[Resenha] Corte de Espinho e Rosas


Olá, pessoal! Tudo bem com vocês? Para começar a semana bem, eu resolvi trazer a resenha de um livro que muita gente já me cobrou: Corte de Espinhos e Rosas, da Sarah J. Maas. Eu já conhecia a escrita da autora por causa dos livros da série Trono de Vidro, mas todo mundo sempre me falava que eu precisava ler Corte de Espinhos e Rosas. Então, eu li em maio e agora vou contar para vocês o que achei. Será que ele superou meu amor por Trono de Vidro?

Autora: Sarah J. Maas
Tradutora: Mariana Kohnert
Editora: Galera Record
Páginas: 434
Classificação: + 16 anos
Onde comprar: Amazon
Sinopse: “Nesse misto de A Bela e A Fera e Game of Thrones, Sarah J. Maas cria um universo repleto de ação, intrigas e romance. Depois de anos sendo escravizados pelas fadas, os humanos conseguiram se libertar e coexistem com os seres místicos. Cerca de cinco séculos após a guerra que definiu o futuro das espécies, Feyre, filha de um casal de mercadores, é forçada a se tornar uma caçadora para ajudar a família. Após matar uma fada zoomórfica transformada em lobo, uma criatura bestial surge exigindo uma reparação. Arrastada para uma terra mágica e traiçoeira — que ela só conhecia através de lendas —, a jovem descobre que seu captor não é um animal, mas Tamlin, senhor da Corte Feérica da Primavera. À medida que ela descobre mais sobre este mundo onde a magia impera, seus sentimentos por Tamlin passam da mais pura hostilidade até uma paixão avassaladora. Enquanto isso, uma sinistra e antiga sombra avança sobre o mundo das fadas e Feyre deve provar seu amor para detê-la... ou Tamlin e seu povo estarão condenados.”

Eu sempre acho importante controlar as expectativas antes de começar uma leitura, mas como não esperar muito de uma obra escrita por uma autora que você já adora e que é recomendada por praticamente todo mundo que você conhece. Então, admito que estava esperando muito de Corte de Espinhos e Rosas. Porém, felizmente, isso acabou não sendo um problema, porque o livro realmente correspondeu muito bem às minhas expectativas.
Nesse primeiro livro, temos uma releitura bem original de A Bela e a Fera. Feyre é uma humana que vive em uma condição de quase miséria com o pai e as duas irmãs. Um dia, eles já tiveram uma vida próspera. Porém, quando os negócios do pai deram errado, eles tiveram que se mudar para um chalé humilde em uma pequena vila. Para cumprir uma promessa feita à mãe quando esta estava morrendo, Feyre começa a caçar na floresta para garantir o sustento de sua família.
O único modo de ele conseguir dinheiro era mendigando. Mesmo assim, teria sorte se conseguisse algumas moedas de cobre. Eu tinha visto como os abastados eram impiedoso em nossa aldeia. Já fazia anos que eu sabia que os monstros em nosso reino mortal eram tão ruins quanto aqueles do outro lado da muralha.

No entanto, tudo munda quando, em uma noite de caça, ela mata um feérico pensando ser um lobo. Com isso, Feyre infringiu o tratado que existia entre humanos e feéricos, e deverá receber uma punição por seu crime. Assim, Tamlin, um Grão-Feérico, aparece no chalé para comunicar que ela deveria pagar a vida que tirou com a sua, sendo obrigada a viver com ele em Prythian (reino dos feéricos). Feyre cumpre seu destino e o acompanha, mas planeja escapar na primeira oportunidade para buscar a família e ir para bem longe daquela aldeia. No entanto, a vida em Prythian reserva muitas surpresas para ela e Feyre acaba descobrindo que nem todas as histórias que ouviu sobre os feéricos eram verdadeiras e havia muito mais coisas que ela não sabia, incluindo ameaças àquele reino e ao dos humanos.


Mais uma vez, Sarah J. Maas presenteou os leitores com um universo rico e bem construído. A princípio, parecia uma simples releitura de A Bela e Fera. Porém, a medida que a história foi se desenrolando, percebi que havia muito mais a ser explorado e que aquele mundo era mais complexo e fascinante do que eu poderia imaginar. Aliás, é interessante ver como a nossa perspectiva vai se alterando à medida que as crenças da protagonista caem por terra e ela vai descobrindo os mistérios em torno dos feéricos e de Prythian.
É claro que se tratava de magia, porque era primavera ali. Que poder miserável eles possuíam que tornava suas terras tão diferentes das nossas, que permitia controlarem as estações e o clima como se fossem dono destes?
Não posso deixar de confessar que demorei um pouco para me conectar com a Feyre. Apesar de entender a responsabilidade que ela carregava em relação à sua família, ela é teimosa, explosiva e um tanto preconceituosa, indicando uma certa imaturidade. Claro que isso demonstra um pouco o quanto essa personagem é humana, o que é muito positivo, mas acabou fazendo com que eu tivesse uma certa dificuldade para gostar dela.
Porém, adorei ver o quanto ela amadureceu e se fortaleceu durante a história. Sua determinação e generosidade já eram evidentes desde o começo pelo modo como Feyre se arriscava para cuidar de sua família, mas achei que ela se tornou uma personagem muito mais interessante quando começou a deixar seus preconceitos de lado para realmente entender aquele mundo para o qual foi levada. Lá, ela se deparou com diversas situações que a testaram e fizeram com que ela se tornasse ainda mais forte.
– Agradeça por seu coração humano, Feyre. Tenha piedade daqueles que não sentem nada.
Os demais personagens também se mostraram interessantes e bem construídos. Adorei os feéricos, especialmente Tamlin e Lucien. Eles possuem a maturidade e a sabedoria de criaturas imortais, com séculos de experiência e de batalhas enfrentadas. Além disso, eles são misteriosos e carismáticos, muitas vezes apresentando um humor sarcástico que me agradou bastante. Porém, teve um outro feérico que chamou minha atenção e me deixou bastante curiosa para saber mais nos próximos livros: Rhysand. Todo mundo me fala sobre esse personagem e ele sem dúvida parece ser muito mais do que foi mostrado nesse livro.

“- Porque sua alegria humana me fascina, o modo como vivencia as coisas em sua curta existência, tão selvagem e intensamente e tudo de uma vez, é… hipnotizante. Sou atraído por isso, mesmo quando sei que não deveria, mesmo quando tento não ser.” 



Com relação à trama, achei interessante e bem construída. No início, ela é um pouco mais lenta por conter a apresentação dos personagens e do universo, porém, isso não significa que a leitura seja lenta. O mundo criado por Sarah J. Maas é tão fascinante que é o suficiente para prender a atenção e envolver o leitor. Além disso, depois que essa ambientação é feita, a trama se torna muito mais dinâmica, com revelações importantes, reviravoltas e muita ação.
O final é bem construído e, apesar de não ser daqueles que deixam o leitor louco para a continuação por ser bem amarrado, ele tem ganchos suficientes para despertar a curiosidade pelos próximos livros. Além disso, terminei a leitura tão apegada aos personagens e ao universo que quero muito ler o segundo para saber o que aconteceu com eles.
Como tanto tempo havia passado? (...) O mundo mortal... ele seguira em frente sem mim, como se eu jamais tivesse existido. O sussurro de uma vida miserável... desaparecida, não lembrada por ninguém que eu conhecera ou com quem me importara.
Preciso destacar ainda o quanto esta edição está linda, demonstrando o cuidado da Galera Record. A capa é maravilhosa e o livro ainda conta com um mapa e alguns detalhes no começo de cada capítulo. Além disso, as páginas são amareladas e a fonte tem um tamanho relativamente confortável para leitura.
Depois de muito ouvir falar sobre Corte de Espinhos e Rosas, eu finalmente consegui entender o motivo de tantas pessoas elogiarem essa série. Confesso que ainda não superou meu amor por Trono de Vidro, mas, sem dúvida, é um livro que faz jus ao talento de Sarah J. Maas. Com uma trama que equilibra bem fantasia, romance, aventura e mistério, Corte de Espinhos e Rosas é muito mais do que uma releitura de um conto de fadas clássico. Fiquei muito feliz por ter ouvido as recomendações que recebi e não vejo a hora de dar continuidade a essa série.
E vocês, já leram Corte de Espinhos e Rosas? Me contem aí nos comentários o que acharam. Só peço que não dêem spoiler, pois ainda quero ler as continuações.

30 comentários:

  1. Oi Malu, tudo bem?

    Já li a obra e como os comentários eram bem positivos, estava bem ansiosa. Demorei muito para me conectar a história, isso só aconteceu de fato depois da metade do livro. Mas, depois que ela volta, as coisas realmente fluem e li rapidamente o restante. Preciso ler o segundo livro e descobrir porque as pessoas amam tanto o Rhys. Adorei sua resenha!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Oi, tudo bem?
    O gênero não é o meu favorito, e acredito que por conta disso não consegui embarcar no mundo de fantasia da Sarah J. Maas. Tentei "Trono de Vidro" e não consegui sair do primeiro livro, então acabei desistindo da ideia de ler Corte de Espinho e Rosas. Quem sabe em um outro momento eu leio? Adorei sua resenha. Realmente essa edição está maravilhosa.

    Bjs
    Blog Tell Me a Book

    ResponderExcluir
  3. Eu tenho o box, mas alguma força parece que me impede de ler Porque eu não sinto vontade de ler mesmo so ouvindo coisas boas a respeito dele.
    Mas qualquer hora vou tentar me animar e pegar na leitura dele.

    ResponderExcluir
  4. Oi.

    Sempre que eu vejo falando sobre esses livros, me dá vontade de reler tudo de novo. Já li is dois primeiros livros umas duas vezes antes do lançamento do terceiro livro. Sou apaixonada pela série e pela escrita da Sarah. Já li as duas séries da autora e fica difícil dizer qual é a melhor, de quais personagens eu gosto mais.

    ResponderExcluir
  5. Estou lendo a outra série da autora e adorando assim que terminar vou querer começar esta. não tinha reparado que ela seria uma releitura de A Bela e a Fera meu conto de fadas preferido.
    Bjs Rose

    ResponderExcluir
  6. Ola, tudo bem??
    Amo essa trilogia, terminei de ler esse ano, evitei ao máximo, mas precisei saber o.qie acontecia kkkk, não queria ficar sem a série! Leia o próximo livro, é o melhor da série e vc vai se apaixonar pelo Rhysand!!! Beijus

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bem? Não sou a maior fã de releituras de contos de fadas, porém essa triologia é uma que tenho bastante curiosidade de ler, já que os leitores falam suuuper bem. Adorei tua resenha, minha curiosidade só aumentou!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  8. Oiii Malu, tudo bom?

    Então... eu sou a estranha que não curtiu nadinha Trono de Vidro. Acho que quando li não estava exatamente no clima pra aquel tipo de leitura e acabou sendo uma história arrastada e chata pra mim, nem quis mais saber da série depois disso.
    Fiquei um tempinho com medo de voltar a ler Sarah J Maas, pq pensei que se todo mundo ama Trono menos eu, com certeza não iria amar Corte que todo mundo vivia me indicando. Até que foram tantas as indicações que acabei cedendo e comprei o livro, esse primeiro mesmo. Ainda não li, mas já está aqui em mãos esperando o momento certo pra quando bater a curiosidade e a vontade de arriscar com a autora e suas histórias de novo.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  9. Olá! Como você, eu fico só vendo as pessoas falarem muito bem e declararem seu amor por essa série, mas ainda não tive a oportunidade de ler. Espero conseguir em breve, pois além da expectativa ser alta, minha curiosidade também só aumenta!
    hahaha
    Abraços

    ResponderExcluir
  10. Oi Malu!

    Tudo bem? Meu Deus ACOTAR é muito amorzinho! Li o primeiro livro em fevereiro deste ano (se não me engano) e depois disso devorei os outros dois. Acredite em mim quando falo que só melhora!

    Eu sou APAIXONADA pelo Rhys (quero um pra mim!) e amo a Feyre porque ela é exatamente o tipo de protagonista que realmente me conquista. Quando comecei a ler Corte estava com os dois pés atrás porque realmente não gostei de ToG, mas a Sarah realmente conseguiu me conquistar.

    Beijinhos - Jessie
    www.paraisoliterario.com

    ResponderExcluir
  11. Gosto de releituras e sempre digo isso, assim como amo a arte dos livros dessa série, mas infelizmente até o momento eu não me senti atraída para conferir nenhum dos livros. Mas que bom que gostou da construção dos personagens e da trama interessante. Acho legal quando uma série é composta com histórias fechadas, apenas com ganchos para continuações, pois não é sempre que conseguimos todos os livros. Então espero que curta a continuação e se der nos conte o que achou.

    Abraços.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Olá!! :)

    Enfim, eu gostei muito de Trono de Vidro, mas ainda não tive oportunidade de ler esta serie tao elogiada pelos leitores! :)

    Enfim, gostei de saber a tua opinião, assim como que o mundo criado pela autora não deixa a desejar!

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  13. Olá, tudo bem? Confesso que li a resenha por cima, pois pretendo ler a trilogia inicial ainda esse ano e não quero nenhum possível spoiler (mal leio a sinopse haha). Também tenho o sentimento de achar difícil superar Trono de Vidro, mas quem sabe eu queime a língua?! Adorei as fotos e que bom que iniciou a série.
    Beijos,
    https://diariasleituras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. Olá,
    Sobre o ritmo do livro preciso dizer que é um tanto quanto lento, mas não achei chato e se tivesse ocorrido mais ação teria sido a cereja no bolo. O mundo é bem detalhado e criativo, dá pra sentir que é um lugar diferente e imaginar completamente esse mundo.

    Debyh
    Eu Insisto

    ResponderExcluir
  15. Oi Malu!

    Quando li esse livro, confesso que não gostei tanto, e curti bem menos que Trono de Vidro. Mas aí cheguei no segundo livro, e me apaixonei completamente. Hoje com certeza é minha série preferida da autora. Leia logo o restante, aposto que vai acabar virando sua preferida também... Rs...

    Beijo!

    ResponderExcluir
  16. Oi!
    Ainda não li gostei muito da sinopse com certeza vou ler sim obrigada pela indicação

    ResponderExcluir
  17. Olá! Estou com o livro na estante me olhando e perguntando "Quando vou lê-lo?" E sem previsão ainda x.x Uma pena pois estou bem empolgada com essa trilogia.. Adorei ler a sua resenha pois me deixou mais empolgada ainda para iniciar a leitura, pois gosto de personagens que são difíceis largar e esse enredo que dá até brilho nos olhos haha!

    Beijos,
    Conta-se um Livro

    ResponderExcluir
  18. Olá, amei conferir sua opinião sobre esse livro. Por gostar de fantasia e por todos os comentários positivos que vejo sobre esse livro e os demais da série, é uma leitura que estou bem interessada em fazer também.

    ResponderExcluir
  19. Oi Malu, sua linda, tudo bem?
    Eu tenho uma amiga que amou o segundo volume, disse que preciso urgente ler essa série, e alguns leitores recomendaram no meu blog também, por isso, é leitura que está na lista esse ano. Vamos ver se a sua opinião vai mudar até o último volume dessa trilogia, risos... Sua resenha ficou ótima!!!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  20. Oi, Malu!
    Ai, eu amo essa autora, essa série e tudo o que ela escreve hahaha Eu acho que o que mais gosto em Corte de Espinho e Rosas é o ritmo da narrativa, a Sarah não perde o fôlego nunca, não deixa que a gente pisque e ainda faz com que nos apaixonemos por seus personagens. Tenho que concordar que não amo mais do que Trono de Vidro, porém, seus próximos volumes são maravilhosos a ponto de fazer o coração balançar haha
    Beijos!

    ResponderExcluir
  21. Olá, tudo bem Malu?

    Achei as suas fotos incríveis, ficaram lindas. Eu tenho vontade de ler essa série, parece ser bem legal, parece ser uma leitura envolvente, confesso que tenho muita curiosidade. Bela resenha, parabéns!
    Abraço,
    Yvens

    ResponderExcluir
  22. Oi, Malu!
    Os livros da Sarah J. Maas em geral são muito falados desde o primeiro publicado aqui, e tive lá certa curiosidade de conferi-los na época, começando por Trono de Vidro, mas com o passar das resenhas sobre, vi que o livro não era exatamente o meu estilo. Cheguei a me interessar um pouco mais por esse, por ser como uma releitura da Bela e a Fera - ao menos nesse primeiro volume, como muitos compararam logo que saiu por aqui -, mas tenho perdido o interesse também. É ótimo saber que seja uma fantasia bem desenvolvida, um universo bem criado e estruturado, e que a protagonista cresça com a história e consiga aliviar a má impressão do início, mas minhas prioridades e interesses de leitura tem sido outros. Um dia, quem sabe? Mas valeu a dica mesmo assim! Que você continue amando os próximos volumes como aconteceu com este.
    Beijos!

    ♥ Sâmmy ♥
    ♥ Sonhando aos Vinte ♥

    ResponderExcluir
  23. Oie!
    Eu já li esse livro e gostei, só achei que deveria ter um pouco de paginas a menos.
    mas a narrativa é ótima, me envolveu bastante, só achei alguns dos trechos um pouco enrolado.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  24. Por mais que as pessoas digam que o segundo livro da serie é o melhor da saga, eu decidi parar no primeiro mesmo. Achei a Feyre muito chata, o Tamlin muito manipulador e o Rhys apareceu muito tarde... deveria ter entrado na história antes. Enfim, não quero continuar com a trilogia.
    beijos

    ResponderExcluir
  25. Oi, Malu!
    Eu li esse primeiro livro e gostei bastante, apesar de achar que o final foi um pouco corrido. Não li o segundo livro por pura preguiça - são mais de 600 páginas e eu comprei ele físico e geralmente leio no ônibus, mas carregar esse peso... Me arrependi de não comprar em e-book, embora as capas sejam maravilhosas.
    Bjos
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  26. EU AMO ESSE LIVRO! O li recentemente e me apaixonei completamente nas primeiras páginas. Sarah é realmente uma escritora INCRÍVEL, que consegue prender o leitor com uma maestria impressionante. Ainda não terminei a série, mas fé no pai que as leituras saem haha <3
    Beijos
    https://porvarioslugares.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  27. Oi Malu, como está?
    Tenho cá esses livros graças a uma amiga abençoadíssima que resolveu me dar eles de presente em e-book, porque de físicos já tenho uns quantos ocupando a minha casa, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk. Mas ainda não tomei a devida coragem para ler porque já tenho outras prioridades e nem mesmo terminei a minha meta de ler metade da minha estante atual (#eusoumuitoporcona).
    Com certeza, porém, a premissa me atrai apesar de eu ter pego acidentalmente um spoiler do segundo livro, --".
    Abraços e beijos da Lady Trotsky...
    http://www.galaxiadeideias.com/
    http://osvampirosportenhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  28. Olá Malu, tudo bem?

    Confesso que também já ouvi muita gente falando da série, mas ninguém veio me obrigar a lê-la ainda hahaha. Já quase comprei o box com os três primeiros, mas aí é aquela coisa... eu tenho tantas séries iniciadas e quase nenhuma finalizada... fica difícil começar algo novo no momento. Além disso, eu tenho um grande problema em gravar nomes difíceis assim. Acho que acabaria me confundindo, rs.

    Beijos
    @blogodiariodoleitor

    ResponderExcluir
  29. Ola, tudo bem?
    As capas desta série são todas lindas e apaixonantes, que já é um show a parte. Nunca li nenhum ainda. Mas sua resenha conseguiu despertar minha curiosidade pela maneira como o livro foi conduzido e como os personagens foram desenvolvidos, preciso comprar o box.

    ResponderExcluir
  30. Olá,
    eu sou apaixonada por corte. Gostei bastante deste primeiro livro mas o segundo foi responsável por me arrebatar completamente. Ainda estou devendo a leitura do terceiro livro que preciso comprar pra ontem, morro de ansiedade para saber o que o futuro reserva ao meu amado Rhys. Quanto a Feyre, confesso que ela me irritou em alguns momentos mas pelo que andei lendo ela me incomodou bem menos do que a maioria das pessoas. Fazer o que, né? Quanto a trono de vidro, está na minha meta deste ano ainda.

    Abraços!
    Nosso Mundo Literário

    ResponderExcluir

Apaixonada por literatura desde pequena, nunca consegui ficar muito tempo sem um livro na mão. Assim, o Dicas de Malu é o espaço onde compartilho um pouco desse meu amor pelo mundo literário.




Facebook

Ofertas na Amazon

Instagram

Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Mais lidos

Twitter

Newsletter

Arquivos

Editoras parceiras