[Dica da Malu] Contos da Academia de Caçadores de Sombras

Sinopse: “Numa história contada em 10 contos que revisitam o passado dos Caçadores e aponta para uma nova direção, Cassandra Clare, Sarah Rees Brennan, Maureen Johnson e Robin Wasserman presenteiam os fãs da série com uma jornada de tirar o fôlego, cheia dos personagens que todos já amam. Simon não se lembra do seu passado, das aventuras que viveu ao lado dos amigos... Nem sequer sabe quem é, de fato. Então, quando a Academia de Caçadores de Sombras reabre, o rapaz mergulha nesse novo mundo, determinado a se reencontrar. Mesmo sem ter certeza de que quer voltar a ser aquele velho Simon de antes.  Mas o local é muito hostil e Simon acaba enxergando muitos problemas em sua nova escola. Como o fato de os alunos mundanos serem obrigados a viver no porão, ou sofrerem com as piadas e os preconceitos dos Nephilim. Numa jornada para se redescobrir, para voltar a se reconhecer entre os antigos amigos, como Clary Fairchild e sua amada Isabelle Lightwood (mesmo que ele não se lembre desse amor), Simon vai descobrir que pode ser mais do que antes. Que seu destino como Caçador de Sombras vai muito além de sua missão de voltar a ser quem era.” Autoras: Cassandra Clare, Sarah Rees Brennnan, Maureen Johnson, Robin Wasserman / Editora: Galera Record / Páginas: 504 / Skoob / Comprar: Amazon
Exemplar recebido em parceria com a editora

Atenção! Essa resenha não contém nenhum spoiler do livro, mas não recomendo sua leitura para quem não terminou de ler a série Os Instrumentos Mortais, pois narra acontecimentos posteriores ao final de Cidade do Fogo Celestial.

Eu já falei aqui no blog diversas vezes sobre o quanto eu gosto da escrita da Cassandra Clare e que a série Os Instrumentos Mortais está entre as minhas favoritas. Então, qualquer coisa que a Cassandra escrever dentro desse universo dos caçadores de sombras, sempre vai despertar minha curiosidade. E não foi diferente com Contos da Academia de Caçadores de Sombras, publicado esse ano, no Brasil, pela Galera Record.


Nesse livro, são reunidos 10 contos escritos por Cassandra Clare em parceria com Sarah Rees Brennan, Maureen Johnson e Robin Wasserman. Esses contos falam um pouco sobre as aventuras de Simon Lewis durante o período que ele passou na Academia de Caçadores de Sombras, mas também faz revelações sobre o universo dos Caçadores de Sombras, resgatando personagens de Os Instrumentos Mortais e da trilogia As Peças Infernais.
No primeiro conto, vemos Simon se despedindo de seus amigos e partindo para a Academia de Caçadores de Sombras, em Idris. Ele continua sem se lembrar de quase nada da sua vida e é doloroso para ele conviver com a expectativa de pessoas que o amavam e queriam muito que ele recuperasse suas memórias, especialmente Clary e Isabelle. 

Lembro que eu era uma pessoa, assim como sou agora. Virar um Caçador de Sombras não vai mudar isso, se um dia eu me tornar um Caçador de Sombras. Esqueci muitas coisas. Não vou me esquecer disso.”

Assim, ao longo dos contos, o leitor acompanha o conflito de Simon entre quem ele era e a pessoa que ele foi antes de suas lembranças serem alteradas. Além disso, ele tem um medo enorme de não ser aquele herói que as pessoas esperam e não se mostrar apto a ser um Caçador de Sombras. Mais do que tudo, Simon teme não ser quem Clary e Isabelle esperam.
Não vou falar sobre cada um dos contos especificamente, porque eles são interligados e seguem uma ordem cronológica, então, eu poderia revelar algum spoiler sem querer. Vou focar essa resenha, então, no que achei da leitura e do desenvolvimento dos personagens.


Como não poderia deixar de ser, vários personagens que já amava desde Os Instrumentos Mortais retornam: Clary, Jace, Isabelle, Alec, Magnus, Jem e, até mesmo, os Blackthorns. Isso para mim foi um dos pontos positivos do livro, pois me permitiu ver como eles seguiram a vida depois dos acontecimentos de Cidade do Fogo Celestial. Claro que eu já tinha uma noção depois de ler Dama da meia-noite (primeiro volume da trilogia Os Artifícios das Trevas), mas há uma diferença de cinco anos entre as duas séries e Contos da Academia de Caçadores de Sombras ajudou a preencher essa lacuna.
No entanto, o livro traz muitos personagens novos. Quando parte para a Academia, Simon acaba conhecendo várias pessoas novas; alguns, mundanos recrutados pela Academia e que pretendem Ascender, ou seja, se tornarem Caçadores de Sombras, ou nephilins que foram para lá receber treinamento.
Entre esses novos personagens, se destacaram George, Julie, Beatriz e o arrogante Jon. Confesso que, no começo, tive uma certa dificuldade para me acostumar com tantos nomes que ainda não conhecia. No entanto, ao longo do livro, fui conquistada por eles assim como o próprio Simon e, no final, fiquei surpresa ao ver o quanto tinha me apegado.

Com relação à escrita, alguns contos foram melhores do que outros. Como Cassandra Clare não escreveu esse livro sozinha, em alguns momentos tiveram diálogos que não pareciam coisas que os personagens dela diriam. Além disso, em alguns contos a leitura foi bastante arrastada e os acontecimentos maçantes, não parecendo algo escrito por ela.
No entanto, nem todos foram assim, e eu gostei de ler a maioria. O livro trouxe muitas informações interessantes sobre os Caçadores de Sombras do passado, como Jem Carstairs e Tessa Gray, além de falar mais sobre o período em que Valentim estava iniciando o Círculo. Além disso, foi muito legal acompanhar a jornada pessoal do Simon, apesar de algumas atitudes dele me incomodarem bastante.
Aliás, não posso deixar de mencionar o quanto o Simon evolui ao longo dos contos. Ele começa confuso e sem saber quem realmente é: o Simon que ele lembrava ou aquele herói que todos diziam que ele era. No entanto, é interessante ver como, em sua jornada para se tornar um Caçador de Sombras, ele amadurece e aprende a tomar decisões difíceis. O caminho que ele segue não é fácil, e ele fraqueja em vários momentos, mas sempre percebemos que aquele menino nerd que se tornou um herói em Os Instrumentos Mortais estava lá.

- É o que significa estar vivo, Simon. Todas as decisões que você toma, fazem de você o que você é. Nunca deixem que os outros escolham quem você vai ser.

De modo geral, mesmo tendo me irritado com alguns contos, gostei bastante da leitura. Acredito que, se fosse um livro totalmente escrito pela Cassandra Clare, alguns problemas teriam sido evitados. No entanto, isso não muda o fato de que foi delicioso matar a saudade daqueles personagens que eu aprendi a amar e conhecer mais sobre o universo dos Caçadores de Sombras. Só faço uma ressalva de que essa é uma leitura que eu recomendo para quem já leu duas outras séries da Cassandra Clare, Os Instrumentos Mortais e As Peças Infernais (especialmente a primeira). Afinal, trata-se de um spin-off, com acontecimentos e curiosidades que só farão sentido para quem já conhece o universo criado pela autora.

Agora, quero saber de vocês se já leram ou pretendem ler Contos da Academia de Caçadores de Sombras. Quem já leu, me conta aí nos comentários o que achou e qual seu conto favorito do livro.

Livros que quero ler até o fim do ano

Outubro está acabando e entramos naquela fase em que é só piscar e o ano já acabou. Então, eu dei uma olhada nos livros que estavam na minha meta de leitura para 2017 e, gente, falta muita coisa. Socorro! Tudo bem que eu li vários livros que não estavam na meta (quem nunca, não é mesmo?), mas tem alguns que eu preciso ler ainda esse ano.
Pensando nisso, resolvi fazer um post especial hoje. Olhei a minha lista imensa de livros não lidos e separei alguns títulos que são prioridade para mim. Alguns são de autores que amo, outros são de autores que não tive uma experiência tão boa e quero tentar novamente, e outros são livros que estão há tempo demais na estante e chegou a hora de ler. Será que eu consigo cumprir essa meta?

Anjo mecânico, da Cassandra Clare. Eu amo os livros da Cassandra Clare; Os Instrumentos Mortais é uma das minhas séries favoritas da vida e Dama da meia-noite foi um dos melhores livros que li o ano passado. No entanto, para minha vergonha, eu ainda não li As Peças Infernais. O plano era ler a trilogia toda esse ano, mas, sendo sincera, acho muito difícil conseguir cumprir. Ainda assim, faço questão de ler peço menos o primeiro livro, Anjo Mecânico, em 2017. Sinopse: “Através de Tessa Gray, uma jovem órfã de 16 anos, somos apresentados aos Caçadores das Sombras da Inglaterra vitoriana. Como seus representantes do século XXI, eles também combatem os elementos rebeldes do submundo — vampiros e lobisomens. E são eles que vão ajudar Tessa quando esta, ao sair de Nova York em busca do irmão, seu único parente vivo, é raptada pelas irmãs Black. Mas Tessa não é uma senhorinha indefesa. Dona do estranho poder de se transformar em qualquer um apenas tocando em algum pertence dessa pessoa, é um objeto valioso para o submundo. Ao lado do temperamental e misterioso Will e de seu melhor amigo James, cuja frágil beleza esconde um terrível segredo, Tessa vai aprender a usar seu poder e ganhar um lugar ao lado deles na batalha entre as trevas e a luz.”

Todos os nossos ontens, de Cristin Terrill. Esse livro está na minha meta desde o ano passado, mas até hoje não consegui. Comecei a ler, estava gostando da leitura, mas tive que parar para colocar outros livros na frente. Trata-se de uma distopia com uma premissa muito interessante e que tenho sempre vejo muitas pessoas elogiando. Sinopse: “Em um futuro não tão distante, a vida como a conhecemos se foi, juntamente com nossa liberdade. Bombas estão sendo lançadas por agências administradas pelo governo para que a nação perceba quão fraca é. As pessoas não podem viajar, não podem nem mesmo atravessar a rua sem serem questionadas. O que causou isso? Algo que nunca deveria ter sido tratado com irresponsabilidade: o tempo. O tempo não é linear, nem algo que continua a funcionar. Ele tem leis, e se você quebrá-las, ele apagará você; o tempo em que estava continuará a seguir em frente, como se você nunca tivesse existido e tudo vai acontecer de novo, a menos que você interfira e tente mudá-lo...”

A prisão do rei, da Victoria AveyardApesar de muitas pessoas criticarem, eu estou amando essa série. Ano passado gostei muito de A Rainha Vermelha, e esse ano li Espada de Vidro e amei ainda mais. Assim, já dá para imaginar o quanto estou animada para ler A prisão do rei. No entanto, infelizmente, tive que passar outras leituras na frente e fui postergando esse. Espero realmente conseguir ler A prisão do rei ainda esse ano, afinal, o próximo livro já será lançado no primeiro semestre de 2018. Sinopse: “Mare Barrow foi capturada e passa os dias presa no palácio, impotente sem seu poder, atormentada por seus erros. Ela está à mercê do garoto por quem um dia se apaixonou, um jovem dissimulado que a enganou e traiu. Agora rei, Maven continua com os planos de sua mãe, fazendo de tudo para manter o controle de Norta — e de sua prisioneira. Enquanto Mare tenta aguentar o peso sufocante das Pedras Silenciosas, o resto da Guarda Escarlate se organiza, treinando e expandindo. Com a rebelião cada vez mais forte, eles param de agir sob as sombras e se preparam para a guerra. Entre eles está Cal, um prateado em meio aos vermelhos. Incapaz de decidir a que lado dedicar sua lealdade, o príncipe exilado só tem uma certeza: ele não vai descansar enquanto não trouxer Mare de volta.”

Extraordinário, de R. J. PalácioAcho que esse é um dos livros mais elogiados que já ouvi falar. Não conheço ninguém que tenha lido e não goste. Então, tenho muita curiosidade para ler e descobrir o motivo de tantos elogios. Além disso, vai sair o filme no começo de dezembro e já me emocionei no trailer. Então, minha expectativa para o livro ficou ainda maior e quero ler o livro antes de assistir ao filme. Sinopse: “August Pullman, o Auggie, nasceu com uma síndrome cuja sequela é uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso ele nunca frequentou uma escola de verdade.. até agora. Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular em Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apenas da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros.”

Uma tocha na escuridão, da Sabaa Tahir.Já falei diversas vezes aqui no blog que Uma chama entre as cinzas foi o melhor livro que li em 2016. Assim, Uma tocha na escuridão era o meu lançamento mais aguardado para 2017. No entanto, não sei por quê, ainda não consegui ler. Talvez isso seja até bom, porque não tem nem previsão para o terceiro livro, porém, eu estou muito curiosa para saber como continua a história da Laia e o Elias. Então, sem dúvida, ele é uma das minhas prioridades para esse restinho de ano. Sinopse: "O segundo livro da história épica e eletrizante sobre liberdade, coragem e esperança Ambientado em um mundo brutal inspirado na Roma Antiga, Uma chama entre as cinzas contou a história de Laia, uma escrava lutando por sua família, e Elias, um soldado lutando pela liberdade. Agora, em Uma tocha na escuridão, ambos estão em fuga, lutando pela vida. Após os eventos da quarta Eliminatória, os soldados marciais saem à caça de Laia e Elias enquanto eles escapam de Serra e partem numa arriscada jornada pelo coração do Império. Laia está determinada a invadir Kauf, a prisão mais segura e perigosa do Império, para salvar seu irmão, cujo conhecimento do aço sér rico é a chave para o futuro dos Eruditos. E Elias está determinado a ficar ao lado dela — mesmo que isso signifique abrir mão da própria liberdade. Mas forças sombrias, tanto humanas quanto sobrenaturais, estão trabalhando contra eles. Elias e Laia terão de lutar a cada passo do caminho se quiserem derrotar seus inimigos: o sanguinário imperador Marcus, a cruel comandante, o sádico diretor de Kauf e, o mais doloroso de todos, Helene — a ex-melhor amiga de Elias e nova Águia de Sangue do Império. A missão de Helene é terrível, porém clara: encontrar o traidor Elias Veturius e a escrava erudita que o ajudou a escapar... e acabar com os dois. Mas como matar alguém que você ama desesperadamente? "

Filha das Trevas,
Eu estou desejando esse livro desde antes da Plataforma 21 anunciar que iria publicá-lo. Além da capa maravilhosa, a premissa é realmente incrível e me deixou muito curiosa para ler. No entanto, até agora não consegui encaixá-lo nas minhas leituras. Um absurdo, ainda mais se considerar a quantidade de pessoas que vi elogiando esse livro. Assim, Filha das Trevas está na minha meta de leitura para essa reta final de 2017 e espero conseguir ler em breve. Sinopse:Lada Dragwlya e o irmão mais novo, Radu, foram arrancados de seu lar em Valáquia e abandonados pelo pai – o famigerado Vlad Dracul – para crescer na corte otomana. Desde então, Lada aprendeu que a chave para a sobrevivência é não seguir as regras. E, com uma espada invisível ameaçando os irmãos a cada passo, eles são obrigados a agir como peças de um jogo: a mesma linhagem que os torna nobres também os torna alvo. Lada despreza os otomanos. Em silêncio, planeja o retorno a Valáquia para reclamar aquilo que é seu. Radu, por outro lado, quer apenas se sentir seguro, seja onde for. E quando eles conhecem Mehmed, o audacioso e solitário filho do sultão, Radu acredita ter encontrado uma amizade verdadeira – e Lada vislumbra alguém que, por fim, parece merecedor de sua devoção. Mas Mehmed é herdeiro do mesmo império contra o qual Lada jurou vingança – e que Radu tomou como lar. Juntos, Lada, Radu e Mehmed formam um tóxico e inebriante triângulo que tensiona ao limite os laços do amor e da lealdade.”

Cinder, da Merissa MeyerEu sou apaixonada pela capa desse livro, tanto que ele aparece na capa aqui do blog. Outro atrativo para mim é que se trata de uma releitura muito diferente de Cinderela, a minha princesa favorita. Então, tinha todos os motivos do mundo para ter incluído esse livro nas minhas leituras de 2017. Ainda não consegui, mas o ano não acabou e eu não desisti. Ele faz parte da minha meta para o resto do ano e quero muito conseguir realizar esta leitura. Sinopse: “Num mundo dividido entre humanos e ciborgues, Cinder é uma cidadã de segunda classe. Com um passado misterioso, esta princesa criada como gata borralheira vive humilhada pela sua madrasta e é considerada culpada pela doença de sua meia-irmã. Mas quando seu caminho se cruza com o do charmoso príncipe Kai, ela acaba se vendo no meio de uma batalha intergaláctica, e de um romance proibido, neste misto de conto de fadas com ficção distópica. Primeiro volume da série As Crônicas Lunares, Cinder une elementos clássicos e ação eletrizante, num universo futurístico primorosamente construído.”

E aí, gostaram da minha meta de leitura para o restante de 2017? Será que eu consigo cumprir? Me contem nos comentários o que acharam e quais livros vocês querem ler até o fim do ano. E, para quem se interessou por algum desses livros, vou deixar os links aqui embaixo. Comprando através deles, vocês ajudam muito o Dicas de Malu a continuar crescendo.

Anjo Mecânico: Amazon
Todos os nossos ontens: Amazon
A prisão do rei: Amazon
Extraordinário: Amazon
Uma tocha na escuridão: Amazon
Filha das Trevas: Amazon
Cinder: Amazon

Outros livros: Amazon

Livros disponíveis no Kindle Unlimited + Aniversário de 10 anos do Kindle

       

        Essa semana já começou com uma notícia maravilhosa para quem ama promoções. A Amazon está comemorando os 10 anos do Kinle com várias ofertas incríveis. Além de um super desconto para os modelos Kindle e Kindle Paperwhite e vários ebooks em promoção, tem a oportunidade de 3 meses de assinatura do Kindle Unlimited por apenas R$ 1,99.
Para quem não sabe como funciona o Kindle Unlimited, é como se fosse um Netflix de ebooks. São vários títulos no catálogo aos quais o leitor tem acesso pagando um valor mensal. O usuário pode ter até 10 ebooks emprestados e, depois de atingir esse limite, é preciso devolver algum para poder pegar outro.
Uma vantagem do Kindle Unlimited é que não é necessário ter um dispositivo Kindle para ser assinante. Basta fazer a assinatura e baixar o aplicativo do Kindle no computador, tablete ou celular.
Então, agora que já falei sobre o que é o Kindle Unlimited, resolvi listar alguns títulos que estão disponíveis para que vocês conheçam um pouco o catálogo. Assim, listei cinco livros que eu amo e que estão disponíveis no Kindle Unlimited.

Cidade dos Ossos (série Os Instrumentos Mortais #1)
Eu li toda a série Os Instrumentos Mortais pelo Kindle Unlimited. Atualmente, só os dois primeiros volumes estão disponíveis, mas já é uma ótima oportunidade para quem quer conhecer essa série incrível. Além disso, tem outros livros da Cassandra Clare disponíveis, como os dois primeiros volumes da trilogia As Peças Infernais e Dama da meia-noite, o primeiro volume da série Os artifícios das Trevas.

Procura-se um marido
A maioria dos livros da Carina Rissi foi através do Kindle Unlimited e, sem dúvida, um dos meus favoritos foi “Procura-se um marido”. Uma leitura leve e divertida, que conquista o leitor desde a primeira página. E, para quem quer conhecer outros livros da Carina, também estão disponíveis no Kindle Unlimited: Perdida, Encontrada e No mundo da Luna.

Talvez um dia
Colleen Hoover está caminhando para se tornar uma das minhas autoras favoritas e um dos livros dela que eu mais gosto é Talvez um dia. Um romance que me fez sofrer do começo  ao fim, mas que também me cativou e emocionou. Agora, adivinhem como eu li? Sim, pelo Kindle Unlimited. Aliás, também tem outros títulos dela disponíveis lá: Um caso perdido, Sem Esperança, O lado feio do amor, Métrica e Pausa. Ou seja, sem desculpas para não conhecer essa autora maravilhosa.

Orgulho e Preconceito
Para quem tem vontade de conhecer a obra de Jane Austen, o Kindle Unlimited é uma ótima opção. A edição da editora Landmark de Orgulho e Preconceito, romance mais famoso da autora, está disponível no Kindle Unlimited. Aliás, não só esse livro, mas outras importantes obras da autora: Razão e Sensibilidade, Emma, A Abadia de Northanger, Mansfield Park e, meu queridinho, Persuasão.

Uma chama entre as cinzas
Este livro foi a minha leitura favorita do ano passado e é, sem dúvida, um dos melhores livros de fantasia/distopia que já li. Com uma trama muito envolvente e apresentando um universo brutal, Uma chama entre as cinzas foi uma leitura intensa, que me conquistou por seus personagens complexos e pelos questionamentos que provoca. É um livro que eu recomendo sempre e que está disponível no catálogo do Kindle Unlimited.

Claro que há muitos outros livros disponíveis no catálogo do Kindle Unlimited, dos mais variados gêneros. Inclusive, há títulos de outros idiomas também, para quem quer treinar a leitura. Ou seja, não faltam opções para agradar os mais diversos leitores.
Então, se vocês tiverem interesse em assinar o Kindle Unlimited, tem uma ótima oportunidade. São três meses por apenas R$ 1,99 e, depois, o valor normal da mensalidade é de R$ 19,90.  Para quem quiser aproveitar, vou deixar todos os links para a promoção aqui embaixo.

Aniversário de 10 anos do Kindle: Aqui
Ofertas de e-book: Aqui
Link geral: Aqui

[Dica da Malu] Corpo

Sinopse: “Uma nova vida. Um novo amor. Um perigo real. A nova série da autora de A garota do calendário “Eu te amo. Eu te quero. Eu nunca vou te deixar.” Gillian Callahan entra em pânico só de ouvir esse tipo de frase. Por anos ela viveu uma relação abusiva com seu ex-namorado violento. Agora ela está livre e segura, trabalhando para uma fundação de apoio a mulheres vítimas de violência — a mesma que a resgatou e salvou sua vida. Gillian não quer saber de homem nenhum. Até conhecer Chase Davis, o presidente da fundação. O bilionário é tão sexy e sedutor que Gillian fica sem chão. Chase sempre consegue o que quer — e ele quer Gillian. Agora ela terá de enfrentar a batalha entre o desejo e o medo. Gillian vai conseguir confiar em Chase? Ela está segura com ele? E quão perigoso pode ser um passado sombrio... não só o dela, mas o do homem que ela aprendeu a amar?”Autora: Audrey Carlan / Editora: Verus / Páginas: / Skoob / Comprar: Amazon

Quem acompanha as listas de livros mais vendidos deve ter visto que a série A garota do calendário apareceu em quase todas o ano passado. Recentemente, a editora Verus publicou Corpo, o primeiro volume de Trinity, a nova série da mesma autora. Confesso que nunca tive muita curiosidade pelos livros da Audrey Carlan, mas quando recebi esse livro de cortesia do Grupo Editorial Record resolvi fazer uma tentativa e conhecer a escrita dela.
Em Corpo, o leitor é apresentado à protagonista Gillian Callahan. Ela vivenciou por anos um relacionamento abusivo, mas foi resgatada por uma fundação que ajudava mulheres vítimas de violência doméstica. Agora, ela trabalha nessa mesma organização e tem uma vida segura e estável, rodeada por amigas que são como irmãs para ela. Seu foco está totalmente voltado para o trabalho e as amigas, e romance não faz parte dos seus planos.
No entanto, quando seu caminho cruza com o do bilionário Chase Davis, a vida de Gillian vai virar de cabeça para baixo. Eles se conhecem por acaso no bar de um hotel, porém, logo ela descobre que evitá-lo não será tão fácil. Afinal, ele é o presidente da fundação onde ela trabalha.



A fórmula já é bem conhecida em romances eróticos e, normalmente, não me interessaria por este enredo. No entanto, achei interessante a autora falar sobre a violência doméstica e essa foi minha maior motivação para realizar essa leitura. Não é um tema muito comum nesses livros e fiquei curiosa para saber como ele seria trabalhado.
Assim, o aspecto que mais gostei em Corpo é que a autora reforça o tempo todo que a violência nunca é culpa da vítima. Audrey Carlan não suaviza as agressões sofridas por Gillian e nem os efeitos que eles tiveram, tanto físicos quanto psicológicos. Além disso, ela mostra o quanto esse tipo de relação é tóxica e muitas vezes a própria vítima tem dificuldade em reconhecer que aquilo é errado. Deste modo, ao invés de julgar mulheres que passam por essa situação, é importante apoiá-las e tentar dar apoio para que elas possam se reerguer.
No entanto, se a abordagem que a autora faz sobre relações abusivas e violência doméstica é o ponto positivo do livro, ele foi perdido na construção do romance. Além de ser mais um caso daqueles em que o casal tem uma paixão imediata e incontrolável, Chase é um homem mandão, controlador e, muitas vezes, invasivo e Gillian aceita. Uma mulher que viveu por anos em uma relação onde era constantemente sufocada, que se orgulha de ter se libertado e se tornado independente, simplesmente concorda em ter um homem controlando a vida dela, desde sua roupa até os lugares onde vai. Cadê a coerência, miga?
Anuo, sem saber ao certo como continuar lutando. Toda a sua essência emana confiança e controle, e eu estou murchando sob a pressão de estar perto dele. Ele é o sexy Super-Homem, mas parece estar se tornando minha kriptonita.
Chase passa o tempo todo afirmando sua posse sobre Gillian e, apesar de levemente incomodada, ela sempre acaba cedendo e falando que é dele. É uma submissão cega, como se a atração física justificasse isso. Além disso, me incomoda o fato de que o tempo todo ele compra roupas para ela, escolhe o que ela vai comer, e chega ao absurdo de mexer na conta bancária dela sem autorização; tudo isso com a justificativa de que ele pode pagar. E, mais uma vez, Gillian aceita sem impor resistência.


Isso acaba me levando a outro problema do livro: o romance de Gillian e Chase se resume a atração e ao dinheiro. Não há convivência suficiente, não há diálogos interessantes e nem troca de opinião. Eles mal se conhecem e simplesmente não conseguem ficar longe um do outro. Além disso, Chase está constantemente usando ou a atração que Gillian sente por ele ou o deslumbramento que ela tem pelo luxo que ele oferece para controlá-la. Mas isso é colocado no livro como algo muito romântico e não abusivo.
 – Agora, diga de novo que você não é minha mulher – ele exige. Fecho os olhos e aceito meu destino. – Não posso – respondo, percebendo que nunca houve outra opção. Desde o minuto em que conheci Chase, ele me teve.
Com relação à construção dos personagens, achei que foi muito rasa, sem quase nenhuma evolução ao longo do livro. No entanto, ainda consegui simpatizar mais com as amigas de Gillian do que com o casal principal. Apesar de não aparecerem tanto, Maria, Bree e Kat são divertidas e é bonito ver o laço sincero que as une. É uma amizade para todos os momentos, o que significa que elas se apoiam na dificuldade e vibram juntas nas alegrias.
No entanto, não preciso nem dizer que não gostei do casal principal, né? Gillian tinha tudo para ser uma personagem que eu iria admirar. Ela superou um passado muito difícil e conseguiu se tornar uma pessoa independente, construir uma boa carreira e ajudar mulheres que passaram por situações parecidas. No entanto, não dá para desculpar uma pessoa que viveu a experiência de um relacionamento tão tóxico aceitar um homem agindo como se fosse seu dono só porque ele é rico e incrivelmente bonito.
Já o Chase é um homem machista e controlador, apesar da autora tentar justificar isso o livro inteiro. E eu sei que vão ter pessoas que vão falar que ele faz isso porque está totalmente apaixonado por ela e quer protege-la, que na verdade ele é um homem carinhoso e atencioso. Mas não é. Ninguém se apaixona em duas semanas e, mesmo se fosse esse o caso, nada dá a ele o direito invadir a privacidade dela daquela forma e agir de maneira tão possessiva.
Quero estar louca da vida com ele. Eu estou louca da vida, mas, quando suas mãos estão sobre mim, eu me derreto.
A escrita da autora é bastante envolvente, o que torna a leitura muito fluida. Tudo se desenvolve rapidamente no livro, o que faz com que o leitor não sinta o tempo passar. Porém, em alguns momentos isso foi um defeito, pois não há o desenvolvimento apropriado de alguns aspectos. Além disso, as cenas mais quentes me cansaram porque, apesar de bem escritas, são excessivas. Como o relacionamento do casal principal é baseado quase que exclusivamente na atração, tem cenas de sexo praticamente o livro inteiro.
Com relação à edição, achei que a Verus acertou mais uma vez. A capa ficou muito bonita; mais sensual, por se tratar de um romance erótico, mas não é nada vulgar. Além disso, as páginas são amareladas e a fonte e o espaçamento têm um bom tamanho para leitura.
Apesar de ser meio óbvio, não posso deixar de avisar que este livro é totalmente inadequado para menores de 18 anos. Não só pelas cenas muito detalhadas de sexo, mas também por ter momentos de muita violência.
Corpo é uma leitura fluida e envolvente, e, se você leu a série A garota do calendário e gostou, provavelmente irá apreciar esse livro. Para mim, não funcionou tanto, pois vi muitos estereótipos que me incomodaram, os personagens são superficiais e não gostei do desenvolvimento do romance. Além disso, a proposta da autora de falar sobre relações abusivas e violência doméstica ficou totalmente perdida quando ela romantizou um relacionamento que é quase tão tóxico quanto. No entanto, vou levar os títulos em consideração e esperar que nos próximos livros haja um desenvolvimento maior e que pelo menos parte dos problemas. Afinal, se o primeiro livro chama Corpo e foca mais no aspecto físico dos personagens, espero que a continuação, chamada Mente, trará um desenvolvimento maior do lado emocional.

Agora, quero saber se você já conhece o trabalho de Audrey Carlan e se leu ou pretende ler sua nova série. Me contem aí nos comentários e deixem a opinião de vocês, caso já tenham lido.

[Resenha] Trono de Vidro 4 - Rainha das Sombras

Sinopse: “A história de Celaena Sardothien, uma assassina a serviço de um rei tirânico, uma fantasia épica repleta de ação, intriga e cenas de luta inesquecíveis, continua neste quarto volume. Aqui, a jovem abandona sua identidade de matadora e decide assumir seu lugar de direito como rainha de Terrasen. Mas antes de reclamar o trono, precisa lutar. Ao avançar em seu plano, no entanto, Aelin deve tomar cuidado com velhos inimigos. E abrir o coração para novos e improváveis aliados.”Autora: Sarah J. Maas / Editora: Galera Record / Páginas: 644 / Skoob / Comprar: Amazon


Aviso! Como essa resenha é sobre o quarto livro da série “Trono de Vidro”, há informações sobre os livros anteriores. Por esse motivo, ela não é indicada para quem ainda não leu os três primeiros volumes.

Quem leu minha resenha sobre o livro anterior, Trono de Vidro 3: Herdeira do Fogo, sabe que eu tive diversos problemas com aquela leitura e, se não fosse pelo desfecho sensacional, eu teria abandonado a série. Porém, minha persistência foi recompensada e Trono de Vidro 4: Rainha das Sombras foi uma leitura maravilhosa do começo ao fim. É, tranquilamente, o melhor livro da série até agora e um dos melhores que li esse ano.

Ela era fogo e luz e cinzas e brasa (...) e não se curvaria a nada nem ninguém, exceto a coroa que era dela por direito, por sobrevivência e por triunfo.

Rainha das Sombras já começa com Aelin retornando para Forte da Fenda a fim de executar seus planos de vingança e recuperar seu trono. Ela abandonou de vez sua identidade como Celaena e está disposta a lutar para libertar seu povo e assumir seu lugar de direito como rainha. No entanto, seus planos sofrem algumas alterações quando ela descobre tudo o que ocorreu enquanto esteve longe: seu primo, Aedion, está preso e será executado em breve; Chaol não é mais o chefe da guarda e agora ajuda os rebeldes; e Dorian está sob controle do rei e não se sabe se ainda há algo do amigo dela dentro do corpo dele ou se ele já foi totalmente dominado pelo demônio que o habita.
Aelin acredita que não há mais salvação para Dorian, mas está disposta a tudo para salvar seu primo. Para isso, ela acabará recorrendo a seu antigo mestre, Arobyn, o que implica em mais pessoas do passado da assassina retornando para sua vida. No entanto, essa aliança não significa que ela esqueceu tudo que Arobyn já tinha feito e no momento certo ela irá acertar suas dívidas.
Tantas outras coisas acontecem nesse livro que eu poderia escrever uma resenha de 5 páginas e não abordaria tudo. São muitas revelações, novos personagens e reviravoltas e, ao final do livro, ficamos surpresos em ver o quanto a série evoluiu. E se você acha que isso torna a leitura cansativa ou confusa, não poderia ter errado mais. Fui conquistada desde a primeira página e não queria largar o livro por nada. Além disso, a Sarah sabe o momento exato de inserir novas informações ou trazer uma reviravolta, de modo que fica fácil para o leitor acompanhar.



Nesse quarto volume, temos um enredo mais maduro, com conflitos políticos, conspirações e uma guerra a caminho. Os personagens estão constantemente preparando, seja para obter novas informações seja para realizar um novo ataque, o que significa que é um livro que envolve muita estratégia. E quer uma estrategista melhor que a assassina, campeã do rei e rainha Celaena/Aelin?
É minha gente, nesse livro a Aelin voltou a ser ela mesma e me lembrou o motivo de ter se tornado uma das minhas personagens favoritas da vida. Não sei nem como descrever o quanto ela amadureceu nesse livro e se tornou ainda mais forte do que antes. Aelin enfrentou seus traumas no livro anterior e assumiu sua verdadeira identidade. Com isso, ela surge mais determinada e focada em seus objetivos, o que a torna muito mais letal.

Então sorriu com cada última gota de coragem, de desespero e de esperança por um lampejo daquele futuro glorioso. – Vamos estremecer as estrelas.

Os demais personagens também cresceram e confesso que estou orgulhosa do meu queridinho, Chaol. Ele finalmente escolheu um lado e é muito bom vê-lo lutando ao lado dos rebeldes e tentando salvar as vítimas do rei enquanto procura uma maneira de salvar Dorian. Aliás, o que mais me fez amar o Chaol nesse livro é perceber que ele não desistiu do amigo, mesmo quando isso provocou alguns atritos com Aelin.
Temos ainda o Rowan e o Aedion que se tornam a base da futura corte de Aelin. Inicialmente, os dois agem como babacas disputando posição na vida e na corte de sua rainha. No entanto, eles rapidamente recuperam o foco e percebem que têm o mesmo objetivo: ajudar e proteger Aelin. Isso acaba levando a um vínculo muito bonito e é interessante acompanhar a amizade surgindo entre eles.
Muitos personagens novos entram na trama e todos eles contribuem significativamente para o andamento da história. Minha favorita foi a Lysandra, antiga inimiga da Aelin, mas que cresce ao longo do livro e tem um arco muito interessante. Outra pessoa maravilhosa que surge é a Nesryn Faliq, uma rebelde que fez parte do passado de Chaol e acaba se tornando o braço direito dele em suas missões. Aliás, nos poucos momentos que Chaol agiu de maneira irritante, Nesryn foi responsável por trazê-lo de volta para a realidade.                                                                                       

Outra personagem que aparece na trama é Elide, uma jovem que é obrigada a trabalhar em Morath e servir a bruxa Manon. Ela surge de maneira despretensiosa na trama, mas vai ganhando destaque no decorrer do livro e tenho certeza de que irá desempenhar um papel importante no próximo volume da série.
E por falar em Manon, vou aproveitar para apresentar minhas sinceras desculpas à Sarah J. Maas por ter criticado o núcleo centrado nas bruxas no terceiro livro. Se lá eu questionava a relevância delas para a trama, nesse eu não apenas compreendo sua inserção como amei o desenvolvimento do arco delas. A Manon, em especial, evolui muito na história e se torna uma personagem realmente forte e capaz de tomar decisões difíceis. Assim como no caso de Elide, acredito que poderemos esperar muito dela no quinto volume.
E vocês devem estar se perguntando por que ainda não falei de Arobynn Hamel. Afinal, ele é uma pessoa no fundamental no passado da Celaena e é a primeira vez que ele ganha destaque na série. Decidi não falar muito sobre Arobyn, porque acho que ele precisa ser conhecido durante a leitura e que descrevê-lo aqui seria tirar um pouco da graça. Mas já adianto que Sarah J. Maas soube construí-lo muito bem e que é um personagem que com certeza desperta emoções fortes no leitor.
Aliás, emoção é o que não falta nesse livro. O desenvolvimento da trama é muito dinâmico, com reviravoltas e muitas cenas de ação. Isso contribuiu para que o leitor se sinta preso à leitura desde o começo, pois o tempo todo tememos pelos personagens e há uma tensão constante para saber o que acontecerá a seguir.

Como posso tirar a vida de alguém que significa o mundo para outra pessoa? Mesmo que seja minha inimiga.


Com tanta ação, logico que não há muito espaço para romance, o que significa que ele não exista. Nesse livro, a aproximação de Aelin e Rowan fica muito mais clara, mas isso não tira o foco deles do que realmente é importante naquele momento. Confesso que ainda prefiro o Chaol, mas até mesmo para mim essa aproximação foi natural e compreensível. Outro ponto positivo é que tive medo de que a autora perdesse tempo com um possível triângulo amoroso, mas tudo foi resolvido de uma maneira sutil, sem ocupar mais espaço na trama do que era necessário.                                            

Preciso dizer que eu me apaixonei mais uma vez pela escrita da Sarah J. Maas? Se no terceiro livro ela foi irregular, aqui ela se tornou melhor a cada novo capítulo. Tudo que eu achei que havia ficado solto em Herdeira do Fogo foi bem amarrado em Rainha das Sombras, dando a real dimensão da grandiosidade da história que ela vinha contando desde o primeiro volume da série. No entanto, ela ainda deixou um ótimo gancho para o próximo livro, mostrando que as continuações são realmente necessárias e não apenas uma forma de ganhar mais dinheiro.
Assim, só posso dizer que Trono de Vidro está caminhando para se tornar uma das minhas séries favoritas da vida. Qualquer receio que eu tinha após a leitura do terceiro livro, ficou para trás e eu estou mais do que empolgada para continuar a leitura. Em breve, trago a resenha do quinto volume, Império da Tempestade, para vocês. Se ele chegar perto do que foi Rainha das Sombras, já será uma excelente leitura.
Quem já leu ou está lendo esta série, me contem aí nos comentários o que acharam. E, caso você ainda não tenha começado a ler Trono de Vidro, vou deixar o link para compra na Amazon de todos os livros da série aqui embaixo:
Trono de Vidro: Aqui
Trono de Vidro – Coroa da meia-noite: Aqui
Trono de Vidro 3 – Herdeira do Fogo: Aqui
Trono de Vidro 4 – Rainha das Sombras: Aqui
Trono de Vidro 5 – Império de Tempestades (tomo 1): Aqui
Trono de Vidro 5 – Império de Tempestades (tomo 2): Aqui
A lâmina da assina (spin-off): Aqui

Lançamentos desejados de outubro

Já estamos exatamente no meio do mês e percebi que ainda não tinha falado sobre os lançamentos de outubro. Como sempre, as editoras estão com muitas novidades e, por isso, fiz uma lista com aqueles que eu estou mais curiosa para ler.
Para vocês terem uma noção de como outubro está repleto de bons lançamentos, tem livros de John Green, J. K. Rowling, Dan Brown, Sarah J. Maas e Jennifer E. Smith. Nem preciso explicar mais, né? Podem se preparar, que esse mês a lista de desejados de vocês tem tudo para aumentar.

Tartarugas até lá embaixo – Autor: John Green / Editora: Intrínseca
Sinopse: “Depois de seis anos, milhões de livros vendidos, dois filmes de sucesso e uma legião de fãs apaixonados ao redor do mundo, John Green, o autor do inesquecível A culpa é das estrelas , lança o mais pessoal de todos os seus livros: Tartarugas até lá embaixo. A história acompanha a jornada de Aza Holmes, uma menina de 16 anos que sai em busca de um bilionário misteriosamente desaparecido – quem encontrá-lo receberá uma polpuda recompensa em dinheiro – enquanto tenta lidar com o próprio transtorno obsessivo-compulsivo (TOC). Repleto de referências da vida do autor – entre elas, a tão marcada paixão pela cultura pop e o TOC, distúrbio mental que o afeta desde a infância –, Tartarugas até lá embaixo tem tudo o que fez de John Green um dos mais queridos autores contemporâneos. Um livro incrível, recheado de frases sublinháveis, que fala de amizades duradouras e reencontros inesperados, fan-fics de Star Wars e – por que não? – peculiares répteis neozelandeses.”Comprar: Amazon

Origem – Autora: Dan Brown / Editora: Arqueiro
Sinopse: “O anfitrião da noite é o futurólogo bilionário Edmond Kirsch, de 40 anos, que se tornou conhecido mundialmente por suas previsões audaciosas e invenções de alta tecnologia. Um dos primeiros alunos de Langdon em Harvard, há 20 anos, agora ele está prestes a revelar uma incrível revolução no conhecimento… algo que vai responder a duas perguntas fundamentais da existência humana. Os convidados ficam hipnotizados pela apresentação, mas Langdon logo percebe que ela será muito mais controversa do que poderia imaginar. De repente, a noite meticulosamente orquestrada se transforma em um caos, e a preciosa descoberta de Kirsch corre o risco de ser perdida para sempre. Diante de uma ameaça iminente, Langdon tenta uma fuga desesperada de Bilbao ao lado de Ambra Vidal, a elegante diretora do museu que trabalhou na montagem do evento. Juntos seguem para Barcelona à procura de uma senha que ajudará a desvendar o segredo de Edmond Kirsch. Em meio a fatos históricos ocultos e extremismo religioso, Robert e Ambra precisam escapar de um inimigo atormentado cujo poder de saber tudo parece emanar do Palácio Real da Espanha. Alguém que não hesitará diante de nada para silenciar o futurólogo. Numa jornada marcada por obras de arte moderna e símbolos enigmáticos, os dois encontram pistas que vão deixá-los cara a cara com a chocante revelação de Kirsch… e com a verdade espantosa que ignoramos durante tanto tempo.”Comprar: Amazon

Lady Whistledown contra-ataca – Autora: Julia Quinn / Editora: Arqueiro
Sinopse: “Com a participação especial da famosa cronista da sociedade criada por Julia Quinn, Lady Whistledown contra-ataca é formado pelas narrativas curtas de quatro escritoras consagradas, tendo como fio condutor o roubo de uma pulseira milionária. Seus contos são como pérolas que se unem e formam uma peça de valor inestimável. Quem roubou o bracelete de lady Neeley? Terá sido o caça-dotes? O apostador? A criada? Ou o libertino? Londres está fervendo com as especulações, mas, se ainda restam muitas dúvidas, pelo menos uma coisa é certa: um desses quatro está envolvido no crime. Crônicas da sociedade de lady Whistledown, maio de 1816. Julia Quinn encanta...Um belo caçador de fortunas foi enfeitiçado pela debutante mais desejada da temporada. Agora ele precisa provar que o que deseja é o coração da jovem, não o dote dela. Mia Ryan delicia... Uma criada adorável e espirituosa está deslumbrada com as atenções românticas que tem recebido de um charmoso conde. Mas um relacionamento entre eles seria escandaloso e poderia arruinar a reputação dos dois. Suzanne Enoch fascina... Uma jovem inocente que passou a vida evitando escândalos de repente se vê secretamente cortejada pelo maior libertino de Londres. Karen Hawkins seduz... Um visconde que vaga sem destino volta para casa para reacender o fogo da paixão de seu casamento, mas descobre que sua linda e decidida esposa não será conquistada tão facilmente.”
Comprar: Amazon

Vidas muito boas – Autora: J. K. Rowling / Editora: Rocco
Sinopse: “Como podemos aproveitar o fracasso?” “Como podemos usar nossa imaginação para melhorar a nós e os outros?”. J.K. Rowling responde essas e outras perguntas provocadoras em Vidas muito boas, versão em livro do famoso discurso de paraninfa da autora da série Harry Potter na Universidade de Harvard, que chega às livrarias brasileiras no dia 7 de outubro. Baseado em histórias de seus próprios anos como estudante universitária, a autora mundialmente famosa aborda algumas das mais importantes questões da vida com perspicácia, seriedade e força emocional. Um texto cheio de valor para os fãs da escritora e surpreendente para todos que buscam palavras inspiradoras.Comprar: Amazon

Corte de Asas e Ruínas – Autora: Sarah J. Maas / Editora: Galera Record
Sinopse: “O esperado terceiro volume da série best-seller Corte de Espinhos e Rosas, da mesma autora da saga Trono de vidro. Mais uma vez, Sarah J. Maas não desaponta. Em Corte de Asas e Ruína, a guerra se aproxima, um conflito que promete devastar Prythian. Em meio à Corte Primaveril, em um perigoso jogo de intrigas e mentiras, a Grã-Senhora da Corte Noturna esconde seu laço de parceria e sua verdadeira lealdade. Tamlin está fazendo acordos com o invasor, Jurian recuperou suas forças e as rainhas humanas prometem condescender aos desejos de Hybern em troca de imortalidade. Enquanto isso, Feyre e seus amigos precisam aprender em quais Grão-Senhores confiar e procurar aliados nos lugares mais improváveis. Porém, a Quebradora da Maldição ainda tem uma ou duas cartas na manga antes que sua ilha queime.” – Ainda não li essa série, mas estou louca para começar e, por isso, coloquei o último livro na lista de desejados. Comprar: Amazon

Olá, adeus e tudo mais – Autora: Jennifer E. Smith / Editora: Galera Record
Sinopse: “Um romance divertido e emocionante, que explora as escolhas difíceis que surgem quando a vida e o amor conduzem a direções opostas. Ir para a faculdade é um momento emocionante e aterrorizante ao mesmo tempo. Ainda mais se você estiver em um relacionamento em que não tem certeza de seu próximo passo. Clare e Aidan têm apenas uma coisa a fazer na noite antes de partirem para a faculdade: descobrir se devem continuar namorando ou terminar. Ao longo de doze horas, eles irão refazer os passos do relacionamento, na tentativa de descobrir algo no passado que possa ajudá-los a decidir sobre o futuro. A noite os leva a amigos e familiares, marcos simbólicos e lugares inesperados, verdades dolorosas e revelações surpreendentes. Mas, conforme as horas passam e a manhã se aproxima, chega o momento inevitável do adeus. A questão é: será um adeus momentâneo ou para sempre?” Comprar: Amazon

Ruína – Autor: / Editora: Galera Record
Sinopse: “Emmelina Flores não tem nada. Ela não tem poderes como os outros habitantes de Ruína, seus pais foram assassinados, seu lar destruído e sua irmã, Olivia, levada por seus inimigos. Mas justamente por isso ela também não tem o que temer. Impulsionada por seu desejo de vingança, ela parte numa perigosa jornada para o reino inimigo de Lera, onde espera encontrar Olivia, colocando em ação um plano arriscado e ambicioso, que envolve se casar com o primeiro na sucessão ao trono, se passando por outra pessoa. Mas o príncipe talvez não seja quem ela imaginou que seria. O coração de Emmelina, endurecido pela raiva, começa a ceder. Mas com sua vida – e a da irmã – em jogo, qualquer momento de dúvida pode ser arriscado demais.  O primeiro livro da Trilogia Ruína de Amy Tintera traz elementos comuns à fantasia rearranjados de maneira inovadora e apresentados em um ritmo alucinante. Repleto de ação, o livro apresenta mulheres fortes, poderosas, decididas e, porque não, até mesmo cruéis, dispostas a tudo para alcançar seus objetivos.
Comprar: Amazon

Crônicas de Morrighan – Autora: Mary E. Pearson / Editora: DarkSide Books
Sinopse: “Descubra a origem de um sentimento que ergueu um novo Reino. Quando o primeiro volume das Crônicas de Amor & Ódio chegou ao Brasil, os leitores souberam na hora que era amor à primeira vista. A jornada de Lia — repleta de aventura, fantasia, poder e romance — fez com que os darklovers se entregassem de corpo e alma a um universo deslumbrante criado pela premiada escritora Mary E. Pearson. Mas antes que fronteiras tivessem sido traçadas, antes que tratados fossem assinados e batalhas fossem travadas novamente, antes que os grandes reinos dos Remanescentes tivessem até mesmo nascido, uma menina chamada Morrighan e sua família lutavam para sobreviver em meio à guerra. Com uma narrativa poética e apaixonante, Mary E. Pearson transpõe as barreiras culturais em nome do amor e traz respostas e ternura a todos que estavam com saudades das belas crônicas. Publicada apenas em formato digital no exterior, a DarkSide Books presenteia seus leitores com uma edição única no mundo inteiro: Crônicas de Morrighan chega às livrarias em outubro com a amada capa dura, e ainda traz uma apresentação exclusiva da autora para os fãs brasileiros que transformaram a série em um sucesso.”
Comprar: Amazon


E aí, o que acharam das novidades desse mês? Com tantos lançamentos bons, já estou me preparando para a falência. E vocês, vão querer comprar algum destes livros? Me contem aí nos comentários.

Apaixonada por literatura desde pequena, nunca consegui ficar muito tempo sem um livro na mão. Assim, o Dicas de Malu é o espaço onde compartilho um pouco desse meu amor pelo mundo literário.




Facebook

Ofertas na Amazon

Instagram

Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Mais lidos

Twitter

Newsletter

Arquivos

Editoras parceiras