Cinco motivos para ler Confidências de uma ex-popular



Oi, pessoal! Tudo bem? Precisei passar os últimos dias concentrando os posts lá no instagram, mas hoje venho trazer a primeira dica de leitura de 2020: Confidências de uma ex-popular, da Ray Tavares. Publicado no ano passado pela Galera Record, esse livro foi uma das primeiras leituras que fiz esse ano e eu não poderia ter começado melhor.

Para quem não sabe, a Ray é autora do livro Os 12 signos de Valentina, que é um dos meus queridinhos da vida. Então, claro que eu já esperava gostar de Confidências de uma ex-popular. Porém, ele conseguiu superar minhas expectativas e, por isso, eu resolvi listar alguns motivos para vocês também fazerem essa leitura.

Então, se vocês querem saber o que me levou a gostar tanto da leitura e a recomendar para todo mundo, confiram esses cinco motivos:

- Escrita viciante
A escrita da Ray Tavares é daquelas que não deixam a gente parar de ler, de tão presos que ficamos na leitura. Ela tem um dom para escrever histórias leves e muito divertidas, com personagens bem construídos e que trazem assuntos interessantes. E não foi diferente nesse livro. Confidências de uma ex-popular me ganhou rapidamente graças ao bom humor da autora

- Temas importantes abordados
Mesmo se tratando de um livro leve e com personagens mais jovens, a Ray não deixou de abordar assuntos importantes. Em especial, me tocou a forma como ela falou sobre relacionamentos abusivos. Foi delicado, mas realista, e acredito que seja um alerta muito importante. Além disso, ela traz reflexões sobre o nosso contexto político e social, algo que é sempre necessário.

- Personagens bem construídos
Esse foi o aspecto que mais me conquistou no livro, porque foi uma enorme surpresa. Eu pensava que não conseguiria me apegar à Renata, por sua personalidade forte e jeito de patricinha. Porém, foi exatamente o contrário. Ela é uma personagem tão humana, com qualidades e defeitos, que foi impossível não simpatizar com ela. Além disso, sua evolução é evidente e foi maravilhoso acompanhá-la aprendendo com seus erros e amadurecendo. Os demais personagens também foram desenvolvidos pela autora e todos tiveram o destaque necessário para os seus próprios arcos.

- Referências a clássicos da literatura
Quer coisa melhor que ler um livro cheio de referências literárias, ainda mais quando se referem a clássicos na nossa literatura? Todos sabemos que há um preconceito muito grande com os livros nacionais, ainda mais quando são clássicos, o que é algo muito triste. Temos obras tão ricas na nossa literatura e é uma pena que muitas pessoas se recusem a dar uma chance. Eu mesma não li muitos, mas depois de ler Confidências de uma ex-popular me deixou com muita vontade de conhecer esses livros.
É muito importante incentivar a literatura nacional e estimular as pessoas a lerem nossos clássicos. E tenho certeza que a forma como isso foi feito nesse livro, vai deixar muitas pessoas curiosas para conhecerem as obras citadas.

- Ambientação que te faz querer morar dentro do livro
Sabe aqueles livros que te fazem sentir parte do ambiente, como se estivesse lá e fosse amigo dos personagens? Com certeza, Confidências de uma ex-popular é um deles. Mesmo já tendo passado da adolescência há algum tempo, eu me senti querendo voltar para essa época. Os personagens cativantes, as aulas de literatura, a misteriosa organização do colégio e todo aquele clima de escola me contagiaram e eu me vi relembrando meus tempos de ensino médio. Para mim, esse foi um dos aspectos que mais me cativou no livro e fez com que a leitura se tornasse tão especial.

Acho que já ficou claro o quanto eu gostei da leitura e recomendo Confidências de uma ex-popular para todo mundo né? É um livro leve e divertido, mas que não deixa de abordar assuntos importantes e trazer personagens muito humanos. Eu já era fã da Ray Tavares desde que li Os 12 signos de Valentina e esse novo livro veio para reforçar minha admiração por ela. Podem ter certeza que vou querer acompanhar tudo que ela publicar.




Autora: Ray Tavares
Editora: Galera Record
Páginas: 434
Exemplar recebido de parceria com a editora
Onde comprar: Amazon
Sinopse: “Da autora de Os 12 signos de Valentina. Mais de 4 milhões de leituras no Wattpad. Beleza, poder, popularidade. O que mais uma garota pode querer? Renata acaba de ser expulsa de sua antiga escola. Perdeu seu status, seus amigos, seu namorado e sua antiga vida de privilégios. Agora, precisa recomeçar do zero, em um rígido internato católico. Possessa e nada disposta a construir novos laços de amizade por conta das frustrações do passado, ela se vê, de repente, perdida. Sem largar sua essência, a garota se equilibra entre lidar com o desprezo constante dos alunos do colégio, recusar as investidas do presidente de um grupo misterioso e, nesse meio, administrar seu interesse por um aluno em particular. Será que Renata vai conseguir superar seu passado e iniciar uma nova jornada mostrando uma nova versão de si mesma – ou insistirá em seus velhos erros?”

20 comentários:

  1. Olha, falando assim também bem dele, é impossível não ficar com vontade de ler o livro!!! Os temas abordados foi o que mais me interessou. E claro ter referências a clássicos é uma sacada inteligente.

    ResponderExcluir
  2. Olá tudo bem?

    Apesar da sua resenha ser bem passional e demonstrar o quanto você gosta dessa autora em especial, esse é um tema que já não me chama tanto a atenção, então por ora vou deixar essa dica passar. Mas gostei bastante da sua resenha.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Eu queria ler esse dos signos. Vi muita gente falando dele na época! Achei a sinopse fofíssima. Mas, não é um tipo de leitura que sou acostumada. Então acabo sempre deixado "para depois".
    Esse mesmo eu vi e ouvi falar muito dele. Até ecobag rolou aqui nos eventos. E que bom que você foi surpreendida além do esperado. Isso é tão bom. Ainda mais quando já gostamos da escrita daquele autor.
    Beijocas

    Carol, do Coisas de Mineira

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem? Me convenceu e eu já estou indo comprar a obra! Na verdade li algumas resenhas e estava em dúvida se seria ou não uma boa leitura, mas agora fiquei bem animada lendo o seu post.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  5. Oi, Malu.
    Que bacana esse seu post!!
    Muito embora eu não seja mais tão fã de literatura juvenil, enquanto lia a sua resenha pensei em algumas amigas que vão pirar com esse livro! Já vou mandar o link da sua resenha para elas!!
    beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  6. Uma ambientação que me faz sentir estar dentro do livro é algo que valorizo muito, mais um motivo para eu querer fazer essa leitura e conhecer a boa escrita da autora que você menciona, ótimo post!

    ResponderExcluir
  7. Oi Malu.

    Pela sua resenha o livro parece ser bem interessante. Gostei de saber que a leitura é leve e divertida. Vou adicionar na lista de desejados. Obrigada pela dica e parabéns pela resenha.

    Bjos

    ResponderExcluir
  8. Eu amo ler os clássicos por diversos motivos, principalmente, compreender os contemporâneos, gostei desse fator no livro e fiquei curiosa com a obra.

    ResponderExcluir
  9. Oi Malu!

    Eu honestamente não tenho vontade nenhuma de ler esse livro. De uma olhada no primeiro capítulo dele e a personagem principal já me cansou ali na primeira página, achei a personagem absolutamente cansativa e não tem crescimento possível que poderia me fazer encarar a obra. Mesmo assim fico feliz que o livro não seja tão fútil quanto aparentou ser pra mim e que toque em pontos importantes

    ResponderExcluir
  10. Oie, não conhecia o livro e nem tampouco a escritora. Confesso que o plot a princípio não me chamou a atenção, mas com você detalhando partes importantes que são abordados, aí me chamou a atenção. No momento temos vários títulos que abordam temas como abuso, mas eu penso que quanto mais, melhor, mais público abrange. E muitas vezes as pessoas que estão nessas situações não percebem, e talvez através de uma leitura consigam.

    Nelmaliana Oliveira (Profissão: Leitora)

    ResponderExcluir
  11. Olá Malu!!!
    Eu tenho que ler "Os 12 Signos de Valentina" porque desde que ouvi falar dele fiquei um tanto curiosa pela história, mas admito que esse novo livro da autora me atraiu quando você disse das referências com clássicos o que me fez adorar a história nesse momento.
    Vou adicionar na minha lista que só aumenta!!!

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Eu imagino que deve ser uma escrita deliciosa <3
    Estou com esse livro na lista de desejados e espero conseguir ler em breve

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  13. Olá, tudo bem? Acredita que ainda não li nada da autora? Pois é, sempre vi elogios para suas obras, e com Confidências não foi diferente. Ainda estou pensando sobre ler ou não porque acho que quero dar chance para a obra anterior dela primeiro. Adorei seus motivos, que são convincentes e deixam uma pulguinha atrás da orelha.
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Adorei seus motivos. Li esse livro ano passado e concordo! A autora soube como abordar temas importantes de uma forma mais leve. Gostei muito de conhecer a escrita da Ray e quero ler mais obras da mesma.

    Beijos,
    Blog PS Amo Leitura

    ResponderExcluir
  15. Eu ainda não li nada da autora e tenho visto muitos comentários positivos para esse livro, adorei os motivos que você deu para ler, espero poder ler em breve e gostar da leitura

    ResponderExcluir
  16. Oi Malu, tudo bem?
    Achei muito boa a proposta desse novo livro da Ray Tavares. Já tinha gostado da do anterior, dos signos e esse me cativou bastante por ser um tema com o qual eu tenho uma relação de amor e ódio porque na época do colégio, os "populares" eram motivos de dor de cabeça para mim, isso que era escola pública. Sério, eu tenho certeza de que vou gostar do livro apesar de claramente odiar a protagonista no começo.
    Um beijo de fogo e gelo da Lady Trotsky...
    http://www.osvampirosportenhos.com.br

    ResponderExcluir
  17. Olá!
    tenho muita vontade de ler algo da autora, Os 12 signos de valentina, esta na minha lista de desejados, e quero conferir esse também. Adorei a capa e os seus motivos me animaram para ler esse livro que tem tudo para me prender!

    beijos

    ResponderExcluir
  18. Se tem referências aos clássicos já quero ler. Já li várias resenhas desse livro, mas não imaginava que os personagens fossem tão bem construídos.

    ResponderExcluir
  19. Oi, Malu! Tenho mta vontade de ler esse livro! Já li Hacker e gostei bastante, é bom acompanhar a autora e ver a evolução da escrita dela. Se Hacker já era bom, imagine esse livro então.
    Bjos
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  20. Olá!

    A Ray é um amor e eu fiquei muito curiosa para ler esse livro, porque sou apaixonada na escrita dela e ainda mais curiosa para ler logo sabendo que o livro vai ser adaptado

    ResponderExcluir

Apaixonada por literatura desde pequena, nunca consegui ficar muito tempo sem um livro na mão. Assim, o Dicas de Malu é o espaço onde compartilho um pouco desse meu amor pelo mundo literário.




Facebook

Ofertas na Amazon

Instagram

Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Mais lidos

Twitter

Newsletter

Arquivos

Editoras parceiras