mais hehhehehehe
    Adoro romances de época por isso tem uma leveza na escrita e sempre trás bons personagens e cativantes né?

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Já me empolguei com o título rs
    Faz tempo que não leio romances românticos e dar o troco é comigo mesmo! kkkk só não gostaria que a protagonista sucumbisse ao alvo.
    Vou dar uma passadinha na Amazo e ver se encontro em e-book.
    Não conhecia a autora, fiquei interessada!Bjs

    ResponderExcluir
  3. Oi Malu,
    Romance de época não está entre as minhas leituras do momento, o livro parece ser bem estruturado e até mesmo muito divertido. Os personagens realmente me parecem ser altamente cativantes, achei legal você ressaltar o que achou dos secundários também. Enfim, parece uma leitura bem divertida e creio que se optar em ler algo do gênero irei ler esse livro.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oie
    muito legal sua resenha, eu ja tinha ouvido elogios da obra mas não chamou tanto a minha atenção, é muito raro eu querer ler algo do gênero, bela dica

    beijos
    http://www.prismaliterario.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Malu, tem escritores que tem o dom de nos prender na leitura. Gostei da forma como a personagem amadureceu e enfrentou sua magoa do passado. Como é uma série, talvez eu não leia em breve, mas vou guardar o nome para quando o momento chegar. Gostei muito de tua resenha, pude sentir o quanto a leitura te cativou.
    Bjos
    Vivi
    http://duaslivreiras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Oi Malu, sua linda, tudo bem?
    Acho que esse é o livro de romance de época que eu mais quero ler no momento, todas as resenhas estão dizendo o quanto se apaixonaram pela história e o quanto se surpreenderam com ela. Você só me deixou mais ansiosa, só isso, risos... Adorei sua resenha!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Esse livro está no topo da minha lista de desejados rs' sempre que leio resenhas fico mega empolgada em realizar a leitura, não vejo a hora de conhecer esses personagens loucos rs' ótima resenha!

    beijos!

    ResponderExcluir
  8. Já estou louco para ler! Sempre leio comentários positivos sobre os livros da Suzanne e não tinha associado essa obra as outras que já vi da autora. Já deu pra sentir que esse livro tem um enredo muito bem construído e certamente a escrita leve da autora deixa a leitura mega fluida. Amo narrativas de época e não vejo a hora de ler esse livro!
    Beijos do Wes ^^

    ResponderExcluir
  9. Parece um livro muito legal se o personagem já se arrepende e não fica bancando o durão né? Eu ainda não tinha visto este livro mas adoro romances de época e acho que vale a pena conhecer novas autoras.

    ResponderExcluir
  10. Oi Malu, como vai? Olha eu gostei de ler a sua resenha, não foi a primeira que li desse livro mas, foi uma das melhores. É bom saber que a história te deixou pressa e que os personagens tem uma personalidade própria e tem coragem para se arrepender, é difícil encontrar isso em livros de romance..rs!
    Quase não leio romances de época mas, esse parece interessante.

    Beijos e Abraços Vivi
    Resenhas da Viviane

    ResponderExcluir
  11. Oi Malu!

    Tudo bem? Olha eu AMEI esse livro! Georgie é uma personagem incrível e foi bom vê-la tentar se vingar do Visconde que a arruinou. Além disso as tias do Tristan são maravilhosas e juntamente com o irmão mais novo dele (o que fica sempre calado) foram as minhas personagens favoritas.

    Então, assim, concordo que a narrativa é envolvente (li sem nem perceber!) e que a trama é muito gostosa, sem falar da edição que é um primor mesmo.

    Beijinhos - Jessie
    www.paraisoliterario.com

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Esse livro se encontra na minha lista de desejados desde o seu lançamento, mas nunca tinha lido nenhuma resenha dele. Após ler a sua, a certeza que eu tinha de que iria adorar apenas se confirmou. Espero ter a chance de conhecer e me apaixonar pela história também.
    Abraços

    ResponderExcluir
  13. Não melhor que uma leitura que nos fisga, ainda mais quando é romance de época, que eu amo. Esse livro esta na minha lista de desejos a algum tempo e saber que você amou do inicio ao fim reforça minha vontade de ler. De tudo que li o que mais me chama atenção é o fato do romance acontecer de forma natural, pois as vezes é tudo tão forçado que desanima. Ainda não conheço a escrita da autora e esse livro pelo visto é uma ótima opção para começar.

    Abraços.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. Eu amo essa editora e tudo que ela publica hahaha acho que só pra começar, esse titulo destoa bastante dos demais romances de época e isso por si só já é sensacional, no mais, todos os personagens tem uma ligação muito gostosa e tudo se encaixa, sabe? É muito bom quando isso acontece, lendo essa história eu mal vi o tempo passar.

    ResponderExcluir
  15. Eu estou doida para ler esse livro desde o seu lançamento e lendo agora sua resenha só me deixou mais ainda curiosa e ansiosa pela leitura, adorei, meus parabéns. Uma ótima dica para quem como eu gosta do gênero.

    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Olá! Sempre vejo muitas coisas boas sobre esse livro mas não li ainda! Fico feliz que tenha gostado tanto da leitura, histórias tão completas assim sempre ganham nosso coração néé!
    Amei sua resenha e fotos e com certeza vou guardar a dica ♡

    Beijos,

    ResponderExcluir
  17. Que bom saber que gostou desse romance de época, pois eu também amei ele. Assim como você, fui fisgada pela história já nas primeiras páginas e gostei muito do casal protagonista.

    ResponderExcluir
  18. Olá, tudo bem? Ah esse livro é um dos meus queridinhos da vida de romance de época hahahaha Realmente é diferente, e nos capta logo nas primeiras páginas. MARAVILHOSO! Ótima resenha aliás (;
    Beijos,
    https://diariasleituras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  19. Oii, Malu!
    Eu adoro leituras assim que você não consegue largar e quando menos espera já terminou.
    Gostei bastante da premissa, até porque amo o gênero. Fiquei muito afim de ler, parece ser mesmo uma leitura muito envolvente.
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  20. Oie, tudo bom?
    Que fotos lindas!
    Eu amei o enredo, apesar de estar enjoada de tantos livros de romance de época que estão saindo, rs. Colocarei na lista de desejados, pois como é trilogia, bem capaz dessa história ser ainda melhor nos próximos livros!

    ResponderExcluir
  21. Oi, tudo bem? Puxa, esse livro não é para mim. Parei de ler esse gênero há anos, por ter ficado cansada da repetição de clichês. Então, hoje, nenhum realmente faz a minha cabeça. Apesar de você dizer que o personagem masculino é legal, eu realmente fico com o pé atrás, porque eu vejo muito machismo nesses livros e não é algo que eu suporte em qualquer narrativa. Mas sua resenha tá muito boa, só não é uma dica para mim rs.

    Love, Nina.
    www.ninaeuma.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. Olá Malu,
    Em junho li dois romances de época e favoritei os dois. Estou bem curiosa para ler esse, pois gosto da forma como os personagens parecem se envolver de forma sincera, sem parecer forçado por parte da autora, sabe? Também simpatizei muito com a questão de o livro ter uma escrita envolvente. Acho que a autora vai entrar para minha lista de favoritos!
    Beijos

    ResponderExcluir
  23. Olá eu amo romance de época e esse está na minha lista e sua resenha aumentou a minha expectativas sobre o livro espero gostar da leitura assim como voce

    ResponderExcluir
  24. Oi, Malu! Li esse livro recentemente (acabei não resistindo) e simplesmente AMEI! Fazia tempo que não lia nada da autora e um romance desse calibre me fez muita falta. A história é simplesmente apaixonante e eu também não conseguia largar o livro! rsrs
    Bjos
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  25. A fórmula história e personagens bem construídos + romance de época + leitura leve e cativante + diversão = me conquistou hahaha. E como ainda não conheço a escrita da autora, começarei por este livro. Dica anotada, obrigada.

    Bjo
    Tânia Bueno

    ResponderExcluir
  26. Oi, tudo bom?
    Eu ainda não li nada da autora, mas fiquei bem curiosa com a escrita dela e em breve lerei algo dela. Esse livro parece ser uma leitura bem gostosa mesmo, quem sabe eu não conheço a escrita da autora com esse livro?

    www.manuscritoliterario.com.br
    Beijos!

    ResponderExcluir
  27. Oi, Maria

    Quero muito ler esse livro! Adoro histórias sobre vingancinha, pois a gente sabe que no final quem desdenha quer comprar! Hahaha
    Tive contato recentemente com a autora através da antologia da Lady Whistledown e adorei a escrita dela. Espero que o preço do livro baixe em breve.

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  28. Essa capa está tão linda! Eu amo muito romances de época e estou louca para ler esse. Adorei conhecer um pouco mais sobre o livro através da tua resenha, tenho certeza que vou me apaixonar pela leitura quando eu finalmente comprar.

    ResponderExcluir
  29. Oi Malu, estou louco para ler este livro. ótimo saber que a autora dosou bem a trama, misturando drama, romance e humor na medida certa.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  30. Olá, tudo bem?

    A sua resenha ficou muito boa Malu, bem organizada e bem escrita. Fico feliz em saber que você ficou envolvida pela a escrita da autora. Infelizmente eu (Yvens) não pretendo ler "Como se vingar de um cretino", mas gostaria de ver a resenha desse livro lá no blog pelas mãos de alguma das meninas.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  31. Olá Malu!
    Suzanne Enoch é uma das minhas autoras preferidas de romance de época, mas ainda não tive oportunidade de ler esse livro. Porém não me surpreende que o enredo seja bem construído, os personagens cativantes, muitas confusões e uma leitura fácil de realizar.
    Tenho certeza que vou amar!
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  32. Olá Malu,
    este livro me foi uma grata surpresa. Não esperava gostar tanto dessa história e personagens, mas o fato é que fui fisgada desde as primeiras linhas e não consegui parar de ler até terminar. Estou mega ansiosa pelos próximos volumes da trilogia em especial o terceiro que trará a história do misterioso Robert.

    Abraços!
    Nosso Mundo Literário

    ResponderExcluir
  33. Já me deparei com esse livro, mas apesar de ser um romance de época havia passado despercebido por mim. Lendo sobre ele acabei me interessando, chamou a atenção. Personagens que nos prendem a trama sempre são bem-vindos. Bexus @prefirolercomcalma

    ResponderExcluir
  34. Malu lindona, eu li um conto dessa autora e simplesmente amei, estou com esse livro aqui e preciso ler urgente, principalmente após ler sua resenha tão empolgada com a leitura, amo a capa do livro e tenho certeza que será uma leitura mais que prazerosa. beijos

    Joyce
    Blog Livros Encantos

    ResponderExcluir

Apaixonada por literatura desde pequena, nunca consegui ficar muito tempo sem um livro na mão. Assim, o Dicas de Malu é o espaço onde compartilho um pouco desse meu amor pelo mundo literário.




Facebook

Ofertas na Amazon

Instagram

Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Mais lidos

Twitter

Newsletter

Arquivos

Editoras parceiras