[Resenha] Sombra e Ossos


Já faz muito tempo que tenho curiosidade de conhecer a escrita da autora Leigh Bardugo e, em especial, a Trilogia Grisha. Sempre ouvi muitos comentários bons sobre esses livros e esse ano veio um incentivo ainda maior para ler. Sombra e Ossos, primeiro volume da trilogia, foi adaptado para uma série que estreia mês que vem, no dia 23, na Netflix.

Então, claro que eu já corri para ler o livro para me preparar para a série. Aproveitei que o livro ganhou uma nova edição pela Planeta Minotauro e não perdi tempo. Confesso que não quis assistir nem o trailer antes de ler, porque não queria que nada estregasse minha experiência com a obra original. E, mesmo assim, minhas expectativas para a leitura estavam bem altas.

Agora, vim contar para vocês o que achei de Sombra e Ossos e da escrita da Leigh Bardugo. Será que minhas expectativas foram atendidas? Confiram na continuação da resenha.

 

Autora: Leigh Bardugo

Editora: Planeta Minotauro

Tradução: Eric Novello

Páginas: 288

Onde comprar: Submarino | Amazon

Sinopse: “O clássico do Universo YA em uma nova edição Em um país dividido pela Dobra das Sombras – uma faixa de terra povoada por monstros sombrios – e no qual a corte real está repleta de pessoas com poderes mágicos, Alina Starkov pode se considerar uma garota comum. Seus dias consistem em trabalhar como cartógrafa no Exército e em tentar esconder de seu melhor amigo, Maly, o que sente por ele. Quando Maly é gravemente ferido por um dos monstros que vivem na Dobra, Alina, desesperada, descobre que é muito mais forte do que pensava: ela é consegue invocar o poder da luz, a única coisa capaz de acabar com a Dobra das Sombras e reunificar Ravka de uma vez por todas. Por conta disso, Alina é enviada ao Palácio para ser treinada como parte de um grupo de guerreiros com habilidades extraordinárias, os Grishas. Sob os cuidados do Darkling, o Grisha mais poderoso de todos, Alina terá que aprender a lidar com seus novos poderes, navegar pelas perigosas intrigas da corte e sobreviver a ameaças vindas de todos os lados.”

 

Em Sombra e Ossos, Ravka é um país dividido pela Dobra das Sombras, uma faixa de terra dominada pela escuridão e habitada por monstros. Alina Starkov é uma órfã comum que trabalha como cartógrafa no exército. Ela e seu amigo Maly, por quem ela é secretamente apaixonada, estão entre o grupo designado para atravessar a dobra e chegar à outra parte de Ravka. Trata-se de uma missão perigosa e que pode custar a vida de todos eles.

Durante a travessia, o grupo é atacado e Maly fica gravemente ferido. Em um momento  de desespero, Alina descobre ter um poder que nunca imaginou possuir, o invocar a luz – a única coisa capaz de combater a escuridão e os monstros da Dobra. Por causa disso, Alina é enviada ao Palác io, onde será treinada com os guerreiros Grisha e estará sob a proteção de Darkling, o mais poderoso deles. Mas mais do que aprender a manusear seus poderes, ela precisará lidar com os perigos que seu dom atraiu.

 




Eu já tinha curiosidade de ler Sombra e Ossos há muito tempo, pois sempre ouvi falar muito bem sobre os livros da Leigh Bardugo e vi diversas recomendações dessa trilogia. Com o anúncio da adaptação que vai sair na Netflix, o burburinho em torno do universo Grisha aumentou muito, assim como a minha ansiedade. Mas posso dizer que, desta vez, o hype foi mais do que justificado.

Já nesse primeiro livro da trilogia eu fiquei fascinada pelo universo apresentado. É uma ambientação rica e fascinante, com um país dividido pelas sombras, uma grande desigualdade social e um grupo de guerreiros com poderes extraordinários. E tudo isso foi explicado por Leigh Bardugo de maneira clara e direta, não sendo cansativo em momento algum, o que fez com que eu me ambientasse com facilidade e não demorasse a me envolver com a leitura.

Os personagens também foram bem construídos e, mesmo que não tenha sido cativada por todos, me interessei por eles o suficiente para saber o que aconteceria. A protagonista Alina me irritou em alguns momentos por ser meio imatura, mas ela evolui ao longo do livro e vejo muito potencial para que cresça ainda mais nos próximos livros.

Mas o dono do livro, para mim, é o Darkling. Ele é um personagem intenso, bem construído e rouba a cena em todos os momentos que aparece. Gostei muito de como ele se desenvolveu ao longo do livro e tenho certeza que nas continuações ele terá um papel ainda maior. 



Com relação à escrita da Leigh Bardugo, só posso dizer que é maravilhosa e extremamente envolvente. Ela não pesa nas descrições e consegue apresentar tudo de forma direta e muito eficaz, de modo a não quebrar o ritmo da leitura, mas ainda conseguir fazer o leitor imaginar o que está sendo descrito com clareza. Por causa disso, a leitura fluiu muito bem e eu li em um final de semana. Além disso, ela deixou um gancho excelente para a continuação, daqueles que deixam a gente contando os dias para ler o próximo.

Outro ponto que preciso destacar é a edição. O livro agora é publicado pela Planeta Minotauro e ganhou uma nova edição muito bonita. Amei a nova capa (apesar do selo da Netflix) e do mapa no início do livro. Além disso, achei a fonte e o espaçamento muito confortáveis para a leitura e achei os detalhes no início de cada capítulo muito bonitos.

De um modo geral, Sombra e Ossos foi um ótimo início para a trilogia, servindo como uma boa introdução ao universo e apresentando os personagens o suficiente para que o leitor se importe para saber o que acontecerá com eles. Há muito a ser explorado ainda e eu sinto que a Leigh Bardugo preparou muitas surpresas para as continuações. Então, recomendo para quem ama uma fantasia com um universo cheio de perigos, intrigas, personagens interessantes e um pouco de romance

 

Aviso: O segundo volume da trilogia, Sol e Tormenta, já está em pré-venda com brindes maravilhosos. A pré-venda é exclusiva do Submarino e das Livrarias Curitiba e vou deixar o link para vocês comprarem aqui.  




7 comentários:

  1. Oi Malu.

    Eu tenho pouca experiência com o gênero Fantasia, mas tenho encontrado várias dicas que estão despertando minha curiosidade. Quero muito ler este livro, além de ter uma capa lindíssima gostei de saber através da sua opinião que a história tem personagens bem construídos e um enredo cativada. Já anotei na minha lista.

    Bjos
    https://consumidoradehistorias.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi Malu, sua linda, tudo bem?
    Eu já li Six of crows: Sangue e mentiras, e foi um dos melhores livros que já tive contato. Essa autora é fantástica! Quero muito ler essa trilogia também para poder assistir a série. Sua resenha ficou ótima, só me deixou mais animada!
    beijinhos.
    cila.

    ResponderExcluir
  3. Ouvi falar da série, mas ainda não me empolguei. Gostei de saber que os personagens são bem construídos, já que geralmente este é meu maior problema nesse tipo de livro. Gosto da capa também!

    ResponderExcluir
  4. Ooi
    Eu estou vendo esse livro sendo divulgado diariamente e por isso tenho ficado mais curiosa para ler. Essa capa tá mil vezes melhor que a anterior.
    Sil
    blog kzmirobooks.com • Siga no Instagram: @kzmirobooks
    Top comentarista valendo a saga Harry Potter

    ResponderExcluir
  5. Oi Malu!
    Já tinha ouvido falar essa série, mas ainda não tive interesse em procurar, mas agora você despertou minha curiosidade, não lembro da primeira capa, mas vou procurar saber mais. Obrigado pela dica, parabéns pela resenha, bjs!

    ResponderExcluir
  6. Oi! Em pensar que eu acompanhei o lançamento dessa trilogia pela editora Gutenberg. Eu tenho o primeiro livro e pretendo iniciar a leitura ainda essa semana, tenho altas expectativas e espero supera-las. A sua é a primeira resenha que leio de Sombra e Ossos e me deixou mais ansiosa para iniciar a leitura.

    Abraços,
    Andy -StarBooks

    ResponderExcluir
  7. Que edição linda! Quero muito ler esse livro antes da série estrear, mas as resenhas e indicações são tão conflitantes que fico na dúvida se vale mesmo a pena. Me disseram que são 288 páginas que viram quase 500 só pela narrativa chata, mas me convenci com sua resenha para ler.

    ResponderExcluir

Apaixonada por literatura desde pequena, nunca consegui ficar muito tempo sem um livro na mão. Assim, o Dicas de Malu é o espaço onde compartilho um pouco desse meu amor pelo mundo literário.




Facebook

Ofertas na Amazon

Instagram

Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Mais lidos

Twitter

Newsletter

Arquivos

Editoras parceiras