[Resenha] Diário de uma ansiosa ou como parei de me sabotar


A ansiedade tem sido um tema cada vez mais frequente nos dias de hoje. Afinal, quem nunca se desesperou com a perspectiva de chegar em um novo ambiente e conhecer outras pessoas? Ou, pior ainda, quem nunca ficou se cobrando por sentir que os outros estavam progredindo enquanto a sua vida não saiu como o esperado? Com as redes sociais, esse sentimento tem sido ainda mais presente na vida das pessoas.
Por esse motivo, fiquei imediatamente curiosa desde que vi Diário de uma ansiosa ou como parei de me sabotar, que foi lançado no Brasil pela Galera Record. Com uma escrita leve e muito bom humor, a autora Beth Evans traz situações do cotidiano para falar sobre as dificuldades que muitos enfrentam ao chegar na vida adulta e ainda abordar temas como ansiedade, depressão e TOC.

Autora: Beth Evans
Editora: Galera Record
Tradução: Giu Alonso
Páginas: 192
Onde comprar: Amazon
Exemplar recebido de parceria com a editora.
Sinopse: “Com ilustrações bem-humoradas, Beth Evans escreve sobre depressão, ansiedade, formulário, boletos e outros desafios para se tornar um adulto. A vida adulta não é fácil. E quem nunca fuxicou as redes sociais de amigos bem-sucedidos, só para se comparar, e acabou se sentindo pior ainda, que atire a primeira pedra. Contando suas próprias histórias vergonhosas, e outras mais sérias como depressão e TOC, a autora consegue extrair lições valiosas, sem perder a leveza diante da seriedade de diversos assuntos. Este livro é repleto de conselhos amigáveis sobre como cuidar de si mesmo, como procurar ajuda (não importa quais sejam seus problemas) e agarrar-se aquilo que te faz feliz – seja uma banda, seja uma maratona da Netflix. Beth Evans é uma contadora de histórias supercriativa, e seus desenhos complementam suas palavras com um humor único. Diário de uma ansiosa ou como parei de me sabotar é como um abraço do seu melhor amigo naqueles dias sofríveis. E, como melhor amigo, está aqui para dizer: ‘Você consegue!’.”

Com uma narrativa bem fluida, Beth Evans traz em Diário de uma ansiosa ou como parei de me sabotar relatos bem sinceros de momentos diferentes da sua vida, com os quais os leitores poderão se identificar muito. Ela fala com muito bom humor de situações da adolescência e, principalmente, da fase adulta que podem parecer aterrorizantes quando vivemos. Assim, os relatos vão desde o pavor de quando aparece um bicho em casa e precisamos lidar com isso, até questões relacionadas com a nossa saúde mental.
“Errar faz parte da experiência de ser adulto, embora muitas vezes a gente veja os outros como sendo excelentes nisso, sem nunca dar uma mancada. A verdade é mais assim: as pessoas falham, e é falhando que elas aprendem a evitar essas falhas no futuro.”


Sem propor soluções mágicas, Beth Evans se dedicou nesse livro a abordar as dificuldades dessa transição para a vida adulta e como cada pessoa irá lidar de uma maneira diferente com as mudanças desse período e com as expectativas que ele envolve. Além disso, ela procura desmistificar questões relacionadas à saúde mental e, principalmente, tirar o estigma de assuntos como depressão e ansiedade. Deste modo, é um livro para mostrar ao leitor que ele não está sozinho e que é normal não se sentir bem o tempo todo.


Todo mundo que está ou já passou pela fase dos 20 e poucos anos sabe que essa transição não é fácil. Temos muitas expectativas e quando nos deparamos com a realidade ela dificilmente se encaixa no que imaginamos. O problema é que, muitas vezes, achamos que todos estão se saindo muito bem e só nós ficamos para traz. E é isso que Diário de uma ansiosa ou como parei de me sabotar vem para desmistificar.
Com uma escrita bem leve e divertida, Beth Evans mostra que essa transição para a vida adulta é realmente complicada e que é normal darmos alguns tropeços nesse caminho. Além disso, ela destaca o fato de que não somos obrigados a estar bem o tempo todo e nem a seguir o mesmo ritmo de amigos e familiares. Afinal, cada pessoa tem sua própria forma de lidar com as mudanças da vida e não dá para nos medirmos pela vida dos outros.
“Sempre vai haver alguém, em algum lugar, se dando melhor que você. Também tem alguém pior que você. É um ciclo sem fim de competição totalmente desnecessário. [...] Mas a boa notícia é que você pode criar a sua própria definição de sucesso e progresso.”

Outro aspecto que achei interessante é o fato de que, por mais que eu não tenha me visto em todas as situações narradas pela autora, já que são relatos bem pessoais, consegui me identificar com muitas questões que ela levanta sobre a vida adulta. Além disso, mesmo aqueles casos em que eu nunca vivi nada parecido, a autora descreveu de uma maneira tão habilidosa que consegui entender o que ela sentia.
Nesse sentido, um sentimento que me acompanhou durante a leitura foi a empatia. Não apenas eu me senti confortada por ver situações que demonstravam que eu não sou a única a estar tropeçando nessa vida adulta, como parei para me colocar no lugar dos outros também. A autora fala muito sobre como muitas vezes pensamos que as pessoas a nossa volta estão muito bem (algo que as redes sociais reforçam muito), mas elas podem estar passando por problemas que nem imaginamos.

“Pedir ajuda pode ser uma das coisas mais difíceis que uma você ou qualquer pessoa pode fazer. Para pedir ajuda, você precisa ficar vulnerável e parecer menos forte do que gostaria que as pessoas pensassem que é. Significa deixar alguém entrar em seu mundo e ver o quão complicado você é”.



É importante destacar ainda que o livro não aborda apenas os problemas da vida cotidiana de um jovem adulto, mas de questões ainda mais complicadas como depressão, TOC e ansiedade. A autora falou de maneira bem honesta sobre saúde mental e a importância de discutirmos o assunto. Além disso, sem tentar trazer soluções mágicas ou diminuir o sofrimento de quem tem distúrbios psicológicos, ela passa uma mensagem de esperança e de que é possível seguir em frente.
“Já é bem difícil lidar com a ansiedade sozinha, e bem pior quando as pessoas tentam sacanear você. Encontrar o equilíbrio é uma luta diária. (...) Mas cada passo em direção a dominar esses temores é positivo, e um passo atrás não significa que todo o seu trabalho não serviu de nada.”

Sobre a escrita de Beth Evans, foi uma ótima surpresa. Ela conseguiu escrever com muita leveza e bom humor, mas sem diminuir a importância de questões sérias. Além disso, a maneira como o livro foi narrado parecia mais uma conversa entre amigos, o que deixou a leitura ainda mais envolvente. Minha única ressalva, é que o livro poderia ser um pouco menor, pois no final já estava começando a soar repetitivo. No entanto, isso não chegou a comprometer, pois a importância do assunto e o humor presente no livro contribuíram para manter meu envolvimento com a leitura.
“Naquele momento, nos tornamos adultas – mas que não sabiam como matar uma centopeia gigante. Então a gente se apertou atrás de um sofá para observá-la. Era fato consumado que não daria para se livrar do bicho, então chegamos à conclusão de que era melhor em paz se ele fizesse o mesmo com a gente. Às vezes, coisas de adulto são muito assustadoras, então você lida com elas da melhor forma possível.”

Com relação à edição, está muito caprichada. O livro conta com ilustrações muito divertidas, feitas pela própria autora, e que agregam bastante à leitura. Além disso, a fonte tem um ótimo tamanho para leitura e a revisão está impecável.
Assim, Diário de uma ansiosa ou como parei de me sabotar foi uma leitura que me divertiu e confortou ao mesmo tempo. Enquanto lia, me identifiquei com várias situações relatadas por Beth Evans, mas também me solidarizei com outras que eu nunca vivi. É um livro que fala com bom humor sobre as dificuldades da vida adulta, mas que também fala de maneira muito delicada sobre saúde mental e a importância de sabermos que não estamos sozinhos. Em uma sociedade em que as pessoas são cada vez mais cobradas e que as redes sociais mostram uma vida perfeita que (quase) nunca condiz com a realidade, é bom ter um lembrete de que somos apenas humanos e, às vezes, as coisas não estarão tão bem assim. O importante é seguirmos em frente, um dia de cada vez.



15 comentários:

  1. Olá, tudo bem? Gente, que amor esse livro! Parece ser uma leitura maravilhosa e bastante reconfortante. Adorei tua resenha e já fiquei louca para ler o livro!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  2. Oi, Malu!
    Menina, esse livro parece ótimo! Só o título em si já é maravilhoso, né, vamos combinar haha Quando a gente sofre com ansiedade ou TOC sempre achamos que somos os únicos no mundo a passar por isso, então é sempre incrível ter obras que abordem esses temas de forma leve e que possibilitem que o leitor se veja em algumas de suas situações. Super coloquei na minha lista para o próximo ano!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Esse livro já está na minha meta de leitura para o ano que vem. Queria muito ter podido lê-lo esse ano, mas infelizmente não consegui. Só vejo comentários positivos e estou louca pra ler ♥️

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Não conhecia a obra, mas achei o título bastante interessante.
    Parece ser uma linda leitura, amei conhecer o livro pela sua resenha.
    Já fiquei ansiosa pela leitura e espero gostar. Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Oi, tudo bem?
    Menina, vi uns storys desse livro ontem mesmo e fiquei doida por ele, porque sou dessas que se sabota bastante, sabe? :/
    Mas eu não li muita coisa sobre o livro em si, então lendo sua resenha agora fiquei bem animada, porque parece ser uma obra bem bacana mesmo. Gostei de saber que a autora não traz soluções mágicas, que a ideia do livro é mostrar ao leitor que ele não está sozinho. Enfim, acredito que essa seria uma grande leitura para mim, por essa razão vou marcar a dica e tentar adquirir o livro o quanto antes.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  6. Oi, Malu!
    Adorei a sua resenha. Eu tinha visto esse livro nos stories da Verus e tina ficado curiosa comm ele, mas é a primeira resenha que leio e adorei, com certeza vai ser uma das minhas próximas leituras e espero gostar porque estou toda animada para poder ler logo.

    ResponderExcluir
  7. Só o título já nos atrai de cara, pois a ansiedade é algo que todos temo em algum momento, como você bem pontuou. Acho muito importante cada um desses temas serem trazidos em obras literárias para que possamos conhecer melhor e discuti-los. É bom saber que autora consegue escrever com humor e leve, isso me deixou com mais vontade de ler o livro. Beijo dos Wes ^^

    ResponderExcluir
  8. Esse livro foi feito especialmente para mim! HAHAHAH
    Achei a capa muito amorzinho, e que bacana que a autora trouxe sobre o assunto de forma mais leve e descontraída. Fiquei muito curiosa para conferir a leitura. Adorei sua resenha.
    Um beijo :*

    ResponderExcluir
  9. Me remeteu a um livro de autoajuda. Numa sociedade capitalista e do imediatismo é até natural o nível de ansiedade, depressão ou TOC em que nos encontramos, certamente uma resposta do corpo e do espírito ao que está errado. Não vivemos mais os rituais de transição, emolduramos ele numa vitrine de uma loja qualquer e depois resumimos em fotos do instagram.

    ResponderExcluir
  10. Adoro a proposta deste livro, ainda mais por saber que a escrita é leve de bem humorada, adoro isso. Sem dizer que os relatos sinceros que desmistificam questões importantes me animam para querer conferir essa obra, que não traz soluções mágicas para nada. Enfim, eu adorei a dica e quero muito ler esse livro.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Acho que todo mundo uma vez na vida já se entregou a ansiedade, a euforia do momento, mas em muitos casos isso atrapalha bastante a vida de muitas pessoas.
    O título é bem interessante e já chama atenção. Gostei de saber mais sobre a abordagem da autora e se tiver oportunidade lerei.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Uau! simplesmente quero muito ler este livro. Tenho ansiedade (diagnosticada) e adoro ler livros do tema porque me confortam e também me identifico com inúmeras situações. É sempre bom sabermos que não estamos sozinhos e parar um pouco de nos cobrar tanto. Adorei a resenha!

    ResponderExcluir
  13. Ola Malu...lindo ensinamento esse livro nos traz hein?
    Adorei a sua resenha, não conhecia a obra e pra falar ela nao é muito meu estilo de leitura, porem, acredito que eu deveria le-lo para ver se consigo pegar as dicas e mudo esse meu jeito de ser

    beijos

    ResponderExcluir
  14. Oi Malu, tudo bem?
    Eu não conhecia o livro, e sendo bem honesta com vc eu geralmente fujo de livros nessa temática, mas fiquei curiosa por saber que a autora optou por uma abordagem diferente e que ela não cria soluções mágicas para nenhum dos problemas mencionados.
    bjos

    ResponderExcluir
  15. Olá, tudo bom?
    Não conhecia esse livro, mas por ser sobre uma temática que me interessa muito já despertou meu interesse. Gosto muito de ler sobre ansiedade nos dias atuais, sobre as cobranças cotidianas e como lidamos com elas - de forma errada, muitas vezes - então, acho que é exatamente o tipo de leitura que estou procurando. Essa edição caprichada só fez chamar ainda mais minha atenção. Dica anotada ♥
    Beijos!

    ResponderExcluir

Apaixonada por literatura desde pequena, nunca consegui ficar muito tempo sem um livro na mão. Assim, o Dicas de Malu é o espaço onde compartilho um pouco desse meu amor pelo mundo literário.




Facebook

Ofertas na Amazon

Instagram

Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Mais lidos

Twitter

Newsletter

Arquivos

Editoras parceiras