[Páginas e Cenas] O que achei de "Sombra e Ossos"

 


Depois de muita expectativa, Sombra e Ossos está disponível na Netflix desde sexta-feira, dia 23. Lógico que eu já corri para assistir a série no final de semana e hoje vim contar para vocês o que achei. Podem ficar tranquilos, que vai ser só a minha opinião no geral, sem spoilers nem dos livros e nem dá série ok?

Assim como nos livros, em Sombra e Ossos vamos acompanhar a jornada de Alina Starkov, uma jovem órfã que trabalha como cartógrafa no exército real. Durante uma missão para atravessar a Dobra da Sombra, uma faixa de terra dominada pela escuridão e repleta de monstros, ela descobre um poder único: a habilidade de conjurar a luz. A partir daí, ela se torna a esperança do país e dos grisha, mas também um alvo para os inimigos de Ravka.

De um modo geral, eu achei a série foi uma adaptação muito bem feita. Eu senti que a essência do universo e dos personagens foi mantida e que tudo foi pensado para realmente transportar o espectador para aquele mundo criado pela Leigh Bardugo. Então, os cenários, os figurinos e a fotografia, além de lindos, foram totalmente coerentes com as descrições dos livros. Ficou tudo muito parecido com o que eu imaginava e eu adorei.

Com relação aos personagens, a Jessie Mei Li que interpreta a Alina é simplesmente perfeita para o papel e conseguiu me fazer gostar mais da personagem que no livro. Além disso, senti que também desenvolveram melhor o Maly (interpretado por Archie Renaux) e o deixaram pelo menos mais interessante do que na obra original. No entanto, o dono da série (e do meu coração) é o Ben Barnes como o Darking, que na série é conhecido como general Kirigan. Ele conseguiu trazer com perfeição a essência do personagem, e se mostra marcante e imponente em todas as cenas em que aparece.


Imagem de divulgação / David Appleby/Netflix


Mas a série não foca apenas nos personagens da trilogia Grisha. Há também a inclusão de personagens de Six of Crows, uma outra duologia da Leigh Bardugo dentro do mesmo universo. Essa inclusão foi interessante, pois são personagens muito carismáticos e que trouxeram mais dinamismo e humor para a história. Além disso, Freddy Carter, Amita Suman e Kit Young (que interpretam Kaz Brekker, Inej e Jesper, respectivamente) foram escolhas perfeitas, apresentando com muita facilidade os conflitos de seus personagens e fazendo com que eles se tornassem tão importantes para o espectador quanto os protagonistas da série.

Porém, essa adaptação também traz algumas mudanças em relação aos livros da trilogia Grisha. Além da inclusão de personagens de Six of Crows (que nos livros se passa a frente da trilogia Grisha), adiantaram algumas revelações de Sol e Tormenta e Ruína e Ascenção. Isso me incomodou um pouco porque tirou o impacto que essas reviravoltas teriam mais para frente.

Além disso, senti que essas mudanças, além de desnecessárias, tiraram espaço de outras questões importantes e deixaram alguns pontos mal explicados. Claro que isso pode ser corrigido em uma provável segunda temporada, mas gostaria que algumas coisas tivessem sido mais desenvolvidas agora. E não posso deixar de confessar que queria mais cenas do Darkling com a Alina.

No entanto, apesar dessas ressalvas, eu gostei muito da série como um todo. Ela é dinâmica, envolvente, com ótimas atuações e, principalmente, mantém a essência do universo incrível que a Leigh Bardugo criou. Eu que não sou muito de assistir séries fiquei completamente presa e não conseguia parar de assistir. Além disso, o final deixa um gancho excelente para a segunda temporada e estou confiante que teremos uma renovação. Netflix, nem pense em cancelar essa série hein?

Mas agora quero saber: vocês já assistiram Sombra e Ossos na Netflix? Me contem aí nos comentários o que acharam e o que mais gostaram (além do Ben Barnes, que é sim a melhor coisa da série e só minha opinião importa rsrs). E, para quem quiser conhecer o livro, tem resenha de Sombra e Ossos aqui




Título original: Shadow and Bones

Baseado nos livros de Leigh Bardugo

Temporada: 1ª

Criado por: Eric Heisserer

Direção: Mairzee Almas

Classificação: +14 anos

Elenco: Jessie Mei Li, Ben Barnes, Archie Renaux, Freddy Carter, Amita Suman, Kit Young

Onde assistir: Netflix





9 comentários:

  1. Oi Malu, sua linda, tudo bem?
    Ah, eu ainda não tive a oportunidade de ler os livros, estou pesando em ver a série assim mesmo. Vi em alguns sites de cinema, por alto, algumas resenhas dizendo as mudanças da série para os livros, mas no geral, acho que está agradando mesmo. O que eu achei muito legal, foi a série apresentar todo o universo, incluindo a duologia. Sua crítica ficou ótima.
    beijinhos.
    cila.

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem? Eu como uma grande fã do Grishaverse, fiquei super contente com a adaptação sem ter muito o que reclamar. Pela junção do mundo da trilogia Grisha e a de Six of Crows, sabia que haveria modificações, e fui preparada para as mesmas. Não achei desnecessário os "spoilers" do livro 2 e 3, pois já revelando isso, temos abertura para se trabalhar esses assuntos de outra forma, o que é bem provável de acontecer. Leigh deixou claro que poderia haver spoilers de TODO o universo Grisha, então pra mim não foi algo que me chateasse.

    Eu me preocupo mais com os spoilers da duologia Six of Crows que algumas pessoas dizem não serem, mais são, pois quem não leu os livros muito dos contextos estão soltos nos episódios. Então é critério de quem está vendo essa questão de ser spoilers dos livros ou não, rs.

    Que bom que curtiu a série também. Já estou ansiosa para a segunda temporada, que amém, vai ser confirmada hehe
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi Malu!!

    Eu andei vendo muitos comentários positivos sobre a série e me deu vontade de assistir, mas como eu não li os livros, fico meio receosa de não entender algumas coisas. Mas quero muito assistir a série, se eu gostar vou ler os livros! Adorei a sua opinião!!

    ResponderExcluir
  4. Oi Malu.

    Estou ficando cada vez mais curiosa com a série, pois estou lendo opiniões bem positivas sobre elas, mas pretendo ler pelo menos o primeiro livro este mês de Maio para embarcar na série. Adorei sua opinião e dica anotada.

    Bjos
    https://consumidoradehistorias.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Eu só ouvi comentários positivos sobre a produção, mas eu ão me animo muito me ver séries fantásticas porque não é minha vibe. Mas sucesso ela com certeza está fazendo, ainda mais com esse gato no elenco.
    beijos

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bem ?
    Eu não havia lido a série de livros ainda, mas assisti a série e me apaixonei.
    Agora comecei a ler o primeiro livro e fico feliz em saber que a série foi muito bem feita.
    A única coisa que fico pensando é que o Maly já é um saco, se no livro ele é pior ainda, GZUIS, preguiça desse menino rsrs.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Olá!

    Eu li o primeiro livro para assistir a série e parei por ai, então não ficou claro os spoilers do segundo livro (obrigada por não entregar). Eu gostei muito de tudo, só achei que o Maly e todo seu tempo de tela reduziu muito a Alina e o Darkling (também dono do meu coração). Estou ansiosa pela segunda temporada.

    Beijos
    Leitura Terapia

    ResponderExcluir
  8. Oi Malu, tudo bem? Acredito que todo leitor está por dentro do lançamento da trilogia ou da estreia da série Sombra e Ossos. Confesso que só tive conhecimento dos livros após assistir o trailer da série. Não precisei nem ver duas vezes pois a história me conquistou. Quanto a série gostei muito da fotografia, dos efeitos especiais, e da escolha dos atores apesar de não conhecer alguns. Quanto ao livro ainda não consegui pegar para ler mas espero no decorrer desse mês. Agora com o lançamento do terceiro livro preciso me apressar (risos). Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  9. Olá,
    Não acompanha a série de Sombra e Osso mas sei o quanto os fãs estavam esperando essa adaptação. Entendo a coisa dos detalhes, nós sempre queremos o mais parecido possível com o que lemos né.

    ResponderExcluir

Apaixonada por literatura desde pequena, nunca consegui ficar muito tempo sem um livro na mão. Assim, o Dicas de Malu é o espaço onde compartilho um pouco desse meu amor pelo mundo literário.




Facebook

Ofertas na Amazon

Instagram

Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Mais lidos

Twitter

Newsletter

Arquivos

Editoras parceiras