[Resenha] História de um grande amor



Olá, meus amores! Tudo bem com vocês? Depois de um tempinho sem postar resenhas por aqui, hoje eu vim falar sobre uma das primeiras leituras que fiz em 2020 e que é um dos lançamentos mais aguardados desse início de ano: História de um grande amor, da Julia Quinn. Esse livro inicia a trilogia Bevelstoke que está sendo publicada no Brasil pela Editora Arqueiro e é claro que eu corri para ler, né?
Para quem ainda não conhece, essa trilogia foi lançada há alguns anos nos Estados Unidos (entre 2007 e 2010). Vi muitas pessoas elogiando quando a Arqueiro anunciou que iria publicar esses livros no Brasil, o que me deixou mais curiosa para conferir. Porém, confesso que me esforcei e fui com as expectativas controladas.
Então, agora venho contar para vocês o que achei desse primeiro livro, se ele conseguiu me surpreender e quais as minhas expectativas para os próximos volumes.

Autora: Julia Quinn
Editora: Arqueiro
Tradução: Thaís Paiva
Páginas: 288
Onde comprar: Amazon
Sinopse: “Aos 10 anos, Miranda Cheever já dava sinais claros de que não seria nenhuma bela dama. E já nessa idade, aprendeu a aceitar o destino de solteirona que a sociedade lhe reservava. Até que, numa tarde qualquer, Nigel Bevelstoke, o belo e atraente visconde de Turner, beijou solenemente sua mãozinha e lhe prometeu que, quando ela crescesse, seria tão bonita quanto já era inteligente. Nesse momento, Miranda não só se apaixonou, como teve certeza de que amaria aquele homem para sempre. Os anos que se seguiram foram implacáveis com Nigel e generosos com Miranda. Ela se tornou a mulher linda e interessante que o visconde previu naquela tarde memorável, enquanto ele virou um homem solitário e amargo, como consequência de um acontecimento devastador. Mas Miranda nunca esqueceu a verdade que anotou em seu diário tantos anos antes. E agora ela fará de tudo para salvar Nigel da pessoa que ele se tornou e impedir que seu grande amor lhe escape por entre os dedos.”

Ainda criança, Miranda Cheever sabia que não se tornaria uma beldade. Porém, aos 10 anos, ela não precisava ser lembrada disso. Por isso, ao sair da festa de aniversário de sua melhor amiga, Miranda acaba desabafando com o irmão mais velho dessa sobre os comentários maldosos de uma das outras convidadas. E quando o senhor Nigel Bevelstoke, visconde de Turner, diz que Miranda um dia seria tão linda quanto era inteligente, ela percebe que nunca poderá deixar de amá-lo.
“– Porque um dia a senhorita vai crescer e aparecer, e será tão bonita quanto já é inteligente. [...] E talvez ainda reste um pequeno sorriso para dedicar a mim quando se lembrar deste dia e desta conversa agradável.”
Com o passar dos anos, Miranda não se tornou uma beldade ou a sensação da temporada, mas uma jovem bonita e bastante agradável. Prestes a viver sua primeira temporada, ela tem tudo para se sair bem. Já para Nigel a vida não foi nada boa. As decepções o tornaram um homem amargo e cínico, sem qualquer traço do rapaz gentil que já foi.
Porém, Miranda disse aos 10 anos que iria amá-lo para sempre. Por isso, ela está disposta a tentar encontrar o antigo Nigel por traz dessa fachada de amargura. Determinada, Miranda não vai desistir de resgatá-lo de sua solidão e finalmente viver a história de amor que sempre sonhou.


A primeira coisa que preciso dizer sobre História de um grande amor é que ele traz todos os elementos que me conquistaram nos livros da Julia Quinn: trama leve e dinâmica, diálogos divertidos, recheados de ironia, e personagens carismáticos. Há algum tempo não lia um romance de época tão gostosinho, desses em que a leitura flui rápido e com leveza.
Acredito que o principal motivo para isso é Miranda, que é uma protagonista carismática e adorável. Acredito não ter uma forma melhor de definir uma personagem tão doce e otimista. No início, ela é um tanto ingênua e se deixa levar por Nigel em algumas situações. Mas ela amadurece e se torna mais firme com o tempo, e isso sem perder sua generosidade e sua capacidade de enxergar o melhor nas outras pessoas. E foi justamente a capacidade dela de ver a bondade em Nigel mesmo quando ele mesmo não enxergava que fez com que eu admirasse tanto essa personagem.
“Turner não tinha a menor ideia do que fizera com ela – do que causara nela – e talvez nunca viesse a ter. Mas Miranda ainda o desejava. E provavelmente o desejaria para sempre”
Já o Nigel foi um caso mais complicado. Sua postura arrogante e amargurada foi muito irritante. Por mais que Nigel tivesse traumas em seu passado que justificassem o fato de ter se fechado, nada do que viveu era culpa de Miranda. Portanto, as vezes em que ele foi frio ou cínico com ela me incomodaram e fizeram com que eu tivesse dificuldade em simpatizar com ele, sendo a única ressalva que tive no livro.
E, ainda assim, esse foi um ponto que acabou contribuindo para tornar a evolução do Nigel mais interessante e com um peso maior. Pelo comportamento dele no início, era difícil esperar alguma redenção. No entanto, em um processo lento e bem construído, ele foi se transformando e amadurecendo. E observar o quanto ele mudou no final foi um dos aspectos muito interessante no livro.
Mas um bom romance de época não se faz só com o casal principal, não é mesmo? E os personagens secundários de História de um grande amor são ótimos. A irmã e a mãe de Nigel ajudam a trazer um clima de família que é tão característico dos livros da Julia e que eu adoro. Aliás, Olívia, que é a irmã caçula de Nigel e melhor amiga de Miranda, se destacou pelo carisma, senso de humor e lealdade à amiga. É a típica personagem coadjuvante que a gente sabe que merece ser protagonista de sua própria história. E não vejo a hora de ler o segundo livro para saber como ela se sairá com mais espaço na trama.
Com relação ao enredo, adorei como foi desenvolvido e me vi completamente envolvida pela leitura. O romance foi construído aos poucos e adorei o fato de que, mesmo Miranda sendo apaixonada por Nigel desde criança, isso não fez com que a aproximação entre eles fosse rápida. Ao contrário, eles foram aprendendo a se conhecer como adultos. Os dois mudaram muito ao longo dos anos e isso fez com que eles tivessem muito a descobrir um sobre o outro. Além disso, a própria evolução dos personagens foi algo incrível de acompanhar e que tornou a leitura ainda mais interessante.
“Era amor, e um amor de mulher. A garotinha que o via como um príncipe encantado não existia mais. Ela era uma mulher agora. Conhecia cada falha dele, sabia muito bem de suas limitações, e ainda o amava. Amava Turner. Queria cuidar de suas feridas. Queria...Não sabia exatamente. Queria tudo. Queria absolutamente tudo. Queria...”
Quanto à edição, não tenho muito o que falar, pois li em ebook. Confesso que não gostei da capa e acho que ela não combina em nada com o livro. Gostaria que a editora tivesse continuada criando as suas próprias capas, que têm um padrão muito mais bonito, ao invés de adotar uma estrangeira e que era de outra série da autora. Mas, feito esse desabafo em relação à capa, não encontrei nenhum erro no ebook e acredito que o livro físico mantenha o mesmo padrão de qualidade.
Deste modo, História de um grande amor é um ótimo início para essa trilogia. Leve, com diálogos divertidos e afiados, e personagens que passam por um longo caminho de amadurecimento e redescoberta, esse livro me encantou de um modo que eu não esperava e me deixou ansiosa por sua continuação. Para minha alegria, o segundo livro – O que acontece em Londres – já está em pré-venda e deve ser lançado em março (vocês podem adquiri-lo aqui).
E vocês, já leram História de um grande amor? Me contem aí nos comentários se já leram esse ou outro livro da Julia Quinn e o que acharam. Vou adorar saber a opinião de vocês.

Caso tenham interesse em adquirir História de um grande amor ou sua continuação em pré-venda, deixo o link para compra na Amazon aqui. Comprando através dele, vocês me ajudam com uma pequena comissão, sem alterar o valor final da compra.

13 comentários:

  1. Oi, Malu.
    Terminei esse livro recentemente e preciso dizer que gostei muito do fato da autora ter mostrado algo diferente. Comecei a ler a história achando que tudo terminaria com um lindo casamento, mas fiquei surpresa com o que a Julia criou! (que eu não vou comentar para não dar spoiler!)
    Mesmo o Turner sendo meio arrogante, gostei dele logo de cara! hahahha
    beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  2. Oi, achei interessante isso de a personagem se encantar por ele ainda na infância e, anos depois, buscar por aquele rapaz que acabou mudando com o tempo. Amo esse clima de família que você mencionou que há nos livros da Julia. Quero muito ler esse livro, bom saber que não se decepcionou com a leitura.

    ResponderExcluir
  3. Oi, Malu!
    Eu ainda não li nada da Julia Quinn e também não sabia que estava saindo uma nova série dela aqui no Brasil. Diferente de você, eu achei a capa bonita e considerando que normalmente não curto as versões brasileiras dos livros dela, isso foi um ponto positivo.
    Bjss

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com/2020/02/resenha-fale-mulheresemfoco.html

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem? Apesar de amar Julia Quinn, esse livro não me conquistou o quanto queria. Ainda acho que algumas atitudes do protagonista não me desceram, mas enfim, no final conseguimos "perdoar" e entender porque ele tomou determinadas escolhas. Estou com grandes expectativas para o segundo, e espero me surpreender. Adorei a sua resenha!
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi, tudo bem? Fiquei impressionada com esse lançamento da Arqueiro. Primeiro pela edição. Foge ao padrão da editora. O que dizer dessa ilustração? Transmite tantos sentimentos, tanta coisa boa. E o enredo? Quem nunca se apaixonou por alguém mais velho quando era criança ou adolescente? Mais ainda, nutrir esse amor até a vida adulta? Ainda não consegui ler nenhum livro da Julia Quinn, mas espero fazê-lo em breve. Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  6. Faz muito tempo que não leio algo da Julia, mas sei que suas histórias nunca vão me decepcionar
    Por um momento achei que esse Nigel era o mesmo que aparece em Os Bridgertons kkkkkk

    ResponderExcluir
  7. Ah, que legal que você foi fisgada pela leitura. E que foi um bom primeiro livro de uma nova série. Sei que a autora é excelente. Vejo e leio muita gente falando só bem dela!
    Apesar de não ler romance romântico e nem de Época, sei que os fãs ficam em polvorosa quando sai algo novo dela na área.
    Abraços

    Carol, do Coisas de Mineira

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bem? Eu gostei muito de conferir essa história, tinha um pé atrás com a Julia mas ai veio a Miranda e eu me apaixonei por essa personagem. Esse livro é um amor, tirando o Nigel que me deu preguiça a história inteira.

    ResponderExcluir
  9. Ainda só tive a oportunidade de ler a série Bridgertons da autora, mas eu gosto disso na escrita dela: personagens com diálogos afiados e leituras leves. Estou cada vez mais curiosa para me aventurar nessa série e pelo o que li aqui, parece ótima.

    Beijos,
    Blog PS Amo Leitura

    ResponderExcluir
  10. Oiii,

    Acho que eu ficarei um pouquinho irritada com o Nigel também, mas só pela sua resenha eu já sei que vou amar a história. Estou super ansiosa para ler este livro, mas estou bem inclinada a esperar que saiam todos para que eu comece a ler e ai faça tudo em uma sentada só kkkkk Eu achei esta capa maravilhosa e mal posso esperar para poder me apaixonar por estes personagens e por esta história de amor também.

    Beijinhos...
    http://equipenerd.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Apesar de amar romances de época, a Julia Quinn não me conquistou (até hoje não consegui terminar o livro do Colin e abandonei o do Anthony). Sua resenha, apesar de muito bem feita, não me faz querer dar outra chance para a autora. Essa capa é, na minha opinião, a mais bonita dentre as obras da autora publicadas aqui. Fico feliz que tenha gostado tanto da história, mas com certeza não é para mim.

    ResponderExcluir
  12. Olá!!!
    Eu não vou mentir e é uma vergonha falar isso, mas ainda não li nada escrito pela autora Julia Quinn e esse ano pretenso mudar isso.
    Eu gosto dessa capa, acho por ser algo diferente e fora do comum porém muitos fãs não gostaram e acho que pelo ponto que você disse de não remeter ao livro.
    Que bom que os personagens evoluem e não é um sentimento e pronto que faz eles se aproximarem, mas as coisas que vão acontecendo ao longo da narrativa.
    Dica anotada ^^

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Oi Malu, tudo bem?
    Que premissa maravilhosa! Sem dúvida eu amaria poder ler esse livro e conhecer de perto esse casal tão lindo unido pelo próprio Universo! Ainda mais que eu nunca li nada da Julia Quinn e só ouço elogios às obras delas. Quem já leu me diz por onde devo começar? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Um beijo de fogo e gelo da Lady Trotsky...
    http://www.osvampirosportenhos.com.br

    ResponderExcluir

Apaixonada por literatura desde pequena, nunca consegui ficar muito tempo sem um livro na mão. Assim, o Dicas de Malu é o espaço onde compartilho um pouco desse meu amor pelo mundo literário.




Facebook

Ofertas na Amazon

Instagram

Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Mais lidos

Twitter

Newsletter

Arquivos

Editoras parceiras