[Resenha] Loucos por livros

 


Finalmente, a tão aguardada sexta-feira chegou. E para o final de semana, nada melhor do que uma boa leitura para quem está a fim de descansar e relaxar. Pensando nisso, resolvi falar sobe uma das minhas leituras favoritas de 2023 até aqui: Loucos por livros, da Emily Henry.

Publicado no primeiro semestre pela Verus Editora, esse livro foi o meu segundo contato com a Emily Henry e era um dos lançamentos que estava mais ansiosa para ler em 2023. Então, nem preciso dizer o quanto eu estava com as expectativas altas para essa leitura, né? Depois de ter amado De férias com você , eu estava pronta para me apaixonar novamente pela escrita da autora. E não me decepcionei.

Por esse motivo, vim contar um pouquinho sobre  Loucos por livros e como foi a minha experiência de leitura. Então, se você está em busca de um romance leve e apaixonante para o final de semana, confira o resto da resenha.




Autora: Emily Henry

Editora: Verus Editora

Tradução: Ana Rodrigues

Páginas: 434

Onde comprar: Amazon

Sinopse: “Os livros são a vida de Nora Stephens ― e ela definitivamente não é o tipo de heroína dos livros. Não é a garota impulsiva, nem a descontraída, muito menos a imagem da meiguice. Na verdade, as únicas pessoas para quem Nora pode ser considerada uma heroína são seus clientes, para os quais ela consegue contratos polpudos como agente literária, além de sua amada irmã mais nova, Libby. E é por isso que Nora concorda em passar o verão em Sunshine Falls, Carolina do Norte, quando Libby implora por uma viagem de irmãs. Secretamente, Libby espera que uma autêntica experiência no interior transforme a vida de Nora, que a irmã está convencida de que precisa se tornar a heroína de sua própria história. Mas, em vez de piqueniques no campo ou encontros inesperados com um belo médico, ou quem sabe com um barman musculoso, Nora esbarra em Charlie Lastra, um editor ranzinza que ela conhece de Nova York. Seria um daqueles encontros fofos se não fosse o fato de que eles já se viram antes ― e nunca foi fofo. Se Nora sabe que não é a heroína ideal, Charlie também sabe que não é o herói de ninguém. Mas, à medida que se veem juntos repetidas vezes ― em uma série de coincidências que nenhum editor que se preze permitiria ―, o que eles descobrem pode acabar por deslindar as histórias cuidadosamente elaboradas que eles escreveram sobre si mesmos.

 

Em Loucos por livros, vamos acompanhar Nora Stephens, uma agente literária totalmente focada no seu trabalho e que não vê espaço para mais nada em sua vida além dos livros e de sua irmã, Libby. Ela estava perfeitamente satisfeita com isso até que Libby a convence a tirar férias pela primeira e deixar Nova York para passar o verão em uma pequena cidade chamada Sunshine Falls.

Com essa viagem, Nora espera conseguir se reconectar com sua irmã, de quem vinha se sentindo distante nos últimos. Libby, por sua vez, espera que Nora finalmente deixe as preocupações com o trabalho de lado e viva uma aventura. Mas o que nenhuma das duas esperava é que Nora iria reencontrar Charlie Lastra, um editor muito ranzinza do qual ela não guarda boas recordações. Mas quando os dois acabam se esbarrando repetidamente pela cidade, eles começam a perceber que as primeiras impressões que tiveram um do outro podem não estar muito corretas.


Que delícia de leitura! Loucos por livros me conquistou logo que li a sinopse e me manteve presa até o final da história. Afinal, como resistir a um enredo que reúne elementos como enemies to lovers, cidade pequena, personagens que amam livros, romance slow burn e dramas familiares? Eu simplesmente não resisto e amei como a autora conseguiu equilibrar bem o romance, com dramas familiares e uma jornada de crescimento pessoal.

Confesso que o romance foi o aspecto que gostei, porque a construção da relação entre a Nora e o Charlie não só é uma delícia de acompanhar, como também foi muito bem feita. Eles começam com muitas trocas de farpas, mas vão se aproximando aos poucos e de forma natural. Além disso, com a química entre o casal e o forte carisma dos personagens, fica impossível não acreditar nos sentimentos deles e não torcer por eles.

Mas nem só de romance esse livro é feito e alguns temas muito importantes são trabalhados paralelamente na trama. A relação de Nora com sua irmã Libby tem tanto destaque quando o relacionamento dos protagonistas e outras questões familiares também recebem espaço na história. Confesso que algumas atitudes da Nora me incomodaram, principalmente a superproteção dela com a irmã e a quase idolatria que ela sente pela mãe. Porém, esses aspectos acabaram sendo importantes para o crescimento da Nora e fiquei feliz por ver o resultado que tiveram.

Não posso deixar de mencionar também a ambientação do livro. Ele conta com aquele clima aconchegante de cidade pequena que deixa a leitura ainda mais envolvente e apaixonante. Além disso, foi muito interessante ver como a autora traçou paralelos entre a vida em uma metrópole e a vida em uma cidade pequena e como isso se reflete em alguns dos conflitos dos personagens. A pequena Sunshine Falls acaba tendo um papel bem importante no desenvolvimento da história e eu amei.

Loucos por livros entregou tudo que eu esperava. É um romance leve e divertido, com personagens que me conquistaram desde o começo, mas vai além disso. Ele traz questões familiares, em especial o vínculo entre irmãs, e também trouxe temas importantes e jornadas de amadurecimento. De um modo geral, foi uma leitura apaixonante, que deixou boas reflexões e me envolveu do começo ao fim.

E vocês, já conheciam Loucos por livros? Já leram algum livro da Emily Henry? Me contem aí nos comentários. E, para quem quiser mais livros nesse estilo, saiu um post com indicações especiais lá no instagram - confira aqui.


5 comentários:

  1. Nunca li nada da Emily, então vou anotar essa dica, fiquei curiosa e acho que deve ser uma ótima leitura para relaxar e tipo, amo uma cidade pequena ^^

    ResponderExcluir
  2. Olha que interessante.. estou precisando justamente de uma história leve dessa maneira como você relatou porque minha cabeça tá fervendo com uma scifi complicada q estou lendo. E essas diferenças de vida entre cidade muito colapsada e outra não, também vale, obrigado pela dica e resenha.

    ResponderExcluir
  3. Eu não conheço a autora, mas essa capa e esse título meio que entregam uma vibe meio gostosinha! E mesmo que romance romântico não seja nem um pouco minha vibe de leitura, achei uma graça sua resenha e acredito que essa seja uma daquelas leituras que eu faria tranquilamente para sair da zona de conforto. Adorei saber mais sobre o livro. Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Olá,
    Li um outro livro da Emily e lembro de ter gostado bastante da escrita dela e do romance em geral, não li outro em seguida porque achei a temática com um conceito parecido dentro do mundo literário (eu li Leitura de Verão e lá tem dois escritores). Mais pra frente pretendo ler outros dela, ótima indicação!

    ResponderExcluir
  5. Encontrar aquele livro que encanta a cada trecho da leitura é muito bom. Ver estas resenha por aqui é bem legal ainda mais começando da capa. Além de seu tom romântico, o livro abraça temas significativos que se entrelaçam com a trama principal. A dinâmica entre Nora e sua irmã Libby se desenha com tanto vigor quanto o romance central, destacando a importância das relações familiares.

    ResponderExcluir

Apaixonada por literatura desde pequena, nunca consegui ficar muito tempo sem um livro na mão. Assim, o Dicas de Malu é o espaço onde compartilho um pouco desse meu amor pelo mundo literário.




Facebook

Dicas na Amazon

Pré-venda

Instagram

Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Mais lidos

Twitter

Newsletter

Arquivos

Editoras parceiras