[Dica da Malu] Momento Errado


Sinopse: As vidas de Manuela e Leonel colidem nas escadas da faculdade, dando início a uma grande e diferente amizade. Ele faz pós graduação em Marketing e tem planos de se mudar para o exterior em pouco tempo. Ela está no sexto semestre de publicidade e propaganda e estagia em uma das maiores agências da cidade. Ele é cheio de metas. Ela, vive entre dois mundos, a vida real e o mundo fantástico. Ele já fez 30 anos e ainda busca sentido para a sua vida. Ela, apenas vive, sem se preocupar com o sentido. Ele é prático e lógico. Ela é dramaticamente romântica e sonhadora. Ele segura as palavras e controla sentimentos. Ela é intensa, não suporta fingir não sentir. Ele quer conhecer o mundo. Ela fez dele, o mundo dela. Ele possui um segredo. Ela não faz nem ideia. Ele diz que ela é a pessoa certa, só que na hora errada. E é nesse momento que ela passa a questionar se realmente existe a hora certa.

            Conheci Momento Errado através da parceria com a autora Giulliana Fischer Fatigatti. Esse livro me trouxe uma mistura muito grande de emoções, e confesso que não estava preparada para me apegar aos personagens e me envolver com a história como aconteceu.
            Como é contado na sinopse, Manuela é uma jovem estudante de Publicidade e Propaganda que conhece Leonel, um pós-graduando em Marketing que estuda na mesma faculdade que ela. Ela logo é alertada por uma amiga da fama de mulherengo dele e decide se manter afastada.
            No entanto, Manuela rapidamente percebe que será difícil manter essa decisão. Primeiro, porque Leonel parece cada vez mais interessado em se aproximar dela. Segundo que ela descobre que a agência na qual ela é estagiária está trabalhando em um projeto para a empresa onde ele é gerente de Marketing. Assim, encontra-lo se tornou algo inevitável.
            Preciso avisar que Leonel e Manuela pareciam competir sobre qual dos dois me irritaria mais. Ele por ser um cara mandão, algumas vezes soando machista, e muito inconstante. Aliás, em vários momentos ele se enquadra em estereótipos que eu detesto ver em personagens masculinos. Já ela é o tipo de protagonista que me irrita profundamente, aceitando o comportamento de Leonel e se mostrando fraca e incapaz de resistir ao charme dele.
            Também me incomodou um pouco a paixão quase instantânea que surge entre eles, principalmente da parte dela. No entanto, isso é compensado ao longo do livro com o desenvolvimento da relação deles. É curioso como, apesar de todas as falhas dos personagens, é possível ver uma verdadeira amizade entre eles, que está acima do relacionamento amoroso. Apesar do muro que Leonel criou em torno de si mesmo, Manuela consegue ir superando essas barreiras aos poucos e eles começam a dividir seus sonhos, frustrações e inseguranças um com o outro.
            Mas aí você pode se perguntar: se eu senti tanta raiva dos personagens e do modo como a relação entre os dois se desenvolve, por que eu gostei do livro? Porque os personagens são muito humanos. Ambos são cheios de falhas, que não são escondidas, mas também têm seus motivos, seus sonhos e dilemas que são compreensíveis.
            Especificamente com relação ao Leonel, após algumas reviravoltas, fica mais fácil entender parte do comportamento dele. Embora não concorde com as escolhas dele, compreendo as razões que o levaram a preferir não se envolver com ninguém. O que não acho justificável em hipótese alguma é seu comportamento machista e mandão, saindo com várias garotas e querendo que Manuela esteja sempre à sua disposição. Assim, ele me despertou sentimentos conflitantes, pois, ao mesmo tempo que sentia muita raiva dele, também não fiquei imune a algumas situações que acontecem e nem deixei de me solidarizar.
            Já a Manuela foi mais difícil de compreender, pois, por mais que algumas atitudes de Leonel tivessem justificativa, ela não sabia disso e aceitava mesmo assim. Essa dependência que ela sente em relação a ele, aceitando um relacionamento que claramente estava lhe fazendo mal quase me levou ao desespero enquanto lia. Mas da mesma forma que as reviravoltas me levaram a entender melhor o Leonel, também suavizaram a raiva que eu senti da garota e despertaram a minha empatia, me tornando mais solidária à sua situação.
            O que também me ajudou muito a gostar da leitura foi a escrita leve e fluida de Giulliana. Por mais que estivesse com raiva do casal principal, eu não me senti entediada em nenhum momento. Ao contrário, fui rapidamente envolvida pela trama e não conseguia parar de ler.
            Ao final, me emocionei muito e me surpreendi ao ver o quanto fui cativada. A reviravolta fez com que toda a história contada ganhasse um novo significado para mim, e os personagens ganharam mais complexidade. Além disso, o livro traz uma bela mensagem sobre a importância de vencer os medos e viver intensamente. Esperar o chamado “momento certo”, talvez não seja o bastante. É preciso viver o agora, pois nem sempre haverá outra oportunidade depois.


Para quem quiser acompanhar e se emocionar com a história de Manuela e Leonel, o livro está disponível em e-book no site da Amazon e é possível adquiri-lo nesse link: http://amzn.to/2ibZMol

4 comentários:

  1. Mas é claro que eu gostei!!! Você captou o que eu mais desejo que o leitor perceba: que tentei tornar os personagens o mais real possivel, com suas falhas e inseguranças. Eu brinco que antes de amá-los, o leitor vai odia-los... Gratidão por ter feito uma resenha tão perceptiva e sincera sobre Momento Errado! Adorei!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, fico muito honrada e feliz com os elogios! Amei vivenciar todos esses sentimentos contraditórios que a Manu e o Leo despertaram e agradeço a sua confiança nessa parceria!! Parabéns pelo livro!

      Excluir
  2. Ah, eu adorei seu post!
    Fiquei ainda mais curiosa para ler este livro. A estória parece muito interessante :)
    Adorei seu blog e vou te seguir. Parabéns!
    Bjks mil

    www.maeliteratura.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Claudia, que bom que gostou da resenha!!
      Fico muito feliz que você tenha gostado do blog e espero que continue acompanhando aqui.
      Vou conhecer seu site também!
      Beijos

      Excluir

Apaixonada por literatura desde pequena, nunca consegui ficar muito tempo sem um livro na mão. Assim, o Dicas de Malu é o espaço onde compartilho um pouco desse meu amor pelo mundo literário.




Facebook

Ofertas na Amazon

Instagram

Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Mais lidos

Twitter

Newsletter

Arquivos

Editoras parceiras