[Dica da Malu] Agora e para sempre, Lara Jean

Sinopse:Na aguardada conclusão da série Para todos os garotos que já amei, Lara Jean vai ter que tomar as decisões mais difíceis de sua vida. Em Para todos os garotos que já amei, as cartas mais secretas de Lara Jean — aquelas em que se declara às suas paixonites platônicas para conseguir superá-las — foram enviadas aos destinatários sem explicação, e em P.S.: Ainda amo você Lara Jean descobriu os altos e baixos de estar em um relacionamento que não é de faz de conta. Na surpreendente e emocionante conclusão da série, o último ano de Lara Jean no colégio não podia estar melhor: ela está apaixonadíssima pelo namorado, Peter; seu pai vai se casar em breve com a vizinha, a sra. Rothschild; e sua irmã mais velha, Margot, vai passar o verão em casa. Mas, por mais que esteja se divertindo muito — organizando o casamento do pai e fazendo planos para os passeios de turma e para o baile de formatura —, Lara Jean não pode ignorar as grandes decisões que precisa tomar, e a principal delas envolve a universidade na qual vai estudar. A menina viu Margot passar pelos mesmos questionamentos, e agora é ela quem precisa decidir se vai deixar sua família — e, quem sabe, o amor de sua vida — para trás. Quando o coração e a razão apontam para direções diferentes, qual deles se deve ouvir?” Autora: Jenny Han / Editora: Intrínseca / Páginas: / Skoob 

Atenção! Essa resenha é sobre o terceiro livro da trilogia, portanto, pode conter informações sobre o desfecho dos livros anteriores.

Sabe aqueles livros que você não esperava muito, mas, quando começa a ler, logo está encantado pelos personagens e torcendo por eles como se fossem seus amigos? Foi exatamente isso que aconteceu comigo quando li Para todos os garotos que já amei, da Jenny Han. Minha simpatia pela protagonista foi imediata, assim como o carinho pela sua família e o amor pelo Peter. Aí veio o segundo livro e a sensação de quentinho no coração de quando revemos pessoas muito queridas.
E o que senti ao ler o terceiro e último livro da série, Agora e para sempre, Jara Jean? Um turbilhão de emoções: saudade, nostalgia, amor e, principalmente, orgulho por ver o amadurecimento de personagens que se tornaram tão queridos por mim.
Nesse terceiro volume, tudo está bem na vida da Lara Jean. O namoro com Peter está cada dia melhor, eles estão no último ano do Ensino Médio e depois irão para a mesma universidade, que fica próxima da sua cidade natal. Assim, ela poderá começar uma nova fase em sua vida, sem precisar se afastar do namorado ou da família. Tudo perfeito, né? Só que nem sempre as coisas saem como o esperado e Lara Jean pode se ver forçada a tomar decisões que mudem sua vida e afetem seu relacionamento com Peter.


Um dos aspectos que mais gostei nesse livro foi a forma como a Jenny Han apresentou esse período da vida da Lara Jean. Em qualquer lugar do mundo, o final do Ensino Médio é uma fase muito intensa. Há a enorme pressão de tomar uma decisão que, bem ou mal, irá afetar a vida dali para frente. Além disso, é um momento de despedida de tudo aquilo a que se está acostumado para encarar o desconhecido. Assim, é natural sentir medo, insegurança, animação pelo novo e tristeza pelo que irá perder. E a autora conseguiu retratar esses sentimentos de uma maneira tão real que faz o leitor se identificar ou, pelo menos, sentir empatia pela situação da Lara Jean e do Peter.
E o que dizer do romance? Uma coisa que, frequentemente, me incomoda em livros YA é que os problemas enfrentados pelo casal principal às vezes são muito exagerados, dramáticos ou soam muito falsos. Mas esse definitivamente não é o caso da Lara Jean e do Peter. O relacionamento dos dois é bastante crível, tanto no que se refere aos momentos bons e românticos quanto às dificuldades que eles enfrentam. São situações que qualquer adolescente pode vivenciar e que tornam o casal principal ainda mais real para quem lê.
“Ao pensar em Peter com vinte, vinte e poucos anos, sinto uma espécie de saudade do homem que posso nunca chegar a conhecer. Agora, hoje, ele ainda é um garoto, e eu o conheço melhor do que ninguém, mas e se não for sempre assim? Nossos caminhos já estão se afastando, um pouco mais a cada dia, quanto mais nos aproximamos de agosto.”
Mas o que me fez amar essa trilogia e que torna esse YA tão especial para mim é a relação da Lara Jean com a família. Adoro ver a interação das irmãs Song que, apesar de completamente diferentes umas das outras, se amam tanto. Elas são, realmente, um trio que se completa e se tornam muito mais forte quando estão juntas. Além disso, gosto muito da relação delas com o pai e modo como a família se uniu para superar a perda da mãe.
E, nesse livro, as relações familiares foram ainda mais aprofundadas pela autora. O pai da Lara Jean está namorando depois de muito tempo sozinho e isso, obviamente, impacta na dinâmica de toda a família. Quem mais sofre é a Margot, que estava distante e não pôde acompanhar o desenvolvimento do relacionamento. No entanto, é interessante ver como cada uma delas vai reagindo às mudanças na vida do pai.
Aliás, Agora e para sempre, Lara Jean pode ser resumido em mudanças e desenvolvimento de personagens. Todos eles passam por situações que os tiram de sua zona de conforto, o que impacta em um amadurecimento maior para todos.


A Lara Jean, em especial, me deixou muito orgulhosa. Ela sofre com muitas dúvidas ao longo do livro, mas amei ver o quanto ela se fortalece e aprende a tomar decisões difíceis e lidar com elas. Já o Peter, além de amadurecer bastante, consegue o feito de se tornar ainda mais apaixonante do que nos livros anteriores e dá vontade de colocá-lo no colo por algumas situações mais dolorosas que ele enfrenta.
A Kitty, caçulinha das irmãs, foi a única que me decepcionou um pouco, porque era a minha personagem favorita dos livros anteriores e, nesse, eu a achei um pouco chata e egoísta. No entanto, acho que foi algo compreensível dentro da história, pois ela está passando da infância para a adolescência, o que é uma fase de transformações tão intensa quanto aquela vivida pela Lara Jean. Já a Margot continua sendo a personagem que eu menos gosto e tenho muita dificuldade em aceitar algumas de suas atitudes, mas, por incrível que pareça, ela amoleceu meu coração ao protagonizar algumas das cenas mais bonitas do livro.
“Famílias encolhem e se expandem. Só podemos ficar felizes, satisfeitos uns pelos outros, pelo tempo que temos juntos”.
Com relação à escrita da Jenny Han, não preciso nem dizer que continua apaixonante, né? Ela conseguiu desenvolver a trama com um ritmo envolvente, construindo os conflitos de maneira natural e mostrando, gradualmente, a evolução dos personagens. Além disso, os sentimentos são apresentados de uma maneira real, que conquista a empatia e faz com que o leitor consiga se conectar com a história.
Achei que o desfecho foi totalmente condizente com tudo que foi construído ao longo de toda a trilogia e confesso que fiquei emocionada por ver as pessoas que esses personagens se tornaram no final. Adorei as escolhas feitas por cada um deles e terminei a leitura feliz por ver que todas as coisas pelas quais passaram nos três livros fizeram com que eles realmente evoluíssem.
De um modo geral, eu terminei essa trilogia feliz, um pouco nostálgica lembrando da minha adolescência e já com muita saudade desses personagens. Meu livro favorito continua sendo o primeiro, mas Agora e para sempre, Lara Jean mantém os elementos que conquistaram tantos fãs no mundo todo e traz o desfecho perfeito para uma série tão apaixonante. E, para quem também já está sentindo falta desses personagens maravilhosos, vai ter adaptação para o cinema e o filme já está sendo produzido. Alguém mais está ansioso para conferir?
Me contem aí nos comentários se já leram essa trilogia e quais suas expectativas para o filme. Vou adorar saber a opinião de vocês! E, para quem ainda não leu e tem interesse em conhecer a história da Lara Jean, vou deixar o link para compra de todos os livros separadamente e do box (lindo!) com a trilogia completa. 

✧ Box - Para todos os garotos que já amei: Amazon
✧ Para todos os garotos que já amei: Amazon
✧ P. S: Ainda amo você: Amazon
✧ Agora e para sempre, Lara Jean: Amazon

25 comentários:

  1. Boa noiiite!
    Então, dei uma olhada por cima da sua resenha, pois ainda não iniciei a leitura do primeiro livro. Essa é uma série que eu quero muito ler, por conta de tanto comentário positivo que eu vejo sobre os livros.
    Eu adoro histórias que me fazem lembrar da adolescência, tenho certeza de que vou amar a leitura. <3
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    vi falar sobre esses livros muitas vezes mas não despertou meu interesse. Por isso não tive problemas em ser sua resenha completa haha Mas é muito bom quando um ciclo se fecha de uma boa maneira e quando podemos acompanhar o crescimento dos personagens - amo isso.

    http://anneandcia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Eu adoro este livro e concordo com você sobre a relação da protagonista ser muito envolvente. Gosto também do quanto ela amadureceu no decorrer do enredo. Livro fofíssimo!!!
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Olá!! :)

    Eu confesso que não conhecia este livro mas ainda bem que gostaste da trilogia! :) Talvez veja o filme...

    De qualquer das formas, acho ótimo que tenhas apreciado e que as personagens te deixem saudades! Isso é sempre ótimo!

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Que com que esse livro te agradou e que a personagem tenha evoluído. Li os dois primeiros livros da série, mas não quis continuar porque não consegui me encantar pela Lara Jean, achei ela fraca, sabe? Além disso o Peter não me convenceu também.
    Sua resenha me deixou curiosa para retomar essa série e ver o que vou achar dela.
    Beijos,
    http://www.umoceanodehistorias.com/

    ResponderExcluir
  6. Oiee Malu ^^
    Eu ainda não li essa trilogia, mas consigo imaginar a nostalgia que você sentiu ao lê-los, e mais ainda ao ler esse terceiro livro, sabendo que é o último. Chega a ser triste finalizar uma série, né?
    Eu tenho muita curiosidade de ler esses livros porque sempre vejo resenhas mega positivas a respeito deles, e gosto muito quando os autores abordam a relação familiar dos personagens ♥
    MilkMilks ♥
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oii Malu tudo bem?
    Eu ainda não li essa trilogia e fiquei apaixonada pela sua opinião, é sempre bom quando lemos um livro que nos agradam, ainda mais abordando um assunto familiar, que muitos evitam.
    Abraços

    ResponderExcluir
  8. Olá,

    Sou totalmente doida para ler esse livro, sério! Mal posso esperar para começar a ler essa trilogia, dizem ser viciante. Li sua resenha por cima para não saber nada além do essencial, foquei mais no seu comentário e acredite fiquei ainda mais curiosa haha, adoro livros que me fazem lembrar a adolescência.

    Beijos,
    http://oculoselivrosblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oiiii.
    É uma sensação tão gostosa quando terminamos uma série/trilogia, né? Eu acompanhei poucas mas foi maravilhoso quando as terminei. Nós vemos o amadurecimento dos personagens e, muitas vezes, até do autor com a escrita. É como se acompanhassemos uma vida.
    O que gosto muito também são quando, em livros com personagens adolescentes, o autor não cria reações irreais, fora do mundo adolescente. Como você disse, muitos dramatizam tudo e isso estraga.

    Fico feliz que esteja satisfeita <3 espero um dia ler a trilogia.
    Cupcakeland

    ResponderExcluir
  10. Oii Malu.
    Eu preciso ler essa trilogia, quis comprá-la na black friday, mas não estava muito em conta, todos que leram falam muito bem e eu adoro livrinhos juvenis, são quase sempre muito fofos.
    Amei a resenha.

    ResponderExcluir
  11. Olá, tudo bem? Confesso que li a resenha meio por cima pra não pegar spoiler dos livros anteriores, mas curti bastante. Quero muito ler esta triologia, todos os livros parecem ser incríveis.

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Eu conheço essa trilogia e vejo muitos leitores falarem bem, mas não sei se é uma história que me agradaria. Tenho a impressão que foi escrita para um público mais jovem e, talvez por isso, não irá me agradar. Mas parece ser uma história muito cativante e apaixonante.
    Adorei a resenha, aliás.

    www.sonhandoatravesdepalavras.com.br

    ResponderExcluir
  13. Ola!

    Eu vejo muitos comentários e resenha sobre essa série mas eu nunca tive realmente curiosidade de conhecê-la. Admito que ainda não tenho, então deixo a dica passar, quem sabe futuramente eu pegue para ler e conhecer. Mas fico contente que goste da obra, e quero ver o filme quando lançar 💜

    Um beijo

    ResponderExcluir
  14. Oiie
    Não tenho dúvidas de que essa seja uma leitura em tanto, assim como os volumes anteriores dessa trilogia. Adoro livros fofos, leves e que nos lembrem a adolescência. Já quero muito ler. Amei a dica!
    Bjos, Bya! 💋

    ResponderExcluir
  15. Nossa não sabia sobre esses livros. Adorei a resenha. Como toda trilogia o livro final é o mais esperado. Sem dúvidas vou colocar na minha wishlist. Obg pela indicação. Bjos.

    ResponderExcluir
  16. Olá!
    Não li sua resenha com medo de spoiler, estou louca para ler esse último livo, loucaaa.. e já estou sofrendo por ser o último.. adoro os drama da Lara Jean e não vejo a de ter esse filmes nas telonas! Adorei as fotos, liindas!

    beijos!
    blogdatahis.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Oie!
    Já ouvi falar muito bem dessa trilogia, mas nunca me animei muito em ler.
    Acho bacana quando a gente não dar nada pelo livro e ele acaba nos surpreendendo positivamente.
    Gostei de saber que percebemos o amadurecimento da principal.
    Quem sabe mais pra frente eu dê uma chance.

    ResponderExcluir
  18. Acho que sou a única pessoa que não gostou do primeiro livro da trilogia e por isso não sente vontade em continuar a ler. A verdade é que nenhuma personagem me encantou e isso me desanimou bastante...
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  19. Ainda não li essa trilogia. Não, sei, mas nunca dei crédito pra ela. Agora lendo sua resenha, vejo que a narrativa vai além da questão de romance entre adolescentes. Goste de livro que trazem a família como destaque. Vou anotar aqui para leituras futuras.

    Beijos

    ResponderExcluir
  20. Oiieee


    Essa trilogia tem cara de ser daqueles livros fofinhos, que relamente despertam uma certa nostalgia naqueles que como eu já passaram da adolescência. Ainda não conferi nenhum livro da trilogia, mas estão na minha listinha.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  21. Oi! Talvez por ter essa premissa mais voltada para adolescentes é que ando evitando essa série rsrs Mas minha amiga ama de paixão e estou disposta a dar uma chance, por isso li a resenha meio por cima e percebi que a obra agradou bastante.
    Espero poder ler antes do filme, pois uma das minhas liars favoritas está no elenco, e vou querer assistir também rsrs
    Beijo!

    ResponderExcluir
  22. Olá!
    Ahh to louca pra ler essa trilogia.
    Comprei o box e não vejo a hora de poder me encantar e viver as fases da vida da Lara Jean. Quero ler antes que o filme seja lançado!
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  23. Eu quero muito ler essa trilogia, eu acho que vou me apaixonar. Acho as capas lindas e a premissa me deixa curiosa. Eu gostei de saber a sua opinião sobre esse volume e espero ler em breve.

    ResponderExcluir
  24. Oie
    eu ainda não li nem o primeiro volume mas vontade não falta apesar d eue ver varias criticas negativas tenho muita curiosidade pois é um gênero que adoro e adorei tanto a capa e sinopse que espero amar muito,

    beijos
    http://www.prismaliterario.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Oiii
    Eu tenho o primeiro livro, mas ainda não tive oportunidade de ler! esse ano que ver se resolvo isso! Que bom que foi uma boa experiência de leitura!
    Bjus

    ResponderExcluir

Apaixonada por literatura desde pequena, nunca consegui ficar muito tempo sem um livro na mão. Assim, o Dicas de Malu é o espaço onde compartilho um pouco desse meu amor pelo mundo literário.




Facebook

Ofertas na Amazon

Instagram

Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Mais lidos

Twitter

Newsletter

Arquivos

Editoras parceiras