[Resenha] As vidas dos santos

 


No primeiro semestre desse ano, eu decidi ler a trilogia Grisha apenas porque estava curiosa para ver o Ben Barnes... digo, para assistir Shadow and Bone na Netflix. Mas, para minha surpresa, eu me vi completamente apaixonada pelo universo que a Leigh Bardugo criou e muito curiosa para ler as outras histórias dentro dele.

Por esse motivo, é claro que fiquei muito empolgada quando soube que a Planeta Minotauro iria publicar As Vidas dos Santos, aqui no Brasil. Para quem não conhece, esse livro é muito citado ao longo da trilogia Grisha e traz as histórias dos santos que fazem parte da cultura do Grishaverso.

Então, hoje eu vim comentar um pouquinho sobre o livro e contar o que achei dessa leitura. Já aviso que, quem não leu Sombra e Ossos e suas continuações, pode ler a resenha tranquilamente porque não tem spoilers. Porém, para quem se interessar e quiser ler As vidas dos santos, recomendo que leiam a trilogia antes para aproveitar melhor a leitura.

 


Como eu havia dito, As vidas dos santos é uma réplica do livro mencionado ao longo da trilogia Grisha. O livro, que é lido pela protagonista Alina, contém lendas que permeiam aquele universo. Nele, vamos conhecer os santos que fazem parte dessa cultura e a história de cada um deles.

Assim, o livro acaba sendo dividido em pequenos contos, cada um dedicado a um dos santos. Não vou falar sobre cada um deles separadamente porque, além de serem muitos, são tão curtinhos que eu poderia acabar dando algum spoiler. Mas, de modo geral, todos eles trazem histórias de sacrifício, heroísmo e coragem, mas também falam sobre as pessoas que queriam tomar o poder dos santos ou se aproveitar deles de alguma forma.

Confesso que gostei mais de alguns do que de outros, mas de um modo geral todos foram boas leituras. Para quem leu os demais livros desse universo, é interessante descobrir mais sobre santos que já haviam sido citados, bem como ver cidades e locais já conhecidos desse universo. Além disso, a autora traz mensagens e reflexões em todos eles, abordando vários temas como amor, fé, ambição, poder, etc, o que torna a leitura ainda mais interessante.  



A escrita da Leigh Bardugo é outro ponto forte, pois continua envolvente e dinâmica. Como as histórias são bem curtas, é fácil ir lendo um conto seguido do outro sem nem perceber; quando eu vi, já tinha terminado. E, mesmo que alguns deles tenham cenas bem impactantes e, de certa forma, brutais, em nenhum momento eu senti que a leitura se tornou pesada ou desconfortável demais. Foi tudo coerente com o universo que a autora criou e sem excessos.

E não posso deixar de mencionar a bela edição que a Planeta Minotauro preparou. O livro é em capa dura e muito similar ao exemplar lido pela Alina na série. Além disso, ele conta com ilustrações belíssimas, feitas especialmente para cada um dos contos. Confesso que meu coração de fã foi conquistado logo que meu exemplar chegou aqui e fiquei ainda mais encantada à medida que fui lendo.

De um modo geral, As vidas dos santos é uma leitura rápida e muito envolvente, que vai agradar aqueles que querem conhecer mais sobre o Grishaverso. Eu que já estava com saudades desse universo, amei poder retornar a ele e descobrir algumas de suas lendas. É um livro mais do que recomendado para os fãs da série e que pode ser uma ótima opção de presente agora no final do ano.

E vocês, já conheciam As vidas dos santos? Já leram a trilogia Grisha? Me contem aí nos comentários.



Autora: Leigh Bardugo

Tradução: Isadora Prospero

Editora: Planeta Minotauro

Páginas: 136

Onde comprar: Amazon

Exemplar recebido de parceria com a editora

Sinopse: Embarque em uma viagem para o Grishaverso, de Leigh Bardugo, com essa réplica ilustrada de As vidas dos santos! Embarque em uma viagem para o Grishaverso com essa réplica ilustrada de As vidas dos santos, o Istorii Sankt'ya, que já foi mencionado diversas vezes nos livros da série. Das mãos de Alina Starkov para as suas, As vidas dos santos é um livro mágico do Grishaverso, que contém a história dos santos que permeiam o a cultura do universo extraordinário criado por Bardugo. Esses contos incluem os milagres e martírios de Santos mais conhecidos como Sankta Lizabeta das Rosas e Sankt Ilya Acorrentado, até as histórias obscuras de Sankta Ursula, Sankta Maradi e o Santo sem Estrelas. Como foi visto na série original da Netflix Sombra e Ossos, esta coleção inclui ilustrações exuberantes feitas exclusivamente para cada uma das histórias.


Comentários
4 Comentários

4 comentários :

  1. Olá,
    Conheço a série de Sombra e Osso somente por nome e resenhas, nunca li nenhum livro desse universo, mas vi que tem muitos elogios. Achei a edição de As Vidas dos Santos bem bonita!

    ResponderExcluir
  2. Oi Malu!

    Eu estou conhecendo este livro através da sua resenha e gostei de saber que ele faz parte da trilogia trilogia Grisha. Pelo que eu entendi precisa ler a trilogia primeiro. Vou ter que adquirir o primeiro livro da trilogia para começar essa jornada até chegar neste livro. Dica anotada.

    Bjos
    https://consumidoradehistorias.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi!
    Não conhecia esse livro de contos, mas fiquei curiosa em conhecer mais e saber sobre eles. Vou começar os livros da série depois vou ler esse com certeza, obrigado pela dica, sua resenha me deixou mais curiosa ainda, obrigado, bjs!

    ResponderExcluir
  4. Oie, tudo bem? Ah, eu acompanhei o lançamento e vi o quanto os leitores estavam ansiosos para conferir mais esse livro da autora. Assisti o trailer da série e achei simplesmente incrível. Parece ser uma história bem envolvente. Fiquei bem curiosa ainda mais sabendo que há livros além da trilogia. Ainda não li a trilogia mas está na lista desse ano. Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir

Apaixonada por literatura desde pequena, nunca consegui ficar muito tempo sem um livro na mão. Assim, o Dicas de Malu é o espaço onde compartilho um pouco desse meu amor pelo mundo literário.




Facebook

Busca

Instagram

Twitter

Editoras Parceiras

Seguidores

Arquivos

Newsletter

Populares

Tecnologia do Blogger.