[Resenha] Alguém para amar


Olá, pessoal! Como vocês estão? A resenha de hoje será sobre um livro que venho enrolando um pouco para comentar com vocês: Alguém para amar, da Judith McNaught. Esse é o último livro da trilogia, que começou com os livros Agora e Sempre e Algo Maravilho. E, para quem ainda não conferiu, tem resenha dos dois aqui e aqui.
Para quem leu minha resenha sobre Agora e Sempre no começo do ano, sabe que não foi o melhor dos começos e, por vários motivos, terminei a leitura decepcionada e indignada. Porém, escolhi dar uma segunda chance para a autora e tive uma surpresa incrível quando li Algo Maravilhoso. Terminei de ler completamente apaixonada e com altas expectativas para o último livro.

Então, claro que assim que recebi Alguém para amar, dei um jeito de correr para incluí-lo nas minhas leituras. E, agora, vou poder contar para vocês o que achei e se valeu a pena ter continuado com essa trilogia.

Autora: Judith McNaught
Editora: Bertrand Brasil
Páginas: 518
Onde comprar: Amazon
Exemplar recebido de parceria com a editora
Sinopse: “Nova edição de um dos clássicos de Judith McNaught. Com orelha assinada por Carina Rissi. Em toda a Inglaterra, não há beleza que se compare à de Elizabeth Cameron, a Condessa de Havenhurst. Criada longe dos salões londrinos, ela não sabia que ligações afetivas e financeiras frequentemente se entrelaçam em sutis arranjos de interesses. Quando Ian Thornton, um homem atraente, de origem misteriosa e perigosamente hábil nos jogos sociais aparece, a ingenuidade de Elizabeth a impede de suspeitar de seu comportamento. Os dois embarcam numa relação permeada de intrigas, escândalos e irrefreável sensualidade... mas será amor verdadeiro? “Judith McNaught consegue dosar irreverência e sensualidade de maneira magistral em seus romances. Em Alguém para amar, ela cria personagens encantadores, intrigantes, e os envolve ― e ao leitor ― em uma inesquecível história de amor, sobre duas pessoas muito diferentes, mas com o mesmo desejo de encontrar seu lugar no mundo.” – Carina Rissi.”

No livro Alguém para amar, iremos acompanhar a jovem condessa Lady Elizabeth Cameron. Depois de se tornar a sensação da temporada em seu debut, Elizabeth recebeu diversas propostas de casamento. Porém, ao conhecer o misterioso e atraente Ian Thornton, Elizabeth acaba se vendo envolvida em algumas intrigas que destroem sua reputação e a transformam em uma pária para a sociedade.
Dois anos depois, ela estava vivendo isolada em sua propriedade, tentando sobreviver após aqueles tristes acontecimentos e o abandono de seu irmão, que fugiu para evitar as dívidas. Para conseguir se manter, Elizabeth dependia da ajuda de seu tio avarento, que estava constantemente reclamando de ter que auxiliá-la. Para resolver a questão, ele decidiu escrever a todos os antigos pretendentes de Elizabeth oferecendo a mão dela em casamento. Apenas três responderam afirmativamente, incluindo Ian.

Com isso, o caminho de Elizabeth e Ian se encontra novamente e eles precisam encarar os acontecimentos do passado. Seria possível perdoar todas as mágoas desses dois anos? E será que o que eles sentiram quando se conheceram era uma atração passageira ou um sentimento capaz de superar tudo que passaram? 


Aviso: Os livros dessa trilogia são independentes. No entanto, os personagens deste livro têm relação com os de Algo maravilhoso. Por isso, recomendo que esses dois sejam lidos na ordem.

A primeira coisa que preciso dizer sobre Alguém para amar é o quanto a escrita da Judith McNaught é envolvente. Senti isso desde o primeiro livro da trilogia, em que, mesmo querendo matar o protagonista, não conseguia parar de ler. E mais uma vez me vi completamente presa na leitura, mergulhada nas páginas e ansiosa para saber o que aconteceria com os personagens.
E uma das principais razões para o meu envolvimento com o livro foi justamente o carisma da protagonista e dos demais personagens. Não foi difícil me apegar à Elizabeth, pois trata-se de uma personagem gentil, generosa e com uma inocência cativante, mas que também se mostra madura e muito inteligente. Além disso, é impossível não se solidarizar com a situação triste em que ela se vê envolvida e adorei ver o quanto ela cresce e se fortalece a partir disso. A evolução da Elizabeth é notável ao longo do livro e fez com que eu gostasse ainda mais da leitura.
Já o Ian é um mocinho muito interessante e bem construído, e acho que a autora conseguiu um ótimo equilíbrio com ele. Por um lado, é um personagem atraente e misterioso, que faz com que a gente se apaixone por ele logo de cara. Por outro, ele apresenta muitas camadas e comete muitos erros ao longo da trama. O passado o tornou um homem mais rancoroso e isso o leva a muitas atitudes que não concordei. Porém, acredito que a autora conseguiu mostrar o quanto ele aprendeu e se arrependeu com seus erros. Assim como Elizabeth, Ian evolui muito ao longo do livro e amei acompanhar esse processo de amadurecimento.

Com relação aos personagens secundários, não tenho do que reclamar. Adorei Duncan, tio do Ian, e Lucinda, a acompanhante de Elizabeth. Eles proporcionaram ótimos momentos na história e foram fundamentais para o crescimento dos protagonistas. Além disso, nesse livro alguns personagens de Algo maravilhoso aparecem e têm papel de destaque. Adorei rever esses personagens, que já haviam me cativado tanto no segundo livro, e acredito que eles contribuíram muito para aumentar meu envolvimento emocional com esse terceiro volume. Aliás, aproveito para reforçar que, apesar de se tratarem de livros independentes, recomendo que leiam pelo menos Algo maravilhoso antes de ler esse, já que os personagens têm relação.



Outro ponto que não posso deixar de destacar é, claro, o romance. Adorei ver como se deu a aproximação entre o Ian e a Elizabeth e ver tudo que precisaram enfrentar depois. Mesmo que a atração entre os dois tenha sido rápida, dá para entender as razões que levaram a que um se sentisse atraído pelo outro. Além disso, os sentimentos deles passam por várias provações depois e ambos precisam amadurecer muito individualmente para que essa relação fosse possível. Assim, é um relacionamento bem construído e convincente, que faz com que o leitor consiga acreditar nos sentimentos do casal e torcer para que eles consigam superar todos os obstáculos que surgem.
Não posso negar que, em relação à trama, senti que a autora enrolou em alguns momentos e o livro poderia ser um pouco melhor. Porém, os personagens são tão cativantes e a escrita da autora flui tão bem que em nenhum momento senti a leitura arrastada. Fiquei completamente envolvida com a trama e pelos sentimentos intensos que esta história despertou.
De um modo geral, eu comecei e terminei essa trilogia com sentimentos praticamente opostos. Mas, por mais críticas que eu tenha a Agora e Sempre, foi impossível não ficar feliz por ter lido os dois livros seguintes. Algo maravilhoso resgatou minha confiança nessa trilogia e o terceiro livro veio para provar que valeu muito a pena continuar. Alguém para amar encerra a trilogia de uma maneira brilhante, que emociona o leitor com personagens apaixonantes e uma trama que vai além do romance, trazendo uma história de amadurecimento e perdão. Para quem procura um romance de época que foge do padrão e que é capaz de aquecer o coração, não pode deixar de conferir.

29 comentários:

  1. Olá, tudo bem? Essas capas são maravilhosas!!! Tenho bastante curiosidade de ler os livros dessa trilogia, pois vejo falarem super bem. Que bom saber que o terceiro livro é incrível também. Adorei a resenha!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem e você?
      As capas são realmente muito lindas. O primeiro livro dessa série foi um problema para mim, mas amei muito os outros dois. Espero que você leia e goste também.
      Beijos!

      Excluir
  2. Olá...
    Adorei a sua resenha!
    Sempre esbarro com esse livro por aí, mas, ainda não tinha lido nenhuma resenha sobre. Pelos seus comentários parece ser uma leitura que me agradaria e com certeza me deu vontade de ler também.
    Dica anotada!
    Bjo

    http://coisasdediane.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Muito obrigada, fico feliz que tenha gostado da resenha!
      Espero que leia o livro mesmo e também goste da leitura.
      Beijos!

      Excluir
  3. Olá...
    Adorei a sua resenha!
    Sempre esbarro com esse livro por aí, mas, ainda não tinha lido nenhuma resenha sobre. Pelos seus comentários parece ser uma leitura que me agradaria e com certeza me deu vontade de ler também.
    Dica anotada!
    Bjo

    http://coisasdediane.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Tudo bem?
      Muito obrigada, que bom que gostou da resenha! Fico feliz que tenha se interessado pelo livro e espero que goste da leitura tanto quanto eu.
      Beijos!

      Excluir
  4. Oláa, tudo bem? Adorei a sua resenha! Eu acho essas capas da autora lindas, mas é um gênero que eu tenho explorado aos poucos por não gostar muito ainda.
    Vou anotar a dica mesmo assim!
    Um beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, tudo bem e você?
      Que bom que gostou da resenha! Mesmo você não curtindo muito o gênero, espero que dê uma chance mesmo e que goste da leitura.
      Beijos!

      Excluir
  5. Oi, Malu.
    Eu amei essa trilogia! Li os três praticamente na sequência e gostei muito dos pequenos detalhes que uniram as histórias! Diferentemente de você, eu amei o primeiro livro e os dois seguintes foram ainda melhores!
    Fico feliz que tenha dado uma chance para autora e que tenha valido a pena!
    Beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Camila! Tudo bem?
      Ah que bom que você curtiu todos os livros da trilogia. Infelizmente, detestei o primeiro, porque não consigo passar por cima de relacionamentos abusivos. Mas os outros dois são maravilhosos!
      Beijos!

      Excluir
  6. Não conhecia o livro e não recordo de ter lido resenhas da trilogia, de forma geral, parece interessante e que bom que o terceiro livro tirou a imagem negativa do segundo, parece que valeu a pena essa leitura. Gosto de histórias que tratam do perdão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, tudo bem?
      A trilogia foi toda lançada esse ano. Esse terceiro livro é muito bom mesmo, ele e o segundo salvaram a trilogia depois que me decepcionei com o primeiro. E, se você gosta do tema perdão, com certeza vai gostar desse livro também.
      Beijos!

      Excluir
  7. Olá, tudo bem por aí?

    Essa obra me é familiar! Creio que eu já tenha "esbarrado" com ela em algum blog, mas nunca tive a oportunidade de lê-la. Parece ser uma história bem interessante e, apesar de não ser um dos meus gêneros que mais leio, eu acredito que me encantaria com a história.

    Abraços.
    www.acampamentodaleitura.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, tudo bem?
      Mesmo que não seja um gênero que você leia muito, a história é tão linda que acho que vale a pena dar uma chance. Espero que leia e se surpreenda com o livro.
      Beijos!

      Excluir
  8. Olá! As capas da trilogia são lindas e os títulos, bem instigantes! Gostei de saber que não apenas os protagonistas lhe chamaram a atenção, mas que curtiu também os personagens secundários. Uma pena que rolou aquela enrolada básica da autora, mas se mesmo assim funcionou para você, que bom! Parabéns pela resenha. Karla Samira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Karla! Tudo bem?
      As capas dos livros são muito lindas e acho que combinam muito com o gênero. Os personagens desse livro são maravilhosos e, mesmo achando que poderia ser um pouco menor, a escrita da autora é tão gostosa que a leitura fluiu muito bem.
      Que bom que gostou da resenha!
      Beijos!

      Excluir
  9. Oi, Malu!
    Já devo ter dito isso, mas não sou muito fã de romances históricos e por isso, nunca me interesso pelos livros do gênero.
    Mesmo assim, curti que os personagens são bem construídos e a trama é envolvente, sem o romance surgir do nada.
    Ótima resenha.
    Bjss

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com/2019/12/resenha-mulher-com-olhos-de-fogo-um.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Carolina! Tudo bem?
      Fico feliz que tenha gostado da resenha. Mesmo não curtindo muito o gênero, os personagens são tão cativantes e a história tão linda que acho que vale a pena dar uma chance. Quem sabe você não se surpreende?
      Beijos!

      Excluir
  10. Como a Judith McNaught é uma das minhas autoras preferidas da vida, sempre fico com um sorriso no rosto quando vejo resenhas tão maravilhosas sobre os livros dela! E ainda por cima Alguém para Amar é um dos meus preferidos da vida! Como esquecer Elizabeth e Ian? É impossível! Eu os amo demais! Sofri demais com eles, cada vez que eles sofriam e choravam, eu ficava destroçada aqui. Quando o Ian lutou para resgatar a posição social dela, que tinha sido afastada como pária por culpa daquela garota infeliz! Mas o Ian fez tanto pela Elizabeth... e aí quando as circunstâncias os separaram daquela maneira... Nossa! Estou revivendo tudo aqui! Mas a reconciliação deles foi uma das mais lindas que já li! Amor eterno por esta história!

    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, tudo bem?
      Vou te confessar que tenho uma relação de amor e ódio com a Judith. Tive problemas com dois livros dela, incluindo o primeiro desta série. Porém, amei muito o segundo livro e este terceiro. Me emocionei com a história e amei os personagens. Mas que bom saber que gostou tanto e que a história te emocionou também.
      Beijos!

      Excluir
  11. Oi Malu, amei sua resenha! Que bom saber que esse terceiro foi mais agradável que o primeiro. Eu fiquei bem curiosa para ver como será o reencontro do casal, é uma leitura que vou considerar fazer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, tudo bem?
      Muito obrigada, fico feliz que tenha gostado da resenha. O livro é muito lindo e me emocionou, o oposto do primeiro kkk. Que bom que se interessou; espero que você leia e também se encante com a leitura.
      Beijos!

      Excluir
  12. Olá, tudo bem?
    Bom no meio do ano era para participar de uma leitura coletiva com o primeiro livro dessa trilogia, comprei ele ( foi bem carinho) e comecei a ler, mas não lembro por que motivo tive que parar a leitura, mas tenho muita vontade de retornar, pois o pouco que li vi que a autora realmente tem um dom para escrever e também vendo todo mundo elogiando a autora fica até dificil não querer ler. Fiquei super interessada na premissa desse livro, e já quero saber mais sobre a protagonista.

    Adorei sua resenha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, tudo bem e você?
      Eu tive sérios problemas com o primeiro livro, mas espero que você retome a leitura e goste mais do que eu. Já esse terceiro é só amor. Vou torcer para você ler e também gostar da leitura.
      Beijos!

      Excluir
  13. Olá,
    Não sou muito de ler romance de época então realmente nunca li nada da Judith, só a conheço por nome mesmo. Achei interessante ter a trilogia seguir um rumo que agrade, ainda mais por ter essa coisa de recomeço.

    ResponderExcluir
  14. Oi Malu, tudo bem? Que resenha mais deliciosa de ler. Primeiro porque não conhecia a escrita da autora, segundo por todos os elementos que ela traz no decorrer da história. Quem não gosta de romances não é mesmo? Ainda mais quando há todo um contexto que envolve os personagens. O que dizer dessa edição? Está simplesmente incrível. Me fez lembrar um pouco de Outlander. Gostei também dos comentários feitos pela Carina Rissi. Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  15. Conheci a autora através do Agora e Sempre e como para mim também não foi um bom começo, acabei não lendo mais nada dela. Lendo sua resenha agora, me deu vontade de voltar para os seus livros. Amei essa premissa aqui.
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Oi, Malu! Desde Witney, meu amor não consigo ler nada dessa autora. Já até tentei, mas não me desce. rsrs
    É bom ver que as histórias são independentes, estou pensando em ignorar esse primeiro livro e tentar me redimir com a autora lendo os dois livros restantes da trilogia rsrs.
    Bjos
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  17. Eu amo essa autora! Já estou com esse livro no Kindle para ler em breve e tenho certeza que vou amar assim como os anteriores. Adoro os personagens que ela cria.

    Beijos!

    ResponderExcluir

Apaixonada por literatura desde pequena, nunca consegui ficar muito tempo sem um livro na mão. Assim, o Dicas de Malu é o espaço onde compartilho um pouco desse meu amor pelo mundo literário.




Facebook

Ofertas na Amazon

Instagram

Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Mais lidos

Twitter

Newsletter

Arquivos

Editoras parceiras